SEO

Porque o SEO te ajuda a vender nos marketplaces

Mônica De Paula

Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias online.

Antes de qualquer coisa é importante destacar que muitas pessoas confundem Marketplace e E-commerce, e são coisas diferentes. A descentralização dos estoques é um dos pontos que permitem a diferenciação de ambos negócios, outro ponto importante está na possibilidade de produtos variados, e no marketplace é infinitas. O formato de receita, formato jurídico, gerenciamento de estoque, grau de abertura de novas lojas e produtos, entre alguns outros pontos, também diferenciam ambos formatos de negócios.

O E-commerce é definido como comércio virtual, ou seja, está envolvido em um processo de plataforma, administração de vendas, atendimento, comércio de produtos ou serviços, pagamentos, publicidade e estratégia de negócios. Quando falamos apenas na gestão de vendas onde não há controle de logística, estamos falando de marketplace. Ou seja, é um site utilizado apenas como um grande mercado (lugar mercadológico).

Dada esta introdução vamos ao que interessa: como o SEO irá te ajudar a vender nos marketplaces.

Vamos lá! 

Principais Marketplaces

Alguns marketplaces são bastante conhecidos e você com certeza os conhece. Vamos destacar alguns deles abaixo e suas características.

MercadoLivre:  É o Marketplace mais tradicional da América Latina, que realiza milhões de transações todos os anos e processa bilhões de dólares, de milhões de vendedores, para milhões de compradores.

Walmart: Um dos maiores e-commerces do Brasil, abriu suas portas para o modelo de marketplace em busca de maior variedade de produtos.

Elo7: Maior Marketplace de produtos feitos a mão no Brasil, com mais de 4 milhões de visualizações por mês. Apresenta liquidez elevada, um grande volume e opções de produtos.

B2W: Maior grupo de e-commerce da América Latina, recentemente abriu suas portas para produtos de múltiplos fornecedores por meio do modelo de Marketplace. Engloba canais importantes como Submarino, Americanas e Shoptime.

Ebay - MarketPlace de produtos

Amazon - Marketplace de produtos

Uber - MarketPlace de transportes

Atacado.com - MarketPlace de Roupas

O SEO vai te ajudar a vender nos marketplaces

Anteriormente diferenciamos bem ecommerce de marketplace. A partir dessa introdução ficará mais fácil compreender como o SEO vai te ajudar a vender no marketplace.

O investimento em SEO (Search Engine Optimization) ajuda a alavancar vendas de marcas menores, afinal, as técnicas de SEO são aplicáveis em conteúdos e no código de um site a fim de torná-lo mais aceito para os motores de busca.

As técnicas de SEO possibilitam que os marketplaces sejam os primeiros sites encontrados pelos internautas no Google por exemplo, e liga de modo eficiente o cliente ao lojista.

Algumas técnicas de SEO são importantes para tornar um site amigável para os motores de busca, e dessa forma rankear.

Pesquisa de palavras-chave

Esta é uma das técnicas mais importantes para o processo de otimização de site. A escolha de termos relevantes, e que sejam certos para que seu negócio seja encontrado com facilidade através dos mecanismos de busca, é uma das técnicas fundamentais de SEO.

Conheça os Recursos de Palavras-chave, indispensáveis para seu negócio!

Ferramentas de Palavras-Chave WebPeak

Você acompanha nosso blog, já sabe que para aparecer nos buscadores de maneira orgânica, deve possuir um site otimizado para SEO, utilizando as palavras-chave que mais se adequam ao seu conteúdo e criando referências externas em domínios com alta confiabilidade e relevância para que seu site seja priorizado na indexação e também na exibição como resultado de pesquisa na SERP. 

As keywords devem ser utilizadas nas meta tags title, description, atributo ALT nas imagens, título das imagens, títulos e subtítulos das páginas (com marcação de H1 a H6, se possível) e também nas URLs (separadas por hífen), sendo fundamentais na orientação dos robôs indexadores (crawlers, spiders e bots) e irão fazer toda a diferença para que você consiga aparecer no Google sem pagar pelo clique. 📊

Passaremos ferramenta por ferramenta te mostrando o poder da WebPeak para os seus negócios. Mas antes, ressaltaremos aqui o que você precisa saber antes de iniciar um trabalho de otimização de palavras-chave.

Volume de Buscas: Se você quer melhorar seu alcance a partir de estratégia de keywords, o primeiro indicador para o qual você deve olhar para traçar uma estratégia é o volume de buscas da palavra-chave. Esse indicador mostra quantos usuários buscaram por aquela palavra-chave no último mês. O volume de buscas ideal para a palavra-chave depende do quão popular é o seu produto/serviço na internet.

De maneira geral, classificamos o volume de buscas assim:

- 0-99: Baixo 🔍

- 100-499: Médio 🔍

- 500>: Alto 🔍

Lance Competidor (Competitividade): Não basta identificar uma palavra-chave com alto volume de buscas e otimizar seus conteúdos: é preciso entender a competitividade desses termos. A competitividade é indicada pelo volume de páginas que aparecem como resultado para determinada busca, cruzando com o volume de buscas médio. Por exemplo:

ferramenta de palavras-chave webpeak

Para a busca “cachorro quente” temos 17.700.000 resultados. Entretanto, trata-se de uma palavra-chave com mais de 75.000 buscas mensais. Assim, temos que a palavra-chave cachorro quente tem competitividade baixa. 💪

KEI: O indicador KEI leva em consideração o volume de buscas e a competitividade de uma palavra-chave e varia de 0 a 100. Você deve se atentar a palavras-chave com o KEI alto, no caso da Ferramenta de SEO WebPeak, foque nas palavras-chave com KEI maior do que 0.01.

Abaixo, pesquisei por “cachorro quente osasco” 🌭 e consegui identificar uma palavra como oportunidade e outra mais concorrida, na qual o investimento de tempo com otimização não traria resultados rápidos.

ferramenta de palavras-chave webpeak


Feitos esses esclarecimentos, vamos agora verificar ferramenta a ferramenta o que a WebPeak pode fazer pelo seu negócio em termos de palavras-chave. Vamos lá!

Receba Sugestões de sua Pesquisa

Essa ferramenta será sem dúvidas a sua melhor amiga ao utilizar a WebPeak. Se você já possui um site ou e-commerce e não sabe por que não te acham nos buscadores, essa ferramenta pode te dar a resposta. Aqui, você buscará pelas palavras-chave de suas páginas e receberá insights de palavras-chave com melhor volume de buscas e menor competitividade para otimizá-las.

Detalhes do produto

Puxando o gancho da experiência do usuário, os detalhes do produto envolvem muitos aspectos, que vão variar conforme cada produto ou serviço.

Detalhes como, tipo de material geralmente é muito importante que estejam destacados nas descrições dos produtos, sendo uma grande influência para a compra. Não deixe essa informação passar batida, fale sobre o material no qual o produto é feito. 

Se for um serviço, a descrição deve estar detalhada sobre todas (sem exceção) as opções que estão incluídas nele.

Outros fatores como dimensões do produto também são muito importantes na hora de decisão de compra por parte do usuário, somente tendo noção de tamanho, por exemplo, que o cliente se sentirá seguro para fazer uma compra. Isso em todos os setores, de e-commerce de roupas à e-commerce de decoração para casa. Capiche

Formatação da página

Ainda sobre experiência do usuário, a formatação é outro aspecto importante. Muitas vezes queremos ver as informações do produto rapidamente, o método de compra na internet envolve fazer comparações entre várias opções.

Para facilitar todo esse processo para o usuário, uma dica é deixar em destaque (com negrito) as palavras mais importantes e relevantes aos usuários, nelas, devem estar contidos os diferenciais de seus produtos e características que o consumidor está procurando: 

  • faça subtítulos a fim de tornar a leitura mais agradável;
  • sugestões e dicas de uso;
  • relacione produtos complementares, como acessórios, ou cite outros produtos também disponíveis;
  • desenvolva sua descrição em tópicos para destacar as características mais relevantes, o usuário agradece.

Link Building

Link Building envolve uma série de estratégias para um bom posicionamento nas buscas do Google. Resumindo, o termo faz referência à construção de links externos que irão apontar determinado site, influenciando a popularidade nos mecanismos de buscas e gerando tráfego. É a conquista de backlinks (links em outros sites direcionando para o próprio site de seu cliente) visando o melhor posicionamento no buscador. Para isso, é demandado a utilização de ferramentas especialmente voltadas para este propósito.

Por exemplo, um site com um bom conteúdo, e com links pertinentes, irá gerar vendas.

Uma coisa é certa: quanto mais amigável o site for, mais serão as chances do site estar bem rankeado pelos mecanismos de busca. Abaixo destacamos alguns pontos que levam um site ser amigável para os motores de busca.  

  • Velocidade de carregamento de uma página;
  • Conteúdos;
  • Boa experiência do usuário dentro do site;
  • Diferentes formas de pagamento;
  • Preços coerentes;
  • Adaptação Mobile

Lembre-se que, quanto mais interativo e fácil o site for para os usuários, mais ele será amigável aos olhos do Google, facilitando seu “rankeamento”.

Não deixe de ler: Como fazer Link Building Para E-commerce

Técnicas de SEO: você à frente de sua concorrência

O marketplace possui uma desvantagem pontual. A concorrência salta para o topo de questões que você precisa lidar devido à dinâmica do marketplace. Nesse sentido, o preço de seus produtos podem ser diferenciais pertinentes em relação à sua concorrência. No e-commerce sua marca possui mais visibilidade, diferente da dinâmica do marketplace.

Dessa forma, as técnicas de SEO podem te ajudar a superar esta questão com mais facilidade, como o investimento em marketing de conteúdo. O conteúdo pode ser vídeos, textos de blog, e-books, infográficos, entre outros formatos. O Google aponta como muito relevante conteúdos, isso significa que quanto mais você investe tempo em marketing de conteúdo, mais serão as chances de seu marketplace atingir melhores posições.  

Independente de seu formato, o conteúdo deve ser de qualidade, seja vídeo, texto em blog, e outros. Não tente enganar o Google, o algoritmo do Google ‘’compreende’’ quando um conteúdo não possui qualidade antes de dar as melhores posições.

Um pouco sobre a WebPeak

A WebPeak agrega um conjunto de ferramentas de SEO, que permite que seu site fique no topo dos resultados de busca, conseguindo elevar o posicionamento das páginas através do SEO, e fazendo comparações no mercado digital em tempo recorde para garantir a mobilidade e primeiros lugares no Google.

São mais de 10 ferramentas para um marketing digital bem sucedido, possibilitando a visualização completa do funcionamento do site, e dando a oportunidade ao empreendedor de sucesso para vender mais, investindo bem menos.

O mais interessante é que, o que antes era uma coisa dificil, que mais parecia um bicho de sete cabeças, hoje não é mais algo complicado quando se busca auxílio no lugar certo. A procura por plataformas para hospedar um site, por exemplo, pode ser bem mais simples com algumas avaliações, e não ter aquela dor de cabeça mais tarde, uma vez que isso também pode impedir seu negócio de vender mais.

Você pode ler mais sobre como a disponibilidade da sua plataforma pode afetar suas vendas: Entenda como a disponibilidade de sua plataforma pode influenciar suas vendas

Quais as vantagens que a WebPeak oferece

Não é de hoje que a WebPeak tem elevado a posição de diversos sites através do SEO, a plataforma torna possível vender mais e alcançar os números de forma prática e eficaz.

A lista já apresenta uma infinidade de vantagens para quem deseja posicionar as páginas do site de forma precisa e inteligente. 

Dentre alguns os principais recursos você encontra na Ferramenta de SEO WebPeak:

  1. Auditoria Técnica
  2. Análise de Backlinks
  3. Recursos de Palavras Chave
  4. Ferramenta de Links Internos
  5. Analise Backlinks dos Concorrentes
  6. Analise SEO Interna
  7. Análise de Rank
  8. Integração  Google Analytics
  9. Analise de Backlink Tóxicos
  10. Diretórios para Geração de Links
  11. Sinais Sociais de SEO
  12. Análise de Concorrentes

Como a WebPeak me fará vender mais?

Para ter sucesso e conseguir vender mais, é necessário estar sempre um passo a frente da concorrência. A ação visionária da WebPeak de mostrar a realidade no mundo dos negócios digitais é um diferencial que afeta diretamente nas vendas.

Conseguir visualizar e comparar outras plataformas e serviços, indicam uma análise mais abrangente sendo o fator predominante na hora de decidir onde seu site estará melhor inserido, e como serão as estratégias de marketing digital utilizadas para melhorar os resultados de vendas.

Logo será possível observar os resultados apresentados previamente, baseados em dados concretos para o crescimento do seu negócio e o melhor posicionamento do site nos resultados de busca.

Leia também: Como o SEO vai trazer seu primeiro pedido

Até a próxima!

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