NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Redirect 301 Wordpress: O que é e por que fazer?

7/6/2019

Redirect 301 Wordpress: O que é e por que fazer?

Neste conteúdo vamos te mostrar o que é redirect 301 wordpress e os motivos para você fazer. Em síntese, ele serve para mostrar ao usuário que a página que ele procura mudou de endereço, evitando que o mesmo caia no tão conhecido erro 404.

A partir dessa ação você faz com que o usuário continue tendo uma experiência positiva no resultado de busca, e por outro lado, evita as penalizações do Google para o seu domínio.

São inúmeras ferramentas que podemos utilizar para realizar essa tarefa, porém hoje vamos ensinar você como fazer o redirect 301 Wordpress de maneira rápida com o plugin SEO Redirection.

Leve em consideração que o Google valoriza sites que proporcionam boas experiências aos usuários, não tente enganar os algoritmos.

Vamos a tudo o que você precisa saber sobre o redirect 301 wordpress.

Leia também: Empresas investem em SEO para aumentar faturamento

Antes de qualquer coisa: O que é um erro 404?

redirect 301 wordpress

Uma coisa é certa: são muitos os erros de rastreamento. Aqui vamos falar da falha mais conhecida, o erro 404. Também conhecida como “Page not Found”, ou Página não Encontrada, ocorre quando a URL pesquisada não corresponde a página alguma. Trata-se de um erro que necessita de correção rápida. Normalmente ocorre quando o usuário clica em um link quebrado ou quando o site altera a localização de um conteúdo sem corrigir os links de redirecionamento. Ou mesmo ao digitar incorretamente o endereço, que também é uma causa comum desse erro.

Você pode até querer excluir alguma página do seu site. Porém, como a URL dessa página já foi identificada e indexada pelo Google, o certo a fazer é redirecionar esse endereço para uma outra página com conteúdo semelhante, o que não é legal acontece é deixar o usuário sem resposta.

Tipos de erros 404 que necessitam de Redirect 301 WordPress

Para além dos erros de digitação por parte do usuário, vários motivos podem ocasionar erros de visualização de páginas.

Vou listar os erros mais comuns para que você esteja mais sensível a compreender o quão perto de você eles estão.

Vamos lá!

Mudança de URL

Como a estrutura de URLs do WordPress é amigável para aplicação de SEO, sempre que você faz alguma alteração na estrutura da URL de alguma página, os  links dessa página no seu site são afetados.

Não deixe de ler: Técnicas de SEO para você virar um ninja

Páginas excluídas ou arquivos faltantes

Arquivos danificados ou que estão faltando podem acontecer quando você excluir uma página do site ou blog.

Certificado SSL inserido errado

Se você tiver um certificado SSL (Secure Socket Layer) configurado de modo incorreto, pode desdobrar em erros de visualização das páginas. Isso ocorre devido a proteção contra hackers e softwares maliciosos, protegendo-os para que não tenham acesso à informações como documentos e dados bancários. Nesse caso, a melhor opção é entrar em contato com o seu provedor de hospedagem para solicitar o ajuste e não ser penalizado.

Erro no arquivo htaccess

Arquivos htaccess devem ser utilizados em casos onde os provedores de conteúdo do site necessitam de mudanças na configuração do servidor por diretório, mas não tem acesso root ao sistema do servidor. O erro no arquivo de configuração que fica na pasta raiz do seu site pode causar danos reais.  Ele é utilizado pelos servidores e possui a função de proteger pastas, atribuir regras no diretório, entre outras funções.

Há casos em que a configuração correta do arquivo já é suficiente para o redirecionamento de páginas. Entretanto, caso haja algum erro com esse arquivo, é necessária a atenção de um profissional especializado em programação.

Leia também: Principais pesquisas Google no Brasil

Vantagem de fazer redirect 301 no WordPress

Como estamos falando de uma tarefa bastante utilizada quando o assunto é SEO. O que é  fundamental está em torno da possibilidade de realizar esse trabalho de forma simples e eficiente. Esses erros são comuns, o que você deve fazer é ter a melhor solução em mão para superar esses ‘’problemas’’ e tornar seu site cada vez melhor para o público que o acessa.

Com o redirect 301 WordPress você reduzirá o tempo dedicado à tarefa, assim como o custo que teria para executá-la se tivesse que contratar uma equipe especializada toda vez que necessitar realizar essas alterações no seu site.

Além disso, é muito importante, como já pontuamos algumas vezes neste conteúdo,fornecer ao seu público uma boa experiência quando ele navega no seu site ou blog. Quer motivo melhor que esse?

Como fazer redirect 301 no WordPress

Você já sabe as vantagens de utilizar o WordPress só pelo destaque que demos ao redirect 301. Queremos mostrar agora como realizar esta ação na plataforma.
Vamos ao passo a passo!

  1. Acessar o WordPress do seu site. Buscar, no menu vertical, a opção plugins.
  2. Em seguida, você vai clicar na opção “Adicionar novo”. Buscar no seu canto direito superior a caixa de pesquisa e digitar SEO Redirection.
  3. Após o resultado da busca, escolha a opção do plugin e clique em “Instalar agora”. Aguarde cerca de 10 segundos para que o plugin seja instalado e depois clique em ativar.
  4. Ao ativar o plugin, volte ao menu vertical e procure a opção “Configurações”. Nela você encontrará a opção “SEO Redirection”.

Ao escolher a opção, irá aparecer o painel do SEO Redirect. Basta clicar em “Add New” para começar o redirecionamento.

Como encontrar as páginas que precisam ser redirecionadas?

redirect 301 wordpress

Pronto. Seu plugin está ativada e instalado, agora é fundamental você saber quais as páginas que estão com erros para você corrigi-los.

O SEO Redireciton possui a solução grátis para redirecionamento. Agora, para a encontrar as páginas que precisam ser redirecionadas, você possui 2 opções:

  • Adquirir a versão premium do plugin, que terá um custo para você ou,
  • Utilizar um serviço que o Google oferece gratuitamente: O Google Search Console.

Trata-se de uma ferramenta que monitora a presença do seu site ou blog no Google e oferece uma série de relatórios, sugestões de melhoria no desempenho e identificação de erros. É uma excelente opção para garantir sustentabilidade ao seu site. Com o Google Search Console você saberá quais as páginas que possuem erros e precisam ser redirecionadas de maneira correta.

Como utilizar o Google Search Console

Acesse o endereço do Search Console com sua conta do Gmail e siga os passos:

  • Clique em adicionar uma propriedade
  • Insira o endereço do seu site. Exemplo: www.meusite.com.br
  • Clique em continuar.

Na aba “Método recomendado” escolha a opção “1. Realize o download deste arquivo de verificação HTML.”

Importante: O Google oferece inúmeras opções para inserir o código no site. É a opção mais recomendada para quem não possui muita experiência em programação.

Ao clicar nessa opção, você fará o download de um arquivo. Ao terminar de baixá-lo, você deverá inseri-lo na raiz do seu site. Caso você não tenha conhecimento algum de programação, o mais indicado é que você solicite que algum profissional insira o arquivo na raiz do site.

Após o arquivo inserido, você deve voltar na página do Search Console e clicar em verificar para que o Google confirme que o site está com o código de monitoramento.

Após a verificação, você terá acesso ao painel do Google Search Console e poderá monitorar as páginas do seu domínio, o tráfego, além de alguns outros pontos importantes.

Busca por erros de rastreamento

Ao estar na página do Search Console, você vai clicar em “Rastreamento” e em após isso, “erros de rastreamento” para verificar quais os erros que o Google identificou em seu site.

A partir disso você vai clicar na página de “Erros de rasteamento”, e o Google vai fornecer o resultado das URLs que apresentam erros e que precisam ser corrigidas.

  • Após identificar as páginas que apresentam erros, é hora de corrigi-las. Para isso, clique na URL desejada, confira se ela está realmente com o erro apontado, vá até o SEO Redirection e cole o endereço na opção “Redirect from”.
  • Na opção “Redirect to” você vai inserir a nova URL. Clique em “Add New” para concluir a operação. Não deixe de manter a opção de “Redirection type” em 301 SEO.
  • Vá ao Search Console e marque como corrigido o erro para ter um acompanhamento real dos rastreamentos feitos pelo Google.
Não deixe de ler: A WebPeak é a ferramenta mais completa de marketing digital do mercado

Acompanhamento de suas páginas

O acompanhamento do seu site ou blog no Search Console pode ajudar muito a resolver diversos conflitos, erros e ajustes para melhorar o seu desempenho. É uma ferramenta simples de utilizar e que vai oferecer soluções de melhorias muito eficientes.

O uso do SEO Redirection para melhorar a qualidade das URLs que você apresenta para os usuários nos buscadores fará muita diferença no posicionamento do seu site, na relevância do seu domínio e nas oportunidades de negócios.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para ter a melhor atuação na internet!

Até a próxima!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak