Porque sua empresa deve investir em um blog já!

2/1/2018

Porque sua empresa deve investir em um blog já!

Com o avanço das plataformas digitais, muitos estão aderindo as diferentes mídias para se comunicar, seja para vender algo, dar dicas, expor suas ideias, entre outros motivos. É nesse caminho que os blogs surgem. E é por isso que você deve investir em um blog.

Bem, o blog vem se tornando uma excelente ferramenta, tanto de divulgação como de ganhos online. Isso acontece porque a partir do momento que a pessoa começa a entender como investir em um blog, ela tem as ferramentas necessários para colocar em prática suas ideias e, dessa forma, poder assim passar a mensagem que tem em mente.

De forma simples, o blog é criado, age de modo a colaborar com a comunicação mais pessoal com o público alvo, aproximando diferentes lados e dando oportunidades para o crescimento profissional de quem teve a ideia de iniciar os trabalhos. 

Acompanhe esse artigo até o final e entenda a importância de se investir em blog!

Vamos lá! 

Investir em um blog de forma orgânica 

Sabendo sobre importância de trabalhar com blog, apresentamos alguns passos para ter uma página de sucesso. Veja:

1 – Treine sua mente para isso

Comece a pensar e acreditar que será possível ter um blog de sucesso, mesmo com dificuldades e com muitos dizendo que é impossível.

Entenda que empreender não é sinônimo de dinheiro fácil! Requer visão, persistência, consistência e constância, pronto para enfrentar obstáculos e outros.

Assim, se quiser ter sucesso, faça o que gosta, acredite em seu potencial e esteja preparado para enfrentar obstáculos sempre em busca de solução.

Leia também: Estratégia de Marketing Digital

2 – Vá em busca do nicho certo

O que você mais gosta de fazer? anote tudo e veja qual se aproxima mais de sua personalidade, aquele que você poderá ter habilidade ou afinidade.

Desse modo, analise o mercado para saber se existem pessoas que querem saber sobre esse assunto. Diversas ferramentas gratuitas estão disponíveis hoje em dia que farão essa análise, como o Google Suggest e o Keyword Tool. Com elas é possível entender como as pessoas buscam pelo seu conteúdo na Internet.

Depois, entenda o tamanho do seu mercado. Descubra a quantidade de buscas mensais pelo seu nicho. Isso por ser feito, de forma gratuita, pelo Wordze, que substitui muito bem o Planejador de Palavras-chave do Google.

E para finalizar, analise a tendência ao longo do tempo. Nesse caso, uma ferramenta simples, gratuita e muito poderosa é o Google Trends.

3 – Trace uma estratégia

Definido o seu nicho de mercado, você deve definir a estratégia que será aplicada no seu negócio, para que possa trabalhar em:

  • Blog
  • Redes sociais
  • Vídeos no Youtube
  • E-mail Marketing
  • Anúncios pagos
  • Compra de links

4 – Crie um blog

Depois de saber qual o nicho de trabalho e sua estratégia, chegou a hora de criar a estrutura do seu negócio, iniciando o blog.

Defina um nome para ele, o tipo de conteúdo que será aplicado e onde ele ficará hospedado.

5 – Conteúdo relevante

Produza conteúdo que se convertam em valores, e para isso é necessário entender onde está o seu público e o que ele procura.

Assim, crie título atrativo, breve introdução sobre o que o conteúdo vai apresentar, enfatize o problema que o visitante está enfrentando, mostre soluções e entregue soluções.

Não deixe de ler: Marketing de Conteúdo e SEO: Como construir links

6 – Use E-mail Marketing

Uma lista de contatos é responsável por mais de 80% do faturamento de qualquer negócio online.

Assim, invista em E-mail Marketing para capturar contatos. Mas faça isso sem ser invasivo e com altas chances de conversão.

7 – Divulgue o seu blog

Depois de montar toda a estrutura do Blog, muitos não sabem como continuar a fim de ter mais tráfego e fazer as vendas acontecer.

É importante divulgar o seu blog onde o seu público está e em outras plataformas, como:

  • Fanpage
  • Perfil pessoal do Facebook
  • Linkedin (de acordo com a necessidade do seu nicho)
  • Twitter
  • Instagram
  • Enviando e-mail para sua lista e fazendo com que retornem para o seu conteúdo
  • Youtube
Não deixe de ler: Como você pode melhorar o ranqueamento de conteúdos com técnicas de SEO

Como divulgar seu blog e conquistar audiência

Primeiro ponto é: não seja o chato da internet! Mas como assim? Não fique divulgando coisas o tempo todo como "compre meu produto", "ele é o melhor do mercado", "faça parte da minha rede" e etc.

Isso porque as pessoas se cansam do seu roteiro e vão se afastar das propagandas. Elas não se sentirão motivadas a seguir o seu conselho, e até mesmo podem divulgar mal o seu trabalho para outras pessoas.

O que você precisa entender é que elas precisam de solução para os seus problemas, por isso, ofereça conteúdos relevantes, com informação gratuita e focando ao máximo em conquistar a confiança e obter o e-mail de contato para manter um relacionamento através do e-mail marketing

São através desses e-mails marketing que você conseguirá agregar as informações relevantes, com dicas valiosas e tendo solução para qualquer problema de que a pessoa venha a ter.

Onde divulgar o seu blog?  

As pessoas não compram de quem elas não conhecem, então não adianta ficar tentando vender já no primeiro contato.

Por isso, é importante ter acesso às ferramentas mais conhecidas do momento e divulgar o seu produto lá.

1 – Redes Sociais

Esse é aquela dica mais do que obrigatória, até porque as redes sociais fazem parte da vida humana atualmente quase que completando uma a outra.

Assim, escolha a mídia social de sua preferência e faça posts com dicas, sempre informando o link com objetivo de direcionar os interessados para o artigo completo dentro do seu blog.

Tenha acesso a grupos de debates nas redes sociais a fim de criar postagens que ajudem o grupo. Isso aumentará muito as chances do seu blog ser visto e respeitado por inúmeras pessoas.

Se o seu nicho for ganhar dinheiro na Internet por exemplo, então busque por: Ganhar Dinheiro na Internet, Ganhar Dinheiro, Marketing Multinível, Trabalho em Casa e etc.

Além disso, nessas redes sociais crie uma FanPage a ponto de estimular as pessoas a curtirem sua página.

Mantenha ela atualizada com conteúdo que gere engajamentos, perguntas, imagens engraçadas do seu nicho ou do seu dia a dia e reserve 20% das postagens para fazer marketing, oferecendo algum produto, serviço ou levando as pessoas para dentro do seu blog.

Leia mais: Redes sociais alternativas para sua necessidade

2 – Vídeo Marketing

O Youtube é o segundo maior buscador do mundo, ficando somente atrás do Google.

O que acha de criar um Vídeo Marketing nessa plataforma? Faça vídeos criativos, com objetivos e não muito longos, facilitando que mais pessoas possam assistir.

Por meio de título chamativos, uso de palavra chave e uma boa descrição do que você está tratando, os resultados serão excelentes.

Deixe o link do seu blog no campo descrição para atrair mais visitantes e faça um post no sobre o assunto do vídeo, linkando com o que foi postado no YouTube, levando o leitor a clicar e ter acesso a plataforma.

3 – Agregadores de notícias

Os Agregadores de Notícias são sites que permitem que você adicione um link para um post de seu blog.

Nesse caso, você poderá se cadastrar e publicar um post que será adicionado automaticamente no Agregador de Notícias.

4 – Ofereça brindes

Dê ao seu cliente algum brinde. Isso vai aumentar sua lista de e-mails para trabalhar através do E-mail Marketing.

5 – Parcerias

Faça parceria com outros blogueiros a fim de conseguir inserir seu link no blog deles (links internos) e assim ajudar na divulgação.

Faça parceria com quem realmente confia e que tenha o compromisso de entregar conteúdo de qualidade para seu leitor.

6 – Tenha um bom conteúdo

Só poste conteúdo de valor para seus visitantes, deixando eles com vontade de voltar sempre.

Lembre-se que você tem poucos segundos para mostrar o seu trabalho, então seja o melhor possível logo na página inicial, dando curiosidade ao leitor e fazendo com que ele fique e retorne outras vezes.

Leia também: Como maximizar suas vendas com técnicas de SEO

7- Mantenha o blog atualizado

Se a pessoa entrar no seu blog e a informação não for atual, ela vai embora e não volta mais.

Por isso mantenha sempre o assunto atual. Isso demonstra interesse por aqueles que estão acessando o seu blog e você conseguirá ótimos resultados.

Assim, com todas essas dicas ficou mais fácil entender porque deve investir em um blog, agora, é colocar a mão na massa e elaborar um projeto concreto e firme em busca de excelentes resultados no futuro.

Até a próxima!

Autor

Mônica De Paula

Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias online.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brmonicadepaula@webpeak.com.br

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