Google

Principais atualizações do Google em 2020 e 2019

24
Mar
2021

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Todos que trabalham com SEO, hora ou outra é interrompido com a informação de uma nova atualização do Google, o impacto é sentido por toda comunidade ao redor do mundo.

Assim como isso já é de conhecimento de profissionais experientes e estrategistas em SEO, até profissionais de SEO iniciantes; todos sabem que para ter sucesso com SEO é necessário conhecimento, muita análise e manter-se atualizado sobre a maneira como um buscador trabalha.

Neste conteúdo, vamos apresentar as principais atualizações do Google no ano anterior a pandemia, 2019, e o início do novo normal para o mundo, em 2020. 

Principais atualização do Google em 2020

Dezembro: December 2020 Core Update

Esta foi a última atualização do Google no ano passado, divulgada no dia 03/12. Apesar dela não ter vindo com instruções específicas, em seu anúncio oficial, o Google somente recomendou que os sites seguissem suas já conhecidas diretrizes de avaliação de qualidade.

Maio: May 2020 Core Update

De acordo com relatos sobre esta atualização de algoritmo lançada em maio, os segmentos mais impactados por esta foram busca local, conteúdos muito curtos e, de novo, sites que se relacionam ao nicho de saúde, como foi o que aconteceu com o Medic Update.

Se tratando de conteúdo, é necessário dizer que qualquer abalo sofrido após o May 2020 Core pode estar relacionado a alguma deficiência de expertise, autoridade e confiança, ou seja, E-A-T. 

Featured Snippet Deduplication

Também no mês de Maio, Danny Sullivan confirmou atráves do Twitter um update que impactaria 100% das buscas em que os resultados viessem em formato de lista: páginas que alcançaram posição em snippets de destaque na SERP não se repetirem mais na mesma página de resultados orgânicos

Janeiro: January 2020 Core Update

Janeiro de 2020 começou com outro Core Update, de mesmas recomendações das atualizações anteriores de mesma natureza: nada a temer!

Apesar da falta de confirmação oficial, um dos focos desta atualização parece ter sido o conteúdo. Além disso, os sites com alto índice de spam e links problemáticos certamente foram impactados negativamente.

principais-atualizacoes-do-google-em-2020-e-2019

Principais atualizações do Google em 2019

Outubro: BERT Update

O Google BERT, ou Bidirectional Encoder Representations from Transformers, foi anunciado no final de Outubro de 2019 (último ano antes da pandemia). 

A principal função do BERT é melhorar o entendimento do Google a respeito do contexto que envolve o uso de determinadas palavras.

Ou seja, aqui reconhece-se que há particularidades da linguagem natural ou determinadas palavras, são fatores que podem mudar de significado em diferentes contextos. Entretanto, agora são melhor compreendidas pelos algoritmos — inclusive as chamadas stop words.

Muito tem sido considerado, com a nova atualização, a objetividade das pesquisas: quando realizamos buscas, a função do buscador é encontrar o que estamos buscando, mesmo que ele não tenha sido escrito corretamente, e afins. 

Antes, algumas preposições gramaticais não eram captadas pelo Google. Porém, com o BERT, agora é capaz de entender como o sentido de uma expressão pode mudar quando esses termos são utilizados.

Na prática, a mais nova atualização do Google, o Google BERT, está aproximando ainda mais a inteligência artificial da inteligência humana e, de acordo com o próprio buscador, é o mais importante update desde o lançamento do RankBrain. Podemos dizer que esta nova atualização tem como foco as buscas, e não nos sites.

Junho: June 2019 Core Update

É isso mesmo, parece que o Google já previa a pandemia e resolveu renovar seus algoritmos com tudo em 2019. Apenas três meses após a última grande atualização, o Google anunciou, no dia 3 de junho, o novo Core Update.

Segundo o Google, mais uma vez disseram que não havia nenhuma mudança específica para ser melhorada com essa atualização, porém, destacaram que o foco de todo webmaster deveria ser sempre uma maior preocupação geral com a qualidade de seus sites. Isso tem tudo a ver com a otimização de sites. 

Março: March 2019 Core Update

Também conhecido como Florida 2. A primeira versão desse core update foi um dos maiores lançados pelo Google em anos.

No geral, apesar de estar em destaque que Core Updates não têm foco em nenhum aspecto específico de um site, vários profissionais da área apontaram ter identificado alguma relação diferente entre links e suas posições na busca orgânica após a atualização.

Além disso, há mudanças voltadas para a realidade de que sites que foram negativamente impactados pelo Penguin pareceram ter recuperado alguma visibilidade com a atualização March 2019, assim como sites dos nichos de veículos, saúde e pets/animais.

Fevereiro: Valentine`s Day Update

Apesar de não ter sido muito mencionada pelo Google após sua implementação, alguns webmasters dizem ter notado uma maior relevância atribuída à titles e densidade de palavras-chave em uma página.

Diferente do que acontece com grande parte das atualizações do Google, com o Valentine`s Day diversos sites ganharam visibilidade e melhores posições ao invés de perdê-las.

Investir em SEO com a WebPeak

Algumas das propostas da WebPeak, a partir das ferramentas de SEO

  1. Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  2. Auditorias e análises de sites;
  3. Construção de link building (agora denominada como link earning);
  4. Métricas de mídia social;
  5. Análises detalhadas de marketing.

Outro diferencial é que o investimento em SEO é feito em Real (moeda brasileira), viu como será uma decisão mais que certa? 

Principalmente nesses tempos instáveis e que qualquer contenção de dinheiro é bem vinda. Além disso, ao investir em SEO outros fatores são absorvidos em todos os âmbitos internos de um negócio que está na internet. 

A WebPeak tem soluções em SEO para seu negócio. Confira nossas ferramentas de SEO! Entre em contato conosco



Últimas Postagens WebPeak

Google

Clique Zero: Google revelou o segredo

Google

Focar na Experiência do Usuário para não ser penalizado pelo Google

E-Commerce

Descrição de produto no e-commerce: como elaborar textos perfeitos

Google

December 2020 Core Update: tudo o que você precisa saber sobre a nova atualização do Google!