Passo-a-passo de como Abrir uma Loja de Roupas

6/11/2018

Passo-a-passo de como Abrir uma Loja de Roupas

O setor vestuário é um dos mais vastos, com diversas possibilidades de atuação, afinal quem fica sem se vestir? Ou melhor quantas pessoas não abrem mão em sempre renovar o guarda roupa e seguir tendências? São inúmeras! Por isso esse segmento, que foi abalado pela crise anos atrás, vem crescendo gradativamente, dando oportunidade a novos negócios.

O que muita gente já notou é que abrir uma loja de roupas tem garantido bons lucros e está sendo cada vez mais consolidado no mercado. As lojas de roupas podem ser abertas através da internet ou da maneira tradicional, esse setor é cheio de oportunidades, já que o setor vestuário vem inovando e lançando cada vez mais tendências no mercado de moda.

Abrir uma loja de roupas pode ser uma forma eficiente de lucrar com uma boa margem, se você deseja saber como abrir uma loja, confira nesse post que preparamos.

Passo a passo de como Abrir uma Loja de Roupas

Antes de abrir qualquer negócio é necessário fazer um bom plano de negócio para se basear nas informações contidas nele e acima de tudo pensar: Eu gosto desse setor que pretendo atuar? Se a resposta for sim, você tem grande chances de ter um negócio de sucesso, com algumas dicas de como fazer e como empreender você pode abrir uma loja de roupas e garantir boas vendas.

Passo-a-passo de como Abrir uma Loja de Roupas

1º Passo de como abrir uma loja de roupas: Definir o público alvo

Muitos empreendedores que almejam abrir uma loja pecam em não definir um público, querendo agradar a todas as pessoas, o que é quase impossível.

Por isso definir quem você deseja atingir com a abertura de sua loja, é fundamental para que ela dê frutos.

Definido o público você consegue elaborar estratégias personalizadas e escolher as peças certas para o público.

Para definir o público é necessário pautar alguns quesitos como:

  • Gênero
  • Faixa etária
  • Biotipo
  • Renda
  • Marcas preferidas
  • Hábitos de consumo

E outras questões relacionadas aos gosto do seu cliente também, como se fez compras online nos últimos meses, interesses em geral (família e turismo, por exemplo), ente outros.

2º Passo de como abrir uma loja de roupas: Escolher o tipo/estilo de Roupa que será vendida

Ao escolher o público alvo, fica muito mais fácil definir qual roupa vender, uma vez que já está traçado os gostos, o gênero, classe e outras informações.

Para escolher qual roupa será vendida é importante avaliar a região que você pretende abrir a loja, a concorrência, a movimentação das pessoas que passam por essa loja e se focar em seu público.

Fizemos uma postagem especial para Você saber o que vender para Ganhar Dinheiro!

Dica: Ao iniciar uma loja não caia na tentação de querer atingir diversos públicos com vários produtos, pois isso pode dificultar o gerenciamento de estoque e pedidos, e também pode complicar na hora das compras, além de poder ficar em desvantagem se relacionado com a concorrência. Um grande segredo para obter sucesso é escolher o nicho certo e não concorrer com grandes lojas.

3º Passo de como abrir uma loja de roupas: Local para abrir uma loja de roupa

Escolher o ponto comercial também é fundamental para o sucesso da loja. Por isso priorize um local que seja de fácil acesso ao seu público alvo e se possível em um local que tenha um bom movimento de transeunte. Para definir o local também é preciso verificar a concorrência nas imediações.

Alguns pontos como, segurança do cliente, estacionamento e o fluxo do público alvo garantem um maior fluxo de pessoas e dinheiro na sua loja. 💰

Selecionamos as Melhores Plataformas para E-commerce, e te ajudar na escolha!

4º Passo de como abrir uma loja de roupas: Planejamento financeiro ⚠ 

Com o local definido, o tipo de roupa e o público definido, você já consegue traçar um planejamento do investimento. Um bom planejamento reflete sucesso no futuro, para isso é preciso relatar lucros prejuízos, para assim ter uma ideia de quando o seu investimento virará lucro e também deve conter nele valores a ser vendido para que a sua loja não tenha prejuízo.

Esse planejamento contribui para que a loja não acabe fechando a porta por prejuízos futuros, tendo esse controle mesmo antes de montar a loja a probabilidade da sua loja se manter aberta é muito maior.

5º Passo de como abrir uma loja de roupas: Investimento inicial

O investimento será todo o gasto que você tiver para montar a sua loja, desde roupas, móveis até o capital de giro necessário para movimentação de sua loja.

Alguns itens essenciais para abrir uma loja de roupa são:

  • Aquisição de Roupas e estoque;
  • Móveis usados na parte interna como balcão, cadeira e outros usados na parte administrativa (no caso de loja física);
  • Computador, telefone, se for necessário um celular também;
  • Manequins, vitrines, provadores e araras (no caso de loja física);
  • Programas para emissão de cupom fiscal e ERP (sistema de gestão empresarial);

Essas coisas são básicas, podem surgir outras dependendo do modelo da sua loja. Caso a sua loja for virtual, gastos como esses podem ser reduzidos

Passo-a-passo de como Abrir uma Loja de Roupas

6º Passo de como abrir uma loja de roupas: Divulgue muito sua loja

A divulgação abre portas e pode alcançar muito mais pessoas do que sem ela. Por isso vale a pena marcar presença nas mídias sociais em que seu público está presente, investir em site ou blog também é uma boa forma de divulgar novidades e informações importantes para que as pessoas cheguem até a sua loja, seja ele virtual ou física.

Com os dados acima fica mais fácil elaborar uma estratégia de marketing e ganhar novos compradores.

Essas são algumas etapas fundamentais para abrir uma loja de roupas, mas para obter sucesso é necessário muita pesquisa e ação ao que foi apurado dessas pesquisas.

Algumas dicas para garantir sucesso nas vendas de roupas são:

  • Investir em profissionais qualificados para oferecer um bom atendimento;
  • Oferecer promoções de produtos que estejam acabando para atrair maior clientela;
  • Brindes ou até mesmo uma roupa a mais a quem gastar determinado valor, a fim de fidelizar clientes;
  • Estruturação de loja com espaços adequado para conforto e utilidade do cliente;
  • Manter sempre contato com clientes, seja através de e-mails ou das redes sociais;
  • Aceitar várias formas de pagamentos e parcelamentos, se não for prejudicá-lo;

Para lidar com o público é necessário paciência e gentileza para que a loja cative o maior número de clientes, dessa forma a loja prosperará muito mais.

Agora que você já sabe como abrir uma loja de roupas, vale a pena colocar em prática todas as nossas dicas e ver assim os benefícios que isso pode trazer a você, aposte em montar uma loja de roupa, esse é o momento ideal!

Não deixe de compartilhar e continue nos acompanhando! 😃

Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família, amante de tecnologia e heavy user de mídias sociais.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak