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Pesquisa por Voz: entenda como este recurso impacta em SEO

21/10/2019

Pesquisa por Voz: entenda como este recurso impacta em SEO

Novas tecnologias surgem a cada momento, e é importante que sua empresa esteja sempre atualizada para ter diferencial no mercado, além de ter estratégias completas.
Você precisa entender que o seu público está cada vez mais presente na internet via mobile, simplesmente por ser mais rápido, prático e simples o processo de compra pelo aparelho mobile.

O uso dessas tecnologias mobile alterou muito o mercado e o marketing como um todo, que deve considerar outras ferramentas e estratégias para ter sucesso. Os mobiles – que também incluem os smartphones– se transformaram em legítimas extensões do corpo humano.Isso não é novidade para ninguém! O que viemos te contar é que os dedos dos usuários já estão esgotados de tanto digitar.

Pesquisa por voz está sendo a tendência que tem girado no universo digital. Ou seja, ao invés de ir até o URL digitar o site de busca e, após isso, propor palavras-chave específicas, digitando-as uma por uma, somente se aproxima do celular e pergunta: “Ok, Google, qual o restaurante mexicano mais próximo?”.

O usuário está optando pela pesquisa por voz, ou seja, por “ditar” para o mobile o que está procurando, desejando, precisando saber, é um modo econômico e prático de obter informações. Este é movimento humano muito mais rápido!

Diante disso, vamos falar aqui sobre pesquisa por voz e a influência na atualidade. Mesmo que este recurso ainda seja inicial no Brasil, existe uma forte tendência de que ela domine tudo nos próximos anos.

Leia também: Saiba como aumentar o tráfego do seu blog com o Google Imagens 

Pesquisa por voz: entenda como este recurso irá transformar seu cotidiano 

Este conteúdo deve começar de uma única forma: você sabe como funciona uma pesquisa por voz? A ciência computacional está superando o desafio de converter os acústicos similares da fala em sinais digitais.

É essa relação entre linguística e computação que tem possibilitado que as informações sejam transportadas de uma pessoa para um mobile! Toda essa tecnologia é respaldada na definição dos aspectos acústicos e articulatórios da língua natural, assim como, seu sistema fonológico, a Computação, a Física e a Linguística, que se uniram no universo aperfeiçoando mecanismos que já existem na relação entre máquina e usuário, unificando-os pelo som da voz. Em síntese, é dessa forma que este mecanismo passou a funcionar.

Você estar se perguntando: ‘’Como ficam as otimizações para sites (SEO) quando as buscas são realizadas por voz?’’

Vamos tratar disso agora! 

Pesquisa por Voz: entenda como este recurso impacta em SEO

SEO na Pesquisa por Voz 

Ao considerar tudo o que abordamos acima, você deve estar pensando como o comportamento do usuário se difere na busca por voz, em como os algoritmos foram alterados para esse tipo de busca.

Bom, sabemos que a Inteligência Artificial (IA) trabalha com o binarismo. Essa condição da máquina ainda não consegue dar conta do equívoco da fala humana. Um bom exemplo para isso está o corretor ortográfico.

Inúmeras vezes, só de começar a digitar uma palavra, o corretor vem nos ajudar. É como se ele já “imaginasse” o que queremos dizer e acaba terminando de escrever o que era pretendido, isso gera maior produtividade e assertividade na busca. Entretanto, temos certeza de que o corretor já selecionou uma palavra que você não queria para o seu texto, e isso te deixou totalmente perdido, ou até em maus lençóis, não é mesmo?

Dessa forma, podemos afirmar que os tipos de perguntas de pesquisa estão, cada vez mais, conversacionais, ou seja, voltadas para um contexto: lugar de onde se fala. Saiba que a quantidade de palavras e caracteres não aumentou, a grande diferença é que a pergunta falada é mais pessoal, descritiva e específica, quero dizer que ela é mais intencional.

Pesquisa por Voz recurso impacta em SEO

Existem bons recursos para garantir a excelência em otimização de sites para mecanismos de pesquisa e também entender sobre as novas estratégias para manter o seu site relevante e muito bem posicionado nos resultados de pesquisa por voz.

Acompanhe as novidades para melhorar seus resultados. Proporcionamos boas práticas de SEO para otimizar as páginas na web, como: ferramenta de pesquisa de palavra-chave, ferramenta de análise de concorrentes, e muito mais. A WebPeak agrega um conjunto de ferramentas de SEO voltadas para os melhores resultados. 

Como otimizar seu site para pesquisas por voz

Agora que já compreendemos o contexto em que as buscas por voz ocorrem e por que elas serão cada vez mais importantes, podemos pensar em práticas de SEO para otimizar as suas páginas web.

Não deixe de ler: Como definir metas: comece hoje!

Cadastre-se no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio trata-se de um recurso em que você oferece dados sobre a sua empresa para o Google, como endereço, telefone, imagens e horário de funcionamento.Caso você tenha uma loja ou estabelecimento físico ou atua em uma região específica, sua organização terá boas chances aparecer quando os usuários fizerem buscas locais sobre a categoria do seu negócio ou assuntos relacionados às suas atividades.

Uma vez que as pesquisas por voz têm grande importância no contexto da localização, manter um cadastro atualizado no Google Meu Negócio pode ser interessante para favorecer o posicionamento da sua marca nos resultados de busca.

Pesquisa por Voz: entenda como este recurso impacta em SEO

Desenvolva páginas ou posts com respostas para perguntas frequentes

Caso você não saiba quais são as perguntas mais frequentes dos consumidores sobre o seu negócio, acredito que descobri-las pode ser uma ótima oportunidade para criar páginas com respostas a essas dúvidas e, dessa forma, atrair pessoas que fazem buscas com termos com ímpeto mais conversacional.

Você pode descobrir quais são essas perguntas frequentes, algumas das melhores práticas são:

  • pedir para seus representantes de vendas ou responsáveis pelo atendimento ao cliente para documentarem as perguntas que recebem por telefone, redes sociais, e-mail, entre outrod;
  • verificar no Google Search Console quais são as palavras-chave em tom de pergunta que mais trazem tráfego para o seu site;
  • utilizar o site AnswerThePublic.com para descobrir quais são as perguntas mais pesquisadas no Google sobre a sua área de atuação.

Para concluir, ainda que a busca por digitação perdure por muito tempo, é inegável que a busca por voz só tende a crescer nos próximos anos. O que irá demandar decisões que vão de encontro a otimização de sites para mecanismos de pesquisa em novas estratégias, para então se manterem relevantes e bem posicionados nos resultados.

Leia também: Fique por dentro das novas práticas de SEO

Nesse contexto, vão prosperar as organizações mais preocupadas em alcançar clientes e clientes em potencial segundo critérios de geolocalização e, sobretudo, as mais dedicadas a ajudar o seu público a encontrar exatamente o que procura. Este conteúdo completo te permite estar à frente do tempo. 


Não deixe de nos acompanhar e até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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