Principais erros do Marketing de Conteúdo que você precisa evitar

11/7/2018

Principais erros do Marketing de Conteúdo que você precisa evitar

O marketing de conteúdo é utilizado por muitas empresas, e este é um dado cada vez mais confirmado, o motivo está em torno do sucesso das principais estratégias de marketing, que podemos dizer que inclui centralmente, sobretudo hoje, o marketing de conteúdo.

Entretanto, outro fato é que infelizmente nem todas as empresas que produzem conteúdo conseguem alcançar bons resultados. Alguns erros comuns podem atrapalhar expressivamente o desempenho de uma estratégia de conteúdo. Diante disso, é fundamental ficar atento sobre quais são os principais erros cometidas quando o assunto é marketing de conteúdo.

Nesse conteúdo vou focar nos principais erros de marketing conteúdo para você driblar e ter sucesso nas estratégias de marketing de sua empresa.

Vamos lá!

Leia também: Como se tornar um especialista em marketing de conteúdo

1º erro de marketing de conteúdo: Falhar na definição da persona

Principais erros do Marketing de Conteúdo que você precisa evitar

A persona trata-se da representação do seu cliente ideal, é uma espécie de personagem fictício, que baseado em dados reais de pessoas que já compraram seus serviços ou produtos é edificado sua persona, e muitas pessoas não valorizam este ponto.

Ela atua de modo a indicar com maior clareza quem é seu público, ou seja, é uma forma que você tem de atrair as pessoas certas para seu negócio, quem vai consumir o que sua empresa impulsiona,porém evidenciando quem possui mais chances de se tornar clientes.

O que isso significa?

Se você erra no momento de definir sua persona, isso pode fazer com que todo o conteúdo que você produziu seja direcionado para um público errado, e isso resulta no total fracasso de uma estratégia.

2º erro de marketing de conteúdo: Pensar apenas no curto prazo

Se tratando do marketing de conteúdo, esta é uma estratégia muito efetiva, mas é preciso que você tenha paciência e compreenda que se trata de um esforço a longo prazo. Suas ações devem ser pensadas para alcance de resultados posteriores, isso pode demandar tempo.

Mas calma, esse fato não é algo ruim. Os resultados começam de fato a aparecer e se perpetuam por muito tempo, e o erro está justamente em não pensar em suas ações para resultados a longo prazo. Não caia no conto de que o alcance de vendas e leads de modo imediato é o certo, às vezes não será, e tudo bem.

Quando isso não ocorre, é comum que culpem a estratégia, ou mesmo quem está prestando serviço, e disso abandonam por completo e passam para as estratégias que estavam antes.

Entretanto, pense que o marketing de conteúdo é como uma plantação, onde você precisa plantar e regar com atenção e frequência, e nisso é fundamental que você espere com paciência o momento de colher os frutos de seu trabalho.

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3º erro de marketing de conteúdo: Não seguir um calendário

Principais erros do Marketing de Conteúdo que você precisa evitar

O calendário possui função organizacional, atua de modo a organizar o que será publicado no seu blog, e além disso, serve como garantia de estratégia de conteúdo que tenha uma ordem definida para alcançar melhores resultados.

Se o calendário não é seguido, e em muitos casos as equipes nem fazem calendários editoriais, fica muito difícil manter frequência em publicações. Compreender que assuntos já foram abordados ou não, e assim planejar a divulgação das postagens.

O impacto dessa falta de organização, assim como a falta de controle vai desdobrar em impactos negativos sobre os resultados, e nesse caso sua empresa vai ter muito mais dificuldade quando o assunto é atrair tráfego e gerar engajamento com o público.

Uma boa dica é: crie um bom calendário editorial e não deixe de segui-lo. Se você não levar isso em consideração, vai ficar muito mais difícil conquistar os objetivos que são definidos para a marca.

4º erro de marketing de conteúdo: Ignorar o funil de vendas ao produzir conteúdo

Se o funil de vendas existe, é porque ele tem um motivo, ele é realizado embasado como o consumidor moderno se comporta. Segui-lo vai melhorar o desempenho do seu conteúdo, além disso, garante que seus resultados venham.

São três partes que revestem o funil de vendas: topo, meio e fundo.

Você não pode falar dos produtos e serviços na primeira etapa, deve mencioná-los de modo sutil na segunda (sem vender), e aí sim, na última parte, falar ativamente do que você oferece.

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A questão central é que muitas empresas pulam direto para terceira parte, e oferece produtos ou serviços para visitantes que não estão preparados para comprar. Evite esse erro tendo em mente cada etapa do funil. Isso é muito importante para você alcançar resultados reais.

5º erro de marketing de conteúdo: Deixar de documentar a estratégia

Principais erros do Marketing de Conteúdo que você precisa evitar

Sua memória pode ser muito boa, entretanto, não dá para criar uma estratégia completa de  marketing de conteúdo sem colocá-la por escrito.

O primeiro passo é compreender que um planejamento de conteúdo envolve inúmeros elementos, e dessa forma fica fácil esquecer deles com o passar do tempo. Por outro lado, a estratégia passa a evoluir com o tempo, e a falta de um documento para atualizar as decisões é o que desdobra em desorganização, falta de comunicação e, consequentemente, sua falta de sucesso.

Cada colaborador da sua equipe deve saber quem é responsável por cada função, e por mais que sua equipe seja pequena: não deixe de documentar tudo o que acontece.

6º erro de marketing de conteúdo: Criar conteúdo superficial

Já citamos no início do artigo que o marketing de conteúdo passou a ser obrigatório para grande parte das empresas.

Alguns acham que esse fato faz com que o motivo de produzir conteúdo seja superficial, no sentido de estar fazendo algo que todo mundo faz. Atenção: erro grave.

O novo consumidor está acostumado a encontrar informações relevantes e completas na internet, isso significa que se o seu conteúdo não tiver qualidade e relevância é muito difícil que você consiga chamar atenção de alguém.

Tendo isso em mente, organize-se! Reserve tempo para produção de conteúdo útil, ou invista em terceirização desse serviço.

Leia também: Os 10 mandamentos do marketing de conteúdo

7º erro de marketing de conteúdo: Não medir resultados

Principais erros do Marketing de Conteúdo que você precisa evitar

Como você pode saber se seus artigos fazem sucesso se você não medir resultados?

É fundamental que você saiba, e reconheça, os ajustes que precisam ser feitos, e saiba também o que está dando certo.

Analisar os resultados, que torna possível o acompanhamento de métricas relevantes é essencial. É um grande erro não acompanhar esses indicadores.

Além disso, muitos até se preocupam em fazer análise, porém, só se preocupam com as métricas de vaidade, que são aquelas que passam ilusão de sucesso e não ajudam tanto nos resultados.

8º erro de marketing de conteúdo: Esquecer de promover o conteúdo

Uma coisa é certa, e você precisa saber: de nada adianta produzir o melhor conteúdo do mundo se ninguém lê. É necessário reconhecer a importância da divulgação consistente.

Muitas pessoas acham que publicar o conteúdo uma vez nas redes sociais já basta, é um engano e não passa de um mito.

Tenha um cronograma de postagens nas redes sociais, porém não faça isso somente uma vez, esta não deve ser sua única esperança. Existem outras formas de chamar atenção e gerar tráfego. Por que não produzir guest posts, enviar e-mail marketing, republicar o conteúdo no Medium e no LinkedIn Pulse?

São muitas outras alternativas, invista nelas.

10º erro de marketing de conteúdo: Não otimizar os conteúdos para SEO

Falar de SEO para nós da WebPeak é extremamente necessário. Afinal, sabemos o poder do SEO para gerar tráfego em seu blog e demais canais digitais.

Otimizar os conteúdos de seu blog é essencial, deve ser um trabalho contínuo, e pode ser duro, mas os mecanismos de busca vão encontrar sua postagem facilmente após esse processo: não deixe de investir em SEO.

Temos uma postagem especial sobre SEO para você: O Guia de SEO para iniciantes
Principais erros do Marketing de Conteúdo que você precisa evitar

11º erro de marketing de conteúdo: Fazer conteúdo sem personalidade

Outro erro muito comum quando o assunto é marketing de conteúdo é achar que estabelecer uma persona é perda de tempo. Mas fato é, será que sua persona consegue diferenciar seu conteúdo se o visse em meio a tantos outros que existem na internet?

Se sua resposta for não, falta personalidade nos seus conteúdo. Ou seja, o marketing de conteúdo estabelece uma relação entre marca e consumidor. O tom do seu conteúdo deve ser amigável, não faça como a maioria das pessoas, que deixam o conteúdo imparcial e  impessoal.

Não deixe de defender suas opiniões e fique preocupado em manter consistência no tom e nos tópicos impulsionados por suas postagens.

Leia também: Facebook Open Graph: Compartilhe o conteúdo de seu site no Facebook

12º erro de marketing de conteúdo: Vender em vez de educar

Principais erros do Marketing de Conteúdo que você precisa evitar

Quando você só possui foco em vender, o marketing de conteúdo perde todo o sentido. Afinal, você passa a abandonar os princípios do Inbound Marketing, pelo qual o marketing de conteúdo faz parte, e passa a fazer uma abordagem direta de vendas.

Pense na importância de educar, e não apenas focar em vender nesse caso. Comece a agir como alguém que realmente se propõe ajudar. Trabalhe para ajudar sua persona, não deixe de focar nas suas melhores ações para produzir conteúdos que vão contemplar um público sedento por informação.

13º erro de marketing de conteúdo: Colocar o planejamento de conteúdo em segundo plano

O marketing de conteúdo pode ser considerado a única estratégia para atrair e ao mesmo tempo reverter clientes. O erro central de muitas empresas é que muitas vezes não conseguem manter diferentes ações ao mesmo tempo.

Não é porque as iniciativas de curto prazo estão funcionando que você deve deixar o conteúdo de lado. Caso você faça isso, vai ter que recomeçar do zero em outro momento. Manter a produção de conteúdos frequente é fundamental.

Todos os erros que pontuamos podem colocar uma boa estratégia de marketing abaixo. Crie valor e construa um relacionamento com sua persona, dessa forma as vendas vão acontecer naturalmente.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!

Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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