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Pesquisa Competitiva passo-a-passo

27/11/2019

Pesquisa Competitiva passo-a-passo

No conteúdo de hoje vamos abordar um tema bastante polêmico. Falar em competidores, concorrência, ou qualquer sinônimo que valha este sentido, é sempre uma situação polêmica. Convenhamos: todos merecemos o lugar ao Sol. 

A dedicação e busca pelo aperfeiçoamento são segredos para alcançar sucesso. Diante disso, estudar a concorrência e os competidores é fundamental. 

Aqui vamos te dar um passo-a-passo pelo que acreditamos ser uma Pesquisa Competitiva assertiva. 

Leia também:A WebPeak é a ferramenta mais completa de marketing digital do mercado 

Pesquisa Competitiva: como usar as palavras-chave dos concorrentes

Pesquisa Competitiva passo-a-passo

A pesquisa de palavras-chave é dura e tediosa, e nisso temos muito acordo. Encontrar as palavras-chave com melhor desempenho que geram receita estável - as chamadas palavras-chave assertivas- é ainda mais difícil, porém, depois de encontrá-las, é como encontrar o pote de ouro no fim do arco-íris.

Existem várias maneiras de fazer a pesquisa de palavras-chave, desde coletar a semântica manualmente até usar ferramentas como o Planejador de palavras-chave ou a ferramenta de sugestão de palavras-chave.

Mas se você quiser encontrar as palavras-chave com melhor desempenho com um histórico comprovado de sucesso, considere a possibilidade de analisar a semântica de seus concorrentes. 

Avalie semântica paga

Digite a lista de seus concorrentes conhecidos ou use a ferramenta para encontrar o top 10 em seu nicho. Com a ferramenta de palavra-chave WebPeak, você terá: 

  • Sugestões de palavras-chave perspicazes mais lucrativas;
  • Sugestões da sua conta Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para webmasters) em palavras-chave poderosas;
  • Sugestões de palavras-chave obtidas de sites concorrentes.

A ferramenta de pesquisa de palavras-chave desdobra em valor ao seu negócio, você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave. 

Além disso, verifique as palavras-chave que os concorrentes estão usando em suas campanhas do Google Ads.

Analise o histórico de anúncios e escolha as palavras-chave que seu concorrente está usando para exibir campanhas por um longo período. Este é um indicador de que as palavras-chave estão sendo realizadas com sucesso - caso contrário, o concorrente não estaria soprando seu orçamento de PPC nelas.

Dica valiosa: verifique também palavras-chave “comuns” e “ausentes” para enriquecer sua semântica com um cluster de palavras-chave que funcionam

Não deixe de ler: Melhorar o posicionamento na SERP com SEO 

Avalie Semântica Orgânica

  • A abordagem aqui é semelhante ao que discutimos no parágrafo anterior, com a exceção de que vamos revisar as palavras-chave do concorrente que estão no topo das SERPs.
  • A dinâmica na busca orgânica é muito mais lenta e não representativa.
  • Recolha uma lista dos seus principais concorrentes.
  • Selecione as palavras-chave com melhor desempenho.
  • Crie sua semântica principal derivando dados de todos os seus principais concorrentes.

Mesclar dados de palavras-chave de semântica paga e orgânica

  • Esta etapa reúne as informações encontradas em duas etapas anteriores. Este é o seu poço de petróleo que vai sair com palavras-chave “douradas”.
  • Pegue a lista de palavras-chave de dados semânticos pagos.
  • Adicione a lista da pesquisa de dados orgânicos e encontre as palavras-chave que também estão presentes na lista de semânticas pagas.
  • As palavras-chave presentes nas listas paga e orgânica são as palavras-chave com melhor desempenho que seus concorrentes estão usando para levar o tráfego de alta conversão para seus sites
Leia mais: Por que meu site não aparece como resultado de pesquisa 

Dica valiosa: use o bom senso e a lógica. Seus concorrentes nem sempre são mais inteligentes que você. Aplique seu próprio conhecimento e julgamento ao trabalhar na criação de seu núcleo semântico.

Não use palavras-chave que seus concorrentes dispensaram

O Google Ads é ótimo para gerar tráfego de qualidade para seu recurso. Mas também é um canal dispendioso, especialmente se você estiver tentando encontrar os anúncios com melhor desempenho com uma estratégia de acertar ou errar.

Uma maneira mais inteligente seria analisar o histórico dos anúncios de seus concorrentes. Aqui você verá quais palavras-chave foram reproduzidas e descartadas como as que não trouxeram os resultados necessários.

Tenha cuidado, porém: seus concorrentes nem sempre estão sempre corretos quando descartam palavras-chave. No entanto, pode ser um bom indicador. Apenas seja cauteloso e evite cair na mesma armadilha.

Ferramentas WebPeak para Pesquisa Competitiva

Ferramenta Rank Tracking

  • 370 motores de busca globais e locais para rastrear;
  • Descubra os melhores concorrentes orgânicos com base nas suas palavras-chave;
  • Avalie os resultados da sua atividade de mídia social;
  • Compare dados de ranking com concorrentes;
  • Tagging de palavras-chave e filtros de relatório para melhor navegação de relatórios.

Esta ferramenta da WebPeak permite que você saiba como monitorar todos os tipos de rankings do mecanismo de pesquisa (listagens globais e locais, rankings de desktop e móveis, Imagem, Vídeo, Notícias e outros tipos de rankings verticais).

Ferramenta Métricas do Competidor

  • Visão geral do tráfego do concorrente para estimar quantos prospectos seus concorrentes podem ter;
  • Análise do perfil do link do concorrente para ver como seu site está agindo em relação à concorrência;
  • Ranking do concorrente para ajustar suas páginas e superar a concorrência.

Com a Ferramenta Métricas do Competidor (métricas competitivas) você irá acompanhar o desempenho de seus concorrentes para atuar de forma rápida para superá-los.

Ferramenta Web Analytics

Pesquisa Competitiva passo-a-passo

Seus dados do Google Analytics são integrados com sua conta da WebPeak;

Tendências do Rank de Tráfego fornecidas pelo Alexa.

Esta ferramenta permite que você saiba como obter os dados de análise web mais essenciais no seu tráfego de visitantes e seus concorrentes.

Google Web Search Analytics

Um relatório (Google Search Console) integrado para ver as principais consultas de pesquisa que trazem visitantes ao seu site;Informações sobre impressões e cliques para ajudá-lo a otimizar páginas para as palavras-chave de melhor desempenho.

Podemos considerar a  WebPeak  a ferramenta mais completa de marketing digital do mercado. Além de unir todas as ferramentas de SEO em um único lugar, oferece todo suporte aos usuários da plataforma. 

A WebPeak é a única com preço justo e soluções realmente efetivas. Oferecemos uma Base de Conhecimento completa acerca de nossas ferramentas para que sua experiência seja a melhor!

Leia também: Entenda como Funciona o Rastreamento Google

Neste conteúdo apresentamos as melhores soluções para Pesquisa Competitiva em SEO

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! 

Abraços!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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