NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Qual a Melhor forma de configurar SEO e palavras-chave?

21/6/2019

Qual a Melhor forma de configurar SEO e palavras-chave?

Manter uma estratégia de Marketing Digital exige um acompanhamento constante, e todos os profissionais da área sabem disso. Por isso, é crucial que você entenda todos os princípios de como configurar SEO e aplique-os nos novos conteúdos publicados no blog do site de sua empresa.

E se você espera se tornar uma referência no setor em que atua, esse processo é ainda mais importante. Afinal, produção de conteúdo para web é um dos pilares para a construção de autoridade, além de auxiliar seu site a rankear em diversos termos de busca paralelos ao seu principal.

Se você quer descobrir como manter sua estratégia de marketing bem alinhada, nos acompanhe neste artigo e entenda tudo o que você precisa saber sobre como configurar SEO e otimizar conteúdos para a indexação no Google. Confira!

Como configurar SEO no site do seu negócio?

configurar seo

Ainda que muitos considerem o trabalho com SEO um bicho de 7 cabeças, a verdade é que ele é muito simples, e exige apenas alguns cuidados e, o mais importante: consistência. Não adianta configurar SEO em uma ou duas páginas do site, e esquecer de todo o resto. Isso não dará resultado.

É fundamental que você esteja pronto para fazer um trabalho completo e constante, mantendo todo o conteúdo fixo do site atualizado com as melhores práticas de otimização de conteúdo. Porém, além disso, também é necessário gerar novos conteúdos e configurar o SEO dos mesmos, gerando tráfego para novos termos de busca.

Tem alguns pontos que são fundamentais na hora de entender como configurar SEO. Confira!

Esteja atento às regras do Google

O primeiro ponto que você precisa entender é que o algoritmo do Google, e de outros buscadores também, mudam e melhoram o tempo todo. Isso significa que a todo momento surgem novas pequenas regras para configurar SEO que devem ser aplicadas aos conteúdos para que eles sejam indexados pelos buscadores.

O crucial é que você tenha alguém em sua empresa que esteja atento à essas mudanças de algoritmo e mantenha a mente aberta para novas estratégias e técnicas de otimização de conteúdo. Porém, claro: tenha em mente que, independente disso, é fundamental que você siga à risca as boas práticas indicadas pelo Google, evitando penalizações ou outros problemas.

Invista em conteúdo de qualidade

Não adianta configurar SEO do seu site, se o conteúdo deixa a desejar, principalmente quando estamos nos referindo ao blog. Lembre-se que a prioridade do Google é entregar uma boa experiência para o usuário, e quanto mais informativo for o seu conteúdo, mais chances ele tem de se destacar daquele produzido pela concorrência.

Nesse momento, ter uma estratégia de conteúdo clara é a melhor saída. Outro passo que pode ajudar sua empresa a crescer é apostar nas ferramentas certas, que ajudam você na gestão e podem contribuir na hora de configurar SEO do conteúdo.

Quais os passos para configurar SEO de forma eficiente?

Mas, afinal, quais os segredos para configurar o SEO de todo o conteúdo do site de forma consistente? Acredite, não é só você que tem essa dúvida, e muitos profissionais até mesmo se sentem perdidos, sem saber se estão mesmo seguindo o caminho certo.

Bem, existem diversas técnicas de SEO que ajudam na otimização do site para os buscadores, mas algumas delas se destacam por estarem no grupo das mais importantes. Logo abaixo, você vai descobrir quais são as técnicas de otimização mais importantes e que não podem faltar na sua estratégia. Nos acompanhe mais um pouco e entenda!

1. Busque termos de busca relacionados ao seu público-alvo

Os protagonistas de toda estratégia de SEO são os termos de busca. Mas, mesmo que isso seja repetido de forma exaustiva, a verdade é que muitas empresas não estão dando a real importância para a escolha das palavras-chave.

O primeiro passo na hora de configurar SEO de um conteúdo, então, é investir em planejamento e elencar palavras-chave que estão fortemente relacionadas ao seu público-alvo. Lembre-se, a depender da idade, grupo social ou até mesmo gênero do seu público, a forma que ele usará para pesquisar sobre os serviços de sua empresa muda.

Evite palavras-chave generalistas, já que elas podem gerar um tráfego que não dará resultado em vendas. Quanto mais específico é o termo de busca, mais chances ele tem de atingir o público que realmente está interessado em comprar na mão de sua empresa.

2. Escolha bons títulos para suas páginas e textos do blog

Ao pesquisar qualquer coisa no Google, o elemento que faz você se interessar pelo link de um site é, justamente, o título do texto ou da página, certo? Não à toa, uma das regras de ouro para configurar SEO é caprichar no título.

O segredo, aqui, é você utilizar palavras-chave e construir títulos cativantes. Mostrar que o seu conteúdo tem potencial para solucionar um problema, fazendo uma breve promessa, também é importante.

3. Adicione intertítulos em todos os textos

Os intertítulos (H2, H3, H4 e H5) ajudam a esquematizar as ideias do texto, tornando a informação muito mais fácil de digerir. Por isso mesmo, o Google prioriza páginas e conteúdos com intertítulos hierarquizados, ainda mais se você configurar SEO colocando palavras-chave em alguns dos H2.

4. Nomeie todos os arquivos de imagens com palavras-chave

Uma dica que é tão importante quanto todas as outras, mas raramente é seguida, é o ato de nomear os arquivos de imagens com palavras-chave. Além disso, na hora de configurar SEO você pode acrescentar os termos de busca também na legenda da imagem. Isso ajuda a indexar o arquivo no Google Imagens, que também tem potencial de gerar um tráfego bacana para o site do seu negócio.

5. Inclua links em todas os textos do blog

configurar seo

Outra dica fundamental, que não pode faltar em nenhuma página ou texto de seu site, são os links. Inclusive, muitos profissionais de marketing colocam como regra na hora de configurar SEO ao menos 3 links em cada texto.

Seguindo todos esses passos, você vai conseguir configurar o SEO do site de forma eficiente e estruturar uma boa estratégia de marketing para sua empresa. E, lembre-se: o segredo do sucesso está sempre na consistência e qualidade do conteúdo, então não deixe de investir nisso.

Mas, e então, está pronto para aplicar todos esses passos e configurar SEO do seu site? Se você gostou das dicas, aproveite para conferir os outros textos do blog e entender tudo o que precisa saber para transformar a eficiência de sua estratégia de SEO.

Autor

Naiane Ramos

Sou uma redatora apaixonada por marketing de conteúdo, livros e tudo de bom que a internet tem a oferecer.

Linkedincontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak