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Performance em SEO: Como ganhar tempo ao unir SEO + Conversão

21/1/2020

Performance em SEO: Como ganhar tempo ao unir SEO + Conversão

Não há dúvida de que o SEO é algo fantástico que pode auxiliar muitas empresas e instituições a se tornarem mais conhecidas, alcançarem novos mercados e chegarem a novos clientes. Porém, isso tudo não acontece se a estratégia de SEO é aplicada somente pensando em link building, tags e robôs.

Sejamos francos: o que realmente interessa para pessoas, para as empresas e para o Google é a Conversão. Vamos aprofundar no por quê.

Primeiramente, vale desmistificar uma questão, muita gente pensa que sabe o que é SEO, mas a verdade é diferente. SEO não é um fim em si, ou seja, ele não está isolado das outras estratégias de marketing da empresa. Ou seja, queremos dizer que da mesma forma que os departamentos financeiro, a produção, e o comercial formam um conjunto, o SEO com as outras estratégias de marketing online e offline, bem como a navegação do usuário dentro do site, formam um todo indissociável.

Nesse sentido, as atualizações do Google são excelentes porque tornam os resultados das buscas bem melhores para os usuários, além disso, diminuem as posições dos sites que fazem SEO pensando no robô do Google ao invés de pensar no que é bom para os visitantes (pessoas que acessam o site). Pensar em performance em SEO é uma excelente forma de aplicar o planejado da maneira correta. É duro para os clientes contratarem pessoas que não fazem a coisa certa.

Continue lendo este artigo e saiba mais sobre performance em seo!

Leia mais: Utilize o SEO para se colocar na frente dos concorrentes

O que é Performance em SEO

Performance em SEO: Como ganhar tempo ao unir SEO + Conversão

Performance em SEO é uma estratégia de SEO que considera todos os aspectos da experiência de navegação do usuário, desde aparecer nas primeiras posições do Google, a entrada do usuário no site até o momento da conclusão da conversão.

Conversão é quando o usuário realiza a ação desejada pelo dono do site, e de acordo com o negócio da empresa as ações podem ser as mais diversas, como venda em um e-commerce, formulários preenchidos, minutos em uma página (que informam que a pessoa leu o artigo),  download de PDF, entre outros.

Performance em SEO consiste em atrair pessoas para o site, mas importante: não qualquer pessoa. Ele tem o foco em trazer pessoas que vão consumir os produtos, serviços e conteúdo que o site oferece.

Além disso, é essencial fazer com que essas pessoas, após entrarem no site, de fato consumam os produtos, serviços e conteúdo da sua empresa. A navegação dentro do site, a facilidade do usuário encontrar aquilo que procura no site também é um critério importante para o bom posicionamento no buscador. Em resumo, performance em SEO atende a todas essas considerações.

Como atribuir Performance em SEO 

Para além da análise de fatores On-Page e Off-Page, existem algumas perguntas básicas que precisam ser feitas. Veja só:

  1. Qual é a finalidade do meu site?
  2. Conheço bem o meu público-alvo?
  3. O que ofereço de singular (único) que o meu público-alvo não vai encontrar em outro lugar?
  4. Construo o site pensando no público-alvo e comunicando o diferencial da empresa?
  5. Quais são as conversões desejadas?
  6. Facilito a conclusão da conversão?
  7. Faço medição do desempenho e implemento melhorias de modo sistemático?
Não deixe de ler: 8 acertos de SEO para e-commerce que você deve cometer! 
Performance em SEO: Como ganhar tempo ao unir SEO + Conversão

As perguntas acima devem orientar uma estratégia de SEO consistente. Afinal, performance em SEO está preparado para as próximas atualizações. Quem não leva esses pontos em consideração, ou está fazendo o trabalho de maneira errada ou está aproveitando muito menos do que poderia o potencial do seu trabalho.

Se você é daquelas pessoas que estão pensando SEO sem pensar também em conversão, este é o momento de começar a voltar os olhos para este fator tão importante, performance em SEO. 

Outros erros apontados como falhos estão voltados para:

 Falta de um propósito

  • Qual valor diferencia o seu site de todos os outros sites no seu segmento? 
  • Você explora esse valor? 
  • É por causa dele que as pessoas vão voltar ao seu site e compartilhar o que encontra nele?

Agir de forma fragmentada

  • Você trata todas as ações em conjunto? 
  • Desde motivar uma pessoa a entrar no site até o momento que conclui a conversão?

Perder tempo

  • A concentração do seu trabalho em criar conteúdo relevante na sua área está acontecendo ou você perde tempo querendo um robô para cadastrar seu site em 100 fóruns diariamente?

Ficar parado em velhas práticas de SEO

De nada adianta você ter um repertório completo de como funcionava SEO há 10 anos atrás, ou há cinco anos atrás. O que vai ser relevante será o que você sabe que está acontecendo agora. Para quem quer ir além, é essencial entender a lógica do Google para você conseguir prever o que vão implementar amanhã.

Leia mais: Guia Descomplicado de Migração de Plataforma E-commerce

Estar atualizado acerca das novidades em SEO é essencial para performance em SEO. Processos internos lentos que não acompanham a evolução do SEO tendem a ficar para trás. O segredo metodológico é adaptar-se rapidamente às novas demandas e evolução do mercado. 

Conclusão: ‘’receita de bolo’’ para Performance em SEO

Performance em SEO: Como ganhar tempo ao unir SEO + Conversão
  1. Alinhar expectativas e escopo de trabalho;
  2. Definir métricas de sucesso;
  3. Implementar melhorias;
  4. Medir o impacto;
  5. Criar novas melhorias
  6. Priorizar melhorias baseadas no mercado e na sua equipe
  7. Repetir o processo.
  8. Boas ferramentas de mensuração, que possibilitem avaliar resultado e potencial de mercado. Não se esqueça que trabalhar por performance implica ter uma visão do potencial, e não apenas do resultado.

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A Webpeak não somente agrega um conjunto de ferramentas de SEO, mas algo muito importante a ser dito é que foi desenvolvido um canivete suíço de SEO para ninguém colocar defeito. 

O que você irá usufruir: 

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  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como link earning);
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  • Análises detalhadas de marketing; 
  • E muito mais. 

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Com este conteúdo espero que a performance em seo de seu negócio melhore cada vez mais! 

Boa sorte! 

Abraços!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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