Meios de pagamento

Quais são as vantagens do método Payback?

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Quer saber sobre as vantagens de investir e usar o método Payback? Nos acompanhe nesta leitura que preparamos para você e saiba mais sobre o tema.

À medida que os negócios crescem e se expandem, os gerentes enfrentam o desafio de escolher um projeto que possa garantir um investimento adicional. Planejar como alocar capital é uma habilidade muito importante que os gerentes devem aprender para evitar gastar dinheiro em investimentos inflexíveis, pois isso será um desperdício de capital. 

Payback é um conceito de gestão de capital que se refere a um determinado período de tempo que será necessário para que um projeto gere receita que cobrirá as receitas iniciais investidas pela empresa durante o início desse projeto. Por exemplo, se o capital usado para iniciar o projeto foi de R$ 60 mil e a receita que o projeto está gerando a cada ano é de R$ 20 mil, isso significa que o período de retorno (payback) desse projeto seria de 3 anos.

A escolha entre dois ou mais investimentos em relação a qual investir costuma ser aquela com o menor payback. Isso é determinado simplesmente dividindo o valor usado para iniciar o projeto e o valor que o projeto está gerando por ano. Um projeto com menor período de retorno implica em maiores resultados. Muitas empresas têm um período de retorno máximo aceitável, no entanto, quando decidem qual investimento seguir, consideram projetos com menor período de retorno do que eles. Então, quais são as vantagens do método Payback? Confira agora!

9 Vantagens do Método Payback

Quando se trata de administrar um negócio e maximizar as finanças, há muitos caminhos que se podem seguir para o orçamento. Como sempre há orçamentos e recursos finitos e limitados, os gerentes devem tomar decisões difíceis sobre quais investimentos valerão a pena e quanto tempo isso levará. O “método Payback’’, também conhecido como ‘’ Método do período de retorno”, é uma maneira de uma empresa descobrir como o fluxo de caixa de diferentes projetos entraria e qual deles teria o retorno mais rápido do investimento inicial, chamado de “período de retorno”.

Confira as vantagens do método Payback:

1. Payback é um processo simples!

Uma das maiores vantagens de usar o método payback é a simplicidade dele. Você baseia sua decisão na rapidez com que um investimento se pagará, e isso é feito por meio do fluxo de caixa previsto. Se você tiver três projetos diferentes que custarão exatamente a mesma quantia, a decisão pode ser tão fácil quanto o projeto que retornará o investimento inicial mais rapidamente. Para os gerentes que estão lutando para tomar uma decisão de investimento, essa pode ser uma ótima maneira de fazê-lo.

2. Menos Números para Triturar

Como o método payback é amado por sua simplicidade, ele também se estende a todos os aspectos da equação, naturalmente. Para o orçamento usando esse método, a administração não terá nenhuma contabilidade ou matemática complicada que eles terão que fazer. Pode ser tão simples quanto um retorno mensal do investimento dividido pelo próprio investimento inicial. Embora não seja responsável por todas as variáveis ​​disponíveis, é uma maneira muito fácil de fazer uma comparação básica.

3. Pode ajudar pequenas empresas

As pequenas empresas terão fundos muito limitados para poder investir em projetos, por isso devem ser extremamente cuidadosos com seus gastos. Esse método de orçamento de capital é uma ótima maneira de uma pequena empresa decidir facilmente qual projeto vai render mais. Às vezes, para uma pequena empresa, você deve olhar apenas para o lucro e o fluxo de caixa para poder crescer, e o método payback pode ajudá-lo a fazer investimentos sólidos.

4. Payback para investir os ganhos mais rapidamente

Se uma empresa deseja recuperar seus investimentos para que possa continuar reinvestindo e crescendo, esse método tornará as coisas mais rápidas e fáceis. Você pode ver quais investimentos vão lhe pagar de volta mais rápido ou com mais eficiência e usar essas informações para investir nas coisas certas. Se o objetivo é expandir seus negócios, você deseja ter constantemente seu dinheiro trabalhando para você por meio das oportunidades de investimento certas.

5. A balança pode inclinar para uma decisão difícil

Às vezes, como gerente de negócios, pode parecer absolutamente impossível escolher entre vários projetos ou investimentos em potencial. Pode haver problemas em que os projetos pareçam tão semelhantes em escopo e capacidade que a escolha será difícil sem alguns números sólidos para apoiá-lo. O payback poderá mostrar exatamente qual investimento será melhor com base no ROI, o que deve facilitar a decisão. Quando não há muito mais para diferenciar vários projetos, um gerente precisará de todas as informações e ajuda que puder obter para tomar uma decisão.

6. Mantém a Liquidez Financeira

No mundo dos negócios, é absolutamente essencial que você tenha o capital líquido para poder executar as operações do dia-a-dia e fazer investimentos no futuro da empresa. Uma empresa pode rapidamente se meter em problemas se tiver muito dinheiro investido, sem nenhuma maneira de obtê-lo rapidamente. O método payback ajudará a mostrar à administração os investimentos certos nos quais deve se concentrar para manter a liquidez no negócio para um maior crescimento.

7. Pode evitar grandes perdas.

Nada vai prejudicar mais as pequenas ou médias empresas do que uma enorme perda em um investimento. A menos que você esteja no topo do seu setor, sempre haverá orçamentos apertados e restrições financeiras, e quaisquer grandes perdas podem significar grandes problemas. Com o método payback, uma parte interessada do negócio é capaz de ter uma compreensão de quais investimentos serão de menor risco e ter um tempo menor para atingir o equilíbrio, de modo que esse risco de grandes perdas será mínimo.

8. Gerenciar várias opções

Dependendo do tipo de negócio que está sendo executado, pode haver inúmeras oportunidades de investimentos e projetos diferentes. Se você fosse um gerente que tivesse 20 propostas diferentes para olhar e analisar, seria difícil descobrir em quais focar. Isso pode acontecer se você tiver que escolher mais de um investimento. Se você usar o método payback, ele fornecerá uma compreensão básica de como os projetos são classificados para que você possa escolher os apropriados.

9. Oportunidades de curto e longo prazo.

Nem toda empresa vai querer investir no curto prazo para recuperar seu dinheiro o mais rápido possível. O investimento também é um jogo de longo prazo, e o método payback mostrará aos gerentes como um projeto específico provavelmente será recompensado ao longo do tempo. Alguns projetos vão pagar mais rápido no início, e outros são um jogo de espera. Tudo depende do que sua empresa está procurando fazer.

Embora não exista uma maneira perfeita de lidar com contabilidade, investimentos e orçamento em uma empresa, certamente existem alguns métodos que serão melhores que outros. O método payback tem alguma validade em certos setores com crescimento de curto prazo, mas há muitos fatores que precisam ser considerados para que seja um método para a maioria das empresas.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog para receber mais artigos como este. Conheça nossos planos para elevar seu negócio a novos patamares (ainda melhores). Boa sorte!

Últimas Postagens WebPeak

SEO

3 vantagens do Link Juice

SEO

Saiba como testar o SEO do texto

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial: conheça os 4 tipos

SEO

Vantagens de usar webflow em seu site