Rastreador Google: saiba como funciona o URL Builder

O Marketing Digital está cada vez mais reconhecido por sua capacidade de mensurar o que traz resultados positivos para a empresa. Por conta disso, é válido lembrar que diferente do marketing digital o Google Analytics, assim como outras ferramentas de análise, não consigam capturar dados de campanhas pontuais sem que o usuário estabeleça os parâmetros de rastreamento.
Para resolver essa questão é preciso apenas dar um passo bem simples que é, criar uma URL com esses parâmetros. Onde o próprio Google fornece esse serviço.
Neste artigo, veremos com mais detalhes como utilizar o rastreados Google, analisar seus resultados e ver alguns exemplos de como usar a ferramenta. Dessa forma, ficará ainda mais fácil comprovar os resultados das suas ações digitais.
Vamos começar!
Leia também: Dicas para campanhas Google Adwords
Quando usar o URL Builder?

A maioria dos dados que você precisa para conseguir analisar o desempenho da sua estratégia digital são capturados automaticamente, desde que estejam ligados ao Google Analytics.
Ainda assim, existem algumas medições que são um pouco mais específicas e que exigem certa precisão, que não são identificadas por ele. É por conta disso que passamos a utilizar o URL Builder como solução. Na verdade o URL Builder nada mais é do que o rastreador Google para diversas ferramentas de web analytics.
Podermos utilizar o Email Marketing como um exemplo fiel à ferramenta, quando incluímos um ou mais links no corpo do email é preciso saber quantas pessoas clicaram em cada CTA (Call-to-Action).
Claro que, há outros casos em que o rastreador Google pode ser uma ajuda para analisar seus resultados, mas isso você descobrirá a seguir.
5 parâmetros para construir uma URL rastreável
Criar a sua URL rastreável é bem simples, basta acessar a ferramenta URL Builder do Google e preencher os campos solicitados.
Contudo, o principal motivador desse tópico é que você, mais do que colocar sua URL no rastreador do Google, entenda o que são esses parâmetros de rastreamento:
1. URL
Assim que entrar na ferramenta irá inserir no primeiro campo a URL original da página de destino. No exemplo do email citado logo acima, trata-se da URL para a qual o usuário seria redirecionado ao clicar no link do email.
2. Campaign Source (origem da campanha)
Nesta segunda etapa você vai identificar onde a sua campanha está sendo exibida. Você define qual URL usará para apontar sua campanha, pode ser o próprio Google, um email, blog, pop-up ou qualquer que seja o lugar no qual está o que você planeja apresentar para o rastreador Google.
Não deixe de ler: 18 Motivos para usar o Google Analytics em seu dia a dia
3. Campaign Medium (mídia da campanha)
Neste ponto será identificado que tipo de mídia você está usando para promover o link. Pode ser um banner, Email Marketing, CPC ou qualquer formato que seja usado na sua campanha.
4. Campaign Name (nome da campanha)
Você precisará definir o nome com que irá encontrar a campanha no Google Analytics. Todos os demais parâmetros estarão disponíveis dentro da campanha, cujo nome é você incluirá na ferramenta.
Um exemplo é o nome do produto ou campanha, como “Dia das Crianças”.
5. Campaign Content (conteúdo da campanha)
Este também é um registro opcional e serve para seu próprio controle. Esse tipo de rastreamento é ideal, principalmente em testes A/B, quando o mesmo conteúdo e link são apresentados de forma diferente.
Podemos ter como exemplo CTAs idênticos, só que um deles com fundo azul e outro vermelho.
Uma dica para facilitar o processo é que a URL não fique enorme nos registros, é interessante que cada um desses parâmetros seja o mais curto possível. E caso seja realmente necessário utilizar mais de uma palavra, você pode usar elementos como -, _ ou +.
Separamos para você: Google Tag Manager e como as tags mudam a experiência na Web
Considerações Finais
O rastreador Google é muito importante, pois ajuda no posicionamento da marca através das suas páginas na internet. Para isso, basta é só programar sua URL da forma adequada e pronto.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor o que é URL Builder. Para ter acesso a mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando, e não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.
Até a próxima!