Passos fundamentais para você estruturar uma equipe eficiente de Inbound

2/1/2018

Passos fundamentais para você estruturar uma equipe eficiente de Inbound

Estruturar uma equipe de Inbound Marketing é o que trará resultados significativos para seu negócio. Neste material vamos desenvolver acerca da importância de ter uma ótima equipe de Inbound, que seja eficiente e garanta ótimos resultados. Esta ação demanda organização e cautela para não cair em lugares obscuros. Leia este material e esteja por dentro das melhores soluções para 2018!

Vamos lá!

Estratégia de Inbound Marketing: fundamental para o marketing digital em 2018 

Fazer marketing na atualidade envolve reconhecer a potência do Inbound Marketing, sobretudo diante do que era exclusivo do marketing há décadas atrás, que se limitava ao Outbound Marketing e suas invasivas e interruptivas disseminações de marcas, como a interrupção de programas televisivos (que tinha como consequência a abertura de espaço para propagandas comerciais), ligações, publicações de marcas em meio a páginas de revistas, entre outros exemplos que certamente também lhe é comum. Por outro lado, o  planejamento de Inbound Marketing é abrangente.

Leia mais: Estratégias de Marketing

Como começar?

O primeiro passo para estruturar uma boa equipe de Inbound é avaliar seu orçamento, sobretudo o trabalho que sua empresa terá que realizar para o alcance das metas no tempo esperado. Após esse processo, existem outros passos importantes a se tomar, como definir os perfis das pessoas que serão entrevistadas e o tipo de fornecedor que irá agregar valor às necessidades da sua empresa.

Etapas iniciais para o planejamento de Inbound Marketing

Destacamos essas etapas para que você leve em consideração como iniciar o seu planejamento Inbound. Essas etapas vão sustentar a estratégia para que os resultados de seu negócio sejam reais. Para facilitar a memorização destas etapas e aplicá-las de maneira correta, optamos por considerar termos inesquecíveis para sua equipe carregar como carro-chefe do Inbound, e que fazem parte do processo do Marketing de Atração: atrair, converter, fidelizar e encantar. Os termos dizem respeito às etapas necessárias para o planejamento do Inbound de sua Agência ou empresa, que são essas:

  1. Atrair tráfego;
  2. Converter visitantes em leads;
  3. Converter leads em vendas;
  4. Fidelizar clientes e aumentar as margens;
  5. Encantar seus clientes e transformá-los em divulgadores;

Compreender a importância desses princípios é o que irá clarear as estratégias e táticas de seu negócio. Marketing de Conteúdo, Ciclo de Compra, Personalização, Estratégia em Multicanais e Interação são princípios que revestem o plano de ação do Marketing de Atração de seu negócio.

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre qual melhor forma de estruturar uma equipe, a resposta sempre será a seguinte: depende.

Afinal, não vale de nada contratar uma equipe se você ainda estruturou um orçamento do quão sua empresa irá investir para isso. É importante definir os seguintes itens:

  1. Estabeleça prazos para alcançar as metas;
  2. Crie seu planejamento financeiro, definindo o quanto de investimento será feito em cada área da organização;
  3. Crie um plano de marketing considerando os principais KPIs que serão acompanhados mês a mês.

A partir disso você terá em mente quanto irá investir em cada área e quais são as principais métricas que irão impactar nos resultados de vendas, e então você saberá como estruturar a equipe de Inbound de Marketing.

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Tamanho de equipe: qual o tamanho de equipe ideal?

Este ponto também é outro questionamento frequente entre as pessoas que querem estruturar uma equipe de Inbound. Mas a questão fundamental está em torno de uma equipe que seja fundamentada com conhecimento e habilidades, são questões que farão seu projeto decolar.  

Ou seja, independente do tamanho da equipe, será necessário que ela seja multidisciplinar. Importante ter em mente que estar inserido no marketing digital envolve a vontade de aprender e se aprimorar, uma contratação demanda compreender que existem pessoas que estão dispostas a avançar profissionalmente e podem trazer ótimos resultados em pouco tempo. O perfil multidisciplinar dessas pessoas são essenciais.

Para refletir: você está disposto a compartilhar seu conhecimento e ensinar?

A partir dos perfis selecionados para contratação, você precisa contratar o integrante que mais tem a ver com sua equipe. Procure entender o perfil psicológico dele e o quanto este indivíduo está sujeito a aprender. Caso você almeje uma equipe menor, um perfil mais generalista e de liderança é a melhor opção. Em contrapartida, se o seu objetivo é organizar uma equipe maior, lembre-se que o que dará resultados é você levar em consideração todas as etapas do funil de vendas (atrair, converter e fechar). Pense nessas premissas:

  • Formações e experiências distintas
  • Perfis comportamentais complementares
  • Pelo menos um perfil técnico 

No momento que você montar uma equipe, seguindo essas premissas,  ficará mais fácil de garantir que o seu funil de vendas não bloqueie nenhuma etapa, nesse sentido, que dê certo.

Alguns dos conhecimentos importantes que um profissional de Inbound Marketing deve ter:

  • Social Media;
  • SEO;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Adwords;
  • Landing Page;
  • Email Marketing;
  • Automação de Emails;
  • Nutrição de Leads;
  • Design;
  • Web;
  • WordPress;
  • Marketing
  • Vendas;
  • Planejamento.

Esses pontos serão cada vez mais destacados conforme o cotidiano de aprendizagem, então não se preocupe.

Equipe montada: qual o próximo passo para gerar resultados?

É muito comum encontrar equipes de Inbound Marketing super estruturadas, com ótimas experiências, mas que não conseguem efetivar as ações a partir do funil de vendas. 

E aí que entra uma das melhores estratégias e que está em todas as fases do funil de vendas: produção de conteúdos.

Pessoas que saibam o que estão fazendo é muito importante para esta função. Criar conteúdos, hoje, na internet é questão de sobrevivência para negócios online. É relevante ter em mente que o envolvimento de todos os sujeitos inseridos na equipe é o que trará resultados reais. Ou seja: integrar todos.

A aprendizagem da equipe deve ser conjunta e constante, o aprimoramento irá garantir que todos estejam aprendendo juntos, logo, se desenvolvendo e a fim de construir soluções para seu negócio.

A construção de um ambiente que incentive todos também é outro ponto muito relevante, afinal, todos buscam mais conhecimento e com disposição.

Estruturar uma equipe de Inbound Marketing é um dos principais desafios que você terá para sua agência ou empresa. Devido a isso, quer começar 2018 com planos que serão concretizados? Foque no que é necessário para alcançar os objetivos almejados. Tenha paciência e respeito pelo momento que sua empresa está vivendo antes de tomar qualquer decisão. Monte uma equipe dinâmica e multifuncional, além de um ambiente de trabalho de aprendizagem constante, dessa forma, garanta resultados reais!

Até mais!

Autor

Mônica De Paula

Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias para ecommerce.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brmonicadepaula@webpeak.com.br

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