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Planejamento Estratégico para Social Media: o que é e como fazer

29/1/2019

Planejamento Estratégico para Social Media: o que é e como fazer

O planejamento estratégico para social media é uma excelente oportunidade de interagir com os clientes nas plataformas em que eles estão ativamente conectados.

Descubra como usá-lo para alcançar as metas do seu negócio e impulsionar os resultados da sua marca!

O que é planejamento estratégico para Social Media?

Planejamento Estratégico para Social Media

O planejamento estratégico consiste no uso das plataformas sociais para comercializar produtos e serviços de uma empresa.

Na maioria das redes sociais é possível segmentar os usuários por dados demográficos, como geolocalização ou faixa etária. Isso permite que os profissionais de marketing personalizem o conteúdo e tenham maior probabilidade de engajar os usuários.

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Social Media para E-commerce: por que sua marca precisa de planejamento estratégico?

O objetivo do planejamento estratégico é tornar suas metas realistas e viáveis. Ele permite que você direcione seus recursos de maneira econômica, optando por ações que tenham melhor impacto. Também o ajuda a desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades do seu público-alvo.

Estabelece autoridade no setor

Planejamento Estratégico para Social Media

Se um cliente em potencial acessar seus perfis nas mídias sociais, o que ele irá encontrar?

Antes de tomar a decisão de efetuar uma compra, os clientes pesquisam sobre a empresa e os produtos — geralmente nas mídias sociais.

Mantenha seus perfis atualizados com conteúdo relevante para estabelecer autoridade e garantir uma boa impressão.

Mostra a personalidade da sua marca

Os usuários de mídias sociais não estão interessados ​​em empresas que publicam postagens em secas e corporativas. Em vez disso, deixe a personalidade da sua marca florescer em tudo que você compartilha.

O planejamento estratégico o ajuda a encontrar o tom ideal, seja casual e engraçado ou formal e amigável. Seja fiel a quem você é, não a quem você acha que deveria ser. Seguidores querem ver pessoas reais por trás de seus perfis sociais.

Incentiva o engajamento

As mídias sociais são extremamente dinâmicas, seja no compartilhamento de conteúdos ou no surgimento de novos recursos. Além de ajudar a manter o foco, o planejamento estratégico ajuda a encontrar novas maneiras de se conectar com seu público sem perder a essência da marca.

Facilita a gestão de comunidade

No que diz respeito ao seu planejamento estratégico, é fundamental criar um sistema para rastrear comentários de clientes, perguntas e reclamações nas redes sociais

Mostrar-se proativo, oferecendo suporte rapidamente, ajuda a desenvolver sua reputação como uma marca responsiva e atenciosa.

Não deixe de ler - Saiba como produzir conteúdo para todos os canais

5 coisas que você precisa saber sobre planejamento estratégico para social media

Planejamento Estratégico para Social Media

Ok, vamos encarar os fatos: você precisa de planejamento estratégico para social media. Seja para se conectar com clientes ou impulsionar vendas, marcar presença nas mídias sociais faz toda a diferença. 

Confira a seguir algumas coisas que você não pode deixar passar batido na hora de montar o seu.

  1. Determine seus objetivos gerais e específicos

Antes de começar a montar seu planejamento estratégico, pergunte-se quais são as necessidades da sua marca neste momento. Talvez você ainda não saiba exatamente o que precisa — sem problemas! —, mas é importante refletir sobre, ok?

Definir exatamente quais são as suas metas o ajudará a criar uma estratégia mais realista, assertiva e orientada a resultados. Entre os desejos mais comuns estão: criar uma marca forte, o volume de vendas e o engajamento do público-alvo.

  1. Defina parâmetros e prazos razoáveis

Você quer aumentar as vendas em 40%? Você quer ganhar mais 250 likes na sua página do Facebook? Você quer reduzir conquistar um novo mercado?

Ao definir as metas do seu planejamento estratégico, é muito importante traçar parâmetros e prazos razoáveis para atingi-las. Sem esses elementos, seus esforços podem ser em vão.

  1. Conheça profundamente o seu público-alvo

Que demografia você está tentando alcançar? Que grupo mais consome seus produtos ou serviços?

Estude a faixa etária, o gênero, a geolocalização e o estilo de vida dos seus prospectos. Lembre-se de levar em conta a renda e os interesses pessoais para completar a descrição do perfil.

Se você não sabe a quem está segmentando, seu conteúdo será ignorado e seu planejamento estratégico irá por água abaixo.

  1. Descubra quais os canais favoritos dos seus clientes

Para que o planejamento estratégico funcione, você precisa descobrir quais são os canais mais usados pelos seus clientes.

Evidentemente, você pode ter perfis em mais de uma rede social. No entanto, vale a pena concentrar seus esforços naquela que traz mais retorno para o seu negócio.

  1. Saiba quanto você tem no bolso

Ao criar seu planejamento estratégico, tenha em mente que o orçamento pode influenciar as ações de marketing digital. Seja uma multinacional ou uma microempresa, saber quanto você pode gastar com social media é fundamental antes de começar.

Como fazer planejamento estratégico para social media

O planejamento estratégico para social media deve ser um esforço de marketing coordenado, levando em conta aspectos como segmentação e mensurabilidade. Confira a seguir como criar o seu.

Defina um calendário de publicações

Planejamento Estratégico para Social Media

A frequência das postagens depende do tipo de conteúdo e nos canais que você definiu no planejamento estratégico.

O ideal é produzir e compartilhar conteúdo regularmente, mas não se sinta obrigado a postar 20 vezes por dia. Afinal, as pessoas ficam cansadas de ver a mesma marca toda hora no feed.

Espie o que os seus concorrentes estão fazendo

Ao analisar como seus concorrentes estão usando as mídias sociais para atingir metas de negócios, você obterá informações valiosas sobre as melhores (e piores) práticas.

Faça uma lista dos seus principais concorrente e observe o que eles estão fazendo em todos os seus canais sociais ativos. Analise desde o número de seguidores até a frequência de publicações.

Saiba mais — Espião de URL da WebPeak

Estabeleça seus KPIs para medir o sucesso

O que você espera ou esperava alcançar? Para avaliar o sucesso do planejamento estratégico, volte aos objetivos iniciais e determine quais métricas são úteis em cada etapa. Eis algumas sugestões:

  • Métricas para consciência de marca: impressões e alcance.
  • Métricas para tráfego e engajamento: número de acessos ao seu site, curtidas, compartilhamentos, menções, visualizações da página, sessões e seguidores.
  • Métricas de ação: inscrição em newsletter e visita à página de produtos.

Vale lembrar que a maioria das plataformas possui ferramentas de monitoramento de redes sociais, projetadas justamente para ajudá-lo a acompanhar e avaliar o sucesso.

Ajuste o planejamento estratégico

O planejamento estratégico é algo dinâmico, que precisa ser reavaliado de tempos em tempos.

Com um processo documentado e orientado por dados, você consegue mensurar o progresso e delinear os próximos passos.

Reúna-se regularmente com seu time de marketing para observar os resultados, planejar mudanças e avaliar o orçamento disponível para as ações.

Planejamento Estratégico na WebPeak: entenda como podemos ajudá-lo

Planejamento Estratégico para Social Media

O planejamento estratégico para redes sociais é um componente chave da sua estratégia marketing de conteúdo.

Além de oferecer a oportunidade de aumentar a notoriedade e reforçar a credibilidade da marca, as mídias sociais ajudam a expandir o alcance da audiência e gerar leads qualificados.

Quando executado de maneira adequada, o planejamento estratégico contribui para a geração de receita em todas as fases do funil de venda.

Aqui na WebPeak, nós observamos os sinais sociais de SEO e identificamos tendências para o seu negócio.

Dessa forma, você consegue persuadir seus seguidores e construir uma sólida presença nas mídias sociais.

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Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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