Backlinks

Qual é a verdadeira importância dos Backlinks para o SEO?

14
Jan
2021

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Backlinks são fáceis de compreender. Certamente nos deparamos com muitos, diariamente. São links externos que apontam para as páginas do seu site, sua importância está relacionada ao fato de permitirem aumentar a autoridade do domínio e da página, assim como aumenta-se a probabilidade de elevar a posição nos mecanismos de busca.

O SEO (Search Engine Optimization) envolve diversas estratégias com o objetivo de melhorar os fatores que influenciam o posicionamento de um site nos mecanismos de busca. Backlinks são um desses fatores, o Google, por exemplo, valoriza estratégias voltadas para links externos. Mas não se engane, o foco não deve ser apenas a quantidade, mas também a qualidade.

Conquistar backlinks relevantes, deixará seu site com uma maior autoridade, como consequência, irá melhorar seu posicionamento nos motores de busca, além do  aumento de conversão em negócios. A regra aqui é clara: quanto mais backlinks de qualidade apontarem para o seu site, maiores serão as chances de você conquistar melhores posições nos resultados de busca, logo, mais oportunidades para as pessoas conhecerem suas propostas!

Backlinks: quão importantes são para os mecanismos de busca?

Que são importantes você já sabe. Agora, é essencial que o backlink seja composto, por isso estamos aqui! Tirando meu lado convencido, basicamente, os backlinks são divididos por duas partes:

  • Texto âncora: normalmente, essa é a palavra que fica grifada em azul (na maior parte dos sites) e é clicável. Ou seja, isso significa que é a ponte pelo qual o usuário tem acesso à página de destino;
  • URL: esse é o endereço da página de destino, também presente na codificação HTML da página;

Além dessas características, há ainda os parâmetros complementares, como “rel” e o “target”, ambos indicam se o link deve ser aberto em uma nova aba, página ou sobrescrever a página aberta. É através desses links que os algoritmos do Google, por exemplo, conseguem identificar quais sites têm maior autoridade na internet

Para ser mais clara, vamos lá: os backlinks podem ser considerados votos de confiança dados por outros sites em relação ao seu conteúdo. Cada vez que você demonstra que há conteúdos consistentes em seu site, tanto que você impulsiona links externos, os algoritmos dos mecanismos de busca avaliam o quanto uma página é relevante.

Fatores de backlinks que o Google valoriza

  • Quantidade de backlinks;
  • Qualidade;
  • Contextualidade do site de origem;
  • Texto âncora utilizado;
  • Entre outros.

Não tem erro, quanto maior a autoridade do site que apontou o backlink, melhor será a qualidade do backlink.

Dentro das técnicas de SEO, os backlinks são conhecidos como Link Building. Os backlinks devem ser avaliados de acordo com os seguintes critérios: 

Qualitativo

Um backlink é considerado de qualidade quando ele está dentro de um contexto, ou seja, tanto o site, no qual o backlink está inserido, quanto a página de destino devem ter um conteúdo relacionado. Por exemplo: está dentro do contexto uma blogueira que aborda sobre temas de indicações de filmes criar um link para uma plataforma que disponibiliza filmes. 

Quantitativo

Apesar da grande (enorme, viu?) importância dos fatores de qualidade dos backlinks, não podemos deixar de avaliar o quesito quantidade. 

O fator quantidade de backlinks que o seu site pode ganhar também é importante. Afinal, quanto mais sites diferentes apontarem para as suas páginas, melhor será a sua avaliação nesse aspecto. Isso demanda diversidade de domínio, certo? 

Ela é mais efetiva para avaliar a autoridade de uma pessoa, assim como a de um site.

Principais tipos de backlinks

Nofollow

O atributo nofollow é utilizado quando um link externo é citado em seu conteúdo, mas você não quer que o Google o associe a seu site, nem rastreie a página vinculada de destino. Por exemplo:

<a href=”https://www.siteanonimo.com/pagina-estranha” rel=”nofollow”>site desconhecido</a>

Dofollow

Esse corresponde a quando o link externo citado é de qualidade e foi inserido de maneira orgânica, aqui, verifica-se um verdadeiro voto de confiança para a página de destino, o link em si não demanda nenhuma tratativa exclusiva.

Dessa maneira, veja só nosso exemplo Dofollow:

<a href=”https://www.teste.com/pagina-reall”>Melhor conteúdo aqui</a>

Sponsored

Esses links são utilizados quando alguém decide pagar para criar um link externo para determinado conteúdo. Ou seja, os sponsored são como uma publicidade. Essa informação vai na codificação HTML, inserido em um dos parâmetros da tag que cria o link. Veja o exemplo:

<a href=”https://www.teste.com/sales” rel=”sponsored”>Promoção agora!</a>

O que pode afetar a qualidade de um backlink em uma página?

Lembre-se: algumas características da página em que o backlink for inserido podem reduzir a autoridade que será transmitida para a página de destino. Veja os fatores que podem afetar a qualidade do backlink.

Link Juice

Para entender o conceito de Link Juice, pense numa quantidade de autoridade finita, e de acordo com o aumento da inserção de mais links em sua página, maior será a divisão dessa autoridade entre elas.

Isso significa que, se a página incluir apenas um link em seu conteúdo, este receberá 100% da autoridade que pode ser transferida; entretanto, se existirem dois links, cada página de destino receberá 50% da autoridade, e assim sucessivamente, sendo respaldado na quantidade de links que aumentam.

Dessa maneira, ganhar um backlink de uma página que tem muitos links inseridos faz com que a qualidade do backlink seja inferior, mesmo que esses se deparem com uma nota alta ao analisar o Domain Authority e o Page Authority.

Falando nisso… é importante compreender que cada domínio e página possui um nível de autoridade. Isso significa que, quanto maior esses níveis, maior será a transferência de autoridade de seus backlinks. Os backlinks originados em sites com maior DA e PA transmitem maior autoridade para o site de destino do backlink.

Contexto do link

De acordo com a mesma análise de DA e PA, é essencial verificar se há contexto para receber um backlink de determinado site. Nesse sentido, o contexto é um dos fatores para qualificar um backlink.

Mesmo se a página possuir um alto PA e DA, caso o site não tenha relação com a página de destino do backlink, não haverá contexto, e, o resultado será um backlink de baixa qualidade.

O link externo deve estar direcionado para um lugar certo. Não se esqueça de que, além do Domain Authority e o do Page Authority, é fundamental analisar o contexto.

Além disso, outro fator que pode influenciar a autoridade que um link pode gerar é a sua posição na página.

Links ambientados em áreas pouco privilegiadas do site, como o rodapé, tendem a ter menos autoridade do que um link inserido destacado, no meio do conteúdo principal.

Mais uma vez, falando nisso, vale lembrar que o conteúdo principal é o verdadeiro motivo para o usuário acessar a página. Ou seja, se o autor do conteúdo inseriu um link nessa área, isso significa que ele é realmente relevante.

Como conseguir backlinks de qualidade

Para encontrar sites que você pode segmentar para potenciais backlinks, primeiro veja quais sites estão vinculados a seus concorrentes. Depois de fazer isso, verificar tudo certinho, visite esses sites para descobrir se seu conteúdo também é adequado.

Outra maneira é acompanhar as oportunidades de links não reivindicados. Suponha que outro site tenha mencionado seu site como referência ou tenha citado um de seus artigos sem fornecer um link de atribuição adequado. Ao acompanhar seu nome de marca e outras palavras-chave de marca com um Alerta do Google, você pode monitorar essas oportunidades perdidas de backlink e entrar em contato com os proprietários do site para solicitar que eles vinculam suas páginas corretamente. 

Outras oportunidades de backlink incluem:

  • Postagem de convidado: ofereça-se para escrever conteúdo para sites de outras pessoas. Isso pode ajudá-lo a ganhar exposição e backlinks extras. É melhor fechar parcerias que valem a pena, em que as empresas que conversam pelos produtos ou serviços ofertados estão entre uma das inúmeras estratégias de SEO. Não deixe as oportunidades passarem.
  • Comunicados de imprensa: se você tem algo interessante para compartilhar, um comunicado de imprensa on-line pode aumentar sua contagem de backlinks.
  • Rede Social: quando você participa ativamente de sites de redes sociais, você não apenas marca a si mesmo como um especialista, mas também pode adquirir vários backlinks.

Principais ferramentas de Backlinks 

São muitas as funcionalidades das ferramentas de SEO da Web Peak, agregou as melhores ações e criou um canivete suíço de SEO que ninguém pode botar defeito. Destacamos 3 ferramentas da WebPeak que vão te ajudar a construir backlinks eficientes. 

Verificação da qualidade do Backlink

  • Relatório de links tóxicos para limpar seu perfil de backlink de site de backlinks não naturais;
  • Pesquisa de domínios para encontrar sites que trazem link juice;
  • Análise de páginas para identificar quem discute seu conteúdo;
  • Análise da diversidade de textos âncora utilizados;
  • Suas páginas mais vinculadas para descobrir suas próprias páginas com alto link juice;
  • As principais métricas do seu domínio comparadas com sua concorrência.

A ferramenta torna possível fortalecer o perfil de backlink e se livrar de links tóxicos, é a separação do joio do trigo e inserção em soluções consistentes.

Relógio de Links Choses

Monitoramento de links importantes e seus parâmetros (cloaking do usuário-agente, atributo 'nofollow', desabilitação de rastreamento no arquivo robots.txt).

Competidor Backlink Spy

  • Links para concorrentes para que você possa rever o engenheiro da estratégia de construção de links;
  • Identifique o nível de competição dentro dos SERPs comparando vários sites;
  • Páginas com PR elevado que você também possa obter backlinks qualitativos.

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