Plano de ação para vender mais em 2019

17/12/2018

Plano de ação para vender mais em 2019

Enquanto algumas empresas precisam reformular completamente seu plano de ação, outras só precisam melhorar a execução da estratégia atual.

Se você deseja vender mais em 2019, o primeiro passo é identificar qual é o seu caso. Veja a seguir alguns sinais de que você precisa de um plano de ação.

O que é um plano de ação para Vender Mais?

Plano de ação é um esquema que mostra como você irá melhorar alguns aspectos do seu negócio durante um determinado período.

plano de ação para vender mais

Geralmente inclui:

  • as mudanças que você deseja fazer;
  • quais serão as etapas necessárias para realizá-las;
  • quem será responsável pela execução de cada atividade;
  • quais serão os parâmetros de sucesso;
  • como os resultados serão monitorados.

Sinais que você precisa de um plano de ação

A pior maneira de lidar com um problema é não se dar conta que você tem um.

Para abrir essa caixa de Pandora, reuni 10 sinais para avaliar sua necessidade de um plano de ação (ou um milagre) para vender mais em 2019.

Ao final da lista de sintomas, você encontra um diagnóstico do seu caso e ferramentas que podem ajudá-lo a alavancar seu negócio.

Vamos lá?

  1. Os concorrentes estão crescendo (bem) mais rápido do que você.
  2. O preço médio de venda do seu produto ou serviço está abaixo do mercado.
  3. O ciclo de vendas é muito longo.
  4. Os clientes mudaram a maneira como tomam decisões de compra.
  5. Clientes novos? Faz mais tempo que o lançamento do Titanic.
  6. Aumentar o fluxo de receitas dos clientes atuais  seria ótimo, uma verdadeira salvação.
  7. Faltam colaboradores para prospectar e encaminhar leads qualificados ao time de vendas.
  8. O desempenho comercial varia consideravelmente de região para região.
  9. O orçamento é apertado, só traz dor de cabeça e impede que você foque em estratégias de crescimento.
  10. Você precisou demitir colaboradores, mudar a localização do escritório ou tomar alguma medida de redução de custos nos últimos 6 meses.
Leia também: Dicas para seu Plano de Marketing 2019 

Diagnóstico do seu caso

Hora de descobrir em que pé estamos e como sair desse perrengue.

0 a 5 sinais — Tava ruim, tava bom, mas parece que piorou.

Você parece se apegar muito às experiências passadas e acha que tem todas as respostas. Mas adivinha só? Não tem.

O plano de ação é uma ferramenta esclarecedora, que te ajudará a desafiar as suposições atuais e caminhar rumo ao crescimento financeiro.

Para colocar essa nhaca de lado, eu recomendo que você faça uma auditoria técnica. Usando o software da WebPeak, nós conseguimos analisar mais de 50 mil páginas e detectar problemas com agilidade.

5 a 9 sinais — Deus me dibre.

Você está tão acostumado com a sua maneira de abordar as coisas, que comprometeu sua capacidade de discernimento.

A estratégia de vendas é algo complexo, por isso costumamos dividi-la em várias etapas, fases e questões.

O plano de ação te ajuda a observar objetivamente o cenário, obtendo uma espécie de “perspectiva de fora” da sua ação.

Para baixar essa bola e começar a entrar no jogo de verdade, recomendo uma análise de SEO interna. Com um raio-x do seu site em mãos, otimizamos as principais páginas para os buscadores e implementamos todos os recursos de SEO necessários para posicioná-lo no topo.

10 sinais (e ainda teria mais coisa para por na lista) — Meu consagrado…

O negócio tá feio por aí, hein? Por mais que a sua vontade seja pegar seus R$ 2,00 e ir embora, ainda dá para resolver sua situação.

Bora integrar o Google Analytics e obter todos os dados que a gente precisa saber para te tirar do banco de reservas.

Como definir as metas do seu plano de ação para Vender mais em 2019

Para que o seu plano de ação seja eficiente, você deve definir metas que sejam SMART.

A sigla, que vem do inglês, diz respeito à estratégia que torna seus objetivos mais concretos e potencializa suas chances de sucesso.

Para isso elas devem ser:

  • Específicas

Suas metas não devem ser abertas à interpretação. Você precisa ter uma formulação clara e concisa, que só de bater o olho você já saiba exatamente o que fazer.

Errado: Quero vender mais.

Certo: Até julho de 2019, quero vender 15% a mais do que no ano passado.

  • Mensuráveis

Para se manter motivado e avaliar se a sua estratégia está dando certo, acompanhar o progresso é fundamental. Defina marcos e celebre quando alcançá-los; se não conseguir, reflita sobre o que pode ser feito diferente.

Errado: Quero vender bastante em 2019.

Certo: Quero conquistar 5 novos clientes no primeiro trimestre de 2019.

  • Alcançáveis

Estabelecer metas impossíveis de alcançar é um tiro no pé. Embora a ideia possa te motivar por um tempo, você provavelmente se frustrará e acabará desistindo em algum momento no futuro. Para não cair nessa armadilha, procure definir objetivos desafiadores, mas realistas.

Errado: Quero ter um aumento de 120% em vendas em relação ao ano passado logo nos primeiros dois meses.

Certo: Quero ter um aumento de 120% em vendas em relação ao ano passado nos próximos 12 meses. Isso representa um aumento de 10% por mês.

  • Relevantes

Quando estiver montando seu plano de ação para 2019, lembre-se que nem todas as metas têm o mesmo valor. Deixe de lado aquelas que não são relevantes para o quadro geral ou que não estejam alinhadas com os demais objetivos.

Errado: Quero contratar 10 novos vendedores para dar volume na loja.

Certo: Quero contratar 2 novos vendedores para a minha loja, porque a equipe atual não está dando conta do volume de vendas.

  • Temporalmente determinadas

Sem um prazo definido, nós temos a tendência de procrastinar a realização de nossas metas. A motivação para o sucesso vem da clareza e estabelecer uma data promove isso.

Errado: Em 2019, eu quero começar a ler mais livros.

Certo: Em 2019, eu quero ler pelo menos um livro por mês.


O plano de ação pode ser mais elaborado ou mais enxuto, tudo depende das suas demandas. Com um caminho claro para seguir, você consegue manter a alta performance mesmo diante de desafios e obstáculos inesperados.

Espero que essas dicas tenham te ajudado!

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Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

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