Inteligência Artificial

Razões para você ficar atento às novidades de Inteligência Artificial

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Robôs já estão presentes em diversos momentos do nosso cotidiano. Nós, meros mortais, já temos ajuda deles quando vamos pedir pizza, comprar uma casa, e estão inseridos inclusive quando nos auxiliam nas ações de publicidade e marketing.

Com o avanço em alta velocidade da tecnologia, sobretudo nesta era informacional, a inteligência artificial deixou de ser assunto de filme futurista e é uma realidade. Presente nos smartphones com Android ou IOS, atendem a comandos de voz realizados pelos usuários; em caixas de som inteligentes de empresas como Google e Amazon, que dialogam com seus donos e repassam informações diversas sobre temas como música, clima e receitas; e nos robôs de atendimento, como citamos acima, que permitem a compra de passagens aéreas, pedidos de comidas e recebimento de notícias personalizadas.

E está para além dos segmentos que apontamos acima. Fabricantes de eletrodomésticos estão incorporando essa tecnologia à equipamentos como fogões, geladeiras e máquinas de lavar, almejam além do atendimento aos comandos dos usuários, que os equipamentos aprendam com os hábitos de seus proprietários. Estamos falando de um mercado bilionário, que está em crescimento. De acordo com a consultoria IDC, os sistemas cognitivos e de inteligência artificial (como são chamados)  devem movimentar US$ 47 bilhões em 2020, contra US$ 8 bilhões registrados em 2016.

Mas você sabe quais razões colocam a IA (inteligência artificial) como impactante para o mundo da comunicação e afins?

Neste conteúdo vamos abordar a IA como fator importante para evolução tecnológica e científica no mundo.  

Leia mais: Como a tecnologia facilita seu dia-a-dia

1º razão para se ligar sobre Inteligência Artificial: correção de erros gramaticais

novidades de Inteligência Artificial

O Google lançou um informativo recentemente de que usará inteligência artificial para correção de erros gramaticais.  A inteligência artificial pode fazer vários tipos diferentes de correções, desde regras gramaticais simples, até conceitos gramaticais mais complicados.

Sabe-se que nunca é fácil escrever todas as palavras de modo correto, colocando as devidas acentuações. E foi pensando nisso que o Google se propõe a inserir um recurso de verificação gramatical ao Google Docs, que será capaz de resolver até mesmo erros gramaticais complicados.

A ferramenta foi anunciada nesta semana na conferência Google Cloud Next, que junto a esse anúncio também foi apresentada atualizações de seus recursos automatizados de gravação de e-mail.

O recurso está disponível somente para empresas que estavam no lançamento, porém, o Google pretende implementar de modo amplo no futuro. Junto a ele, tornou disponível o recurso de previsão de e-mail para os usuários do G Suite: Smart Compose, que foi anunciado no início deste ano no Google I / O.

A ferramenta é semelhante à ‘’resposta inteligente’’, o Smart Compose prevê o texto do email enquanto você compõe uma mensagem.

Não deixe de ler: Conheça o Google Panda, Hummingbird e os principais algoritmos do Google

2º razão para se ligar sobre Inteligência Artificial: bonecas sexuais

novidades de Inteligência Artificial
Imagem do filme HER

Calma, esta razão pode não ter nada a ver com você, e tudo bem. Entretanto, é impossível não abordar as novidades de IA frente às soluções humanas no aspecto sexual. Uma notícia muito recente (26) expôs que um dos maiores fabricantes chineses de bonecas sexuais aposta na Inteligência Artificial para se manter na ativa no mercado.

A aplicação de IA em bonecas sexuais permitem que clientes possam "falar" com as bonecas e personalizar várias características físicas a gosto, como o cabelo, a altura ou a cor dos olhos. As bonecas respondem perguntas básicas, porém, não possuem capacidade de manter uma conversa longa, como de humanos.

Dados apontam que até 2020, o valor de mercado relativo a produtos eróticos na China vão representar mais de 7 milhões de euros.

Ok, estamos falando de produtos eróticos. Mas você já assistiu o filme HER do diretor Spike Jonze?

O filme agrega diversos elementos que podem ser facilmente identificados pelos humanos, afinal, não estamos livres do futuro recheado de tecnologia . O contexto retrata a paixão, e relação de amor, de um escritor com o novo sistema operacional do seu computador. Vale muito a pena assisti-lo e refletir a presença da inteligência artificial na vida e relação de humanos.

3º razão para se ligar sobre Inteligência Artificial: evolução dos smartphones

novidades de Inteligência Artificial

Os smartphones evoluíram em hardware, tamanho e eficiência nos últimos anos. De pequenos dispositivos a verdadeiros phablets (smartphones com telas enormes), e também no aspecto de conectividade: 3G à LTE. Além disso, podemos identificar mudanças extremamente importantes como de câmeras, que são cada vez mais sofisticadas.

Diante de todas as evoluções, chegou a vez da Inteligência Artificial aplicada em smartphones.

Quando apresentamos a IA em smartphones, estamos tratando da capacidade de um dispositivo em adaptar-se e tomar decisões, sem que seja preciso a interferência do usuário ao inserir dados ou realizar alguma ação.

De acordo com dados do Gartner, até 2022 cerca de 80% dos dispositivos móveis terão algum tipo de IA, que irá ajudar desde o reconhecimento de emoções, entendimento da Linguagem Natural, desbloqueio ou autenticação de usuário até na personalização do dispositivo. As perspectivas em torno dos progressos são muitas.

Novos chips estão sendo desenvolvidos, os sistemas em um chip (SoC, da sigla em inglês) para smartphones possuem a capacidade de desempenhar tarefas avançadas de IA e têm relação não só com a forma com que os consumidores interagem com os seus telefones, mas também o desempenho que possuem.

Os chipsets, vão estar disponíveis dentro de dispositivos móveis, e chegam ao longo do segundo semestre de 2018, incluem compatibilidade com a API do Google Android Neural Networks (Android NNAPI) e também suportam estruturas comuns de IA, inclusive TensorFlow, TF Lite, Caffe e Caffe2. Vai facilitar para que os desenvolvedores possam oferecer ao mercado aplicações inovadoras de Inteligência Artificial de uma maneira muito rápida.

As ferramentas e as tecnologias necessárias já estão disponíveis.

Destacamos algumas novidades sobre Inteligência Artificial, é bem importante ficar sempre atento às atualizações, e ter em mente que a IA vem para facilitar a vida e resolver problemas. Podem ser aliadas dos humanos e muita coisa nova ainda vem por aí!

Leia também: Googlebot: o robô do Google que você precisa conhecer

Não deixe de nos acompanhar e receba mais novidades sobre tecnologia!

Até a próxima!

Últimas Postagens WebPeak

SEO

O que é SEO? Guia ENTERPRISE para conquistar a primeira página do Google

Marketing

30 aplicativos de fotos que você precisa conhecer: Parte II

Redes Sociais

30 aplicativos de fotos que você precisa conhecer

Vendas

Zoho CRM ou Salesforce, saiba qual a melhor solução para seu negócio