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Passo a passo para otimização de conteúdo

21/10/2019

Passo a passo para otimização de conteúdo

A otimização de conteúdo é importante por um motivo muito simples: a internet está recheada de artigos e vídeos abordando a importância de produzir conteúdos na sua Estratégia de Marketing. Entretanto, algo que é pouco abordado é o que fazer depois de publicar o conteúdo!

Isso mesmo, não adianta postar algo e nunca mais voltar para analisar o desempenho. Se você faz isso saiba que é tremendo desperdício do tempo que foi investido na criação do conteúdo. Afinal, você não está tirando o máximo proveito daquilo que já foi publicado. Não há sentido em escrever para ninguém ler. 

No Marketing Digital tudo muda muito rápido. Se você ficar na zona de conforto com o ranqueamento dos seus conteúdos pode vir uma atualização de algoritmo e fazer você perder suas posições. E aí entra uma questão mais importante, se você não ter uma prática de melhoria constante do que foi publicado a tendência é só piorar. Por isso esse conteúdo é tão importante para você.

Leia também: Porque você deve fazer investimento em marketing digital 

Passo a passo para otimização de conteúdo 

Antes de entrarmos nos detalhes, começar pelo começo (rs) é sempre muito bom. SEO, que você já deve saber, significa Otimização para Buscadores, ele é baseado na qualidade do conteúdo publicado e em ser adequado o seu site de acordo com os critérios dos buscadores, damos o nome desta de otimização On page, e junto a popularidade do seu site na internet, abordamos essa parte como otimização Off page.

Diante disso, aqui você vai saber como fazer otimização de conteúdo a partir dessas duas definições (On page e Off page). 

On page: são todas as estratégias utilizadas na página da marca, empresa e afins. Entretanto, são aqueles itens relacionados com a otimização do conteúdo do site.

Off page: SEO Off-page são os direcionamentos dos links para a sua página inseridos em outros sites da internet. É uma estratégia tão importante quanto o SEO On-page, pois faz com que mais pessoas tenham conhecimento de seu site, e isso também influencia no seu posicionamento nos buscadores, afetando o seu rankeamento.

Agora que começamos pelo começo, vamos ao conteúdo! :) 

Leia também: Já conhece os benefícios do SEO? Pare de gastar dinheiro! 

Como fazer Otimização SEO grátis 

A terminologia de SEO, se refere a On page a tudo do domínio, porém, vamos utilizar “On page” neste contexto somente para a página específica.

Uma dica importante, antes de entrarmos com tudo no assunto sobre SEO grátis, está diante da publicação de um conteúdo com informação de qualidade que as pessoas não vão encontrar em outro lugar, anota essa dica porque sabemos do que o Google gosta, e ele quer trazer só os melhores resultados. Quando o assunto é SEO não se esqueça JAMAIS que somente isso não basta. Têm muito conteúdo na internet que não possui acesso nenhum.

Deixe em evidência que a sua página é a melhor página na internet para uma determinada palavra-chave, que tal? O resultado é uma boa posição nos resultados de pesquisa: uma excelente página, dentro de um um site que para ser excelente deve ser organizado e sua navegação, intuitiva.

1 - Elaboração das meta descrições 

Uma meta descrição trata-se de um pequeno texto que aparece abaixo do título da página nos resultados das buscas, e serve como um resumo do que o usuário encontrará ao clicar naquele link, funciona como um elemento de atração.

Uma vez que esse item defina se alguém visitará ou não o seu site, é importante que ele seja elaborado de maneira correta. Nesse sentido, é importante acrescentar a palavra-chave na área, como forma de aumentar a relevância.

Passo a passo para otimização de conteúdo

Porém, não deixe de criar uma chamada criativa e que atue de modo a persuadir. Utilize palavras de impacto de modo a incentivar o usuário a clicar na página.

Outra recomendação importante é manter o tamanho dentro de parâmetros ideais. O recomendado é que tenha no mínimo 120 caracteres e, no máximo, 156. Desse modo, ficará visível, sem textos cortados de forma abrupta e irá manter o máximo de resultados.

Não deixe de ler: SEO 101: Noções básicas de Search Engine Optimization

2 - Palavras-chave ideais 

As palavras-chave estão entre os pontos essenciais de uma otimização de conteúdo. Como são os menores elementos que definem um assunto, elas são utilizadas nas buscas por usuários, e todos já fizeram isso ao buscar algo no Google.

Alguém que busca por materiais, arquivos, documentos acerca de questões de gênero, por exemplo, provavelmente buscará por “pesquisas de gênero”.

Um artigo bem ranqueado com a palavra-chave “pesquisa de gênero”,possivelmente, receberá a atenção de boa parte dos usuários que fazem a pesquisa, logo, irá ganhar visita e notoriedade.

Para obter bons resultados, as palavras-chave precisam ser encontrados corretamente, como com ajuda de ferramentas específicas. Ao invés de priorizar as muito curtas e genéricas (chamadas de short tail keywords), o ideal é dar preferência para as conhecidas como cauda longa (long tail keywords).  Essas, normalmente, contêm mais de 3 palavras e trazem uma abordagem profunda sobre o tema.

Passo a passo para otimização de conteúdo

Por outro lado, isso diminui o volume de pesquisas, é uma forma de aumentar o tráfego qualificado, de modo orgânico. 

3 - Uso de palavras-chave nos conteúdos publicados

Não adianta selecionar os assuntos corretamente se eles não forem aproveitados de modo adequado. Para isso, é fundamental usar as palavras-chave nos conteúdos publicados. Especificamente, as postagens do blog.

É uma convenção utilizar a palavra-chave selecionada, pelo menos, na introdução, na conclusão e 1 vez durante o conteúdo. Porém, balancear essa estratégia de acordo com o tamanho do conteúdo é o ideal. Se possível, aplicá-la em um dos inter títulos aumenta a relevância do conteúdo, especialmente se for no 1º.

Cuidado: Palavra-chave em excesso (o chamado keyword stuffing) pode ser prejudicial. Simplesmente acrescentá-la para aumentar a sua densidade é uma prática ruim e que o Google irá penalizar. Ao invés disso, acrescentar sinônimos e variações relevantes do tema é o caminho assertivo. Como os buscadores têm se tornado cada vez mais semânticos, a produção ganhará relevância e terá destaque.

4 - Retire conteúdos duplicados

Se tratando das penalidades do Google, o plágio é um dos maiores problemas quando se fala em SEO. Se o mecanismo de busca interpretar que um conteúdo é a cópia de outro mais antigo, dará uma punição de não indexação.

Passo a passo para otimização de conteúdo

O grande desafio é que pode acontecer uma situação de autoplágio. Inúmeros endereços do seu blog podem direcionar para uma mesma página, dando a ideia de que são conteúdos diversos. Nesse caso, o algoritmo irá entender que são conteúdos que deveriam ser diferentes e irá identificar o conteúdo duplicado.

Para evitar a penalização, o certo é retirar os conteúdos, o que pode ser feito por meio das tags canônicas.

Passo a passo para otimização de conteúdo

5 - Adaptação mobile 

Uma pesquisa recente indica que para 2019, a expectativa é que sejam mais de 5 bilhões de usuários mobile. Sabendo disso, o Google passou a priorizar os sites que possuem uma versão mobile ou responsiva. Ou seja...seu site precisa de um design capaz de se adaptar a qualquer tela.

6 - Link building

Para determinar se o site é responsivo e que atende aos interesses de quem pesquisa, o algoritmo considera inúmeros fatores, como: 

  • confiabilidade do conteúdo 
  • tempo de permanência do visitante no site.

Os pontos destacados são muito favorecidos por uma estratégia de link building, ou seja, acrescentar links ao conteúdo.

Ao fazer referências de páginas externas de qualidade e autoridade, o buscador compreende que está sendo oferecido informação útil para os usuários. Por outro lado, ao fazer link building internamente de forma adequada, é provável que as pessoas passem mais tempo consumindo outros conteúdos.

Com isso, o algoritmo entende que a página tem qualidade e oferece posições melhoradas.

Dica: Para ter melhores resultados, não desconsidere o poder do guest post. Com bons parceiros, é possível aumentar o alcance de público e conseguir links de um domínio com boa reputação. Dessa forma, o algoritmo lê o site de uma forma otimizada, o que leva a um melhor resultado de ranqueamento.

Leia também: Como a otimização de SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital

7 - Heading Tags (H1, H2, H3,...) 

São recursos de programação HTML que são utilizados para destacar títulos e subtítulos de uma página. Conceitualmente, o H1 possui um destaque maior, uma fonte maior, e é geralmente o elemento de texto mais visível da página, conhecido também como o assunto principal em destaque, o ‘’título mãe’’. Utiliza para determinar o principal assunto abordado em uma página, visto que o título de uma página conceitualmente define o conteúdo.

Em plataformas como o WordPress, basta colocar no campo disponível para colocar o título principal. 

Passo a passo para otimização de conteúdo

Ter a presença da palavra-chave nos títulos e subtítulos é bem importante para ranquear organicamente
Exemplo de Heading Tags:

  • <h1>Como fazer Otimização SEO Grátis</h1>
  • <h2>Como fazer Otimização SEO Grátis</h2>
  • <h3>Como fazer Otimização SEO Grátis</h3>
  • <h4>Como fazer Otimização SEO Grátis</h4>

8 - Otimização de URLs

A URL ou endereço de uma página é um elemento importante tanto para o buscador quanto para o usuário. A URL traz uma ideia do que existe naquela página e antecipa o assunto antes mesmo que a visita seja realizada, garantindo melhor experiência para o visitante. 

Para entender melhor, considere essas 2 URLs:

  • www.webpeak.com.br/blogs/?p=561333
  • www.webpeak.com.br/blogs/como-fazer-otimização-seo-gratis

A URL 2 é muito mais fácil de ler e de prever o conteúdo existente. O indicado é que ela conte com a palavra-chave, que vai ajudar no ranqueamento e na compreensão. Ao mesmo tempo, é muito importante deixá-la o mais curta possível. Para isso, evite palavras e elementos de ligação e tente concentrar o assunto na menor estrutura viável. As URLs otimizadas são boas tanto para o usuário que visita o site quanto para os algoritmos dos buscadores.

Um dos primeiros passos para você facilitar que o robô do Google encontre facilmente os temas que você aborda nas suas publicações é utilizar URL amigável.

Leia também: Empresas investem em SEO para aumentar faturamento 

Otimização SEO grátis Off Page 

1 - Arquitetura da Informação e SEO

O Google busca por profundidade de informação, diante disso, é fundamental ter uma página da categoria, página(s) de subcategoria(s) e páginas de produto(s), em caso de SEO para E-commerces ou que pelo menos seus posts e páginas estejam respectivamente organizados por categorias e seções.

Busque por nomear todas as páginas com palavras-chave relevantes para o Google e ter uma excelente otimização “on-page”. Menus dropdown podem ser excelentes para facilitar o acesso às páginas. O desdobramento é que você torna-se assim uma autoridade para determinadas palavras-chave. É importante utilizar os pontos mencionados no tópico acima “On page” em todas as páginas (categoria, subcategoria e produto).

2 - Sitemap

Sitemap facilita e muito a indexação das páginas do Google. Gerar um mapa do site em um arquivo XML, e pode ser facilmente gerado com outro plugin, como o Google XML Sitemaps, é excelente para garantir bons resultados. A partir dele, você não corre o risco de ter uma página que o robô do Google não vai ler porque não não conseguiu encontrar com seu crawler.

Leia também: Principais pesquisas de buscas no Google Brasil 
Passo a passo para otimização de conteúdo

3 - Redirect 301

Caso você opte, em algum momento, mudar o seu site de plataforma, vale a pena você salvar em uma planilha todas URLs e títulos da página atual para fazer o redirecionamento para as páginas.

Com o plugin chamado Redirection, no caso WordPress, você consegue especificar a URL do site antigo e a página nova do WordPress que a pessoa é redirecionada, assim não corre o risco de perder link ou a pessoa ir para uma página que não existe mais. E não se esqueça que os buscadores penalizam esses problemas

4 - Aspectos sociais

Bem sabemos que as redes sociais são cada vez mais importantes em nosso mercado e influencia muito nos resultados de SEO. Por isso que facilitar o compartilhamento de seu conteúdo é tão importante. 

Caixa de compartilhamento – Abre caminho para que as pessoas curtam seu artigo.

Caixe de like Fanpage – Abre caminho para que as pessoas curtam sua fanpage e comecem a acompanhar suas novidades.

Compartilhamento do Twitter – Facilita que as pessoas twittem seus artigos com esse plugin oficial. Também existe a opção de mostrar quantas vezes foi tuitado.

Alcance o topo dos buscadores com a WebPeak 

São muitas as funcionalidades da WebPeak, mas algo muito importante a ser dito é que a WebPeak agregou as melhores ações e criou um canivete suíço de SEO que ninguém pode botar defeito. 

Passo a passo para otimização de conteúdo

O que você irá usufruir: 

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como link earning);
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing; 
  • e muito mais. 

Agora você já sabe como fazer otimização de conteúdo e finalizamos com uma excelente dica WebPeak ;) 

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! 

Até a próxima! 

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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