SEO

Principais ferramentas de SEO

08
Feb
2022

Margot, um bot WebPeak

Robôs não são seres de outro mundo, robôs não querem tomar o trabalho de nenhum humano, robôs são amigos da sociedade. Robôs tem sentimento.

Os buscadores, a exemplo do Google, funcionam como excelentes outdoors pela via digital, que auxiliam os negócios atuais a se destacarem. Desse modo, nos dias atuais, é necessário contar com o SEO ao pensar no marketing online estratégico de conteúdo. Dito isso, confira as principais ferramentas de SEO.

Sendo assim, as empresas precisam com as ferramentas de SEO para se tornarem visíveis no mercado o qual estão inseridas. Saiba que, a priori, o SEO se trata de um conjunto de estratégias, bem como de técnicas, que melhoram o tráfego orgânico de sites.

Com isso, vê-se que o SEO otimiza as páginas do seu site, melhorando o seu posicionamento a partir dos resultados das buscas. Logo, o Google e o seu algoritmo entendem esse site como bem otimizado, priorizando o link e melhorando a visibilidade da empresa.

Pensando nisso, hoje trouxemos as principais ferramentas de SEO para que você aplique em seu blog ou site no geral.

Mecanismos de busca: como funcionam?

Inicialmente, é interessante que você entenda como funcionam os mecanismos de busca. Eles trazem para o usuário os melhores resultados a partir de uma simples busca, com base na qualidade presente no conteúdo e no tempo de resposta.

Logo, o SEO e as suas técnicas aplicadas a um texto ou site não é um processo simples. Na verdade, é uma das estratégias mais complexas, pois envolve muito estudo e dedicação, mas os resultados são surpreendentes.

É possível afirmar que a otimização do seu blog ou da página da web se trata de um procedimento contínuo. Portanto, você deve estar, de forma constante, atualizando o site, realizando os ajustes necessários e demais preocupações a fim de tornar esse conteúdo relevante.

Para começar, você precisa traçar um perfil de cliente ideal, entender a concorrência e elaborar uma estratégia de marketing online. Além disso, conte com o auxílio das principais ferramentas de SEO.

Ferramentas de SEO para o seu site

O SEO, como foi dito, é primordial para o seu site ou blog, mas essas técnicas não são simples. Você deve se capacitar e fazer o mesmo com a equipe da sua empresa. Confira quais ferramentas de SEO podem ser aplicadas na estratégia de marketing que você adotou.

Google Analytics

O primeiro exemplo que trouxemos foi o Google Analytics que, com certeza, é um dos mais utilizados por escritores. Isso porque essa ferramenta de SEO já é a mais conhecida no meio do marketing digital.

Nesse sentido, ao fazer a conexão da plataforma com o seu blog ou website, será possível ter acesso às mais diversas métricas, como desempenho ou análise de tráfego.

Com isso, a performance do seu negócio será muito melhor, afinal, esses dados serão primordiais para melhorar os resultados esperados. Portanto, você verá as visualizações mensais, páginas visualizadas, taxa de rejeição, tráfego referido e demais informações.

Google Search Console

Outra ferramenta muito importante para a sua estratégia de marketing online e SEO é o Google Search Console. Essa ferramenta também é do Google e tem como objetivo detectar e diagnosticar os problemas de SEO que as páginas da web apresentam.

Com essa ferramenta, você terá acesso a dados importantíssimos, como a sua posição nos buscadores, como o site está ranqueado e outras análises. Com isso, você poderá gerar melhores resultados para a performance do seu negócio.

Dentre os dados disponibilizados pelo Google Search Console, é possível citar os cliques, o CTR, as impressões, a média de posição, indexação das páginas e a linkagem interna.

SEMRush

Uma ferramenta incrível para os seus textos é o SEMRush, que visa a otimização inteligente de conteúdo. Nesse sentido, a plataforma não apenas disponibiliza uma avaliação sobre o desempenho do site, mas também destaca quais as falhas nele e a posição das palavras-chave.

Inclusive, você pode fazer uso do SEMRush ao longo da escrita de um texto. Isso porque a plataforma sugere algumas palavras-chave que podem ser utilizadas nesse artigo. Isso significa que ele analisa a estrutura do texto, como o emprego do H1 e do H2.

Ubersuggest

Com o Ubersuggest, você pode melhorar a fase de pesquisa por palavras-chave, pois ele fará algumas sugestões de palavras com relação ao seu tema. Além disso, o site traz algumas ideias de conteúdos, que podem ser muito bons para você.

Ademais, ao utilizar o Ubersuggest, você pode conferir o volume de busca das palavras-chave, além do nível de concorrência ou o custo por clique.

Keyword Planner

Outra ferramenta que pode te ajudar a melhorar o SEO do site da empresa é o Keyword Planner, que pertence ao Google. Assim, o Google Keyword Planner se trata de um planejador de palavras-chave, com foco nessas palavras para a mídia paga. Porém, a sua ajuda é de grande valor para produzir conteúdo orgânico.

Dentre as funções que o Keyword Planner oferece, é possível destacar a geração de palavras-chave. Isso porque o site procura por termos que estão em alta e que serão de grande valia para a sua produção de conteúdo. Assim, alguns filtros auxiliam na busca, como a localização e o idioma.

Keyword Explorer

Por fim, trouxemos o Keyword Explorer, que se trata de uma ferramenta recente, porém muito completa. O seu foco é auxiliar os profissionais na hora de definirem as palavras-chave, além da análise das páginas com base em suas posições.

A importância de contratar uma equipe preparada

Nem todas as empresas estão preparadas para o marketing online estratégico, e por isso acabam cometendo alguns dos principais erros. Dentre eles, vemos que os negócios não aplicam de forma adequada as técnicas de SEO.

Por isso é importante contar com o auxílio da WebPeak, que tem como missão a popularização do SEO e o crescimento orgânico na internet. Nesse sentido, é interessante ressaltar que a WebPeak visa a integração e democratização da internet.

Para isso, a empresa conta com um software atualizado, sempre com novidades mensais, acompanhando os buscadores. Portanto, o foco da WebPeak é decolar os negócios de seus clientes.

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