10 minutos

Qual o melhor Software SEO para quem está começando?

Veja qual o melhor Software SEO para quem está começando e faça o seu negócio decolar com as estratégias de marketing adequadas!
Qual o melhor Software SEO para quem está começando?
Escrito por
Giulia Oliveira
Publicação
15/12/2023

Search Engine Optimization (SEO), também conhecido como otimização de sites, nada mais é que um conjunto de técnicas e estratégias que farão seu site melhor se posicionar nos resultados de pesquisa de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar por clique. 

Uma boa parte dos usuários que pesquisam nos buscadores (como Google e Bing) não passam para a segunda página de resultados. Tal informação leva em consideração que, se um site está posicionado na primeira página, ele tende a apresentar conteúdo único e relevante, atendendo assim a necessidade do usuário que está efetuando sua busca. 

E esse é o propósito de inserir o SEO em sua estratégia de marketing digital: Alcançar o público certo durante suas pesquisas no buscador. 

Como sabemos, diversos critérios de avaliação são levados em consideração pelos robôs dos buscadores durante a definição de seu ranking e também, que é quase impossível verificar todas as pendências de SEO de um site a olho nu. 

Não sabe por onde começar? Vem com a gente que vamos te explicar qual o melhor Software SEO para quem está começando!

Primeiro, confira o nosso Guia de SEO!

O que é um Software SEO?

Quando falamos sobre software SEO, grande parte das pessoas associam com ferramentas de palavras-chave, entretanto, não é bem assim que funciona.

Como dissemos na introdução, diversos fatores determinam o posicionamento de uma página nos buscadores e também, é quase impossível analisar todos eles dentro de um site (ainda mais se nele existirem milhares de páginas). 

O Software SEO é responsável por automatizar essas análises, simplificando assim seu dia a dia e poupando seu tempo. 

Ele fará uma análise completa em todas as páginas do seu site e irá te apontar quais são as melhorias necessárias para que você tenha um site o mais otimizado possível.

Um bom Software SEO deverá abordar os seguintes aspectos:

  • SEO Interno;
  • Problemas Técnicos;
  • Análise de Backlinks;
  • Ferramentas de Palavras-Chave;
  • Análise de Competidores;
  • Métricas Sociais;
  • Rastreamento de Rank;
  • Análise de usabilidade mobile e Desktop.

Se você fosse pagar por ferramentas voltadas a cada um dos tópicos acima, possivelmente você teria que dispor de um grande orçamento, já que a grande maioria possui pagamento em dólar (convenhamos, o momento atual não está muito “favorável” para compras em dólar).

Ah, e outras duas coisas: a maioria das ferramentas não são em PT-BR e também, não oferecem suporte on-line.

O melhor a ser feito nada mais é do que optar por um software que faça a análise completa de todo o seu site, em sua língua nativa e pagamento em português, não é mesmo? 

Fazendo isso, você terá mais praticidade em seu dia a dia, reunindo as principais informações em uma única console. 

Bom, agora você já sabe o que deve conter um software SEO, então, vamos mostrar a você qual possui todos esses recursos que mencionamos anteriormente.

O melhor Software SEO para quem está começando é WebPeak!

A Ferramenta de SEO WebPeak possui em sua estrutura os principais recursos para que você acompanhe a evolução de seu website nos resultados de pesquisa. 

Com ela, você poderá conferir a saúde interna e externa de seu site, questões relacionadas aos seus concorrentes, acompanhar o engajamento social de suas páginas e acompanhar o desempenho de seu site nos resultados de pesquisa.

Separada em cinco módulos, a ferramenta traz informações sobre os tópicos acima e também, qual é a melhor palavra-chave a ser utilizada, e quais são as páginas com pendências em SEO e como você pode efetuar as correções. 

Abaixo, vamos detalhar para você cada um desses módulos, acompanhe!

Rastreamento de Rank

Quando nós falamos sobre palavras-chave, estamos nos referindo aos termos que você deseja aparecer quando um usuário pesquisa por seu produto ou serviço nos resultados de pesquisa. 

Se você possui diversos termos importantes, sabe que fazer a análise isolada de cada um dos termos isoladamente é uma tarefa muuuuuuito demorada. 

Claro que existem ferramentas gratuitas que te ajudam a olhar esse posicionamento de forma geral (como o Search Console, por exemplo). Porém, essa ferramenta não é atualizada em tempo real, o que acaba dificultando sua perspectiva de bom posicionamento, já que o ranking pode oscilar de uma hora para outra, dependendo da competitividade de seu segmento. 

No módulo Rastreamento de Rank, você poderá conferir o posicionamento de suas principais palavras-chave em tempo real (no momento do escaneamento do módulo), verificar gráficos históricos, ver quais páginas acionam tais termos, conferir o volume de buscas e comparar assim seu posicionamento em relação aos concorrentes.

Qual o melhor Software SEO para quem está começando?

Visão Geral do Módulo Rastreamento de Rank

Ferramentas de Palavras-Chave

Se você ainda não sabe quais palavras-chave trabalhar no seu site, não se desespere! Nossos recursos de palavras-chave são ideais para você verificar aspectos importantes, como:

  • Volume de Buscas: Descubra quantas vezes mensalmente aquela palavra-chave é pesquisada. Esse tipo de informação é super importante para que você trabalhe em termos que as pessoas realmente possuem interesse e pesquisam, pois assim, você conseguirá atingir o público certo e na hora certa.
  • Competitividade: Nessa coluna, você conseguirá compreender se a competitividade da palavra-chave que pesquisou é baixa, média ou alta. Quanto maior for a competitividade, mais complexo será aparecer nos resultados de pesquisa, pois um árduo trabalho deverá ser desempenhado.
  • Tendência de Pesquisa: Será que existe um período do ano em que aquela palavra-chave é mais pesquisada? Isso você também pode conferir em nossa ferramenta! Esse tipo de informação é muito importante para que você compreenda a sazonalidade dos termos e trace sua estratégia no período certo.
  • Média CPC: Mostra uma média do custo por clique da referida palavra-chave em campanhas do Google Ads. 
  • KEI: O KEI (Keyword Effectiveness Index) é um coeficiente no qual irá medir a sua probabilidade de ter um bom ranqueamento a partir daquela palavra-chave, levando assim em consideração as métricas volume de buscas vs competitividade. Quanto maior o KEI, melhor será sua oportunidade!

Além disso, você poderá conferir quais termos acionam o site de seus concorrentes, receber sugestões de palavras-chave da própria ferramenta e verificar os termos que já acionam seu site, graças a nossa integração com o Google Search Console. 

Qual o melhor Software SEO para quem está começando?

Recurso de Sugestões de Palavras-Chave

Saúde do Site

Tudo que é relacionado ao SEO interno e a qualidade de suas páginas, você poderá conferir nesse módulo. 

Fez uma pesquisa de palavras-chave e identificou uma boa oportunidade? Ótimo! Agora, você precisa fazer com que os principais parâmetros de SEO tenham em sua composição a palavra-chave selecionada, sendo eles:

  • Heading Tags (H1, H2, H3, etc…);
  • Atributo ALT das Imagens; 
  • Tag Title;
  • Tag Description;
  • Url otimizada;
  • Conteúdo único;
  • Links Internos

Da mesma forma que a ferramenta irá analisar todo o conjunto de páginas e apontar quais possuem as pendências acima, você poderá analisá-las isoladamente, verificar erros que interferem a navegabilidade dos usuários, fazer testes de velocidade desktop/mobile e também, fazer o reenvio de seu arquivo Sitemap.xml para sinalizar aos robôs de que seu site está passando por atualizações.

Qual o melhor Software SEO para quem está começando?

Visão Geral de Problemas SEO On-Site. 

Perfil de Backlink

Backlinks nada mais são do que as referências externas de um site, ou seja, um site de terceiro que contenha em alguma página um link apontando para o seu. 

Adquirir backlinks também é um processo dificultoso, visto que você precisa identificar sites que possuam o mesmo contexto que o seu e aceitem fechar uma parceria. Da mesma forma que você pode fechar uma parceria (trocando links, por exemplo), você pode até mesmo pagar para que um site de autoridade referencie o seu. 

Essa estratégia é o que chamamos de SEO Externo, sendo uma das principais para você melhorar seu posicionamento nos buscadores.

Porém, nem todo backlink é considerado benéfico ao site, alguns podem até mesmo gerar penalizações (existe um algoritmo do Google que avalia esse aspecto, o Penguin).

Então, é super importante ficar atento nesses links externos.

No módulo de Perfil de Backlink, você poderá conferir links perdidos, links ativos, métricas de domínio do seu site versus dos concorrentes, métricas de domínio dos sites que te referenciam, locais onde seus concorrentes possuem links, qual é o texto de seus links e quais deles são prejudiciais.

Qual o melhor Software SEO para quem está começando?

Resumo sobre o módulo Perfil de Backlinks. 

Análise de Tráfego

Como eu disse um pouco mais acima, unificar todas as informações em um só painel é uma ótima forma de otimizar seu tempo. Sendo assim, nós temos também integração com as principais ferramentas Google, como Analytics, Meu Negócio, Ads e Search Console.

Além disso, você pode também comparar o tráfego de seu site versus dos competidores com dados obtidos do Alexa Rank

A equipe Alexa explica que sua metodologia de classificação "utiliza o tráfego estimado de um site e o envolvimento de seus visitantes nos últimos três meses". Mesmo que isso seja um pouco vago, é possível ter uma noção sobre o que influencia tal classificação. Por fornecer informações sobre tráfego e envolvimento, a análise no Alexa Rank é fundamental para que você compreenda melhor seu site e tenha uma noção sobre o que fazer para melhorar sua popularidade.

Qual o melhor Software SEO para quem está começando?

Dados do Alexa em comparação aos concorrentes no módulo Análise de Tráfego. 

Análise de Mídias Sociais

Os clientes são essenciais para seu negócio, promover uma linha de comunicação e educação com seu público torna-se necessário para estreitar o laço e criar relações.

Para criar relações, desenvolver simpatia e ser reconhecida de forma a destacar as possibilidades de seu negócio, é necessário entender e acolher seu público dentro de informativos que promovam a comunicação. Engajamento é o nível de interação entre o consumidor e a sua marca!

No módulo Análise de Mídias Sociais, você poderá obter dados valiosos sobre sua performance no Facebook, suas citações sociais em comparação aos concorrentes nas principais plataformas, verificar quais sites publicam notícias sobre seus termos estratégicos e também, quem está fazendo tweet’s com base nas suas palavras-chave.

Qual o melhor Software SEO para quem está começando?

Dashboard do recurso Facebook Insights.

Métricas do Competidor

Se você não souber o que seus concorrentes estão fazendo, você não terá um norte sobre o que você precisa aplicar e aprimorar em sua estratégia. 

Fazer essa análise a olho nu é uma árdua tarefa, ainda mais se seus concorrentes possuírem milhares de páginas indexadas nos motores de busca.

Porém, no módulo métricas do competidor, você terá insights valiosos para tomar as melhores decisões em suas estratégias.

Aqui, você poderá ver quem são seus concorrentes perigosos de acordo com suas palavras-chave, perfil de backlinks, comparativos no ranking dos buscadores e citações sociais.

Qual o melhor Software SEO para quem está começando?

Dashboard Geral Métricas do Competidor. 

Enfim, são inúmeros recursos em um único lugar, isso que ainda resumimos ao máximo (só para te deixar com curiosidade, haha). 

O melhor de tudo, é que com a WebPeak você obtém as principais informações para conquistar o topo dos buscadores e ultrapassar seus concorrentes, além de contar com pagamento em Real Brasileiro (ufa!!!) e chat ao vivo com nosso time de especialistas.

Não sabe como corrigir um problema? Esqueceu como otimiza um tópico importante? Ficou com qualquer dúvida? É só nos chamar em horário comercial, estamos prontíssimos para te ajudar!

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar a ganhar mais relevância nos resultados de pesquisa? 

Confira nossos planos ou entre em contato conosco através do chat, será um prazer fazer parte de seu sucesso.

Gostou do conteúdo? Não deixe de se inscrever em nossa newsletter para ficar por dentro das novidades! 

Até a próxima! 

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager