SEO

Posso usar o mesmo blog para SEO e Adwords? A gente responde!

Naiane Ramos

Sou uma redatora apaixonada por marketing de conteúdo, livros e tudo de bom que a internet tem a oferecer.

Se você alimenta o blog da empresa durante um tempo e já trabalha com técnicas de otimização, provavelmente já deve ter se perguntado algumas vezes se é possível usar blog para SEO e Adwords ao mesmo tempo. E, acredite, você não está sozinho nessa!

A verdade é que muitas outras empresas também ficam em dúvida se devem investir em SEO e Adwords ao mesmo tempo, ou focar em apenas uma das estratégias. E a resposta para isso é muito menos complexa do que você imagina.

Se você vive se perguntando "posso usar o mesmo blog para SEO e Adwords?", e quer descobrir a resposta, continue nos acompanhando. Entenda tudo o que você precisa saber sobre estratégias digitais e como elas podem ajudar a empresa a alcançar suas metas!

posso usar o mesmo blog para SEO e Adwords

Mas, afinal, posso usar o mesmo blog para SEO e Adwords?

Antes de se perguntar se você deve apostar em SEO e Adwords ao mesmo tempo, é preciso entender a importância de uma boa estratégia de marketing digital e o papel tanto do marketing de conteúdo quanto também dos anúncios online.

Não adianta investir sua força de trabalho em técnicas de SEO, que geram tráfego orgânico, ou anúncios no Google Adwords, tráfego pago, se você não tem um planejamento e nem objetivo. Ambas técnicas dão muito resultado a curto, médio e longo prazo, mas apenas se você estiver alinhando bem todo o conteúdo com sua estratégia.

Afinal, o papel do SEO e Adwords não é apenas levar tráfego para o site de sua empresa, mas, principalmente, levar clientes em potencial para sua página, guiando-os por todo o processo de funil de vendas.

Mas uma coisa é fato: as técnicas de SEO e anúncios do Google Adwords não são inimigos em nenhuma estratégia de marketing, e podem muito bem ser usadas em conjunto, principalmente se você fizer isso da maneira certa.

Se você quer descobrir como pode usar o mesmo blog para SEO e Adwords, nos acompanhe mais um pouco e entenda o papel do SEO no Marketing de Conteúdo, a importância dos anúncios online no Google e como essas estratégias podem ser usadas em conjunto. Confira!

O que é Marketing de Conteúdo e blog para SEO?

Toda estratégia que quer aproveitar o melhor do marketing digital, deve estar focada em Marketing de Conteúdo e técnicas de SEO. Isso, ainda mais se você quer resultados sólidos a médio e longo prazo, e sabe da importância de coletar leads e guiar seus clientes em potencial pelo funil de vendas.

Através do marketing de conteúdo, você consegue tráfego para seu site de forma completamente orgânica, sem pagar nada para o Google por isso. Não à toa, esse é um dos grandes motivos que levam empresários a se perguntarem se é mesmo possível trabalhar com SEO e Adwords ao mesmo tempo.

Afinal, enquanto técnicas de SEO trabalham para gerar tráfego orgânico a longo prazo, anúncios no Google Adwords caminham na contra-mão e são sinônimo de investir em um tráfego pago e de curtíssimo prazo.

Abaixo, você entende melhor as vantagens de apostar no marketing de conteúdo, SEO e Adwords. Confira!

É uma estratégia mais barata e efetiva a longo prazo

Sim, você precisará fazer algum investimento para produzir conteúdos relevantes e de qualidade. No entanto, entre estratégias de SEO e de Adwords, a primeira certamente é mais barata a longo prazo.  

Alimenta o funil de vendas da empresa

O papel do Inbound Marketing é, justamente, trazer clientes em potencial através do SEO. E essa é a sua oportunidade de criar um conteúdo estratégico e guiar o leitor por diversos textos, até que o mesmo decida fazer a compra com sua empresa.

Educa o mercado

Se você trabalha em um ramo em que seus clientes em potencial ainda não reconhecem que precisam dos serviços de sua empresa, sabe da dificuldade que é vender. Porém, esse problema é resolvido através de conteúdos bem trabalhados. Aliás, ter um problema como esses torna ainda mais importante investir em SEO e Adwords.

O que é o Google Adwords?

posso usar o mesmo blog para seo e adwords

Okay, Marketing de Conteúdo é perfeito para gerar tráfego, educar seus clientes e guiá-los pelo funil de vendas. Então, entre o SEO e Adwords, é melhor investir apenas na primeira estratégia? Longe disso!

Caso você não saiba, o Google Adwords é uma das maiores ferramentas de anúncios online no mundo. Assim como uma boa estratégia de SEO, o Adwords também possui um papel importante em uma boa estratégia de marketing, e traz vantagens que podem ser muito mais efetivas para seu negócio. Abaixo, confira alguns dos benefícios desse tipo de estratégia!

Gera tráfego de maneira imediata

Diferente do Marketing de Conteúdo e técnicas de SEO, que levam um tempo até dar resultado, anúncios no Adwords permite que você consiga tráfego para seu site de maneira quase imediata. Claro, isso exige a escolha das palavras-chave certas e conhecer bem seu público-alvo.

Permite alcançar clientes de sua região

Entre o SEO e Adwords, o último também ganha em eficiência geográfica, já que na hora de fazer o anúncio você pode limitá-lo para aparecer somente para pessoas que estão próximas à região em que sua empresa atua.

Otimiza o processo de venda da empresa

Utilizando bem os anúncios, você pode torná-los mais efetivos para a venda. O Adwords tem uma ferramenta que permite que o anúncio de sua empresa apareça apenas para clientes com alto potencial de conversão em vendas.

Como usar técnicas de SEO e Adwords em minha estratégia de marketing?

Como você pode ver o SEO e Adwords possuem papéis diferentes em uma estratégia de marketing, mas nem por isso precisam ser usadas de forma isolada. Se você já investe em técnicas de SEO para blog, pode começar a apostar também em anúncios no Google Adwords.

Aliás, muitas ferramentas e dados que o Adwords entrega para você, são importantes para estruturar uma boa estratégia de SEO. A plataforma de anúncios disponibiliza, por exemplo, o Planejador de Palavras-chave, que pode ajudar você a encontrar termos mais eficientes para o Marketing de Conteúdo de sua empresa.

Depois desse artigo, ficou muito mais claro que, tendo uma boa estratégia de marketing em mãos, é fundamental que você use em conjunto Marketing de Conteúdo e anúncios pagos, usando o mesmo blog para SEO e Adwords, certo?

Se você gostou do conteúdo, aproveite para acompanhar nosso blog e ter acesso a tudo o que sua empresa precisa saber sobre SEO e marketing de resultado!


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