Passos obrigatórios para seu negócio ganhar seguidores no Instagram

19/4/2018

Passos obrigatórios para seu negócio ganhar seguidores no Instagram

Atualmente, falar de Marketing Digital sem pensar na atuação nas redes sociais é quase que um tiro no pé. As redes sociais têm atuado de modo sustentável frente aos negócios, e é através delas que muitos empreendimentos, sobretudo os mais novos, alcançaram marcas altas de pessoas.

Não tem nem como falar de redes sociais sem falar dessa que tem crescido muito nos últimos tempos. Certamente você sabe sobre qual estamos falando?

Instagram.

Acreditamos que hoje quase todas as empresas reconhecem a relevância e o papel do Instagram na realidade, entretanto, pouco se sabe, e é um campo onde existem muitas dúvidas, sobre a melhor forma de ganhar seguidores no Instagram. Desenvolvemos este conteúdo para você ficar por dentro dos passos OBRIGATÓRIOS para sua empresa ter notoriedade no Instagram.

Vamos lá!

Passos obrigatórios para ganhar seguidores no Instagram

1º passo para ganhar seguidores no Instagram: estabeleça identidade à sua marca

Não escolhemos este passo como o primeiro da lista sem critérios. Podemos afirmar que criar identidade para sua marca é uma prioridade para ganhar seguidores no Instagram, e isso se dá pelo fato de que são muitas contas na rede, e você deve se diferenciar para ter destaque. Parece simples, mas é uma das causas da falta de sucesso de muitas empresas no Instagram.

Passar despercebido no feed do seu público pode ser um dos fatores responsáveis por sua falta de seguidores no Instagram e pela falta de notoriedade, as pessoas precisam associar seu post ao seu negócio quase que instantaneamente e assim você terá sucesso. Seja flexível, faça testes para ver o que sua audiência gosta, e você irá entender o que seu público busca seguindo você, ou seja, se comunique com seu público.

Personalidades sempre irão fazer diferença, seja no Instagram ou não. Use ao seu favor e com moderação, pois esse ponto moderado é extremamente necessário.

Leia também: Motivos para impulsionar campanhas de Dia das Mães no Instagram e Facebook

2º passo para ganhar seguidores no Instagram: dê atenção exclusiva ao seu perfil

É comum no primeiro momento achar que esta dica é boba, entretanto, ela é muito importante e muitas pessoas não a levam tanto em consideração. É bastante comum encontrarmos perfis de empresas nas redes sociais que não estão completos para o público. Se a sensação de ‘’querer mais’’ pelo seu público for uma realidade, é o momento de refletir sobre as ações que estão sendo tomadas e revertê-las em caso de negativos.

Deixe seu perfil mais atrativo para seu público, o valor que se dá a esse ponto é gigantesco e pode fazer uma grande diferença para seu negócio a curto prazo. Não deixe de atualizar sua bio de acordo com suas ações de marketing, realizar rotatividade de links da bio é extremamente importante, sobretudo se seus seguidores estão abaixo dos 10 mil.

Dica: se sua margem de seguidores está abaixo de 10 mil, você ainda não irá conseguir adicionar links nos stories. Compreende a importância de maximizar as ações em seu perfil? Se você estiver em movimento, o Instagram estará em movimento junto com seu negócio.   

3º passo para ganhar seguidores no Instagram: esteja atento às imagens vinculadas ao seu perfil

Tome cuidado com as imagens que você irá vincular ao seu perfil, esteja atento às suas postagens, pois você deve se diferenciar e as imagens que impactam são muito importantes para você expressar sua marca e quais são seus diferenciais no Instagram.

As imagens são centrais para ganhar seguidores no Instagram, afinal, a rede social gira em torno deste recurso, diante disso, focar no desenvolvimento de boas imagens para sua marca pode ser o tiro certo que faltava para seu sucesso. Gerar engajamento ao seu público irá fazer toda diferença.

Crie personas para compreender o que sua persona gostaria de encontrar ao acessar o Instagram, algumas de suas imagens podem viralizar apenas pela sua criatividade e disposição em impulsionar boas imagens. No momento de fotografar pense na iluminação, na harmonia de cores, no plano de fundo, nos ângulos de sua fotografia e no foco. Os filtros podem ajudar muito a remeter a identidade de sua marca, aproveite esta oportunidade.

Os pequenos detalhes podem fazer toda diferença para seus resultados, tanto para o lado bom quanto para o lado ruim, não deixe que esses atrapalhem a sua rotina, o que vale é que o conteúdo postado e transmitido por você seja relevante para seu público.

Conheça o SocialRocket e comece a Ganhar Seguidores no Intagram hoje!

É impossível não mencionarmos que estamos no momento dos ‘’digital influencers’’, pessoas bem relacionadas com as redes e que geram conteúdos para o público, o bom é que você pode se inspirar nesses influenciadores digitais diante do cuidado que eles possuem com o feed e na vinculação das informações. Fato é que você vai se inserir no Instagram, que enquanto rede social é exclusiva para as pessoas se relacionarem, e precisa ter em mente que você deve se relacionar com seu público, gerar conteúdo, trocar informações, ser aberto ao diálogo, criar enquetes, ter frequência em suas postagens, entre muitas outras ações que valem o teste e a aplicação.

4º passo para ganhar seguidores no Instagram: descrições criativas

O Instagram é uma rede exclusivamente visual, a questão é que muitos empreendedores subestimam a descrição dos posts, e isso indica que há um equívoco tático. As pessoas não deixam de ler muitas descrições de postagens, e focar apenas na imagem é um engano, uma boa descrição pode fazer toda diferença para o engajamento.

Se você é um usuário ativo no Instagram deve ter já notado que duas coisas costumam ser valorizadas na rede, que são elas: fazer perguntas para o público como forma de diálogo aberto e fazer pedidos a partir de campanhas para que marquem amigos nos comentários.

Leia mais: Instagram On Shopping: novo recurso para ecommerce lançado no Brasil

5º passo para ganhar seguidores no Instagram: deixe que seu perfil apareça

Se você quer que seu post alcance um alto número de pessoas, há maneiras de aparecer para muitas pessoas. A primeira delas é utilizando as hashtags (#), que são excelentes recursos para alcançar pessoas que buscam através das hashtags. Vale utilizar as hashtags também em comentários para ganhar seguidores no Instagram, mas lembre-se: sua atuação deve ser moderada e focando sempre na boa experiência das pessoas que estão inseridas nesta rede social.

Outra ótima dica é utilizar a localização, dessa forma quando alguém for buscar a respeito da localização que irá visitar, ou tem interesse em saber mais, vai encontrar seu perfil. Se você possui um estabelecimento físico, é uma ótima oportunidade para as pessoas encontrarem seu negócio pessoalmente, ou seja, ambos casos são válidos e positivos para seu negócio.

Lembre-se: para o uso das hashtags e localização darem certo, é preciso que você desative a opção de ‘’Conta Privada’’. E se tratando de configurações, outro ponto importante é que mudar sua conta em  ‘’Alternar para o perfil comercial’ no ícone de ‘engrenagem’ irá te ajudar a ter configurações que vão auxiliar suas estratégias e táticas.

6º passo para ganhar seguidores no Instagram: postagens nos horários certos

O horário que sai suas postagens é muito importante, pois irá determinar o seu resultado. É meio óbvio, se você postar no momento em que as pessoas estão online no Instagram, logo, você terá mais chances de ser notado. Fora do horário comercial as postagens são mais aceitas, como por exemplo após às 18h.

Faça testes para ver qual o melhor horário para suas postagens terem efeito no público, faça postagens em horários diferentes, realize todo esse processo com cautela e não se desespere, você terá ótimos feedbacks quando conseguir administrar esse ponto.

7º passo para ganhar seguidores no Instagram: união de frequência e espontaneidade

Como passamos o 6º passo sobre horários, vamos destacar outra ação importante que de certa forma possui relação com horários. É bastante importante ser constante no Instagram, postagens frequentes são mais fáceis de serem notadas. Após testar qual o melhor horário de sua audiência, é o momento de manter constância nas postagens.

Não deixe de postar sempre em horários semelhantes, afinal, as pessoas vão atrás de suas postagens nos horários que elas serão postadas, crie essa rotina com seu público. Frequência e espontaneidade é essencial.

Não deixe de ler: Ferramentas de automação para Instagram

8º passo para ganhar seguidores no Instagram: seja legal

Da mesma forma que na vida real as pessoas valorizam estar ao lado de outras legais, nas redes sociais não é diferente. Seja legal com seu público, atraia pessoas através de postagens interativas e que encantem os internautas.

Não é uma tarefa tão difícil, certo? Não se limite às curtidas, comentários, seguir pessoas, postagens, entre outras ações que valem a pena, ou seja, facilite a interação com as pessoas. Seja empático e legal que todos os bons resultados acontecerão naturalmente.

9º passo para ganhar seguidores no Instagram: parceiros e novos projetos

Se tratando de networking, uma coisa que você não deve deixar de fazer é parcerias para ganhar seguidores no Instagram. Você pode trocar projetos com parceiros que podem levar à descontos, cupons, ações conjuntas, lives com parceiros, entre outros.

A grande vantagem dessa ação é que a união do seu público com o de outra marca torna todo processo de notoriedade mais fácil, ambos saem ganhando. Mas não vale fazer parceria pela parceria, se aproxima de marcas que mais tem a ver com seu negócio para não ficar estranho ao público. 

10º passo para ganhar seguidores no Instagram: posts diversificados

Diversifique os conteúdos durante a semana, dessa forma seu perfil não fica repetitivo e seu público não estará entediado. Vale também focar na diversidade dos formatos, além de fotos com descrições/legendas autênticas, foque também nas imagens com frases, vídeos, o recurso Boomerang ( que é muito divertido), entre muitos outros. 

Utilize a criatividade.  Sorteios de brindes costumam fazer muito sucesso no Instagram, e pode te fazer ganhar seguidores. É uma forma de expandir o alcance de sua marca e fortalecer seu negócio.

O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente para as possibilidades infinitas. O que é um homem sem sonhos? (Albert Einstein)

11º passo para ganhar seguidores no Instagram: Instagram Stories

Falar do Instagram atualmente sem falar do recurso ‘’Insta Stories’’ pode ser um equívoco desnecessário. O Stories permite que você faça postagens interativas, como fotos, vídeos, adicionando gifs, textos, e mesmo entrar ao vivo com seu público. Tudo é instantâneo e os vídeos possuem duração de até 15 segundos.

As postagens permanecem no ar durante 24 horas, após esse período o conteúdo desaparece. O recurso é ideal para quem almeja estar aberto ao diálogo e aos usuários que seguem o perfil. 

E melhor ainda, o recurso é perfeito para mostrar bastidores, cobrir eventos, conversar com audiência, impulsionar campanhas promocionais e muitas outras ações que podem esgotar sua criatividade.

Leia mais: Técnicas importantíssimas de conteúdos para e-commerce

12º passo para ganhar seguidores no Instagram: utilize redes sociais a favor do seu negócio

Para seu Instagram crescer de forma significativa você deve contar com a força de outras redes sociais, principalmente aquela que você mais tem presença. Insista na vinculação de outras contas como seu Facebook e Twitter. Deixe claro que você possui um Instagram e convide pessoas a visitarem seu perfil. A união das redes torna possível o crescimento dos seguidores em seu perfil, e facilita para que você alcance mais leads em diversos canais de comunicação.

13º passo para ganhar seguidores no Instagram: seu perfil não é pessoal

Pode ser difícil de você ler isso, mas o Instagram não é seu, por mais que você utilize o espaço para conquistar seguidores fiéis, seu perfil pertence ao seu público nesse caso, não é uma conta pessoal.  

Utilize o Instagram para ganhar seguidores, divulgue sua marca, seus conteúdos, e sempre direcionando para um local próprio, como blog e site. Torne seu perfil convidativo e tenha mais tráfego fora do Instagram. Crie um material interessante, não deixe de apostar numa landing page atrativa e conquiste leads através do Instagram.

14º passo para ganhar seguidores no Instagram: planejamento é tudo

Como você almeja atuar no Instagram? Planejamento é tudo. Cada empresa é única e você deve olhar para o futuro com vontade de vencer, dessa forma, invista de modo criativo para ganhar seguidores no Instagram.

Tenha foco no que você quer alcançar, não deixe de utilizar a rede, divulgar seu perfil e garantir bons resultados através de redes sociais como o Instagram.

Gostou da nossa publicação?

Não deixe de nos acompanhar! E nos siga nas redes sociais: Instagram e Facebook.

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak