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Quer saber como disparar site na busca orgânica? Veja essas dicas!

Giulia Oliveira

Analista de SEO, especialista em performance para ecommerce e soluções Google.

Se você possui um site, certamente está familiarizado com a internet e sabe que existem duas maneiras de se obter destaque nos resultados de pesquisa e conquistar tráfego: através de campanhas patrocinadas ou subindo organicamente por meio de técnicas de otimização de pesquisa.

Para quem está começando e não possui budget disponível para partir para as campanhas patrocinadas, aparecer na busca orgânica é um dos principais objetivos da corporação. Afinal, quem não gosta de aparecer para público qualificado sem precisar investir? 

Só ter um website não significa que você irá aparecer automaticamente bem posicionado nos resultados de pesquisa. Você começa sempre pelas últimas posições e vai mostrando assim aos robôs que seu site realmente é qualificado para estar entre os primeiros resultados. Conforme eles vão identificando a qualidade de suas páginas, você vai assim subindo seu posicionamento. 

Segundo o Advanced Web Ranking, os sites que aparecem na segunda página do resultado de busca recebem menos de 2% dos cliques. Sendo assim, imagine só qual a probabilidade de você ter sucesso em sua estratégia e alcançar o público interessado em seu produto ou serviço se estiver além da segunda página, não é mesmo? É quase nula! 

 No conteúdo de hoje, vamos te mostrar como disparar seu site na busca orgânica e aumentar seus usuários e vendas!

Mas antes de tudo: o que é a busca orgânica?

Para quem não sabe, os buscadores são sites onde você digita um termo (também conhecido como palavra-chave) em um determinado campo, aperta enter e em seguida, uma infinidade de sites relacionados à sua palavra-chave são apresentados, onde você poderá selecionar qual site melhor atende sua necessidade. Como exemplo, temos Google, Bing, Yahoo, etc…

São nos buscadores que toda a mágica da busca orgânica acontece!

Neles, você pode aparecer através de campanhas patrocinadas ou resultados orgânicos, onde a diferença entre ambos é bem simples:

Na busca orgânica, você irá aparecer de forma natural nas primeiras posições na primeira página através de um conjunto de técnicas de qualificação do site, chamado SEO (iremos explicar melhor a seguir, continue lendo). Os resultados orgânicos dos buscadores não precisam de investimento, sendo assim, não geram qualquer custo quando um usuário clica em seu resultado. 

Já para aparecer na busca patrocinada, você precisará investir no Google Ads para que possa aparecer resultados de pesquisa. Um dos fatores que é necessário levar em consideração, é que dependendo do segmento de seu website, a concorrência será muito grande e então, o site no qual tiver o melhor lance ($$$) para aparecer para uma palavra-chave estratégica, ocupará assim a primeira posição nos resultados. 

Veja abaixo a diferença de um resultado na busca orgânica vs patrocinada:

Quer saber como disparar site na busca orgânica? Veja essas dicas!


Agora que você já sabe a diferença entre duas das formas de aparecer nos resultados de pesquisa, vamos te apresentar algumas dicas para disparar seu site na busca orgânica!

Dicas para disparar site na busca orgânica

Como falamos anteriormente, não existe nenhuma fórmula mágica para aparecer nos buscadores organicamente de uma hora para outra. Existe todo um processo de qualificação para você mostrar aos robôs que seu site realmente oferece conteúdo relevante para ocupar as primeiras posições dos resultados.

Todo esse processo consiste na aplicação de técnicas de SEO. 

Antes de tudo: é importante saber que o SEO só é aplicável em sites, não em redes sociais ou outros portais. 

Se você tem um site e consegue manipular seu painel administrativo, publicar conteúdos, cadastrar produtos e afins, você é capaz de aplicar as técnicas de SEO sem muitas dificuldades. 

Resumidamente, Search Engine Optimization (SEO), também conhecido como otimização de sites, nada mais é que um conjunto de técnicas e estratégias que farão seu site melhor se posicionar nos resultados de pesquisa de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar por clique. 

Agora, chega de enrolação. Vamos às dicas!!!! 

Faça uma boa pesquisa de palavras-chave

O primeiro passo para um bom trabalho de SEO é a definição de palavras-chave. Uma palavra-chave nada mais é do que o termo principal em que você quer aparecer nos resultados de pesquisa. 

Para selecionar uma boa palavra-chave, você deve levar em consideração três aspectos: 

  • Volume de Buscas Mensal (as pessoas realmente pesquisam por essa palavra?)
  • Competitividade (meus concorrentes também trabalham com essa palavra?)
  • Tendência de Pesquisa (existe alguma época do ano em que esse termo é mais pesquisado?).

Para analisar esses pontos de palavras-chave, é ideal que você faça uma pesquisa através de ferramentas, como as da WebPeak, por exemplo. 

Preencha campos sensíveis de SEO com suas palavras-chave

Fez uma pesquisa de palavras-chave e identificou uma boa oportunidade? Ótimo! Agora, você precisa fazer com que os principais parâmetros de SEO tenham em sua composição a palavra-chave selecionada, sendo eles:

  • Heading Tags (H1, H2, H3, etc…);
  • Atributo ALT das Imagens; 
  • Tag Title;
  • Tag Description;
  • Url otimizada;
  • Conteúdo único;
  • Links Internos.

Sua plataforma ainda possui o campo de Meta Keywords? Não se preocupe em preenchê-lo, pois ele foi desconsiderado das análises dos robôs há um bom tempo.

Explicando os Fatores de SEO:

Heading Tags: Vamos supor que seu site seja um livro, tendo assim vários títulos e subtítulos. É assim que funcionam as heading tags: elas irão mostrar aos robôs dos buscadores a questão hierárquica de seus títulos. 

Dessa maneira:

Quer saber como disparar site na busca orgânica? Veja essas dicas!

Como comentamos anteriormente, é importante que a palavra-chave esteja presente em todos esses títulos. 

Tag ALT em Imagem: Adicionar esse atributo em suas imagens, possibilitará que elas sejam apresentadas nos resultados de pesquisa por imagem, sendo uma ótima oportunidade para um bom ranqueamento. 

Resumindo, esse tipo de informação irá mostrar aos robôs sobre qual é o contexto daquela imagem.

Além disso, esse campo também auxilia programas que leem o conteúdo de uma página para usuários com deficiência visual.

Tag Title: É o título apresentado nos resultados de pesquisa dos buscadores. 

É importante que ele seja atrativo, tenha em sua composição a palavra-chave da página e um diferencial, para assim destacar sua página entre os concorrentes.

Nesse campo em específico, existe um limite de até 70 caracteres. Os resultados de pesquisa que tiverem o tag title maior que esse limite, terão suas informações cortadas nos buscadores, apresentando assim reticências ao final do mesmo. 

Tag Description: É a descrição simplificada apresentada nos resultados de pesquisa dos buscadores. 

É importante que ela seja atrativa, tenha em sua composição a palavra-chave da página e um diferencial, para assim destacar sua página entre os concorrentes.

Nesse campo em específico, existe um limite de até 160 caracteres. Os resultados de pesquisa que tiverem o tag description maior que esse limite, terão suas informações cortadas nos buscadores, apresentando assim reticências ao final do mesmo. 

Quer saber como disparar site na busca orgânica? Veja essas dicas!

URL Otimizada: O endereço de sua página também precisa ser otimizado! URLs que apresentem caracteres especiais, com muitos números e que sejam desconexas não são otimizadas. Você consegue o conteúdo na url e sobre o que ela diz? Então, esse é o caminho perfeito!

Conteúdo Único: Com o grande volume de sites que existem na internet, é comum que lojistas peguem descrições de seus fornecedores, por exemplo, e insiram em suas páginas de produto.

Sendo assim, é comum que grande maioria dos sites tenham seu conteúdo idêntico ou semelhante.

Convenhamos, ninguém melhor que você para descrever sobre seu produto ou serviço. Sendo assim, abuse de sua criatividade, enriqueça seu conteúdo com informações relevantes e se diferencie dos demais.

Links Internos: Um aspecto que também é importante ser adicionado em uma página de destino, são os links internos com a própria palavra-chave. 

É recomendável que os links de páginas importantes com palavras-chave estratégicas sejam inseridos no menu ou no rodapé, para potencializar assim a força do referido termo. 

Ou então, você poderá inserir também tal link na própria página como um âncora, apontando assim para um local estratégico da mesma (como para o botão de comprar, por exemplo).

Tenha um site com bom tempo de carregamento

O tempo de carregamento de uma página é, sem dúvidas, uma parte de grande importância para a experiência dos usuários, sendo também um dos fatores de relevância para uma boa otimização interna do site.

Sites mais rápidos criam usuários felizes, pensemos assim. 

Segundo o Google PageSpeed Insights, essas são as pontuações de velocidade de um site:

  • 0 a 49: Péssimo;
  • 50 a 89: Regular;
  • 90 a 100: Excelente.

*Para te ajudar quanto ao tempo de carregamento de seu site, recomendo que leia a seguinte postagem:  Auditoria Core Web Vitals: Lista de Verificação de 35 etapas com correções, exemplos e muito mais

Faça o reenvio do arquivo Sitemap.xml

O Sitemap.xml é um arquivo de extrema importância para que os robôs entendam a estrutura do site. Quanto mais organizado for este arquivo, melhor será a navegação destes robôs para encontrar todas as páginas e categorias do site.

Exemplo:

Imagine um supermercado. Para que você encontre o que procura, o estabelecimento faz divisões facilitando a busca, são seções específicas para que você não perca tempo procurando um único produto.

O Sitemap é a mesma coisa, serve como um organizador, ele categoriza o seu site permitindo que os robôs encontrem o necessário. Se for agregada uma nova página ao seu site, por exemplo, ao invés destes robôs navegarem todo o site, eles irão diretamente na nova página, ajudando a indexar.

Reenviar o arquivo sitemap.xml é como se você estivesse sinalizando os robôs que seu site passou por atualizações e já está pronto para receber a visita dos mesmos.

Você pode fazer o reenvio via Google Search Console ou pela WebPeak.

A WebPeak possui os melhores recursos para te ajudar a disparar site na busca orgânica!

A Ferramenta de SEO WebPeak possui em sua estrutura os principais recursos para que você acompanhe a evolução de seu website nos resultados de pesquisa. 

Com ela, você poderá conferir a saúde interna e externa de seu site, questões relacionadas aos seus concorrentes e também acompanhar o engajamento social de suas páginas no Facebook, Google Plus, Pinterest...

Graças aos nossos recursos, você saberá qual é a melhor palavra-chave a ser utilizada, quais são os pontos em que você precisa corrigir e o melhor, a ferramenta mostra quais são as páginas com pendências em SEO e como você pode efetuar as correções. 

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Se tiver alguma dúvida, chame nossa equipe no chat, será um prazer conversar com você! :D

Até a próxima!

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