Passos importantes para ter sucesso em campanhas digitais

3/1/2018

Passos importantes para ter sucesso em campanhas digitais

O mercado formal deu uma enxugada devido a vários fatores econômicos, políticos e sociais. E busca de alternativas para a crise, muitas pessoas estão empreendendo e aderindo ao mercado digital com o intuito de buscar aquela renda extra ou em muitos casos, tornar ela fixa vendendo mais como afiliado. Assim, os novos empreendedores buscam sucesso em campanhas digitais.

Nessa onda de sucesso das campanhas digitais, muitas perguntas surgem, desde o momento em que decidiu entrar nesse mercado, como também como fazer o blog gerar alguma receita e etc. Até porque, quando você cria um blog de qualidade, espera que ele seja uma referência em um determinado assunto. Nesse caso é natural que as marcas queiram anunciar nele e aproveitar a sua segmentação. Isso tem um imenso potencial de geração de renda para você, desde que saiba aproveitar o momento certo.

Sua empresa precisa ganhar visibilidade, e a internet contém ótimas ferramentas de publicidade muito mais baratas do que TV, Rádio, entre outros.

Anúncios no Facebook, Instagram, Twitter são capazes de criar campanhas segmentadas por interesses, localização, idade, horários, entre outros. Isso possibilita atingir pessoas que realmente podem ser tornar clientes. O engajamento depende muito da qualidade do anúncio, tanto na forma textual como imagens. É possível disponibilizar seus anúncios tanto para seus seguidores quanto novos usuários.

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O que são campanhas digitais?

As campanhas digitais são um grupo de canais e estratégias de marketing, pensadas e otimizadas para o ambiente online, aparelhos mobile e outros meios digitais. Alguns exemplos conhecidos: links patrocinados, SEO, e-mail marketing e marketing social.

E nas campanhas digitais existem estratégias e ações específicas para o ambiente online, mas tudo parte de conceitos comuns ao ambiente off-line.

Em outras palavras, as campanhas digitais vendem produtos e serviços pela internet e dispositivos digitais. Além de ampliar o seu relacionamento com os clientes, fidelizando e aumentando a abrangência de sua marca.

O objetivo vai depender da essência do anunciante em questão. Ele pode estar querendo gerar novos clientes, cadastros para aumentar a lista de e-mails ou o engajamento do site. Não existe um objetivo único nas campanhas digitais, e isso pode variar baseado nos objetivos de cada pessoa e campanha. Ou seja, vai depender mais do usuário em si, do que da própria empresa.  

O mais importante é tratar usuários em estágios diferentes de formas diferentes. Ao criar uma campanha online, você precisa se atentar se o público-alvo que você está atingindo com ela está recebendo as informações de forma correta, obtendo os resultados esperados.

Maneiras para ter sucesso em campanhas digitais

Para tirar todas as suas dúvidas de como ter sucesso em campanhas digitais, resolvemos elaborar algumas maneiras de fazer isso, tornando rentável o seu blog.  

1) Programas de Afiliados  

A forma mais comum para ter sucesso em campanhas digitais no blog é através de programa de afiliados. Com ele você pode veicular anúncios publicitários, como banners ou links. Mas para que tenha sucesso com essa opção, é preciso saber escolher muito bem o programa de afiliados que você irá usar. Além disso, saiba distribuir adequadamente os anúncios pelo blog, até porque o posicionamento dos anúncios exerce uma influência sobre sua rentabilidade.

2) Venda direta em espaços de propaganda  

Outra opção para ter sucesso em campanhas digitais é através da comercialização direta de anúncios em seu site. Mas faça isso somente quando o blog já estiver desfrutando de um bom conceito no mercado e com um alto nível de acessos.

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Nos últimos anos, uma forma de divulgação que cresceu muito no marketing digital foram os anúncios patrocinados. E uma das principais ferramentas é o Facebook Ads. Os investimentos nessa ferramenta vêm crescendo cada vez mais porque ela, de fato, é capaz de gerar resultados.

Os anúncios pagos são utilizados para garantir uma visibilidade maior nos resultados de busca. A ferramenta de anúncios permite escolher em quais tipos de busca aparecer, em quais horários, locais e o exato conteúdo a ser exibido.

Existem três modalidades de anúncios no Facebook com foco em e-commerce

As 3 formas mais comuns são:

  • Anúncios para Celulares: Aparecem mesclado no feed de notícias do usuário na plataforma mobile
  • Anúncios no Feed de Notícias do Desktop: Mesmo modelo do anúncio móvel, envolve também os Tablets e computadores
  • Anúncios na Barra Lateral: São os anúncios na coluna direita, disponível apenas para desktop)
Modelos de anúncio no Facebook

Observe também que os anúncios da barra lateral não exigem que você tenha uma página no Facebook.

Links patrocinados: Google Adwords

Os anúncios no google são uma oferta, sua ou da sua empresa, para o usuário. Eles funcionam como uma porta de entrada para seu site. Através dos anúncios em links patrocinados do Google você oferece um produto ou serviço direto para seu consumidor. Você pode segmentar esses anúncios e alcançar diversos públicos diferentes.

Você segmenta o seu público por meio da compra de palavras-chave.

Para anunciar em links patrocinados é fundamental conhecer bem o público-alvo que se pretende atingir e entender de que maneira esse público pesquisa pelo produto ou serviço, dessa forma é possível criar anúncios mais eficientes.

3) Publieditoriais e Blogs

Por meio de matérias produzidas por empresas (Publieditoriais), você pode receber pelas matérias publicada em seu blog. Essa também é uma alternativa quando o seu site já estiver com um bom acesso e for conhecido no meio.

No entanto, para que essa estratégia dê bons resultados, é preciso seguir alguns passos:

  • Descobrir qual público você deseja atingir e qual é a sua persona (cliente ideal);
  • Pesquisar e descobrir quais temas esse público gostaria de ler;
  • Definir palavras-chave importantes para esse público;
  • Manter sempre a mesma linguagem para todos os conteúdos, de forma coerente com a do público;
  • Criar e publicar conteúdos atrativos e relevantes nos canais e nos momentos certos;
  • Incentivar o seu compartilhamento.

Por mais que o objetivo seja gerar vendas, você precisa entender que o seu público também quer estar bem informado. As pessoas sempre gostam de aprender e conhecer novidades.

Portanto, quanto mais informação você trouxer, de modo gratuito, mais sua marca será lembrada. E nem precisamos dizer que quanto mais lembrada sua marca for, maior será a chance de o consumidor, no momento de compra, lembrar de você e acessar o seu site.

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4) Crie E-mail marketing  

Não podemos esquecer do poder do e-mail marketing. Com ele é possível criar uma lista de e-mails, onde você poderá destinar o seu produto diretamente ao público alvo do blog/site. O cuidado é na hora de criar um mecanismo de soft-optin na assinatura do seu boletim informativo, fazendo com que as pessoas possam concordar em receber e-mails de seus parceiros comerciai. 

PARA O BOM USO DO E-MAIL MARKETING, TEMOS ALGUMAS DICAS PARA TE AJUDAR:

Segmentação: analise sempre quem tem aberto e clicado em seus e-mails, criando filtros para estes grupos dentro da ferramenta de email marketing. Dessa forma, fica mais fácil ter uma noção do que o seu público busca e precisa, possibilitando que você aprimore suas campanhas com conteúdos mais interessantes e ofertas personalizadas;

Design: é fundamental que tenha um trabalho de design para atrair a atenção do usuário e fazer com que ele pratique a ação que você deseja;

Teste A/B: teste diferentes versões do seu conteúdo e da linha de assunto para maximizar a performance e conhecer as preferências do seu público;

Call-to-Action: Não se esqueça de deixar o botão destacado e bem visível para o usuário, se possível com cores contrastantes em relação ao resto da peça de e-mail;

Momento certo: o dia e o horário podem fazer uma grande diferença nos resultados. Por isso, é necessário analisar qual o melhor momento para o envio. A frequência também é um ponto crucial: nada de enviar dezenas de mensagens em um curto espaço de tempo. Além disso, lembre-se de não deixar seu usuário esquecido sem envios periódicos.

Remarketing:  recurso criado pelo Google Adwords para gerar listagens de usuários que já tenham visitado o seu site. Como deixamos “rastros” ao navegar na Internet, é possível seguir o usuário em toda a rede de display, mostrando a ele banners do seu e-commerce enquanto ele navega por outros sites. O interessante aqui é segmentar – um banner para quem abandonou carrinho, outro para quem visitou menos de 5 páginas, etc.

5) Faça uso das Redes Sociais  

Essa intimidade exige mais atenção com o usuário e suas demandas, por isso, as companhias tem investido na contratação de analistas específicos para esse nicho. Enquanto algumas companhias incorporam o social às estratégias de negócios, outras tratam fanpages ou perfis digitais como extensão do site corporativo.

Um fator decisivo para que as empresas tenham sucesso nas redes sociais é engajar o consumidor com a marca, por meio de conteúdo relevante e promoções. Postar somente publicidade sobre produtos e serviços ou usar as redes sociais apenas como SAC não tornam a marca útil para os consumidores e para o mercado. Para 65% dos internautas, a utilidade em acompanhar uma marca nas redes sociais está na relevância do conteúdo postado. Já 61% deles acreditam que promoções e ofertas também agregam valor.

Leia também: Os 10 mandamentos do marketing de conteúdo

Um blog precisa estar presente nas redes sociais como Facebook e Twitter. Isso gera maior rentabilização. Portanto, não se esqueça de promove-lo nas redes sociais, tanto para aumentar o alcance das suas publicações como ter mais seguidores e fãs. Isso possibilita maior acesso, e com eles você poderá inserir um tipo de divulgação de acordo com a sua necessidade, dando maior visibilidade ao blog/site.

Descubra o jeito certo de se comunicar

Mesmo que você poste um conteúdo interessante na hora certa, não irá atingir seu público se você não falar a sua linguagem.

Objetividade e clareza são palavras de ordem para postagens em redes sociais. Treine seu poder de concisão sem ser superficial, abuse da criatividade e use com moderação o imperativo para convidar seus seguidores a fazerem uma ação, seja acessar o seu site, postar um comentário, entre outras.

Bem, agora que você já sabe como ter sucesso em campanhas digitais, comece a transformar o seu blog em uma verdadeira fábrica de ganhar dinheiro.

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Até a próxima! (:

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

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