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Persona: saiba como essa técnica vai otimizar sua estratégia de Marketing

31/7/2019

Persona: saiba como essa técnica vai otimizar sua estratégia de Marketing

Todos nós sabemos que o foco principal de uma empresa são os seus clientes, muitos consideram seus consumidores seus verdadeiros “chefes”. Isso porque sem venda não é possível gerar resultados, e sem resultados fica bem difícil manter um negócio. 

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A grande questão é: quem são os seus clientes? O erro da maioria das empresas é gastar tempo e dinheiro com quem acreditam ser seus potenciais consumidores, quando na verdade não são. 

Na maioria das vezes essas pessoas irão apenas contribuir com uma visita, dar aquela olhada, mas não se tornarão clientes fiéis, é neste momento que você precisa definir então a persona objetivo da sua empresa. 

A partir do momento que sabemos qual consumidor queremos para alavancar nosso negócio, as estratégias de vendas começam a se tornar bem mais claras e assertivas. 

Se ainda não sabe do que se trata esse artigo foi feito para você.

O que é Persona?

Persona nada mais é do que uma representação fictícia do cliente ideal para o seu negócio. Tudo é construído através dos dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus consumidores. Esse conceito também é embasado através da criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Não pense que persona é algo muito diferente da sua audiência, na verdade ela é levantada basicamente pelo contato com o seu público-alvo. Dessa forma, em um estudo simples, você consegue identificar características comuns entre os potenciais compradores.

Caso você já possua uma base de clientes, esse pode ser um excelente início para suas investigações. Mesmo havendo divergências entre perfis de pessoas ou empresas que já adquiriram seu produto, alguns deles podem exemplificar qual será sua persona.

Uma dica importante é focar tanto em clientes satisfeitos quanto insatisfeitos. Em ambos os casos, você certamente aprenderá algo sobre a percepção do seu produto e quais desafios seus clientes estão encarando.

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

Os dois conceitos costumam ser confundidos sempre. Sendo assim, para esclarecer as dúvidas precisamos partir do princípio que persona e público-alvo não são sinônimos.

Veja abaixo como separar esses dois:

  • Público-alvo: Homens e mulheres, de 25 a 36 anos, solteiros, graduados em design, com renda média mensal de R$ 3.500. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de artes.
  • Persona: Larissa tem 27 anos, é designer recém-formada e autônoma. Tem como objetivo se desenvolver profissionalmente através de um curso fora do país, e poder buscar inspirações em museus de outros lugares, é solteira e sempre quis conhecer coisas novas. Está buscando uma forma se sair do país sem gastar muito em seu curso de férias.

Conseguiu notar as diferenças?

Resumidamente falando o público-alvo é uma parcela um número abrangente de pessoas na sociedade para quem você oferece seus produtos ou serviços. Em contrapartida, a persona, assim como já foi dito, é a representação do cliente ideal do seu negócio, criado para gerar um relacionamento mais humanizado e personalizado com possíveis consumidores.

Ambos parecem iguais em primeiro momento. Porém,  existe uma grande diferença quando paramos para pensar em uma estratégia de marketing direcionada a Larissa e não a um extenso público-alvo.

Você também não é precisa se limitar a uma única persona, se considerar que fez uma segmentação muito aprofundada, você pode criar outras mais. É muito comum que as empresas tenham mais do que uma persona definida.

Mas tome cuidado para não passar dos limites. Se uma persona pode limitar muito seu público, criar diversas personas podem fazer com que toda a sua estratégia de negócio acabe perdendo o foco.

Como criar uma persona

Antes de criar uma persona você precisa de informações, para isso é necessário colher o máximo de dados possível do seu público. Comece fazendo entrevistas ou reunindo grupos de discussão para compreender melhor qual seria seu perfil de cliente ideal

Com todas as informações em mãos, você conseguirá consolidar os dados e elaborar o personagem em um documento que deverá ser disponibilizado para todos na empresa que possam montar estratégias a partir do que você definiu.

Algumas características que você pode utilizar para definir suas personas são:

  • Idade;
  • Cargo;
  • Hábitos;
  • Frustrações;
  • Desafios;
  • Crenças;
  • Hobbies;
  • Estilo de vida;
  • Hábitos de compra;
  • Quais mídias preferem;
  • Quem os influencia;
  • Quais tecnologias usa;
  • Onde busca informação;
  • Critérios de decisão na hora da compra;
  • Momento da jornada de compra em que se encontra.

Fica ainda mais fácil de identificar quando é colocado nomes para as personas ajudando nos debates internos, onde a persona como alvo. Por exemplo: “ você acredita que a Madalena se interessaria por isso?”

Também pode ser possível ir um pouco além no processo, e utilizar algum modelo gráfico para representar a persona.

Também é importante considerar que a persona pode ser um visitante que acabou de chegar, sendo assim, ela não conhece nem está procurando o que seu negócio tem a oferecer, mas está em busca de solucionar um problema. Isso é uma prática recorrente que acontece em sites de empresas que fazem Inbound Marketing.

Pense na seguinte questão: como pode ser a abordagem e a exposição do conteúdo relacionado ao seu mercado para esta pessoa?

Como alinhar as personas com a jornada de compra

Assim que estiver definido as personas do seu negócio, sua empresa está pronta para se relacionar de forma mais adequada com seus potenciais clientes. Com isso em mente, o próximo passo é elaborar uma estratégia de relacionamento baseada na jornada de compra dessas personas.

Você pode começar a criar conteúdos relevantes para sua empresa baseados na jornada de compra da sua persona e, logo após, tente utilizar essa jornada de compra para fazer um planejamento de automação de marketing.

Em pouco tempo você notará a diferença nos resultados do seu negócio.

Por que criar uma persona?

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Quando sua empresa tem personas, isso se torna essencial para negócios que possuem uma estratégia de Marketing Digital. Essas personas servem para enviar a mensagem objetiva para as pessoas certas e, assim, conseguir obter sucesso.

Se a sua empresa não possui uma persona definida, é possível que em alguns casos sua estratégia se perca e você acabe tentando passar algo para quem não se interessa pela proposta. 

Temos uma lista com alguns motivos que provam a importância da criação de personas para seu negócio:

  1. Determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;
  2. Definir o tom e o estilo de seu conteúdo;
  3. Ajudar a desenhar suas estratégias de marketing apresentando o público que deve ser focado;
  4. Definir os tópicos sobre os quais você deve escrever;
  5. Entender onde os prospectos buscam suas informações e como eles querem consumi-las.

Entendeu a importância que a persona tem para o seu negócio. Está esperando o que para criar a sua? É um processo fácil que, vai pontuar positivamente a sua empresa. 

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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