5 minutos

Quadrante Mercado de Empréstimo e Crédito

Conheça o Quadrante Mercado de Empréstimo e Crédito. Descubra quais são os sites que estão dentre os melhores do mercado. Você vai se surpreender com os resultados.
Quadrante Mercado de Empréstimo e Crédito
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
25/3/2024

Com a popularização dos meios de comunicação, onde os dispositivos se tornam grandes aliados no cotidiano, a internet, mais do que nunca se tornou presente em praticamente todos os momentos do cotidiano. E tudo isso vai além da diversão e memes, agora o consumo online apresenta aumento em todas suas vertentes: deliverys, e-learning, e-commerces, investimentos, bancos digitais, marketing, entretenimento e muito mais.

Como evidência, destacamos termos relacionados ao mercado financeiro que demonstram picos de aumento no interesse do público, exclusivamente para serviços de empréstimo e crédito.

mercado financeiro - trends webpeak
Fonte: trends.google.com

Nosso estudo do mercado visa trazer um overview do status de mercados inseridos no meio digital, através da análise de sites e sua performance online. Para contextualizar, estamos trazendo um panorama sobre negócios bem posicionados na SERP, com boas métricas de domínio, isso pensando em termos relevantes para usuários e consumidores de seus produtos/serviços.

Metodologia do Quadrante Mercado Financeiro

Utilizamos os principais KPI's do marketing digital, trazendo informações baseadas em dados segmentados para o mercado brasileiro. Toda análise é baseada em Popularidade x Performance, que nos dá um panorama da qualidade que esses sites representam para os buscadores como Google.

O Quadrante do Mercado Financeiro segmenta os sites em quatro setores, sendo eles: populares, líderes, despreparados ou visionários.

Quadrante Mercado Financeiro by WebPeak - emprestimo e credito

1º Quadrante Mercado Financeiro: Populares

Sites encontrados no setor de Populares, são aqueles com volume de citações sociais e referência externas (backlinks).

Isso é bom? Claro que sim, mas poderia ser melhor. Veja que para aparecer nesse setor, tais sites não dão a devida atenção para ajustes internos, controle de erros, velocidade do site, ou para questões de user experience (pensando que links e imagens quebradas são extremamente frustrantes).

2º Quadrante Mercado Financeiro: Líderes

Sites que aparecem neste setor de Líderes, são os negócios mais preparados para o mercado online.

Isso é bom? Sem dúvidas. Para aparecer neste setor, os site precisam ter cuidado com suas referencias externas e reputação online, assim como cuidado e controle dos erros das páginas, possuir conteúdos otimizados, site ágil com carregamento rápido, dentre outros fatores analisados.

3º Quadrante Mercado Financeiro: Despreparados

Sites encontrados no setor de Despreparados são aqueles que não apresentam boa métricas em geral.

Isso é bom? Não olhando sob a visão de resultados atuais, mas pode ser bom pensando nas oportunidades que esses negócios podem explorar. Resumindo, esses sites precisam que um bom trabalho de SEO, organização dos processos digitais para alcançar melhores posições nos buscadores.

4º Quadrante Mercado Financeiro: Visionários

Sites que aparecem neste setor de Visionários são aqueles que estão "quase lá", pois possuem boa otimização mas com poucas referências externas.

Isso é bom? Poderia ser pior, não é mesmo. Aqui temos sites que estão comprometidos com a boa navegação em suas páginas, controle dos erros, mas que ainda não conseguiram um bom volume de referencias externas. Esse volume de referencias externas é variável de termos à termo e mercado à mercado.

Principais KPI's analisados no Quadrante de Empréstimo e Crédito

Dentre mais de 200 fatores de análise, podemos destacar os que mais interferem no posicionamento:

  • Percentual de otimização das páginas
  • Número total de backlinks
  • Distribuição desses backlinks
  • Volume de citações sociais
  • Erros e problemas de acesso
  • Velocidade de carregamento
  • Concorrência e sites similares
  • Performance online

Dados do Quadrante Mercado Financeiro: Empréstimo e Crédito

O quadrante da WebPeak consolida uma série de métricas que determinam a liderança de um segmento na internet. Os sites listados neste estudo estão em posições privilegiadas dos buscadores, tornando-os líderes de seu segmento.

A composição dos eixos é simples:

Eixo X : Qualidade do Site - velocidade do site, acesso em dispositivos móveis, fatores do Webvitals e indicadores compõem o Eixo X.

Eixo Y : Popularidade - popularidade do site, domínios por backlinks, quantidade de backlinks e indicadores compõem o Eixo Y.

O quadrante a seguir foi gerado a partir das pesquisas: emprestimo pessoal, emprestimo facil, emprestimo para negativado, emprestimo online

Quadrante Mercado de Empréstimo e Crédito - Março 2021

* Para essa análise não consideramos sites como portais de notícias e blogs que não sejam da área financeira, mais especificamente da área de crédito.

Podemos perceber que dentre os melhores posicionados, nenhum dos sites analisados aparecem como líder. A grande maioria dos sites aparecem em despreparados, assim como existem outros sites bem próximos da linha que os tiraria do setor de populares.

Para que um site esteja aparecendo como líder, ele deverá atingir uma boa nota em todas as métricas analisadas, principalmente atuar nas melhorias de otimização interna para aumentar sua autoridade.

No print abaixo, podemos ver que o site que se destaca (aprece no quadrante de 'populares') é o consumidorpositivo.com.br, mesmo com uma nota de otimização de 31%. Ou seja, esse é um site muito popular, mas os demais sites encontrados para esses termos não estão dando atenção para referencias externas de qualidade ou para a otimização do site.

quadrante mercado de empréstimo e crédito by webpeak
Site Popular: consumidorpositivo.com.br
Olhando para os demais sites, você pode estar pensando: mas como empresas conhecidas como Easycredito ou Lendico podem ser considerados despreparados?

A lentidão no site, a quebra de páginas e a falta de mais referências externas, culminam no despreparo para o mundo digital que está cada vez mais competitivo.

Veja que outras empres conhecidos como Easyinvest, Amedigital e Financer estão perto do despreparo, apenas não aparecem neste setor pois possuem muitas referências externas, mas não mais referências que o mais popular. Mesmo assim, tais referências não são o suficiente para ultrapassar os concorrentes (de SERP), assim como a ausência de otimização interna, dificulta um melhor rank para termos estratégicos do negócio.

É como dizem: precisamos estar com a casa arrumada para receber as visitas e que elas saiam falando bem.

Quer uma dica de melhorias (além do que já falamos)? Veja essa média de velocidade dos sites desse mercado:

quadrante mercado emprestimo e credito - velocidade dos sites
Média de velocidade no carregamento dos sites. Quanto mais perto e 1.00, mais rápido é o site.

Fique de olho em seu site, e o torne o mais rápido que conseguir: reduza tamanho de imagens, exclua código inutilizados, use bibliotecas seguras e aplique as melhores práticas de SEO (que você já encontra aqui em nosso blog).

Selecionamos dentre os domínios 5 sites para avaliar seu tempo de carregamento:
Quadrante Mercado emprestimo e credito - webpeak
Tempo de carregamento e performance dos sites.

Vale destacar que o site bxblue.com.br demonstra maior otimização para dispositivos mobile, e velocidade de carregamento menor que os demais sites. Isso sem dúvidas, ajuda a fortalecer o bom posicionamento digital do negócio.

Esse fator está relacionado com a agilidade no carregamento de informações no site, sendo extremamente importante na hora dos bots lerem o conteúdo, auxiliando no melhor rank das páginas, assim como retenção de usuários. Afinal, quem fica esperando um site demorado carregar? Thank you, next!

Fato é que, umas vez que conseguimos atrair o clique, não se pode dar a oportunidade do usuário ir para outro site (possivelmente um concorrente).

Qual a importância do Quadrante do Mercado Financeiro de Emprestimo e Crédito?

Com o quadrante, é possível analisar e entender melhor os fatores que melhoram o rank de um site, e também o que faz os sites não ultrapassarem a concorrência e dificuldade em ganhar posições.

Na internet não existem fronteiras entre negócios e clientes, nem entre você e sua concorrência. Com o quadrante podemos perceber que sites e empresas menores que se dedicam ao posicionamento online, com um bom planejamento, conseguem ultrapassar grandes players. E mais, além disso, é possível pegar grande parte do tráfego de termos estratégicos.

* Para visualizar o quadrante completo, acesse o link.

Continue acompanhando que iremos trazer novos estudos e análises de mercado. Até a próxima! 🖖

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager