SEO

Qual foi a palavra mais buscada no Brasil em 2020 e porquê?

22
Dec
2020

Margot, um bot WebPeak

Robôs não são seres de outro mundo, robôs não querem tomar o trabalho de nenhum humano, robôs são amigos da sociedade. Robôs tem sentimento.

O que foi pesquisa no Google durante 2020?

O ano de 2020 está acabando e muitos relatórios começam a ser preparados com o balanço dos últimos 12 meses. Para quem trabalha com produção de conteúdo na internet e redes sociais, os relatórios do Google e de outros motores de busca sobre as palavras mais pesquisadas são de extrema importância.

Fazendo uma análise sobre quais foram as palavras, frases e perguntas mais procuradas de 2020, é possível identificar se seu conteúdo esteve de acordo com o que o público mais mostrou interesse. Além disso, já é possível fazer algumas projeções do que pode ser tendência em 2021.

Para quem precisa dessas informações e também está curioso para saber quais foram as pesquisas mais feitas em 2020, foi feito um resumo sobre as consultas feitas pelos usuários na internet.

Quais foram as palavras mais pesquisadas?

Mesmo com diversos acontecimentos no Brasil ao longo deste ano, as pessoas continuam usando o Google para procurar por coisas essenciais do cotidiano. Então, nas primeiras posições de busca, se destacaram termos bastante populares.

1- Clima (83,1 milhões de buscas)

2- Facebook (83,1 milhões de buscas)

3- Tradutor (68 milhões de buscas)

4- YouTube (68 milhões de buscas)

5- Whatsapp (45 milhões de buscas)

Vendo quais foram as palavras mais procuradas neste ano reafirma como o usuário não usa mais as URLs para entrar em um site, mas sim, as pesquisas no Google. Com exceção do clima, todas as outras são redes sociais super famosas e com um endereço bastante simples de ser lembrado.

Por conta disso, é essencial que um projeto ou empresa faça um investimento pesado em SEO. Estar nas primeiras colocações dos motores de busca é fundamental para garantir acessos orgânicos a sua página.

Para ir além das cinco primeiras posições, foi identificado que os temas mais procurados pelos brasileiros em 2020 foram tradução, redes sociais, entretenimento, compras, clima e notícias.

Quais foram as perguntas mais pesquisadas?

Mais interessante do que saber quais foram as palavras mais pesquisadas, é saber as perguntas. Se uma única palavra só mostrou uma tendência que já é vista nos motores de busca há muitos anos, com as perguntas o cenário é bem diferente. É possível identificar tendência que realmente estão ligadas a 2020.

Os questionamentos mais feitos pelos usuários nos últimos meses foram:

1- Como saber o meu número? (301 mil buscas)

2- O que é o que é? (301 mil buscas)

3- O que significa TBT? (246 mil buscas)

4- Como chegar? (201 mil buscas)

5- Como desenhar? (165 mil buscas)

6- Como fazer panqueca? (165 mil buscas)

7- Quem saiu no BBB? (135 mil buscas)

8- Como fazer brigadeiro? (110 mil buscas)

Algumas das perguntas mais buscadas, por exemplo “como chegar?”, já estão entre as mais procuradas há alguns anos. Mas foi possível ver muitas particularidades do ano de 2020.

Buscas de receitas cresceram muito. Panquecas e brigadeiros se destacaram, mas é possível achar muitas outras entre as 100 perguntas mais feitas. Com as pessoas passando mais tempo em casa por conta da pandemia e a maioria dos restaurantes fechados, muitos tiveram que se aventurar na própria cozinha. Além das refeições do dia dia, também foram buscadas receitas diferenciadas para o final de semana.

Outro destaque vai para as buscas “o que o que é” e “como desenhar”. Com as reuniões sociais suspensas na maior parte do ano, a alternativa para socializar com os amigos foi a partir de jogos online. Aplicativos, como o Gartic, que eram pequenos e passaram ter um alto lucro neste ano.

Além disso, foi possível ver como a edição deste ano do Big Brother Brasil foi histórico. Recordes de votação, engajamento em redes sociais e buscas no Google. Quem não conseguia assistir o programa, a pesquisa logo cedo era obrigação.

Quais foram as keywords mais buscadas em 2020?

A keyword é a forma de identificar quais foram as grandes tendências deste ano. Nas outras categorias foi possível ver algumas pesquisas bastante comuns. Mas com esse filtro, vai ser possível identificar o que realmente foi mais buscado em 2020.

1- Covid 19

2- Live de hoje

3- Auxílio emergencial

4- Live Jorge e Mateus

5- A realidade de madhu

6- Caixa auxilio

7- Fique em casa

8- Live do Gusttavo Lima

9- FGTS emergencial

10- Benefício emergencial

As pesquisas mais feitas no ano foram relacionadas a COVID-19, o Auxílio Emergencial e as lives. Tudo isso por conta do cenário imposto pela pandemia. Muitas pessoas querendo saber sobre a doença, como funciona o benefício oferecido pelo governo federal e as opções de entretenimento durante a quarentena.

É importante, para quem trabalha com internet, estar atento as buscas feitas pelo usuário nos motores de busca. Elas podem ser o caminho para a produção de conteúdo do seu site em 2021.

Últimas Postagens WebPeak

Marketing

O que é Performance Criativa? Saiba como melhorar sua presença na internet!

SEO

Mapas de calor: entenda como gerar ações inteligentes para seu negócio

Marketing

Trabalha no setor Supermercadista? Esse guia de marketing é para você

SEO

WebPeak: ferramentas de SEO com importantes recursos para seu negócio!