Google

Qual é o segredo do sucesso do buscador Google?

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Você sabe como o Google se tornou um sucesso? Conhece os segredos da internet?

Neste conteúdo vamos contar tudo!

O Google é o maior buscador que existe na rede hoje. Ele é um gigante. Seus poderosos algoritmos , plataforma de publicidade dominante e experiência de usuário personalizada, permite que o Google seja reconhecido como uma força e um dos mecanismos de busca mais populares do mundo.

Saiba o segredo do sucesso do buscador Google!

Aproveita para ler também: Entenda os principais problemas de SEO e otimize seu site

O caminho até chegar no sucesso do buscador Google

O ínicio de uma era começou em 1996, com o surgimento do Google. O que substituía o buscador mais conhecido do mundo?

buscador google

Archie: os primórdios da busca online (1990)
Wandex: primeiro banco de dados de indexação de sites (1993)
Excite: início da sofisticação nas buscas (1993)
Yahoo!: o boom dos motores de busca (1994)
Cadê?: Brasil entra no mercado das pesquisas na web (1995)

O grande problema do sistema de diretórios utilizado por serviços como Yahoo! e Cadê? estavam em torno das combinações de palavras, essas não funcionavam bem e a maioria dos resultados tinham relação com publicidade de produtos que os anunciantes tentavam levar até os usuários.

Entretanto, um projeto de uma dupla de estudantes da Universidade de Stanford foi a ponta de lança para o que se tornaria um sucesso: o buscador Google

Naquele momento, Larry Page e Sergey Brin idealizavam um sistema de buscas no qual a relevância tivesse um papel central, mais importante do que a quantidade de vezes que um termo aparecia na primeira página.

A ideia era considerada até que simples: a quantidade de vezes que uma página da web era listada em outro site iria ser indicada a medida de sua utilidade ou relevância para os internautas. 

Eles entendiam o link de um site para outro como uma espécie de recomendação, disso surgia uma das métricas mais utilizadas por inúmeros buscadores da atualidade: o PageRank.

Não deixe de ler: 5 maneiras de provar o valor de SEO para seus clientes

A partir disso, a dupla de estudantes começou a trabalhar em um mecanismo de pesquisa que levava o nome de BackRub, que operou nos servidores de Stanford por mais de um ano, até que ocupou muita largura de banda e a dupla precisou sair e fundar a própria empresa. 

Bom, disso, em 1997, o Google finalmente foi registrado como um domínio.

Google em 1998

buscador google

Outro grande impacto ocorreu em 1998, em que o Google revolucionou a forma de ganhar dinheiro com publicidade na internet. 

Ao invés de gerar spams e mostrar links aleatórios para os usuários de acordo com o valor pago pelos anunciantes, a companhia se inspirou (podemos dizer assim, de forma branda, claro) a ideia de uma outra empresa chamada Idealab e a aprimorou. 

Passou a separar resultados orgânicos dos anúncios.

As empresas envolvidas nesse caso, Google e Idealab, resolveu o problema de ‘’roubo’’ por parte do Google por meio de um acordo financeiro e aparentemente vantajoso para as duas corporações.

De volta ao projeto, a dupla continuou a melhorar sua tecnologia para atingir uma meta ambiciosa, que estava em torno da organização de toda a informação do mundo e torná-las facilmente acessível.

Entenda mais: Por que meu site não aparece como resultado de pesquisas

Google em 2000

Era virada do milênio, muitas ideias estavam surgindo, o mundo estava mudando, a internet estava se expandindo cada vez mais. 

E nesse ano, o Google se tornou o maior buscador planeta com cerca de 3,3 bilhões de pesquisas realizadas cotidianamente.

No momento, o Brasil é o segundo maior mercado em número de buscas para o Google, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. 

Em 2005, o Google abriu o seu primeiro escritório em São Paulo, no princípio voltado à venda de espaços publicitários. 

Atualmente, as operações da empresa no país já são muito mais expressivas e atingem muitos outros lugares.

Qual é o segredo do sucesso do buscador Google?

Nós, que trabalhamos diariamente com a internet devemos pensar: o que podemos aprender com o Google?  

Dado o histórico que pontuamos no início do texto, em somente 17 anos, dois jovens estudantes de computação criaram um império que mobiliza 60 mil colaboradores em mais de 100 escritórios presentes em 50 países.

Os lucros do Google são muito altos. Quais lições do Google podemos tirar?

7 segredos do buscador Google

  • Para trabalhar no Google é indispensável ter humildade intelectual para reconhecer erros, absorver opiniões diversas e mudar sua linha de ação. O espaço é favorável para aprendizagens e troca de experiências.
  • A cultura da empresa se apoia em três pilares: Transparência, Organização das informações a nível mundial e Ambiente de trabalho divertido, que é manifestado por todos os colaboradores da empresa, e se orgulhavam da fama de ter um ambiente de trabalho divertido, fugindo de todos os padrões de vestimentas e aceitando as diferenças.
  • A demanda por resultados é superior a muitas empresas, em troca da liberdade para pensar e agir como se fossem parte da idealização daquela empresa.
  • As novas ideias são rapidamente testadas pelos próprios colaboradores do Google. Os produtos e serviços são lançados mesmo que não estejam 100% finalizados e vão sendo aperfeiçoados com as sugestões dos próprios usuários.
  • Caso eles dão deem certo, a empresa não insiste, não gasta recursos e para de oferecer ao mercado.
  • Consideram de extrema importância reuniões semanais em que as equipes se apresentam para toda a empresa, compartilhando  detalhes dos projetos que estão rolando ou dos produtos e serviços que serão lançados. O mesmo acontece com o Presidente executivo, que no dia seguinte à reunião trimestral com o Conselho de Administração, faz a mesma apresentação para toda a equipe.
  • Os colaboradores, as pessoas, são o mais importante diferencial do Google, porém, é a cultura que faz com que todos usem todo o potencial para a empresa cumprir sua nobre e central Missão.
Leia mais: Como aparecer no Google: 10 melhores e piores fatores de ranking SEO

Quais são as virtudes da cultura do buscador Google

  • As pessoas são valorizadas muito acima dos algoritmos do Google, que propõem a busca de qualquer informação em frações de segundos.
  • A coragem das pessoas é valorizada, liberdade para a tentativa, erro, acerto e criação de serviços.
  • Pessoas que saem da zona de conforto do modelo tradicional funcionário de uma empresa são valorizadas. Os googlers (colaboradores da empresa) gostam de pensar como se fossem donos da Google.
  • Valoriza quem aceita feedback verdadeiro, sem retoques, sem contornos, ou seja, quem reflete o feedback a fim de crescer enquanto profissional.

Aumente seu tráfego Online com a Melhor Ferramenta de SEO!

o que é SEO e como fazer SEO - webpeak

Com este conteúdo espero que você esteja pronto para se inspirar no sucesso do buscador Google, o buscador mais conhecido do planeta!

Até a próxima!

Últimas Postagens WebPeak

Blog

O que são mecanismos de pesquisa e sua importancia no SEO

E-Commerce

Dicas infalíveis de planejamento estratégico para e-commerce

Marketing de Conteúdo

8 Estratégias de marketing digital para investir em 2022

SEO

SEO para site novo