Quer saber Como fazer GIF? A gente te mostra!

18/6/2018

Quer saber Como fazer GIF? A gente te mostra!

Pelo nome você pode não saber do que se trata. Mas bastam 5 minutos em qualquer rede social, que você vai ter passado por milhares deles sem nem ter se dado conta. Pode ser que você tenha os confundido com um vídeo ou que não tenha entendido muito bem o motivo de aquela imagem estar se mexendo. Um tom futurístico mas que não é tão novidade assim.

 Essas imagens que se movimentam e movimentam as fan pages, fóruns e as redes sociais em geral são os GIFs - Graphics Interchange Format – cada vez mais presentes e utilizados no mundo da internet.

O GIF animado é um formato de imagem que tem dentro de si uma série de quadro, formando uma sequência que vai ser exibida para o usuário em looping, onde o criador define o intervalo de tempo em que se passará de um quadro para o outro, dando a ideia de vídeo, mas de carregamento e execução muito mais rápido.

Leia também: Como aproveitar ao máximo Google Imagens

Saiba Como Fazer Gifs agora mesmo!

Depois que o formato passou a ser aceito no Facebook, em 2013, e no Whatsapp, em 2017, os GIFs se tornaram uma verdadeira febre. Parece até mesmo uma competição de quem tem as imagens mais engraçadas para reagir a postagens e comentários.

É possível usar o formato “.gif” para criar banners, planos de fundos, ícones, imagens de exibição e muito mais, tudo animado e em movimento!  Em geral, eles são utilizados para tornar suas postagens e comentários mais atraentes e divertidas. Aprendendo a usar os GIFs, você pode dar um up nos seus canais de comunicação com os clientes na internet e melhorar e muito a imagem e relacionamento com eles a depender do estilo da sua empresa.

Leia também: Tamanho de imagem para Facebook e Instagram: oportunidades em redes sociais

É possível criar essas imagens divertidíssimas a partir de editores de foto como o Adobe Photoshop, o PhotoScape e o PhotoFiltre mas hoje vou te ensinar a criar GIFs animados sem baixar programa algum, apenas utilizando o Giphy, que permite a criação de GIFs na internet com interface de muito fácil utilização! Vamos lá?

O que você precisa saber antes de fazer seu GIF

Antes de criar seu GIF, você pode verificar se já existe algum conteúdo relacionado a ele procurando em sites que hospedam GIFs por palavras relacionadas a eles. O Giphy é o maior deles e já é integrado ao Facebook e Instagram.

Você pode explorar as imagens clicando aqui <https://giphy.com/explore/encontrar>.

Você também pode filtrar suas pesquisas no Google Imagens para trazer resultados para GIFs, ou utilizar a extensão GoogleGifs no seu Google Chrome para trazer os resultados de um jeito ainda mais fácil.

Baixe a extensão aqui <https://chrome.google.com/webstore/detail/googlegifs/ommpbgoliokoijimalcokhciffhapkdf>.

De maneira geral, existem GIFs já criados para quase tudo existente na internet, mas sabemos a velocidade com a qual se espalham novos conteúdos na rede. Se você precisa de um deles para adicionar a alguma postagem ou comentário, basta encontrar o vídeo onde a tal situação engraçada ou reação irônica está e salvá-lo no seu computador.

Dica: Alguns sites vão permitir que você utilize um vídeo direto da URL do Youtube ou do site onde esteja upado sem que você precise fazer o download do vídeo para o seu computador.

Caso o seu GIF seja uma sequência de imagens, tenha certeza de que elas estão salvas em seu computador pois usaremos nos próximos passos. Acompanhe!

Como fazer GIF usando o GIPHY

O Giphy agora permite a criação de GIFs dentro de seu próprio site. O legal é que os conteúdos criados já ficam hospedados no próprio GIPHY para que você possa compartilhá-los onde quiser. Acompanhe o passo-a-passo da criação de um GIF animado no Giphy a partir de um vídeo =)

1º Passo sobre como fazer GIF

 Acesso a página de criação de GIFs do Giphy clicando aqui < https://giphy.com/create/gifmaker >

2º Passo sobre como fazer GIF

Escolha o conteúdo do seu GIF. Ele poderá ser imagens, imagens em .gif, vídeos salvos em seu computador, ou conteúdo online em imagem e GIFs hospedados no Youtube, no Vimeo ou no próprio Giphy.

 Em nosso exemplo, vamos utilizar um vídeo hospedado no Youtube para fazer o GIF. Basta copiar a URL do vídeo e colar abaixo de “Add any URL”. Feito isso, você já será redirecionado para a edição do seu GIF. Isso mesmo, não precisa clicar em nada. Fácil, não é? Aguarde o carregamento do vídeo - que vai depender a velocidade da sua internet, então tenha paciência – e prepara-se para usar a criatividade na edição do seu GIF.

3º Passo sobre como fazer GIF

 No Giphy, você poderá também adicionar textos, filtros e desenhar sobre o seu GIF. Faça as edições necessárias e use a criatividade para tornar o seu GIF ainda mais divertido. Depois basta clicar em “Continue to Upload”.

Dica: Faça o recorte de tempo do seu vídeo focando na parte que vai dar origem ao GIF. Lembre-se de usar no máximo 5 segundos de vídeo para não gerar um GIF muito grande que não poderá ser exibido em qualquer postagem ou comentário.

4º Passo sobre como fazer GIF

 Com o GIF já criado, você vai precisar hospedá-lo no Giphy. Para isso, você precisará colocar a URL com a fonte do vídeo de onde você tirou o GIF e além disso, adicionar tags a ele para que os usuários do Giphy possam localizar o conteúdo que você criou. Lembre-se, o Giphy está integrado ao Instagram e ao Facebook, então muitas pessoas vão ter contato com o conteúdo que você criou e subiu para a plataforma. 

Feito isso, clique em “Upload to GIPHY” como mostra a imagem. Com tudo explicadinho, basta agora seguir o último passo para fazer uso do GIF que você mesmo criou nas redes sociais.

Leia também: 30 aplicativos de fotos que você precisa conhecer

Seu GIF está pronto! Basta clicar em “Copy” e escolher um dos links para vincular o GIF a sua postagem ou comentário. Simples assim!

Copie uma das opções de URL do seu GIF e cole onde quiser! Muito fácil, não é? 

Pronto, agora você já sabe como criar seus próprios GIFs para nunca mais depender dos que já existem na internet. Uso os GIFs para tornar suas postagens e comentários muito mais populares, aumentando seu número de curtidas e com certeza o seu número de seguidores.

Não se esqueça: quem não revê a maneira como se comunica, no mundo de hoje, fica para trás. É necessário repensar sempre a comunicação para aumentar o alcance de todo o conteúdo que você produz.

Não deixe de ler: Estratégia de Marketing Digital

Gostou? Não deixe de comentar e de compartilhar nossas dicas com todo mundo!

Continue acompanhando nossas novidades e fique por dentro de tudo sobre marketing digital e tecnologia!

Até mais 😃

Autor

Gabriel Heitzmann

Viciado em tecnologia e em café. Falo pelos cotovelos.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak