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Pesquisa Competitiva passo-a-passo

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

No conteúdo de hoje vamos abordar um tema bastante polêmico. Falar em competidores, concorrência, ou qualquer sinônimo que valha este sentido, é sempre uma situação polêmica. Convenhamos: todos merecemos o lugar ao Sol. 

A dedicação e busca pelo aperfeiçoamento são segredos para alcançar sucesso. Diante disso, estudar a concorrência e os competidores é fundamental. 

Aqui vamos te dar um passo-a-passo pelo que acreditamos ser uma Pesquisa Competitiva assertiva. 

Leia também:A WebPeak é a ferramenta mais completa de marketing digital do mercado 

Pesquisa Competitiva: como usar as palavras-chave dos concorrentes

Pesquisa Competitiva passo-a-passo

A pesquisa de palavras-chave é dura e tediosa, e nisso temos muito acordo. Encontrar as palavras-chave com melhor desempenho que geram receita estável - as chamadas palavras-chave assertivas- é ainda mais difícil, porém, depois de encontrá-las, é como encontrar o pote de ouro no fim do arco-íris.

Existem várias maneiras de fazer a pesquisa de palavras-chave, desde coletar a semântica manualmente até usar ferramentas como o Planejador de palavras-chave ou a ferramenta de sugestão de palavras-chave.

Mas se você quiser encontrar as palavras-chave com melhor desempenho com um histórico comprovado de sucesso, considere a possibilidade de analisar a semântica de seus concorrentes. 

Avalie semântica paga

Digite a lista de seus concorrentes conhecidos ou use a ferramenta para encontrar o top 10 em seu nicho. Com a ferramenta de palavra-chave WebPeak, você terá: 

  • Sugestões de palavras-chave perspicazes mais lucrativas;
  • Sugestões da sua conta Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para webmasters) em palavras-chave poderosas;
  • Sugestões de palavras-chave obtidas de sites concorrentes.

A ferramenta de pesquisa de palavras-chave desdobra em valor ao seu negócio, você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave. 

Além disso, verifique as palavras-chave que os concorrentes estão usando em suas campanhas do Google Ads.

Analise o histórico de anúncios e escolha as palavras-chave que seu concorrente está usando para exibir campanhas por um longo período. Este é um indicador de que as palavras-chave estão sendo realizadas com sucesso - caso contrário, o concorrente não estaria soprando seu orçamento de PPC nelas.

Dica valiosa: verifique também palavras-chave “comuns” e “ausentes” para enriquecer sua semântica com um cluster de palavras-chave que funcionam

Não deixe de ler: Melhorar o posicionamento na SERP com SEO 

Avalie Semântica Orgânica

  • A abordagem aqui é semelhante ao que discutimos no parágrafo anterior, com a exceção de que vamos revisar as palavras-chave do concorrente que estão no topo das SERPs.
  • A dinâmica na busca orgânica é muito mais lenta e não representativa.
  • Recolha uma lista dos seus principais concorrentes.
  • Selecione as palavras-chave com melhor desempenho.
  • Crie sua semântica principal derivando dados de todos os seus principais concorrentes.

Mesclar dados de palavras-chave de semântica paga e orgânica

  • Esta etapa reúne as informações encontradas em duas etapas anteriores. Este é o seu poço de petróleo que vai sair com palavras-chave “douradas”.
  • Pegue a lista de palavras-chave de dados semânticos pagos.
  • Adicione a lista da pesquisa de dados orgânicos e encontre as palavras-chave que também estão presentes na lista de semânticas pagas.
  • As palavras-chave presentes nas listas paga e orgânica são as palavras-chave com melhor desempenho que seus concorrentes estão usando para levar o tráfego de alta conversão para seus sites
Leia mais: Por que meu site não aparece como resultado de pesquisa 

Dica valiosa: use o bom senso e a lógica. Seus concorrentes nem sempre são mais inteligentes que você. Aplique seu próprio conhecimento e julgamento ao trabalhar na criação de seu núcleo semântico.

Não use palavras-chave que seus concorrentes dispensaram

O Google Ads é ótimo para gerar tráfego de qualidade para seu recurso. Mas também é um canal dispendioso, especialmente se você estiver tentando encontrar os anúncios com melhor desempenho com uma estratégia de acertar ou errar.

Uma maneira mais inteligente seria analisar o histórico dos anúncios de seus concorrentes. Aqui você verá quais palavras-chave foram reproduzidas e descartadas como as que não trouxeram os resultados necessários.

Tenha cuidado, porém: seus concorrentes nem sempre estão sempre corretos quando descartam palavras-chave. No entanto, pode ser um bom indicador. Apenas seja cauteloso e evite cair na mesma armadilha.

Ferramentas WebPeak para Pesquisa Competitiva

Ferramenta Rank Tracking

  • 370 motores de busca globais e locais para rastrear;
  • Descubra os melhores concorrentes orgânicos com base nas suas palavras-chave;
  • Avalie os resultados da sua atividade de mídia social;
  • Compare dados de ranking com concorrentes;
  • Tagging de palavras-chave e filtros de relatório para melhor navegação de relatórios.

Esta ferramenta da WebPeak permite que você saiba como monitorar todos os tipos de rankings do mecanismo de pesquisa (listagens globais e locais, rankings de desktop e móveis, Imagem, Vídeo, Notícias e outros tipos de rankings verticais).

Ferramenta Métricas do Competidor

  • Visão geral do tráfego do concorrente para estimar quantos prospectos seus concorrentes podem ter;
  • Análise do perfil do link do concorrente para ver como seu site está agindo em relação à concorrência;
  • Ranking do concorrente para ajustar suas páginas e superar a concorrência.

Com a Ferramenta Métricas do Competidor (métricas competitivas) você irá acompanhar o desempenho de seus concorrentes para atuar de forma rápida para superá-los.

Ferramenta Web Analytics

Pesquisa Competitiva passo-a-passo

Seus dados do Google Analytics são integrados com sua conta da WebPeak;

Tendências do Rank de Tráfego fornecidas pelo Alexa.

Esta ferramenta permite que você saiba como obter os dados de análise web mais essenciais no seu tráfego de visitantes e seus concorrentes.

Google Web Search Analytics

Um relatório (Google Search Console) integrado para ver as principais consultas de pesquisa que trazem visitantes ao seu site;Informações sobre impressões e cliques para ajudá-lo a otimizar páginas para as palavras-chave de melhor desempenho.

Podemos considerar a  WebPeak  a ferramenta mais completa de marketing digital do mercado. Além de unir todas as ferramentas de SEO em um único lugar, oferece todo suporte aos usuários da plataforma. 

A WebPeak é a única com preço justo e soluções realmente efetivas. Oferecemos uma Base de Conhecimento completa acerca de nossas ferramentas para que sua experiência seja a melhor!

Leia também: Entenda como Funciona o Rastreamento Google

Neste conteúdo apresentamos as melhores soluções para Pesquisa Competitiva em SEO

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! 

Abraços!

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