Quer saber Como criar um Podcast? Nós te mostramos!

7/6/2018

Quer saber Como criar um Podcast? Nós te mostramos!

Você gosta de compartilhar suas opiniões? Seus amigos dizem que você deveria escrever para uma revista ou quem sabe criar um canal no Youtube? Já pensou na possibilidade de poder colocar tudo o que se passa numa roda de conversa entre você e seus amigos para ser ouvido por milhões de internautas no mundo todo? Ia ser engraçado, não acha?

Essas e muitas outras possibilidades podem ser exploradas num podcast. Já conhece esse tipo de conteúdo? Ainda não? Então fica ligado no conteúdo deste post, pois aqui vamos te contar tudo sobre ele!  

Vamos lá! :)

Leia também: Redes sociais alternativas para sua necessidade

Afinal, o que é um Podcast?

Na era da informação que vivemos, com as diversas possibilidades de canais de compartilhamento de informações e opiniões, a exemplo das redes sociais - onde se pode comentar e postar sobre tudo - e canais de vlog em plataformas como o Youtube, existe um desejo crescente entre os internautas de se tornarem participantes efetivos do processo de formação de opinião e se inserir cada vez mais na vida de outros usuários da cyberesfera.

Os “personal on demand broadcasts”, os famosos podcasts, apareceram no início dos anos 2000 no intuito de explorar essa possibilidade. Neles, os criadores de conteúdo escolhiam um tema aleatório que dialogasse com o maior número de internautas possível, ou uma entrevista com algum convidado que chamasse a atenção, para falar e gravar em formato de áudio, em um molde análogo a um programa de rádio, só que “on demand” - “sob demanda”, do inglês, pois pode ser escolhido pelo usuário a partir de seu tema ou categoria.

Leia mais: Ferramentas para facebook: maximize os resultados de suas redes sociais

 Esse conteúdo gravado pelo autor ou autores do podcast seria disponibilizado para download ou disponibilizado em alguma plataforma de upload de arquivos de áudio online, levado para seu site ou blog, para ser posteriormente ser ouvido por todo o mundo! Legal, não é?

Os agregadores de conteúdo, ou podcasters, podem ser uma ou mais pessoas, como comentado anteriormente, pode ser, por exemplo, o seu próprio grupo de amigos. Fala bastante? É articulado e tem capacidade de expressar sua opinião ou até contar algumas histórias engraçadas sobre as mais variadas temáticas? 

O podcast pode ser para você. É do tipo que não gosta de aparecer em vídeos mas todo mundo diz que você devia criar um vlog? Mais uma vantagem do podcast!

Não deixe de ler: Empresas que dão um show de engajamento em redes sociais

Criar Podcast por der um negócio promissor

Pesquisas recentes mostram que o número de acessos a podcasts no Brasil não param de crescer. No exterior, os podcasts já são um sucesso há bastante tempo. Eles ainda não são tão acessados quanto os vlogs, mas estão demonstrando resultados bastante animadores no Brasil para quem produz e para quem anuncia por meio de parcerias fechadas com os autores para divulgar seus serviços.  

Em 2016, o número de podcasts ativos no Brasil era 1400. E não para de crescer! Em número colhidos durante uma semana pelo Blubrry, um poderoso hosting de podcasts durante 30 dias no mesmo ano registram 100.000.000 de downloads. Já imaginou cem milhões de pessoas conhecendo a sua marca? Parece ao menos convidativo investir em algum programa com um número grande de downloads ou acessos diários!

Vloggers e bloggers já aderiram à publicação de conteúdo também em podcast. A ideia é atingir todos os tipos de usuários e conseguir colocar seu conteúdo também em áudio, sem a necessidade de ser assistido ou lido. Prático e funcional, o podcast caiu como uma luva para a os já famosos produtores de conteúdo online que queriam inovar e atrair mais seguidores.

Não deixe de ler: Como criar um Blogger, aumente a receita de sua empresa

Como e Onde ouvir um podcast?

Como expus anteriormente, as plataformas e maneiras de se ouvir um podcast são inúmeras! Vamos listar aqui as 3 maneiras mais populares de ouvir os programas e posteriormente, como criar um podcast para você se divertir e falar sobre o que quiser para compartilhar com a galera!

SoundCloud: Acessada por usuários de mais de 200 países, com 175 milhões ouvintes exclusivos por mês, a SoundCloud destaca-se entre uma das mais populares plataformas para ouvir podcasts. Nela, você ouve o podcast via streaming, não sendo necessário fazer download do conteúdo. O player é superfácil de usar e você pode comentar e curtir o conteúdo e você pode baixar o app da SoundCloud no seu smartphone para ouvir os conteúdos onde quiser.

Youtube: Por ser tão popular e indiscutivelmente a plataforma de streaming de vídeo mais acessada do mundo, o Youtube ganha também destaque no acesso a podcasts. Parece confuso pensar em “programa de rádio” sem vídeo, mas o fato é que não param de crescer os canais com conteúdo de podcast na plataforma. Aos “vídeos”, adiciona-se somente uma imagem com referência ao podcast somado à faixa de áudio com o conteúdo do programa, o que não descaracteriza o conteúdo como podcast aproximando ao conteúdo dos já conhecidos vlogs. Você pode acessar os conteúdos pelo celular baixando ou app ou pelo navegador. 

Os números… bem, a popularidade dos programas dialoga com a imensa divulgação que a plataforma tem entre os usuários da internet. Você sabe de alguém que não conheça o Youtube? Agora basta saber o que essa pessoa está vendo por lá. Com certeza, existe um podcast entre o conteúdo. Ou ao menos a sugestão de algum pela plataforma.

Leia também: Como criar um canal no YouTube

Deezer: esse é um dos principais serviços globais de streaming de áudio, é um serviço francês e está disponível para usuários de mais de 180 países. Existe um aplicativo para Android, Blackberry, iPhone (iOS), Windows Phone e macOS, que pode ser utilizado em sua versão grátis, ou assinatura paga com mais recursos (como musicas offline).

Quer saber Como criar um Podcast?

Spotify: O queridinho quando se fala em streaming de conteúdo de áudio em dispositivos mobile é o Spotify. O número de programas e de acessos é gigantesco. São 60 milhões de assinantes no mundo todo, além dos que usam o app sem ter uma assinatura - com uma limitação de conteúdo, uma quantidade maior de anúncios, mas ainda assim, uma alternativa para ouvir suas músicas, podcasts e rádios em qualquer lugar. Se você possui uma assinatura, pode salvar podcasts para ouvir em modo offline. *Se você é assinante do Spotify, aproveite essa dica para salvar os programas quando houver conexão wi-fi e não gastar seu pacote de dados móveis. ;)

Leia também: Guia completo ROI e Marketing de Conteúdo

Como criar um podcast?

Agora vou te ensinar como criar o seu próprio programa. Por conta da facilidade e da familiaridade, vamos pensar em subir o programa no Youtube! Basta os passos e publicar o seu conteúdo. Acompanhe.

1º Passo para Criar um Podcast: Planejamento

Escolha uma equipe - o podcast também pode ser só seu - e um nome para o seu canal. Defina se o seu podcast terá atualização diária, semanal ou mensal. Isso é importante para ser divulgado para os ouvintes do seu primeiro episódio. Tenha um bom gravador ou captador de áudio e instale ao seu computador. O podcast pode ser postado sem muitas edições, mas é sempre necessário garantir um editor de áudio para corrigir possíveis falhas e adicionar vinhetas e efeitos sonoros. Fique atento, pois os o número de inscritos ao seu canal só aumenta de acordo com a qualidade do seu conteúdo!

Escolha um nome, que seja chamativo e atraia ouvintes. Feito isso, você vai precisar de uma arte para o seu canal. Uma imagem de capa, que pode ser criada no Canva gratuitamente, seguindo os modelos <https://www.canva.com/pt_br/criar/banners/banner-youtube/> e uma imagem de exibição. Deixe a criatividade fluir e use uma imagem da galera ou sua, com o nome e um logo do canal. Essa imagem vai ser adicionada a todos os “vídeos” como plano de fundo da faixa de áudio que você irá adicionar a eles.

Criatividade é tudo nesse momento!

Dica: Além disso tudo, pensando num podcast entre amigos, vocês podem fazer o podcast via Skype ou Hangouts usando um software como o CallGraph, que é gratuito e de fácil utilização mas te dará as faixas de áudio separadas ou o Athtek Skype Recorder que consegue gravar as faixas de áudio juntas, facilitando o processo, mas com custo de utilização.

2º Passo para Criar um Podcast: Crie uma conta no Youtube

Criar uma conta no Youtube é super fácil. Se já tem uma conta Google (Gmail), basta acessar o Youtube e logar (canto superior direito da página). Se não, basta criar uma conta Google, que automaticamente você já terá uma conta no Youtube, basta logar.

3º Passo para Criar um Podcast: Crie o seu canal no Youtube

Aprenda a criar um canal no Youtube seguindo esse post do nosso blog <https://www.webpeak.com.br/blogs/como-criar-um-canal-no-youtube>. E vamos partir para a ação!

4º Passo para Criar um Podcast: Grave o conteúdo e edite

A maneira mais popular de gravação de conteúdo é o Audacity, que pode ser baixado gratuitamente na internet. Escolha um tema para o seu programa e fale sobre ele usando a criatividade e pensando sempre em atingir o maior número de pessoas com suas opiniões, sendo sempre criativo. Vale tudo nessa hora! Feito isso, é só editar as possíveis falhas usando o Audacity também. Quanto menos cortes você fizer, mais natural será seu podcast, lembre-se que é o seu programa de rádio. Imprevistos acontecem e podem ser usados em favor do seu canal. Relaxe, as pessoas fatalmente vão rir junto com você. Adicione vinhetas e efeitos de som se quiser. Salve o conteúdo e editado =)

Leia também: Quer saber como aparecer no Google? Este conteúdo é para você!

5º Passo para Criar um Podcast: Adicione uma imagem de fundo ao conteúdo

Nesse passo você pode até usar o Windows Movie Maker, pois o tratamento principal foi dado à faixa de áudio do seu podcast. Para a adicionar a imagem no Movie Maker basta seguir os seguintes passos.

1 Use o comando “Ctrl+N” em seu teclado. Esse comando criará um novo projeto. Você pode clicar em Arquivo > Novo para fazer a criação de um novo projeto também.

2 Arraste a faixa de áudio para o Movie Maker. É simples assim, vá na pasta onde salvou o arquivo de áudio editado e arrastar para o programa. Depois, arraste de Coleção para a Linha do Tempo. Ela pode aparecer como na imagem de exemplo, ou ao lado do player no centro da tela. Aguarde a importação e parta para o próximo passo.

como criar um podcast

       

Leia também: Marketing de conteúdo: como garantir que seu conteúdo seja visto e compartilhado

3 Adicione o plano de fundo

Para adicionar a imagem como plano de fundo do podcast, basta arrasta a imagem para a coleção, como feito feito com o áudio no passo anterior e em seguida para a linha do tempo. Na caixa da imagem na Linha do Tempo, clique e arraste as extremidades de maneira que cubra toda a faixa de áudio. Se você não fizer isso, sua imagem irá sumir depois de alguns segundos de vídeo. Feito isso, a sua edição está pronta. Verifique o resultado reproduzindo o conteúdo do projeto e parta para o próximo passo.

4 Salve o seu vídeo

Vá em Arquivo > Salvar Filme. Escolha o formato do arquivo que será exportado. Priorize a opção High Definition ou Alta Definição e salve. Aguarde a finalização, que pode demorar bastante a depender do tamanho do vídeo gerado.

5 Poste seu vídeo

Acesse seu gerenciador de vídeos em <https://www.youtube.com/dashboard?o=U> e vá no botão superior direto clicar em Carregar <https://www.youtube.com/upload>. Selecione o vídeo e preencha as informações que você definiu no planejamento do seu programa. Lembre-se de numerar os episódios e usa títulos chamativos e, principalmente, de deixar o vídeo PÚBLICO. Feito isso, inicie o upload. Aguarde a finalização e pronto! Agora é só divulgar o seu podcast para a galera a partir da URL do vídeo.

Neste tutorial, você aprendeu tudo sobre podcasts e como criar o seu próprio! Lembre-se de tudo que aprendeu aqui, principalmente da crescente audiência aos podcasts desde sua invenção. Isso pode ser interessante para tentar novas possibilidades em publicidade. Garanta o aumento dos seus números inovando em publicidade.

Navegue nas plataformas mencionadas nessa publicação e procure por podcasts que podem te entreter e mudar o seu dia! Mude a sua maneira de se interar sobre os mais diversos assuntos e ouvir as mais diversas opiniões. O mundo de hoje exige isso de todos nós e o sucesso dos criativos podcasts está aí para provar que entretenimento e informação não têm limite algum.

Leia também: Aplicativos para criar vídeos: Crie sua estratégia de marketing do seu próprio celular

Continue acompanhando nossas publicações e fique ligado em nossas novidades. Espero que tenham gostado.

Até mais!

Autor

Gabriel Heitzmann

Viciado em tecnologia e em café. Falo pelos cotovelos.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak