NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Quais são as vantagens e segredos do chatbot?

23/7/2019

Quais são as vantagens e segredos do chatbot?

o que é chabot

Hoje em dia é muito comum ouvirmos sobre inteligência artificial, coisa que antigamente só víamos em filmes de espionagem. Logicamente que não estamos falando de mil mensagens criptografadas, mas a inteligência artificial está mais presente no nosso cotidiano do que podemos perceber. 

Por esse motivo elaboramos esse artigo, para poder tirar as dúvidas com algo que já está sendo utilizado por diversas empresas. Estamos falando do chatbot.

Quer saber mais? Confira a seguir.

O que é um chatbot?

A primeira coisa que vem a cabeça como exemplo para chatbot é a Siri, da Apple. Essa inteligência artificial executa várias funções, como ligar para alguém dos seus contatos, programar um alarme, contar uma piada, fazer pesquisas na internet. Com certeza é muito útil, mas não é possível ensinar algo à uma programação.

Resumidamente, o chatbot é um programa de computador que executa apenas o que for programado, simulando uma conversa humana, para facilitar os processos internos. Sendo assim, podemos automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, o que possibilita abrir espaço para resolver questões realmente importantes.

Atualmente as empresas estão escolhendo alguns processos específicos como venda, consulta de pagamentos ou dúvidas frequentes, para inserir em um fluxograma, podendo estruturar a forma de diálogo e cadastrar dentro de uma ferramenta apropriada.

Como funciona a inteligência artificial?

Existem várias formas de fazer um questionamento sobre a mesma coisa, e quando a configuração não é feita de forma correta não é possível inserir todas no sistema.

Em contrapartida o chatbot com inteligência artificial faz com que, mesmo fazendo uma pergunta não programada, você obtenha respostas corretas.

A programação utilizada nos bots comercializados pode funcionar de diversas maneiras e é necessário ter atenção quando for escolher aquela que é ideal para sua necessidade. Existem inteligências artificiais que possuem um algoritmo próprio e outras usam a AI externa, como Google AI e Watson (IBM).

Caso o seu negócio não tenha um grande volume de interações, no mercado temos algumas ferramentas gratuitas, como a Blip, em que você pode criar o seu próprio chatbot e integrá-lo com suas ferramentas. Tanto as perguntas como as respostas do bot podem ser estruturadas em um fluxograma, do início começo ao fim da experiência do usuário.

Criando um chatbot você estará simulando uma conversa, por isso tenha em mente no tipo de linguagem que a sua persona usa para se comunicar.

Sua empresa precisa ter um bot

Antes de implantar  o bot na sua empresa, defina um objetivo, que possa crescer com o tempo.

Você pode utilizar o chatbot para realizar vendas, assim como tirar dúvidas sobre seus produtos, captar informações ou até identificar em qual estágio da jornada de compra está o seu cliente.

De forma alguma utilize essa ferramenta  para substituir o atendimento humano, pois existem alguns assuntos que demandam um contato direto que o bot não pode resolver. O correto é sempre deixar uma pessoa responsável para as demandas mais complexas.

Depois analise o melhor canal em que seu o bot deve estar disponível segundo as metas do seu negócio. Tem empresas que preferem colocar na fanpage do Facebook, outras no próprio site.

Assim que tiver definido o seu objetivo, liste os pré-requisitos que a ferramenta de bot deverá ter. Dessa forma você conseguirá descartar as opções de forma mais fácil.

Deixe um tempo exclusivo separado para cuidar destes canais, pois a atualização do conteúdo deve ser uma rotina. 

Quais as vantagens de ter um bot?

o que é chabot

É necessário analisar vários pontos antes de colocar um chatbot no ar, e é nessa hora que passam a considerar se realmente vale a pena abrir esse canal de atendimento.

Os benefícios que esse novo canal para o cliente com a sua empresa são:

  • Disponibilidade 24h por dia, 7 dias por semana;
  • Automatização dos processos;
  • Múltiplos canais de atendimento;
  • Nova forma automatizada de entrar em contato com seu público.

Ainda tem dúvidas de que o chatbot é ideal para o seu negócio? Está mais do que na hora de implantar essa ferramenta para melhorar o atendimento da sua empresa. 

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak