SEO

Otimizaçao para Grandes Empresas: Fazer SEO com Escalabilidade

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Não há mais dúvida. O Google é a principal fonte de tráfego para os maiores sites que estão hoje na internet. Não é de hoje que este gigante é detentor das pesquisas, atualmente, 92% do mercado de buscas envolve diretamente o Google. 

As grandes empresas têm valorizado cada vez mais este buscador, e faz todo o sentido, afinal, uma vez que um site esteja  entre as primeiras posições, a empresa pode otimizar suas campanhas e economizar valores milionários em publicidade paga (as famosas ads).

Frente a isso, independentemente do tamanho da sua empresa,  quanto melhor for o SEO (Search Engine Optimization), mas tenha calma! 

Saiba que o SEO afeta na sua receita e no número de leads e conversões não somente através dos milhões de acessos diários na sua página, pois há vários tipos diferentes de tráfego, o usuário faz pesquisas com base em sua intenção, por exemplo, e é justamente por isso que decidimos por escrever este conteúdo. Queremos falar sobre a importância de SEO com escalabilidade, pois acreditamos que essa é a principal diferença entre um gasto exorbitante com otimização que não irá trazer faturamento e um gasto moderado previsível, que garantir  grandes retornos financeiros para a empresa.

Além disso, quando o assunto é otimização para grandes empresas, para sites de grande porte com milhares (ou centenas de milhares) de páginas saiba que não, não é possível tratar de todos os problemas estruturais, de conteúdo e de experiência do usuário de cada página do site de forma rápida e eficiente. Ou é rápido ou eficiente. 

Diante disso, qual o melhor caminho para fazer SEO de maneira inteligente, escalável e mensurável?

É o que vamos te mostrar neste conteúdo! 

Leia também: Passo a passo para otimização de conteúdo 

Otimização para grandes empresas: O que você precisa saber sobre o Google 

Otimizaçao para Grandes Empresas: Fazer SEO com Escalabilidade

A primeira coisa que você deve saber é que ninguém sabe ao certo como o Google (que podemos considerar essencialmente um algoritmo) funciona de fato. Existem milhares de especulações e até mesmo um documento não-oficial lançado recentemente com mais de 200 fatores que teriam peso para o algoritmo do “Big G”. 

A lista é bem grande e vai desde qualidade do conteúdo e número de backlinks apontando para o domínio, até menções da marca em redes sociais e arquitetura do site. O que é possível afirmar com certeza, é que tudo se resume ao conceito mais atual utilizado pela Google: o E-A-T

Esta vem do inglês para “Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness”, ou, “Expertise, Autoridade e Confiabilidade” e faz referência aos pilares que o Google utiliza para qualificar o conteúdo, estrutura e informações que estão contidas em um site para rankeamento.

Expertise

Aqui, o aprofundamento do conteúdo com qualidade é o conceito-chave. O Google demanda que conteúdos mostrados nas primeiras páginas sejam escritos por profissionais que entendem do assunto, e isso vem sendo menos comum com o mercado de pesquisas tão em alta e a demanda pela criação de material para áreas específicas crescendo dia-a-dia. 

Diante disso, é essencial validar o conteúdo publicado e ter sempre um expert por trás de tudo que é produzido. Além de basear-se em autores referência e dados científicos, pois essas ações são sempre indicadas e vão trazer benefícios diretos ao SEO.

Autoridade

Nunca se esqueça: a autoridade de um site é um processo, ela é construída. Essa informação talvez seja o principal ponto do SEO com Escalabilidade.  Gerar tanta autoridade para o site ao ponto do próprio algoritmo entender que seu endereço online é referência no assunto, e que é um dos melhores no nicho em questão.

Não deixe de ler: 8 acertos de SEO para e-commerce que você deve cometer 

Como aumentar a autoridade do meu site 

Há inúmeras maneiras de aumentar a autoridade aos olhos do Google. As principais são:

1) Página na Wikipédia: Wikipédia nada mais é que um grande sinal de autoridade para a internet. O próprio Google já deixou claro que a reconhece como uma fonte confiável de informações. Mesmo que os links sejam nofollow, ainda assim possuem peso e relevância para os sites que são mencionados.

2) Backlinks contextuais em outros sites de autoridade: entrar em contato com outras companhias e trocar links em artigos de blogs são ações muito bem vindas quando o assunto é SEO. Os links de sites na mesma área que a da sua empresa (saúde, educação, telecom) possuem valor extra para os robôs, pois tratam-se de backlinks considerados “contextuais”.  

3) Backlinks em fóruns, sites de notícias e mídias sociais: essas menções devem estar sempre em evidência. Os mecanismos de busca aplicam pontos extras para sites que são mencionados em páginas de redes sociais, fóruns, sites de perguntas e respostas, sobretudo grandes sites de notícias. Estes últimos por si só possuem altos níveis de autoridade, logo, ser mencionado como fonte ou referência em uma matéria é tido como um “empréstimo” de autoridade.

Otimização para grandes empresas: Como fazer SEO com Escalabilidade 

Otimizaçao para Grandes Empresas: Fazer SEO com Escalabilidade

Confiabilidade

Possuir boas avaliações, altas taxas de resolução de problemas e uma boa reputação online são quesitos muito importantes quando o assunto é confiabilidade.

Após a atualização do algoritmo Google em agosto de 2018, sites com muitas avaliações negativas, que não resolviam as reclamações de seus clientes ou tinham conteúdos relacionados a saúde que contradiziam com a realidade tiveram quedas bruscas em suas posições de pesquisa.

Ter sempre em mente que o Google considera muito a opinião do usuário é fundamental para ter sucesso nessa ação. Levar o E-A-T em conta é tarefa central para melhorar as “User Metrics” como tempo de permanência na página, taxa de abandono e páginas por sessão, o que por sua vez irá ajudar a alavancar o SEO.

Intenção de palavra-chave

Existe uma grande diferença entre os tipos de tráfego, pois é um fator que irá afetar desde jornada do cliente dentro do website, até a taxa de conversão global de seus formulários ou e-commerce. 

A grande pergunta é: quais os tipos de tráfego e o que é intenção de palavra-chave?

De forma simples, a intenção de palavra-chave definirá qual o tipo de tráfego você receberá conforme com o termo pesquisado:

Tráfego Informacional: pesquisa realizada para responder uma pergunta ou aprender algo;

Tráfego Navegacional: pesquisa realizada para encontrar um atalho para um site, blog ou conteúdo; 

Tráfego Transacional: pesquisa com o intuito de comprar algo. 

O primeiro passo é entender que o usuário pode utilizar mais de uma intenção de pesquisa no mesmo termo. Podemos usar como exemplo: “melhores aplicativos  2019”. Nesta palavra-chave, a intenção parece ser somente informacional. Entretanto, por conter “melhores” na composição, o usuário já demonstra intenção de compra.

É comum que grandes empresas tenham como meta rankear palavras genéricas como “aplicativos” nas primeiras posições, e certamente, caso ele seja feito, irá trazer um número expressivo de tráfego ao site. No entanto, cerca de 90% do tráfego que irá chegar ao seu site será informacional e os custos para atingir tal resultado serão altíssimos. 

Leia mais: Você não precisa ser mágico para saber rankear com os truques de SEO 

Nesse sentido, se trabalharmos a palavra “melhores aplicativos 2019”, o custo será muito menor e embora a palavra tenha um volume de pesquisas proporcionalmente menor, o retorno será expressivamente maior quando analisarmos o percentual de conversão, ou seja, o “custo-benefício” será consideravelmente superior.

O que podemos dizer é que, ao ser identificado um termo transacional e otimizarmos para tal termo, outros similares para as primeiras posições serão trazidos, aumentando assim ainda mais nossa gama de palavras-chave de conversão. Isso ocorre pelo fator autoridade que já dizemos acima e que é um dos pilares pelo qual o algoritmo do Google categoriza e posiciona os sites.

Diante disso, chegamos à conclusão que um dos pontos principais numa estratégia de SEO com Escalabilidade é a pesquisa de palavras-chave. As perguntas que uma estratégia inteligente de palavras-chave deve responder são:

  • Quem é meu usuário?
  • O que ele está procurando?
  • Quais suas dores e problemas?
  • Em qual estágio do processo de pesquisa/compra ele está?
  • Ele sabe o que quer ou precisa de ajuda?

Uma pesquisa de palavras-chave eficiente trará uma economia de milhares ou até milhões de reais em SEO, e o mais importante é que trará retorno financeiro proporcional em poucos meses.

Otimizaçao para Grandes Empresas: Fazer SEO com Escalabilidade

Indexabilidade e Performance

Seja devido à limitações tecnológicas ou por falta de planejamento, o maior problema no momento de aplicar o SEO com Escalabilidade numa grande empresa ( ou seja, com um site de grande porte) está na estrutura. É provável que o site não foi pensado desde o início para ser expandido, e, frente a isso, existem vários “gaps” no que diz respeito a criação de novas páginas ou mesmo da otimização daquelas que já existem. 

É fundamental levantar a preocupação com otimização para todas as áreas da empresa, sobretudo as áreas de conteúdo, design e programação, isso porque elas são responsáveis pelo desenvolvimento, alimentação e atualização do site.

Ao abordar especificamente sobre otimização para grandes empresas, sabemos que não é possível evitar todos os problemas estruturais e de conteúdo em todas as páginas do site, como já dissemos na introdução. Porém, é possível fazer um plano de ação para atuar nas páginas mais importantes, como a home e outras páginas que estejam a um ou dois cliques da home, em outros termos, atuar nas páginas que possuem links na homepage que são as primeiras que o usuário e os robôs encontram.

A performance é outro ponto tão importante quanto a indexabilidade. Não basta somente indexar a página, é fundamental que o usuário consiga acessá-la de modo rápido, poucos segundos após o clique. No Brasil, mesmo após os acessos via smatphones ultrapassarem os acessos oriundos de computadores em 2017, é estimado que cerca de 52% das grandes empresas não estão preparadas para dar uma boa experiência aos seus usuários.

Podemos refletir juntos, quantos websites você já acessou via smartphone que demoraram muito tempo para carregar? Muitos, não é mesmo?

O comportamento padrão do usuário é sempre desistir do acesso e ir para o próximo site do índice do Google: se não há cuidado com a performance, perderemos o cliente em potencial.

Em síntese, designers e programadores não estão preparados para levar o SEO em consideração ao desenvolver uma página, landing page ou material rico. Por isso, é importante ter no time de tecnologia um profissional de SEO que olhe para isso constantemente. Lembre-se que SEO é um trabalho diário, não esporádico.

Leia também: Você não precisa ser mágico para saber rankear com os truques de SEO

Acompanhamento e Relatórios

Como já abordarmos anteriormente, o SEO com escalabilidade tem algumas peculiaridades daquele que é realizado para pequenas e médias empresas. Isso também se reflete no acompanhamento das campanhas, visto o tamanho do índice de páginas que deverão ser acompanhadas individualmente.

As páginas de grande importância, ou seja, aquelas que mais geram tráfego, leads e conversões, demandam ser revisadas semanalmente. Estas, por sua vez, podem ser dezenas, centenas ou milhares de páginas. 

Como a WebPeak vai te ajudar a fazer SEO com Escalabilidade

Otimizaçao para Grandes Empresas: Fazer SEO com Escalabilidade

A WebPeak  é master em SEO no Brasil. Os anos em atuação fizeram com a empresa se tornasse expert no assunto. 

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São mais de 15 ferramentas de SEO em um único lugar para você ter os melhores resultados. 

Leia também: Auditoria Técnica de SEO: Veja como Fazer

Esperamos que essas dicas permitam você a fazer SEO com Escalabilidade da melhor forma! 

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! 

Abraços!

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