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Quanto custa anunciar no Facebook

30/5/2018

Quanto custa anunciar no Facebook

Os anúncios patrocinados são formas cada vez mais frequentes e utilizadas de divulgação de marcas no marketing digital. Uma das principais ferramentas para anunciar no Facebook é o Facebook Ads. Os investimentos nessa ferramenta vêm crescendo cada vez mais, e o motivo está dado: com o uso da ferramenta é possível gerar resultados.

O potencial pode ser usado de forma muito eficaz para divulgar a sua loja virtual, fazer fortalecimento de marca, gerar engajamento com seu público alvo, impulsionar ações promocionais, e gerar vendas.

Qualquer usuário do Facebook pode criar um anúncio nessa ferramenta, desde que possua uma fanpage, ou seja, uma página corporativa, que pode ser criada gratuitamente por qualquer pessoa ou empresa. Vamos detalhar como funciona anunciar no Facebook, e quanto custa este processo.

Vamos lá!

Leia também: Empresas que dão um show de engajamento em redes sociais

Como é anunciar no Facebook

O direcionamento específico a seu público alvo é um dos motivos pelo qual cada vez mais varejistas optam por anúncios nesta rede social. O Facebook age de modo a coletar informações únicas e detalhadas da sua persona, caso você queira. Você consegue alcançar o público que almeja. Com cada anúncio que você cria, você pode escolher o quanto você quer oferecer para ter seu anúncio mostrado para seu público-alvo, bem como se você quer oferecer sobre o custo por clique (CPC) em seu anúncio ou no custo por 1000 impressões (CPM).

É possível começar a testar anúncios com o menor orçamento diário possível para medir o tipo de envolvimento que você começa antes de investir agressivamente em publicidade no Facebook Ads.

Para aumentar a capacidade dos anúncios de gerar resultados, o Facebook usa uma regra intitulada 80/20. Segundo ela, para que o anúncio seja aprovado pela rede social, ele não pode possuir mais do que 20% de texto. Isso significa que a maior parte do material será composta por imagens.

Tipos de anúncios

Existem três modalidades de anúncios no Facebook com foco em e-commerce, e se você possui uma loja virtual em fase de crescimento, não deixe de utilizar esses anúncios.

Anúncios para Celulares: Aparecem relacionados no feed de notícias do usuário na plataforma mobile

Anúncios no Feed de Notícias do Desktop: Mesmo modelo do anúncio móvel, envolve também os Tablets e computadores.

Anúncios na Barra Lateral: São os anúncios na coluna direita, disponível apenas para desktop.

Como filtrar o seu público alvo para os anúncios do Facebook?

A segmentação de público é feita a partir de critérios demográficos, interesses, gostos, hábitos e todo um conjunto de informação que os utilizadores já fornecem voluntariamente à rede social, permitindo-se assim ter um retrato muito detalhado de quem são e daquilo que os move e do que gostam efetivamente.

Assim cabe à sua empresa saber identificar quem é verdadeiramente o público alvo do seu e-commerce. Depois, basta configurar as campanhas de Facebook Ads para coincidirem com todos esses dados que sabemos sobre os nossos potenciais consumidores para uma segmentação precisa e altamente dirigida para aqueles que provavelmente estarão mais interessados nos seus produtos e serviços, levando a campanhas muito eficazes.

Mais recentemente, o Facebook lançou novas possibilidades de segmentação que vieram permitir campanhas ainda mais afinadas e eficientes. Atualmente, é possível criar e segmentar para públicos personalizados, onde destacamos 3 tipos principais:

  • A partir de uma base de dados de emails que o cliente já tenha;
  • Pessoas semelhantes àquelas que já curtem a página;
  • Pessoas que visitaram ou fizeram uma ação no seu Site (remarketing).
Não deixe de ler: Batalha de gigantes: Google Ads x Facebook Ads

Quanto custa anunciar no Facebook

Os anúncios do Facebook têm diferentes propósitos e custos. Alguns são feitos para conseguir mais curtidas para a página, outros são bons para engajar a sua audiência já estabelecida ou servem para transferir a navegação para o seu website. O valor do investimento irá depender centralmente dos seus objetivos de campanha, da concorrência e da otimização de seus anúncios.

É possível iniciar sua campanha investindo diariamente um custo baixo. Caso você tenha um orçamento limitado, é possível começar com um valor reduzido, como algo em torno de R$ 10 diários, por exemplo, e aumentar para melhorar os resultados quando as coisas estiverem melhores para você.

O retorno que você terá ao anunciar no Facebook dependerá do seu esforço em torno de manter uma campanha duradoura, e aprimorá-la, isso vai afetar diretamente os custos com anúncios. Diante disso, é essencial segmentar seu público, ter uma boa página de destino, acompanhar métricas com frequência e ter anúncios de qualidade.

CPM: Custo por mil impressões

Nessa modalidade, sua publicação aparece no feed de notícias do público segmentado com o propósito de gerar engajamento, seja por curtidas, comentários ou compartilhamentos.

Vantagem

Entre as opções de anúncios, o CPM é o de menor custo e serve como uma espécie de vitrine tester para medir o potencial de compra de certo produto, além de possibilitar um compartilhamento orgânico gratuito, pois uma vez que um usuário compartilha seu post patrocinado, seus contatos também verão e poderão engajar com a marca.

Desvantagem

Tem baixo potencial de conversão, não dando muitas possibilidades de remarketing.

CPC: Custo por clique

Na modalidade CPC, além da publicação da sua página, é embutido um botão CTA (call-to-action) com direcionamento para seu website.

Vantagem

Tem um potencial de conversão maior que o CPM e um custo moderado, além da opção de remarketing caso seu website tenha o pixel do facebook

Desvantagem

Em comparação com o CPM, a otimização do anúncio CPC é mais lenta, demorando alguns dias para ter resultados.

Leia também: Tamanho de imagem para Facebook e Instagram: oportunidades em redes sociais

CPA: Custo por aquisição

O CPC é para as empresas que já tem uma base clientes engajados e uma certa interação pelo facebook. O produto aparece em destaque no feed de notícias do usuário já com o botão de compra.

Vantagem

É o botão de retargeting, para um usuário que já foi exposto e tem a maior propensão a comprar o que é, afinal de contas, seu objetivo maior

Desvantagem

Entre as três modalidades é a mais cara, além de precisar de uma base de engajamento para ser efetiva.

Instale o pixel do Facebook Ads

O pixel do Facebook nada mais é que um pequeno trecho de código que você deve instalar em seu site para obter informações e realizar ações, tais como:

  • Contabilizar o número de conversões realizadas a partir de campanhas do Facebook Ads;
  • Criar uma lista de retargeting, ou seja, toda vez que uma pessoa estiver “logada” no Facebook e passar pelo seu site (isto é, muita gente), o Facebook saberá essa informação e permitirá que você exiba anúncios para todas essas pessoas dentro da rede;
  • Criar uma lista de público semelhante (Lookalike Audience). Com base na lista das pessoas que passaram pelo seu site, o Facebook irá procurar outras pessoas com perfil parecido, expandindo assim a audiência dos seus anúncios.

Sendo assim, para aumentar (e muito) seus resultados e diminuir o custo por Lead, é bem importante que você tenha o pixel instalado.

Não dá mais para ficar de fora das novas maneiras de anunciar na internet. Renegar o Facebook ou utilizá-lo apenas para lazer é um tiro no pé de qualquer negócio, por isso é bom ter em mente que a visualização de marcas na rede só cresce e as facilidades para criar anúncio também estão em franca expansão.

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Até a próxima!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

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