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Qual é a diferença entre marketing e venda?

13/5/2019

Qual é a diferença entre marketing e venda?

Pensar e escrever sobre este tema me faz pensar em uma personalidade bem conhecida e muito popular entre os estudantes de administração.

Ele não é outro senão Philip Kotler, o pai do marketing. Lembro-me de me referir às suas bíblias de marketing ao longo de dois anos.

Então, isso foi apenas sobre as memórias que balançaram em toda a minha cabeça depois que me deparei com esse tópico. Até o final dos anos sessenta, o conceito de marketing não evoluiu totalmente, e o marketing era considerado parte do processo de venda.

À medida que a consciência dos clientes se desenvolvia e a sua interação com os vendedores aumentava, os padrões de procura tornavam-se mais complicados.

Com o advento da era da tecnologia da informação, exacerbada pela concorrência feroz, as empresas foram obrigadas a usar a égide do marketing em seu resgate.

A partir do final dos anos setenta, a fação de marketing ganhou destaque suficiente para superar sua casca. Agora, o marketing parecia um conceito muito maior, mais lucrativo e altamente considerado nos livros.

Tanto que ofuscou seu mentor, vendendo. A questão que continuamente faz as rodadas de entusiastas de negócios e estudiosos é como estes dois são diferentes. Eu decidi lançar luz sobre esta questão hoje.

diferença entre marketing e venda

Então o que é marketing?

Existem múltiplas definições de marketing fornecidas por diferentes estudiosos e associações. E quando olho e entendo essas definições, posso citar marketing em cinco passos simples.

1. Introduzindo um produto

2. Fixar um preço para o produto que é rentável

3. Dar a conhecer o produto aos clientes, enfatizando os seus benefícios

4. Disponibilizar o produto aos clientes

5. Trocar o produto com os clientes por dinheiro.

O que é a venda?

Depois de compreender o marketing, vamos ver o que significa vender.

Em palavras simples, eu defino vender como o processo de trocar um produto com os clientes por dinheiro. Então, teoricamente, isto significa que vender é um subconjunto do marketing.

É o último passo envolvido em todo o processo de marketing.

Marketing e venda vão de mãos dadas

Marketing começa logo a partir do momento em que há uma necessidade de uma oferta.

Ele abrange tudo o que é necessário para resultar em uma intenção de compra. Isso inclui o posicionamento de um produto, criação de marca, conscientização, geração de buzz e para garantir a lealdade do cliente...

O estado final não é apenas para gerar demanda por uma oferta, mas para converter essa demanda em receita lucrativa.

Falando dessa receita, a principal atividade empreendida para alcançá-la é a venda. O estado final da venda é converter essa demanda em receita através da troca de produtos ou serviços.

Daqui vender é a conclusão lógica da captação do valor para uma organização. Isto faz vender uma parte integral do processo de marketing. É verdade que na maioria das organizações, marketing e venda são divisões separadas.

Há muitas razões pelas quais o funcionamento é mantido separado.

1 - Eficácia operacional e excelência.

A função de venda é feita para operar como uma equipa autônoma porque é o processo mais crucial e final de geração de receitas de marketing.

Uma equipe autônoma é um grupo de trabalho dentro de uma organização que foi autorizada a formular seus próprios objetivos internos e práticas de trabalho.

No entanto, se falarmos por exemplo de um e-commerce de dropshipping (pode aprender mais sobre este método de venda na Oberlo), a equipa de marketing tem de ser a de vendas também.

2 - Habilidades necessárias

Embora a venda seja uma parte do marketing, os conjuntos de habilidades são diferentes para vender em comparação com outras funções de marketing.

Abaixo estão mencionadas as habilidades necessárias para vender:

  • Capacidade de comunicar eficazmente
  • Conhecimentos sólidos sobre a oferta que tem que ser vendida ao cliente
  • Capacidade de educar os clientes com novas ideias e orientá-los para uma nova perspectiva
  • Capacidade de demonstrar potencial retorno sobre o investimento para os clientes
  • Capacidade de ouvir bem
  • Fluência em vários idiomas, isto ajuda a estabelecer uma conexão com os clientes
  • Boa capacidade de networking e negociação
  • Capacidade de compreender as necessidades do cliente.

Abaixo estão mencionadas algumas das habilidades necessárias para outras divisões de marketing:

  • Uma excelente comunicação (verbal, escrita e criativa) é imprescindível
  • Falar em público é outro requisito
  • O pensamento analítico também desempenha um papel significativo
  • Capacidade de gerir o stress
  • Boa capacidade de negociação
  • Capacidade de aprender e adaptar-se às novas tecnologias
  • Atenção aos detalhes
  • A criatividade também desempenha um papel vital
  • Capacidade de pensar criticamente
  • Capacidade de planejar e gerenciar eventos
  • Capacidade de fazer planejamento e previsão financeira
marketing e venda

Não obstante este segmento diferente, a força subjacente que une estas funções é a demanda, e, portanto, não há nenhuma maneira que eles podem funcionar exclusivamente.

Enquanto falamos de demanda como uma força de ligação entre marketing e venda, é essa demanda que também determina a dinâmica entre esses dois segmentos.

Ela dita o tamanho dos papéis que cada um desempenha e sua interdependência. Em cenários em que a demanda é variável ou fragmentada devido à natureza da concorrência ou da commodity da oferta, o marketing desempenha um papel maior na manutenção do pipeline de demanda intacto.

Apesar destas dinâmicas, a premissa de que o marketing super define a venda está bem.

*texto escrito em parceria com Alexa Coleman.

Autor

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Robôs não são seres de outro mundo, robôs não querem tomar o trabalho de nenhum humano, robôs são amigos da sociedade. Robôs tem sentimentos

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