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Otimize sua Estratégia de SEO e aproveite as palavras âncora

27/6/2019

Otimize sua Estratégia de SEO e aproveite as palavras âncora

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Existem muitos detalhes que podem transformar completamente a eficiência de sua estratégia de marketing e SEO, e um deles, certamente, são os links. Talvez você nunca tenha ouvido falar em palavras âncora, também conhecidas como texto âncora, mas a verdade é que, quando falamos em links, elas são a protagonista. 

Muito provavelmente, você já se deparou com as palavras âncora milhares de vezes em sua vida na internet. Isso porque qualquer site possui links, e quase todos os links são apresentados para você em forma de textos âncora. 

Quer descobrir, afinal, o que são as palavras âncora e como elas podem influenciar positivamente sua estratégia de SEO? Nos acompanhe neste artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto! 

O que é uma palavra âncora? 

Já falamos um pouco sobre o que é uma palavra âncora, mas, explicando de forma objetiva, podemos dizer que elas são o texto visível e clicável dos links utilizados nas páginas da web. Quando afirmamos isso, queremos dizer que: TODOS os links clicáveis em sites e blogs possuem um texto âncora. 

Ou seja, digamos que você se depare com a seguinte frase em um site: "links são parte fundamental do SEO". O termo "link" está destacado com um link, e é a palavra âncora do mesmo. 

Esses links podem direcionar tanto para páginas de seu próprio site, como também para páginas externas, utilizadas como referência. O ideal é que você faça isso com cuidado, afinal, ninguém quer gerar tráfego para um concorrente, certo? Porém, linkar para os conteúdos usados como referência, principalmente quando eles são altamente informativos, é bem visto pelo Google

Logo abaixo, você vai entender melhor porquê usar as palavras âncoras na sua estratégia de marketing pode mudar completamente seus resultados. Confira! 

Como a palavra âncora pode ajudar na estratégia de SEO?

Muitos profissionais de marketing não sabem que o texto âncora pode ajudar a melhorar a estratégia de SEO e até mesmo dar grandes resultados no rankeamento do site a médio e longo prazo. Não à toa, muitas vezes o cuidado com isso é quase nulo. 

A verdade é que essa falta de cuidado não só significa que você está perdendo oportunidades de crescer nas páginas de pesquisa do Google, mas também pode prejudicar o crescimento do site no buscador. 

Afinal, assim como existem práticas e técnicas na aplicação de palavras âncora que ajudam seu site a crescer, também existem aquelas (que são muito comuns) e que são mal vistas pelo Google. Logo abaixo, entenda melhor o que diferencia as boas práticas das más e como coordená-las em sua estratégia. 

Boas práticas

Atualmente, a palavra âncora é um dos grandes fatores determinados pelo Google para indexar páginas para termos de busca específicos. Isso significa que colocar o link em um texto âncora relacionado à sua palavra-chave é muito benéfico para a estratégia. 

Más práticas

Porém, é necessário todo um cuidado na hora de aplicar os links ao texto âncora. Você já ouviu aquele ditado que diz que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose? Aqui, ele não poderia ser mais verdadeiro. 

Se você utilizar links APENAS em palavras âncora com termos de busca específicos, o Google vai aceitar que você está fazendo uma espécie de Spam. A consequência direta disso é a queda no rank e desperdício de todo o trabalho envolvido na estratégia de SEO

O que mudou nas últimas atualizações de algoritmo do Google? 

Além de tudo que falamos, existem outros fatores que podem ajudar você em sua estratégia de SEO envolvendo palavras âncora. Depois das últimas atualizações do algoritmo do Google, o buscador passou a privilegiar o uso natural de links em textos âncora. 

Isso significa que o Google abomina completamente a repetição da mesma palavra-chave no texto âncora e, como já dissemos, considera isso spam. Isso vale tanto para os links internos do seu site, como também para sua estratégia de link building

Se você está estruturando uma estratégia para receber backlinks, é fundamental que entenda que, caso todos os sites direcionem para você usando a mesma palavra-chave no texto âncora, é possível que você perca posições no rank. O que isso significa? Que você precisa ter muito mais cuidado durante esse processo. 

Quais são os tipos de textos âncora? 

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Agora que você já descobriu alguns dos cuidados que precisa ter ao pensar em sua estratégia de SEO com links, saber exatamente quais os tipos de palavras âncora pode ser crucial. Afinal, entendendo os tipos você pode diversificar na hora de usá-las e evitar penalizações do Google.

Confira abaixo os principais tipos de palavras âncora e entenda melhor como aplicá-las no site e blog de sua empresa

Correspondência exata 

Na correspondência exata, o texto âncora é a própria palavra-chave da página que está sendo linkada. Então, digamos que você vá inserir o link de um texto do blog sobre SEO. Caso queira uma correspondência exata, você usará o termo SEO como palavra âncora. 

Correspondência parcial 

Como dissemos, é importante que você varie o uso de palavras-chave como palavra âncora dos links, para evitar penalizações do Google. Nesse caso, uma opção é usar a correspondência parcial, que é quando o texto âncora inclui parte de uma palavra-chave. 

Cauda longa 

Também é possível usar palavras âncora do tipo mais longas, incluindo diversos termos no link. Na prática, essa é uma maneira segura de incluir parcialmente palavras-chave e trabalhar com links mais amigáveis e chamativos para o leitor.

Marca 

Esse tipo de palavra âncora é comum em estratégias de backlinks. Aqui, pensamos na marca de sua empresa como uma palavra-chave, e utilizamos ela como texto âncora dos links. 

Genérico 

As palavras âncora genéricas também são uma ótima solução para evitar o uso excessivo de palavras-chave exatas. Nesse caso, o link é colocado em termos como "clique aqui", "saiba mais aqui", ou "veja mais".

E então, o que achou dessas dicas sobre palavras âncora? Está pronto para aplicar essas ideias em sua estratégia de SEO? Se você gostou, aproveite para conferir os outros textos do blog e aprender ainda mais sobre marketing de conteúdo! 

Autor

Naiane Ramos

Sou uma redatora apaixonada por marketing de conteúdo, livros e tudo de bom que a internet tem a oferecer.

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