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Quais são as tendências de Web Marketing em 2019?

21/3/2019

Quais são as tendências de Web Marketing em 2019?

tendencias de web marketing

Com a internet está cada vez mais saturada, conhecer as tendências de web marketing pode lhe dar uma vantagem competitiva importante. Afinal, para se destacar da multidão sua marca precisa ser realmente autêntica e gerar conteúdo relevante para os seguidores.

Como fazer isso? Analise sua estratégia atual, reavalie seu foco e otimize seus recursos. Saiba quais são as tendências de web marketing para 2019!

Por que prestar atenção nas tendências de Web Marketing?

As tendências de web marketing evoluem por um bom motivo. Elas acontecem porque os consumidores mudam a maneira como compram, pesquisam e gastam seu tempo e dinheiro…

E essas mudanças no comportamento e/ou nas prioridades influenciam diretamente a forma como eles reagem aos esforços de publicidade.

Manter-se atualizado sobre as tendências de web marketing ajuda sua empresa a economizar recursos preciosos em tempos de crise. 

Além disso, garante que você esteja direcionando seus esforços para as pessoas certas.

Confira a seguir 7 tendências de web marketing para se manter na dianteira do setor!

Tendência de Web Marketing #1 - Chatbots

Os chatbots são softwares sofisticados que atuam como uma secretária virtual, interagindo de forma personalizada e eficiente com os usuários. Previsão do tempo, delivery de comida e até mesmo algumas funções básicas de suporte ao cliente podem facilmente ser manipuladas por eles.

Usados extensivamente no Facebook, os chatbots têm apresentado resultados muito positivos, o que sugere um aumento significativo no seu uso. Será que os robozinhos são uma tendência de web marketing para 2019?

Tendência de Web Marketing #2 - Inteligência Artificial

Em 2018, várias empresas de marketing digital anunciaram investimentos em inteligência artificial (IA). Seja para desenvolver soluções que ofereçam altos níveis de personalização ou para melhorar o engajamento do usuário, os profissionais de marketing estão apostando todas as fichas nisso.

Essa tendência de web marketing é particularmente relevante para empresas com grandes conjuntos de dados e fortes capacidades de publicidade computacional. Elas têm a chance de liderar o desenvolvimento e a oferta de soluções de publicidade digital baseados em inteligência artificial.

Tendência de Web Marketing #3 - Voice Commerce e Comandos de Voz

Graças ao desenvolvimento da inteligência artificial, assistentes de voz como Alexa, Siri, Cortana e Google estão cada vez mais precisos. Eles já são capazes de entregar conteúdo relevante e personalizado; tudo isso em questão de segundos.

Muitas marcas já incluíram essa funcionalidade em suas estratégias digitais, o que nos leva a crer que a pesquisa por voz desempenha um papel importante no web marketing. Se você quer aproveitar essa tendência, sugiro otimizar seu site para buscas por voz.

Tenha em mente o que seus clientes em potencial estão procurando, e adapte seu conteúdo incorporando  perguntas e frases cotidianas. Para saber mais sobre o assunto, leia também Como a busca por voz impacta no marketing digital.

Tendência de Web Marketing #4 - Publicidade programática

Publicidade Programática é o uso de inteligência artificial (IA) para automatizar a compra de anúncios. Leilões em tempo real, por exemplo. Para quem trabalha com web marketing, isso pode ajudar a segmentar públicos-alvo mais específicos. Com a automação é possível obter maiores taxas de conversões com menores custos de aquisição de clientes.

Tendência de Web Marketing #5 - Marketing de Influência

Embora o marketing de influência não seja um tópico novo, o foco nos influenciadores locais é. 

A menos que você tenha uma grande marca global ou um negócio de e-commerce, é provável que suas estratégias de web marketing sejam mais localizadas.

Claro, seria incrível expor seus produtos e serviços no perfil de um influenciador de grande porte. Mas você já sabe o que eu vou dizer: custa dinheiro, muito dinheiro. Coisa que o time de marketing geralmente não tem.

Tente fazer parcerias com influenciadores locais e organize campanhas de longo prazo. Faça uma lista dos principais influenciadores do seu mercado. Siga-os nas redes sociais, observe o comportamento deles e analise se eles são adequados para sua marca. Em seguida, inicie uma conversa.

Leia também: Influenciadores digitais: 7 campanhas brasileiras para se inspirar

Tendência de Web Marketing #6 - Transmissões ao vivo

O vídeo ainda está no topo das tendências de web marketing; a única coisa melhor é fazê-lo ao vivo. Coloque-se no lugar dos seus clientes: o que você gostaria de conhecer sobre tal marca? Considere mostrar os bastidores de uma campanha, um tour no escritório, demonstrações e lançamentos de produtos… O que a sua criatividade permitir.

Depois de bolar uma estratégia com um conteúdo super atrativo, basta escolher a plataforma na qual você quer se concentrar - Facebook e Instagram Live, YouTube ou Periscope. Vale até dar uma chance para o recém-chegado IGTV.

Leia também — Como usar IGTV para aumentar as vendas do seu e-commerce

Tendência de Web Marketing #7 - Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR)

A realidade virtual é qualquer vivência num cenário realista gerado por computador. Já a realidade aumentada é qualquer vivência no mundo real com acréscimos táteis, visuais, olfativos etc.

Apesar de oferecerem um conjunto de sensações diferentes, ambas estão sendo usados para complementar as estratégias de web marketing. No entanto, foram poucas as marcas que adotaram realidade virtual e/ou aumentada até agora.

Isso acontece porque os equipamentos (óculos, fones de ouvido e aplicativos) ainda são muito caros. Conforme a produção desses gadgets for ampliada, os preços se tornaram mais acessíveis e as empresas poderão adicionar essa tecnologia à sua estratégia de marketing.

Tendência de Web Marketing #8 - Ferramenta de SEO All-In-One

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Conheça nossos planos!

Se você precisa melhorar as vendas e ter sucesso com Web Marketing, seja qual for a tendência que escolher aplicar, é fundamental otimizar seu site para SEO. Com Ferramentas de SEO como a WebPeak é possível conseguir ganhar posições nos buscadores e conseguir tráfego sem pagar pelo clique.

O SEO não é nenhuma novidade, mas não fazê-lo é perder dinheiro e tempo! 

Conheça a WebPeak, a Ferramenta de SEO mais completa do mercado brasileiro, com ferramentas completas para analisar suas páginas, seus backlinks, fazer pesquisa de palavras-chave e ainda analisar seus concorrentes para saber definitivamente quais são os próximos passos.

E o melhor: Você não precisa ser um expert em programação nem ter experiência anterior para utilizar a ferramenta e fazer as otimizações: só a WebPeak tem suporte via chat em português, em horário comercial de segunda a sexta-feira, além de uma base de conhecimento completa para você.
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Seja para expandir o alcance de uma empresa ou aumentar a vantagem competitiva, os profissionais de web marketing devem estar atualizados sobre as últimas tendências do setor.

Conhecê-las é fundamental para alinhar estratégias e ações, aumentando as chances de conquistar os resultados desejáveis para você e seus clientes.

Se suas campanhas atuais não estão alinhadas com essas tendências de web marketing, não se preocupe. Ainda dá tempo de mudar o jogo e colher bons frutos nas suas campanhas de 2019

O importante é arregaçar as mangas e começar o quanto antes.

Precisa de ajuda? Manda uma mensagem pra gente! 

Nosso time de especialistas te ajuda a entender o que tá rolando, os pontos positivos e negativos da sua estratégia, além de recomendações de como você pode melhorar.  ;)

Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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