Quer saber como aparecer no Google? Este conteúdo é para você!

2/1/2018

Quer saber como aparecer no Google? Este conteúdo é para você!

Sabemos que uma das suas maiores ambições é fazer com que seu negócio apareça no Google, e não estamos errados, certo?

Aparecer no Google desdobra em muitas soluções para seu negócio, afinal, se os sites de busca estão reconhecendo seu projeto, logo, existe um público para ele e você pode estar inserido na lógica do mercado.

Diante disso, desenvolvemos este conteúdo para que você fique por dentro das estratégias e [principalmente] táticas FUNDAMENTAIS presentes no Marketing Digital que vão auxiliar seu negócio da melhor forma, sobretudo para suprir sua necessidade de aparecer no Google.    

Vamos lá!

Importância do SEO para aparecer no Google

SEO nada mais é que uma categoria presente no marketing digital que impulsiona resultados orgânicos (não pagos) em sites de busca, como o Google.

O SEO engloba os elementos técnicos e criativos essenciais para melhorar os rankings, impulsionar o tráfego e aumentar a conscientização nos motores de busca. Há muitos aspectos do SEO, desde os termos corretos em sua página até a forma como outros sites se vinculam a você na web. O SEO pode ser colocado como uma ação importante para garantir que seu site esteja estruturado de uma maneira que os mecanismos de pesquisa entendam, logo, para você aparecer no Google.

Leia também: Passo a passo para aumentar acessos do seu site e melhorar o marketing de conteúdo da sua empresa

O SEO não trata somente da criação de sites amigáveis para motores de busca, mas também deve haver compreensão a respeito de seu peso frente às melhorias para as pessoas que visitam seu site. Ambos princípios andam lado a lado, sua junção funcional traz como consequência desdobramentos fundamentais que fazem parte dos resultados a partir das estratégias e técnicas aplicadas de SEO.

Com o SEO você consegue ficar atento a melhorias tanto na estrutura, quanto no conteúdo do seu site. Tudo isso levando em consideração quatro pontos extremamente importantes:

1.    Palavras-chaves;

2.    Relevância do conteúdo;

3.    Link Building;

4.    Experiência do usuário.

Não subestime os motores de busca, eles são super inteligentes, mas ainda assim precisam de ajuda. Para você que quer aparecer no Google, saiba que os principais motores, como o Google, estão sempre trabalhando para melhorar sua tecnologia com intuito de rastrear a rede mais profundamente e garantir o retorno dos melhores resultados aos usuários. 

Leia mais: Google Jobs: novo recurso do Google para você encontrar emprego

Porém, existe um limite para a forma como os motores de busca podem operar. Do mesmo modo que o SEO, quando aplicado da maneira certa, pode voltar milhares de visitantes e aumentar a atenção, os movimentos errados podem ocultar ou enterrar seu site nos resultados da pesquisa onde a visibilidade é insignificante. O SEO, além de disponibilizar conteúdo aos motores de busca, também ajuda a aumentar os rankings para que o conteúdo seja colocado onde os pesquisadores o encontrarão com mais facilidade. 

A Internet está se tornando cada vez mais competitiva, dado a quantidade de pessoas inseridas na dinâmica online, e as empresas que realizam SEO terão uma vantagem fundamental no quesito visitantes e clientes.

Mas afinal, qual a diferença entre Link Patrocinado e SEO?

Diante da questão de que a busca orgânica do Google faz referência aos resultados gerados pelo buscadores, a partir de pesquisas realizadas, ficará mais fácil compreender a diferença entre Link Patrocinado e SEO. Ambas estratégias são importantes para este fator que envolve os resultados de pesquisa.

Os sites otimizados são qualificações dadas pelo Google, elas levam em conta dezenas de fatores, como velocidade do site, qualidade do conteúdo exposto, links internos e externos, tempo de domínio, entre muitas outras.

O SEO é uma estratégia que é aplicada em todo o site, incluindo a linguagem, de forma que o Google e seus robôs leiam o site, e o desdobramento desta ação está na melhoria e aumento da exibição e relevância do site dentro do buscador. Ou seja, trabalhar com SEO é visar a maximização de resultados, levando em consideração todos os aspectos que ‘’agrada’’ o Google para que você apareça nele. 

Por outro lado (entretanto, do mesmo lado), os Links Patrocinados permitem a conquista do espaço de forma mais rápida, a ferramenta utilizada para essa estratégia é o Google Adwords, diferente da busca orgânica, os anúncios de Links Patrocinados vão aparecer na parte superior da página do lado direito. De modo geral, os links patrocinados são anúncios pagos e o SEO está relacionado aos sites otimizados que aparecem de forma NATURAL no Google.

Não deixe de ler: Dicas exclusivas de SEO para ecommerce de sucesso

Conheça a WebPeak para aparecer no Google! SEO completo em um único lugar!

A  WebPeak agrega ferramentas de SEO indispensáveis para seu negócio,  ou seja, todas as ações eficazes de SEO estão presentes na plataforma, como:

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como  link earning);
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing.

Entenda por que o SEO é uma estratégia essencial para seu site aparecer no Google e não pagar pelo clique!

É sabido, sobretudo por quem trabalha cotidianamente com a Internet, que a maioria do tráfego na web é conduzido pelos principais sites de busca, como Google, Bing e Yahoo.

Esses mecanismos de busca são aliados de uma porcentagem bastante significativa da população mundial, que utilizam esses meios para diversos fins, tanto para esclarecimentos acerca de conteúdos informativos, como notícias, quanto para esclarecimentos acerca de conteúdos voltados para o que vão consumir, e é neste último ponto que entra o marketing digital e a aplicação de SEO que impulsiona os melhores resultados digitais. 

Se o seu site fornecer conteúdos, serviços e produtos qualificados os bons resultados se tornam uma realidade.

Não deixe de ler: O que significa SEO

Fato é que os motores de busca são originais, pois fornecem tráfego direcionado, ou seja, da mesma forma que há pessoas em busca de serviços, há pessoas oferecendo. 

Os motores de busca são como caminhos sólidos que fazem isso acontecer e sustentam essa dinâmica. Se os motores de busca não conseguem encontrar o seu site ou adicionar seu conteúdo às suas bases de dados, esta é a oportunidade de compreender a funcionalidade do SEO.

  • Pesquisa de Palavras-chave aplicada através do SEO

Pesquisa de Palavras-chave é uma das técnicas mais importantes para o processo de otimização de site, plead corresponde ao sujeito já interessado no serviço oferecido por sua Agência ou empresa, ou seja, cliente em potencial. A pesquisa de palavras-chave é possível de ser realizada através de plataformas que oferecem este recurso para pesquisas de termos ideais e direcionados objetivamente aos interesses do usuário.

A ferramenta de Pesquisa de Palavra-chave da WebPeak trata-se de um recurso que proporciona aos usuários o aprofundamento no desenvolvimento do próprio negócio para o alcance dos melhores resultados digitais. Ao realizar a busca dos termos corretos, evidentemente, há a possibilidade de criação de um conteúdo propenso a acesso e lúcido para os leitores interessados no que é ofertado. São os termos certos que irão gerar leads e um ótimo tráfego qualificado para seu site. O uso desta área de SEO é fundamental para a concretização de resultados.

Para encontrar termos que seu público utiliza você pode se utilizar das boas práticas de pesquisa de keywords:

  • visitar sites famosos do nicho;
  • conversar com seu público-alvo ativa e passivamente;
  • analisar reações e comentários e verificar o formato como se comportam;

Depois de perceber como seu público se mostra na Internet, você pode utilizar ferramentas de palavra-chave que vão te ajudar a descobrir quais palavras-chave trazem mais resultado com menos esforço. 

A melhor delas é a Ferramenta de Palavras-chave da WebPeak, nela você pode fazer pesquisas por palavras-chave que tem muito tráfego e pouca concorrência e, ainda por cima, salvá-las em uma cesta e delegar tarefas para sua equipe de redatores criarem posts e blogs para cada tema. Assim, você vai ver seu SEO decolar e saberá exatamente como cada palavra-chave influenciou na sua trajetória de sucesso.

  • Link Building

Dando continuidade aos conteúdos com qualidade, que serão acessados e irão disseminar marcas, o Link Building é outra área essencial do SEO. O recurso envolve uma série de estratégias para um bom posicionamento nas buscas do Google.

Link Building faz referência à construção de links externos que irão apontar determinado site, influenciar a popularidade nos mecanismos de buscas e gerar tráfego. Na prática, dentro de um conteúdo inserido em um site que há links pertinentes que irão direcionar a outros conteúdos de qualidade dentro do próprio site, consequentemente aumentará as chances da ocorrência de geração de leads, e leads podem gerar vendas, e vendas podem gerar fidelização, dessa forma, aponta a modalidade como impulsionadora de backlinks rumo ao avanço de seu negócio.

Investir em SEO pode ter uma taxa de retorno excepcional em comparação com outros tipos de marketing e promoção, se compararmos, por exemplo, o Outbound Marketing (marketing tradicional que envolve campanhas publicitárias intimistas) com o Inbound Marketing (marketing que engloba estratégias e táticas voltadas para o marketing digital), o SEO aliado ao Inbound Marketing é muito mais eficiente, sobretudo quando há compreensão do que é fazer marketing na realidade para aparecer no Google .

Benefícios do SEO para Iniciantes

Alguns fatores externos nos quais você não tem controle, podem ser consequências positiva do planejamento e otimização dos elementos internos e são fatores a se considerar quando se trata de SEO.

CONFIABILIDADE: Sites especializados e com plataformas user-friendly são facilmente enquadrados nesse fator, mas isso não impede que novos sites de conteúdo ou portais fiquem pra trás. Com conteúdos planejados, completos e verificação de identidade, podem fazer frente ao tradicional, virando até referência digital no segmento direcionado;

QUALIDADE X QUANTIDADE: As indicações externas são ranqueadas de acordo com a relevância e visibilidade do site, ou seja, citações de sites-referência são mais pontuais do que diversas citações de fontes novas. Mesmo assim, é importante manter um equilíbrio;

DADOS GEOGRÁFICOS: O direcionamento por região (país, cidade, etc) é importante para SEO, pois procura atingir possíveis visitantes em uma determinada localização.

A busca orgânica recebe de 60% a 80% dos cliques.

Leia também: Planejador de Palavras chave

Erros internos de SEO - Como eles prejudicam seu desempenho

Deixe de perder tráfego por erros internos de SEO. Seus usuários e os robôs do Google não gostam nada disso e você não vai gostar de saber como isso influencia negativamente no desempenho do seu site.

Aqui na WebPeak nós analisamos milhares de sites diariamente, por meio do nosso webcrawler que conta com avançados conceitos de Machine Learning. Por isso, selecionamos abaixo 3 pontos principais para você se preocupar em seu site e como consertá-los ainda hoje!

1: LINKS INTERNOS QUEBRADOS

Nada mais frustrante para um usuário que está engajado com seu conteúdo que dar de cara na parede quando você indica a ele que vá conhecer mais do seu conteúdo. “Gostou do conteúdo?  E, ao lhe obedecer, o usuário encontra uma página de erro. Estudos mostram que páginas com links internos quebrados recebem até 50% menos compartilhamentos que páginas exatamente iguais, mas com todos os links íntegros.

2: LINKS EXTERNOS QUEBRADOS

Você já leu algum texto que citava uma fonte externa como corroboradora da informação passada e, ao tentar se aprofundar no assunto, não conseguiu? Ter fontes confiáveis que apoiam sua narrativa é tão importante quanto sua narrativa por si só. Quem já fez trabalhos acadêmicos na área de Marketing sabe, por exemplo, que citar Philip Kotler é garantia de sucesso. Mas, ao mesmo tempo, dizer que Kotler apóia uma teoria sem ter como provar isso é estremecer seu texto.

3: AUSÊNCIA DE LINKS INTERNOS OU EXTERNOS

Alguns teóricos da Internet acreditam que não colocar links externos é uma boa prática que nós não compartilhamos. Aumentar a experiência do seu usuário com o conteúdo que você está compartilhando com ele é muito bom para a relação de confiança de vocês. Isso acontece muito em Landing Pages voltadas à conversão.

Separamos mais um conteúdo especial para você: Links Internos: Site Wide, outbound e inbound links para SEO

Conheça as principais ferramentas de Marketing Digital SEO da WebPeak

‍AUDITORIA DO SITE

Ferramenta de Pesquisa de Palavra-chave:
  • Sugestões de palavras-chave perspicazes mais lucrativas;
  • Sugestões da sua conta Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para webmasters) em palavras-chave poderosas;
  • Sugestões de palavras-chave obtidas de sites concorrentes.

A ferramenta de pesquisa de palavras-chave agrega muito valor ao seu negócio, você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave com a ferramenta de pesquisa de palavras-chave da WebPeak.

Leia mais: WebPeak: conjunto das melhores ferramentas de SEO
Ferramenta de Otimização de Links Internos:
  • Análise de texto de link interno para ajudá-lo a estabelecer o tema do seu site e aproveitar ao máximo a pesquisa semântica;
  • Análise da autoridade da página para ver quais páginas do seu site são consideradas autoritárias pelos motores de busca;
  • Análise da página de destino para encontrar oportunidades de links e aumentar a visibilidade da sua página de destino;

Esta ferramenta da WebPeak permite que você saiba como agilizar seu link juice e aumentar a visibilidade do seu site nos motores de busca.

Ferramenta de Análise de SEO:
  • Um relatório geral de auditoria de SEO com avisos e conselhos úteis;
  • Um relatório de otimização específica de palavras-chave que abrange todas as áreas de página proeminentes de SEO;
  • Um relatório de otimização de celular que o ajudará a detectar problemas que possam influenciar o ranking do seu site na busca por celular.

A ferramenta de análise de SEO da WebPeak direciona o seu negócio ao conhecimento de como proteger seu site das proibições do Google e otimizar suas páginas para as palavras-chave mais buscadas.

Ferramenta de Geração do Sitemap:
  • Uma ferramenta de criação de sitemap XML
  • Monitoramento da indexação das páginas do sitemap
Ferramenta de Auditoria Técnica:
  • Um relatório sobre a saúde do site para uma melhor usabilidade e indexação do site.

A ferramenta de Auditoria Técnica proporciona sua compreensão de como tornar os motores de busca e os visitantes satisfeitos com um site sem erros.

Leia mais: Saiba como aumentar o lucro do seu e-commerce

LINK BUILDING

Verificação da qualidade do Backlink:
  • Relatório de links tóxicos para limpar seu perfil de backlink de site de backlinks não naturais;
  • Pesquisa de domínios para encontrar sites que trazem  link juice;
  • Análise de páginas para identificar quem discute seu conteúdo;
  • Análise da diversidade de textos âncora utilizados;
  • Suas páginas mais vinculadas para descobrir suas próprias páginas com alto link juice;
  • As principais métricas do seu domínio comparadas com sua concorrência.

Com esta ferramenta você saberá como fortalecer seu perfil de backlink e se livrar de links tóxicos.

Relógio de Links Choses:
  • Monitoramento de links importantes e seus parâmetros (cloaking do usuário-agente, atributo 'nofollow', desabilitação de rastreamento no arquivo robots.txt).
Competidor Backlink Spy:
  • Links para concorrentes para que você possa rever o engenheiro da estratégia de construção de links;
  • Identifique o nível de competição dentro dos SERPs comparando vários sites;
  • Páginas com PR elevado que você também possa obter backlinks qualitativos.

Aproveite ao máximo as estratégias de construção de links de seus concorrentes com a ajuda desta ferramenta da WebPeak.

Ferramenta de submissão de conteúdo:
  • Mais de 85 sites de nicho e sites de submissão de conteúdo;
  • 35+ blog comunidades e motores de busca;
  • Mais de 30 sites e diretórios locais;
  • 10 motores de busca de compras.

Com esta ferramenta WebPeak é possível complementar sua estratégia de marketing com listas locais, compartilhamento de conteúdo de mídia, listagens de comércio eletrônico, etc.

Não deixe de ler também: Link Building, o que é

MÉTRICAS SOCIAIS

Ferramenta de Engajamento Social:
  • Acompanhe a atividade social de backlinking em suas páginas de destino no Facebook, Google+, LinkedIn e Pinterest.
  • Analise as atividades de seus concorrentes para estabelecer um alto desempenho para sua marca;
  • Eficácia da atividade social (pelo Google Analytics);

A ferramenta de Engajamento Social da WebPeak permite de modo efetivo rastrear e analisar o desempenho de sua mídia social e melhorar seus resultados.

Ferramenta Facebook Insights:
  • Encontre os insights que você precisa para priorizar seus esforços, criar um conteúdo melhor e gerar crescimento social real;
  • Veja o quão rápido sua rede do Facebook cresce obtendo dados demográficos;
  • Descubra tópicos quentes que seus concorrentes já exploram;
  • Amplie seu alcance social no Facebook, aprendendo o conteúdo que funciona com seu público.

É simples: obtenha informações sobre sua estratégia de mídia social usando a ferramenta Facebook Insights da WebPeak.

Ferramenta de Monitorização Web Buzz:
  • Monitorize a reputação da sua marca em sites de notícias e blogs;
  • Acompanhe tópicos quentes em sua indústria;
  • Verifique o Twitter Buzz para as palavras-chave de destino escolhidas.
Leia mais: Sinais Sociais - Como eles maximizam seu desempenho em SEO

ANÁLISE DE MARKETING

Ferramenta Rank Tracking:
  • 370 motores de busca globais e locais para rastrear;
  • Descubra os melhores concorrentes orgânicos com base nas suas palavras-chave;
  • Avalie os resultados da sua atividade de mídia social;
  • Compare dados de ranking com concorrentes;
  • Tagging de palavras-chave e filtros de relatório para melhor navegação de relatórios.

Esta ferramenta WebPeak permite que você saiba como monitorar todos os tipos de rankings do mecanismo de pesquisa (listagens globais e locais,rankings de desktop e móveis, Imagem, Vídeo, Notícias e outros tipos de rankings verticais).

Ferramenta Métricas do Competidor:
  • Visão geral do tráfego do concorrente para estimar quantos prospectos seus concorrentes podem ter;
  • Análise do perfil do link do concorrente para ver como seu site está agindo em relação à concorrência;
  • Ranking do concorrente para ajustar suas páginas e superar a concorrência

Com a Ferramenta Métricas do Competidor (métricas competitivas) você irá acompanhar o desempenho de seus concorrentes para atuar de forma rápida para superá-los.

Saiba mais: Ferramentas de Monitoramento de Redes Sociais
Ferramenta Web Analytics:
  • Seus dados do Google Analytics são integrados com sua conta da WebPeak;
  • Tendências do Rank de Tráfego fornecidas pelo Alexa.

Esta ferramenta permite que você saiba como obter os dados de análise web mais essenciais no seu tráfego de visitantes e seus concorrentes.

Google Web Search Analytics:
  • Um relatório (Google Search Console) integrado para ver as principais consultas de pesquisa que trazem visitantes ao seu site;
  • Informações sobre impressões e cliques para ajudá-lo a otimizar páginas para as palavras-chave de melhor desempenho.

Produzimos este conteúdo completo para que você saiba quais são as melhores ações para aparecer no Google. Continue nos acompanhando e veja seu negócio decolar na Internet!

Até mais! :)

Autor

Marcos Custódio

Especialista em Tecnologia e Marketing Digital, entusiasta da arte de vender e apaixonado por meus cães.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/marcos@webpeak.com.br

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