Passo-a-passo simplificado de como criar uma loja virtual do zero

2/1/2018
Passo-a-passo simplificado de como criar uma loja virtual do zero

Passo-a-passo simplificado de como criar uma loja virtual do zero

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre como criar uma Loja Virtual do Zero e ganhar dinheiro nessa área. Isso porque esse é o primeiro passo para quem planeja montar uma loja virtual, em um mercado que apresenta taxa de crescimento anual de 25% nos últimos anos, apesar das crises que o país vem passando. E para como criar uma Loja Virtual do Zero e ganhar dinheiro no mundo virtual, é importante saber o que é e-commerce, a fim de entender melhor todo o processo de abrir seu próprio negócio pela criação de uma loja virtual, que vem conquistando a preferência de muita gente.

Muitas vezes o empreendedor pode se sentir perdido no meio de tantas informações, levado a acreditar em falsas ideias que acabam se revelando péssimas formas de negócio. A forma é analisar o mercado e determinar com bastante precisão o que vender em sua loja virtual, sempre atuando em planejamento e com cuidado.

Pensando nisso, nós preparamos esse conteúdo para te ajudar a dar Start em sua loja virtual.

Como criar uma loja virtual do zero e ganhar dinheiro? 

Separamos alguns pontos importantes e que você deve dar atenção:

1 - Conheça a realidade do mundo das vendas pela Internet

Muito se fala lojas virtuais e algumas delas surgiram como lendas. Por isso, uma loja virtual não significa ter menos trabalho ou fazer fortuna de forma rápida, ainda mais quando se trabalha em um cenário competitivo como o que vivemos hoje na era digital.

Assim, entenda que trabalhar com e-commerce é vender através de um canal diferente do mundo físico, mas com carga de trabalho igual, ou até mesmo maior em alguns segmentos. A única diferença está no custo envolvidos, que serão menores comparados a lojas com pontos físicos.

2 - O planejamento é a chave do sucesso no e-commerce

Você não pode ser amador no mundo do e-commerce brasileiro. Isso porque o comércio eletrônico está cada vez mais profissional é necessário um planejamento para montar uma loja virtual de sucesso. Ser amador não está diretamente relacionado com o 'tempo de estrada' e sim, com a forma com que encara os desafios desse mercado.

Em todos os casos, elabore seu projeto de forma bem estruturada para dar um rumo às suas ações. Faça um plano de negócios de sucesso, detalhado com as etapas cruciais do processo, estude o mercado e publico-alvo, assim você vai vender pela Internet tendo o pensamento daqueles que consomem pela internet como base das ações.

3 - Tenha foco nos nichos de mercado do comércio eletrônico

Parece clichê dizer isso, mas muitas pessoas não levam em consideração e pode ser arriscado.

Os nichos de mercado são a melhor porta de entrada para o novo empreendedor digital. A menor competitividade nestes mercados, transforma os nichos em verdadeiros paraísos para os novos empreendedores.

O plano certo é aliar a presença em nichos de mercado com produtos de alto valor agregado, pois essa é uma fórmula clássica do sucesso no e-commerce.

Características físicas dos produtos de uma loja virtual 

Outra questão importante na hora de decidir o que vender no e-commerce, é em relação às características físicas dos produtos. Mas essa é bem mais fácil de resolver.

Separe cada produto por grupos, como:

Produtos pequenos e leves – esse tipo de mercadoria evita problemas com armazenagem e poderá praticar um frete mais barato.

Produtos de alto valor agregado – esse tipo de produto geralmente possui um ticket médio maior na loja, o que dissolve o valor do investimento em marketing, por exemplo.

Produtos não comoditáveis – são produtos exclusivos ou que possuem baixa concorrência. Esse tipo facilita na hora de destacar o seu e-commerce em comparação a outras lojas virtuais, tornando-a referencia para quem busca.

Como criar uma loja virtual do zero: Tenha metas e foco com trabalhos firmes 

Todas essas informações podem parecer irreais ou até mesmo difícil de realizar. Mas só tem esse pensamento quem não está pronto para trabalhar no setor de e-commerce a fim de buscar mais resultados e trabalhar com informações plenas. Ao tirar todas as dúvidas de o que é e-commerce e como ganhar dinheiro nessa área, você entende o seu papel no mercado atuante e onde pode fazer a diferença perante a concorrência, sempre trabalhando em harmonia com as especificações do mercado.

Dicas de como ganhar dinheiro online

Poucas pessoas sabem como ganhar dinheiro online, até porque a maioria não consegue viver totalmente desse tipo de negócio e acabam achando que ele não é vantajoso. Mas isso se dá visto que eles não sabem como gerar renda trabalhando pela internet.

Assim, para que o seu empenho em viver de um negócio online não lhe traga frustração, o importante é saber de forma detalhada como ganhar dinheiro online atuando com as ferramentas corretas a fim de tornar esse negócio a ocupação principal na sua vida.

Portanto, se você acredita que pode obter sucesso, e está comprometido em construir um negócio sólido, chegou a hora de saber em detalhes o passo a passo para o sucesso, ganhando dinheiro de verdade na internet.

PARA ENTENDER MELHOR COMO CRIAR UMA LOJA VIRTUAL DO ZERO É PRECISO ESCOLHER A PLATAFORMA!

Os requisitos para avaliar uma plataforma partem sempre do seu Plano de Negócio e das particularidades da sua operação. A escolha da plataforma precisa atender às expectativas do negócio a médio e longo prazo. Soluções que atendam seu negócio a curto prazo são péssimas opções quando consideramos custo e benefício.

Existem alguns critérios que são importantes e te ajudam muito a avaliar qual plataforma se adequa ao seu negócio, são eles:

FUNCIONALIDADES DE PLATAFORMAS PARA E-COMMERCE

  • Quais são as funcionalidades disponíveis nessa plataforma?
  • Existe alguma otimização que permitirá que sua loja tenha um melhor resultado em conversão?
  • Existe alguma funcionalidade essencial para o seu modelo de negócio?
  • Essa funcionalidade essencial pro seu negócio é nativa da plataforma ou terá que ser customizada no decorrer do projeto?

SUPORTE DE PLATAFORMAS PARA E-COMMERCE

  • Quais são os canais que a plataforma disponibiliza para o suporte técnico?
  • Esses canais vão ser suficientes para o dia a dia do negócio?
  • Qual o tempo de resposta de cada chamado ou correção técnica?

FLEXIBILIDADE DAS PLATAFORMAS PARA E-COMMERCE

  • Quais são as camadas que podem ser alteradas na plataforma?
  • Você pode mudar a estrutura de HTML e CSS ou pode apenas efetuar customizações de layout?
  • O modelo de negócio da plataforma permite que agências executem todo o trabalho de customização da plataforma ou você terá sempre que contar com a equipe técnica da plataforma para ter suas demandas atendidas?

INTEGRAÇÕES DAS PLATAFORMAS PARA E-COMMERCE

  • A plataforma que você escolheu já tem ERP integrado a mesma solução?
  • Caso não tenha, essa plataforma tem cases de lojas que já estejam funcionando com essa integração entre plataforma e o ERP de sua preferência?

CUSTOS DE PLATAFORMAS PARA E-COMMERCE

  • Qual o custo de setup da plataforma?
  • Quais as condições de pagamento?
  • Qual será o seu custo fixo com mensalidade?
  • Caso tenha inicialmente um baixo número de vendas, qual o valor mínimo da mensalidade?

MEIOS DE PAGAMENTO DAS PLATAFORMAS PARA E-COMMERCE

  • A plataforma possui gateway próprio para pagamento?
  • Caso não tenha, ela integra bem com o gateway de pagamento de sua preferência?
  • Customização da Plataforma
  • Após a liberação do ambiente, qual o prazo médio dos projetos de implantação dessa plataforma?
  • Caso a plataforma utilize o modelo de agência parceiras para implantação, qual o prazo médio de implantação dessas agências?
  • Implantação do layout
  • Caso a plataforma utilize o modelo de agências parceiras para implantação do e-commerce, qual o custo médio com a implantação do layout?

POR QUE USAR UMA PLATAFORMA PARA CRIAR UMA LOJA VIRTUAL?

Uma plataforma de e-commerce traz a você a facilidade para venda pela internet. Para ter uma loja virtual montada do zero, seria preciso uma equipe de programação, design, marketing e planejamento, entre outros custos muito altos.

Com a plataforma, você concentra seus gastos em mensalidades pré-determinadas e ainda consegue montar uma loja em poucos dias.

A plataforma também tem como objetivo garantir o bom funcionamento da loja, sem que ela saia do ar ou que aconteçam entraves nesse processo.

Além disso, a plataforma de e-commerce tem um atendimento diferencial. Procure sempre por empresas que tenham metas de rápido atendimento, garantindo respostas em tempo pré-determinado.

E outra vantagem bem importante é que a plataforma de e-commerce é um meio de comunicação entre a sua loja e vários serviços, como por exemplo meios de pagamento, frete e afins. Selecionar e configurar tudo isso por conta própria leva várias horas de profissionais especializados e acaba custando muito mais, além da própria dificuldade técnica do processo.

Mas e as quedas?

Elas não podem existir e impactam diretamente seu resultado de uma maneira dolorosa. Para exemplificar de maneira clara a importância de se ter uma plataforma estável: O quanto você vem investindo em seu negócio? Considere tempo e dinheiro.

4 dicas de como criar uma loja virtual do zero e ganhar dinheiro fazendo seu negócio ser um sucesso!

1 – Tenha um Blog de Autoridade

A dica inicial é: construa um blog de autoridade, que vai te garantir mais visitas e consequentemente mais vendas.

Assim, seu texto de apresentação precisa ser bem feito e com conteúdo informativo a ponto das pessoas se interessarem por ele e assim voltar sempre.

Lembre-se que as pessoas buscam solução para os problemas delas, e você tem que ser esse canal que dá as respostas que eles procuram.

2 – Trabalhe com E-mail Marketing

Com o e-mail marketing, você direcionará seus produtos para o seu público alvo com informações que eles precisam a ponto de tornar-se interessante o que está sendo apresentado e assim o leitor se sentir motivado a acessar e comprar.

Com uma lista de contatos já pronta, você encaminha a informação e recolhe os resultados com o número de acessos que retornaram a sua página para saber mais sobre aquilo que você apresenta.

3 – Use o Facebook a seu favor

Hoje não tem como ter um negócio e ficar longe das redes sociais. Ainda mais quando se fala no Facebook, que se tornou o meio de comunicação mais importante da atualidade.

Por isso, use o Facebook para ganhar dinheiro online, tornando-se conhecido na rede e mostrando para as pessoas o que você vende.

Crie um FanPage do seu negócio e conquiste fãs atraindo as pessoas para o seu blog.

Além disso, pode procurar por grupos do seu nicho de mercado e pedir autorização para fazer parte, assim vai poder trocar ideias e fazer parcerias.

4 – Infoprodutos

Os infoprodutos é a tendência para se ganhar dinheiro. Isso porque em seu próprio site você pode anunciar outros produtos e ganhar todas as vezes que os seus leitores tiverem acesse a página da venda e efetuar a compra.

Exemplos de infoprodutos:

  •    eBooks
  •  Audiobooks
  • Treinamentos em vídeo Aulas
  • Softwares
  • Podcasts 

Depois de deixar tudo ajustado, seu trabalho será apenas de acompanhar os resultados e ir fazendo pequenas correções, visando buscar melhorias e cada vez mais ganhos.

Ou seja, quando você aprende como criar uma Loja Virtual do Zero, consegue obter resultados favoráveis e está pronto para gerenciar seu negócio de forma firme e concisa.

Saiba que loja virtual pode ter um incrível layout, bons produtos e preços, entretanto, é fundamental, uma vez que a atuação no comércio eletrônico é dinâmica, que sua loja seja encontrada a partir dos mecanismos de busca. Nesse sentido, o SEO cumpre um papel importante para impulsionar resultados excepcionais.

Conheça a Webpeak e nossas soluções na medida para seu negócio, vamos juntos gerar o desenvolvimento e crescimento de seu E-commerce!

Continue acompanhando nosso blog e compartilhe o conteúdo. Até a próxima! (:

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/[email protected]

Últimas Postagens WebPeak