SEO

Quais são as Regras SEO para Blog? Nós te contamos!

Naiane Ramos

Sou uma redatora apaixonada por marketing de conteúdo, livros e tudo de bom que a internet tem a oferecer.

Ter um blog com conteúdo de qualidade, hoje, é uma obrigação de toda empresa que quer crescer e aproveitar todo o potencial da internet. Porém, se você não fizer do jeito certo e seguir as regras SEO para blog, não vai conseguir chegar tão longe quanto espera.

E em mercados concorridos, o cuidado com isso é ainda mais fundamental. Afinal, sua empresa precisa se dedicar ainda mais para alcançar as primeiras posições em pesquisas do Google e superar a concorrência nas principais palavras-chave do setor.

Por isso, para facilitar esse trabalho para você e tornar sua estratégia ainda mais eficiente, trouxemos esse artigo com todas as regras SEO para blog fundamentais, que devem ser aplicadas por sua empresa ainda hoje. Quer descobrir quais são elas? Confira!

regras seo para blog

Regras SEO para blog #1 Escolha bem entre um subdomínio ou domínio

A primeira regra SEO para blog, que pode influenciar bastante na sua estratégia, é a escolha entre um subdomínio ou domínio para a página de blog da empresa. Muitos não se preocupam com esse detalhe, e descobrem depois que cometeram um erro grave.

Mas, afinal, o que é um domínio? Caso você não esteja familiarizado com o conceito, vai entender rapidamente. O domínio nada mais é do que o endereço da página de sua empresa na internet, o registro da mesma. Porém, há diferenças gritantes entre o domínio e o subdomínio, e por isso você deve prestar atenção na hora de optar por algum dos 2 ao montar o blog da empresa, e isso influencia o modo como você vai aplicar as regras SEO para blog.

De uma forma geral, quando você escolhe ter um blog dentro do próprio domínio do site da empresa, está escolhendo compartimentalizar em formato de pasta uma pequena parte desse domínio. Dessa forma, o blog se torna uma página entre outras do seu site.

O endereço, então, ficaria assim: www.exemplodedominio.com/blog

Agora, quando você opta fazer um subdomínio só para o blog, está escolhendo fazer um site separado, que servirá apenas para essa divulgação de conteúdo da empresa. O subdomínio é uma página na web que está intrinsecamente relacionada com o domínio, porém, ainda assim, são sites separados.

O endereço de um subdomínio seria assim: blog.exemplodedominio.com

O que isso quer dizer na prática? Que se você tem um subdomínio para o blog e um domínio para o seu site, precisará gerar estratégias de conteúdo e seguir regras de SEO para blog tanto para gerar acesso para o subdomínio quanto para aumentar o tráfego também do site. Em outras palavras? O dobro de trabalho.

Ainda assim, existem vantagens em trabalhar com essas duas modalidades, como você verá abaixo. Confira!

Vantagens do domínio

Mantendo o blog no domínio da sua empresa, você aproveita todo o esforço seguindo as regras de SEO para blog para gerar tráfego para o próprio site. Isso pode facilitar na hora de rankear o site da empresa nas pesquisas do Google.

Vantagens do subdomínio

Apesar de manter um subdomínio para o blog ser realmente muito mais trabalhoso — afinal, você precisará se esforçar para gerar conteúdo e seguir regras SEO para blog para o subdomínio e também para o domínio, ao mesmo tempo! —, a verdade é que usar um subdomínio abre portas para você rankear 2 sites no Google. Ou seja, se você fizer um trabalho muito bem feito, pode aparecer na pesquisa tanto com seu subdomínio, como também com seu domínio.

Isso pode ser uma boa estratégia para jogar a concorrência para o escanteio das páginas de pesquisa. E, lembre-se: geralmente, as pessoas que realizam pesquisas no Google olham apenas os 3 primeiros resultados da 1ª página. Ou seja, se a sua empresa ocupar os 2 primeiros, você dará menos chances à concorrência!

Regras SEO para blog #2 Escolha palavras-chaves focadas em SEO para blog

A 2ª e uma das mais importantes regras de SEO para blog é a escolha das palavras-chave certas. E vale lembrar que essas palavras-chave não são aleatórias e nem inventadas: é necessário um mínimo de pesquisa para identificar quais delas possui potencial para sua empresa.

Vários fatores influenciam essa escolha, incluindo o público-alvo da empresa, termos já utilizados por outras empresas do mercado e até mesmo o nível de concorrência de cada palavra-chave escolhida. Mas é tudo isso que vai determinar a eficiência de sua estratégia de conteúdo, e por isso deve ser a regra SEO para blog mais seguida por sua empresa.

Regras SEO para blog #3 Trabalhe bem todos os títulos dos posts

Depois de fazer uma boa escolha de palavras-chave, outro fator crucial e regra SEO para blog que definirá o sucesso da estratégia de conteúdo de sua empresa, é a escolha de bons títulos para os posts.

E quando falamos bons títulos, estamos nos referindo a títulos que não só atraiam o leitor, mas também sigam as diretrizes e regras SEO. Dentre as boas práticas na construção de títulos “matadores”, está a inclusão da palavra-chave, por exemplo.

regras seo para blog

Regras SEO para blog #4 Inclua Heading Tags

Outra regra SEO para blogs fundamental é a inclusão de heading tags, mais conhecidos como títulos em H2, H3 e H4. E, acredite, junto com todos os outros, esse é um fator que deve estar no topo de suas prioridades na hora de estruturar os conteúdos do seu blog.

Também existem algumas práticas ideias, nesse momento. Se você quiser aproveitar o melhor resultado das regras SEO para blog, pode incluir em pelo menos um H2 a palavra-chave, e manter uma estrutura de pelo 3 intertítulos (H2 ou H3) por texto.

Essas são algumas das regras SEO para blog mais importantes, mas, claro, existem muitas outras dicas que podem transformar completamente a eficiência da sua estratégia de marketing de conteúdo. Saber aplicar o básico, que elencamos neste artigo, porém, é fundamental e exige muito mais atenção de toda equipe de marketing de sua empresa.

E então, está pronto para aplicar todas essas regras SEO para blog agora mesmo? Acompanhe nosso blog e tenha acesso a muitas outras dicas e segredos para um marketing de conteúdo eficiente e estratégia de SEO matadora!


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