NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Saiba a importância da Inteligência Artificial em sua estratégia de SEO

20/8/2018

Saiba a importância da Inteligência Artificial em sua estratégia de SEO

Quando o assunto é inteligência artificial (AI) o que bem à sua mente?

Pode ser que você pense em um robô com rosto humano ou até mesmo um software hacker, mas não é disso que estamos falando neste conteúdo. Queremos abordar aqui os algoritmos inteligentes, e nesse sentido existem três classificações distintas a respeito de inteligência artificial, sendo elas:

  • Inteligência Estreita Artificial (ANI): utilizada para uma única tarefa.
  • Inteligência Geral Artificial (AGI): quando a AI pode ser executada por diferentes tarefas. O AGI neste caso é utilizado quando executa tarefas como um humano.
  • Super Inteligência Artificial (ASI): quando a AI executa tarefas que vão para além da capacidade de um ser humano, aí então aparece o ASI.
Leia também: Razões para você ficar atento às novidades de Inteligência Artificial

Inteligência artificial e RankBrain

Inteligência Artificial em sua estratégia de SEO

A inteligência artificial vem mudando a cara da tecnologia e dos negócios, assim como mudou também a fase do SEO. Você mesmo sabe que as pessoas realizam bilhões de pesquisas no Google diariamente, e o Google afirma que 15% dessas consultas nunca haviam sido vistas anteriormente.

Ao buscar algo no Google, você precisa de resultados relevantes e exatos do Google, nesses casos, você não digita apenas uma ou duas palavras, automaticamente escreve uma frase completa. Por exemplo, se você está disposto a escrever uma consulta de pesquisa no Google, como ‘’quando aconteceu algo’’ e clica na tecla Enter, irá receber uma resposta sobre fatos importantes que ocorreram em inúmeras datas, sem sequer utilizar seu nome.

O Google encontrou uma resposta relevante para sua consulta utilizando um algoritmo Inteligência Artificial para fornecer respostas de forma exata: RankBrain.

Caso você seja a pessoa que leva a sério sobre o SEO, certamente já ouviu falar sobre este termo. Mas o que é RankBrain?

RankBrain nada mais é que um algoritmo AI que ajuda o Google a compreender e processar a consulta de pesquisa, levando ao alcance de uma resposta definitiva. Recentemente o Google admitiu que RankBrain é o terceiro sinal de classificação mais importante.

O que isso significa?

Você precisa acompanhar as mudanças da indústria de SEO. Não se preocupe, neste conteúdo vamos apresentar estratégias para você implementar e ganhar hoje na dinâmica de SEO!

Vamos lá! :)

Não deixe de ler: O Guia de SEO para iniciantes

1. Pesquisa de palavras-chave na AI

Certamente você está familiarizado com a pesquisa de palavras-chave, sobretudo se você trabalha firmemente com SEO. Portanto, o Google compreende a intenção por trás de uma consulta de pesquisa, nesse sentido, você precisa tornar seu processo de pesquisa de palavras-chave mais inteligente e dinâmico. Isso porque os métodos tradicionais não são suficientes.

Não faz sentido criar inúmeras páginas para uma série de palavras-chave, afinal, o RankBrain entende que ambos os termos são iguais e fornecem as mesmas respostas para essas consultas. O RankBrain dá a direção que um só texto é fundamental para captura dos usuários e aumento da relevância.

O que fazer:

Você deve otimizar sua página em torno de uma única palavra-chave e o Google irá classificá-la para diferentes palavras-chave que possuem relevância.  O poder do algoritmo AI está nisso. Vale a tentativa em não passar pela seção ‘’Pesquisar’’ para encontrar frases de palavras-chave que serão direcionadas.

2. Concentre-se na qualidade e relevância do conteúdo

Inteligência Artificial em sua estratégia de SEO

Vamos supor que você esteja pesquisando um assunto no Google e visite um dos resultados da pesquisa, se você achou o conteúdo útil e passa algum tempo o lendo, logo, é dito ao Google que os usuários estão gostando da página, a relevância será mais alta.

Por outro lado, se você não encontrar o conteúdo relevante e deixar a página em apenas 2-3 segundos. Ele diz ao Google que a página não é relevante, logo, o ponto será mais baixo.

Se o Google AI mede a relevância do conteúdo e o tempo gasto na página, isso significa para você que é fundamental criar um conteúdo longo e aprofundado. Divida-o em títulos, subtítulos e pontos de destaque. Forneça um valor real e responda o que um usuário está perguntando. O Google adora isso e colocará seu topo no setor de relevância.

3. Importância mobile

Se você só pensa em SEO para área de trabalho, chegou a hora de repensar. Vivemos na era dos dispositivos móveis (mobile) e as pessoas querem respostas na ponta dos dedos da forma mais rápida possível. Segundo o Google, 40% dos usuários pesquisam em seus smartphones em um dia normal, durante o cotidiano. Caso você não esteja otimizando seu site e SEO para celular, está perdendo uma ótima oportunidade. Veja bem:

A pesquisa móvel está se tornando o futuro de SEO, não deixe de otimizar seu site para celular para que os visitantes que acessem seu site a partir dos dispositivos móveis

sintam atração e qualidade com os diferenciais que você oferece.

Separamos também para você: Mobile marketing: Conheça e aumente suas vendas!

4. Otimizar para pesquisa de voz

A procura por voz está alterando a dinâmica para o SEO. A pesquisa por voz compreende cerca de 50% de todas as pesquisas móveis. Este recurso é algo que você deve abraçar, que tal fazer um ótimo trabalho para ajudar os usuários a encontrar exatamente o que buscam quando pedem por voz?

A Siri, Google Now, Alexa e Cortana são assistentes de voz muito populares, e podem realizar tarefas para você, definir uma hora, tocar uma música, ler as notícias,fornecer orientação e procurar restaurantes na área local. Como as pessoas querem resultados rápidos, muitas vezes as buscas por voz contemplam, e detalhe: as buscas de voz estão ficando mais longas e conversativas.

5. Chatbots são a ótima oportunidade

Saiba a importância da Inteligência Artificial em sua estratégia de SEO

Você provavelmente já ouviu falar sobre os chatbots, ou neste momento está se perguntando do que se trata. Vamos à definição!

Chatbot é um serviço, alimentado por regras e às vezes inteligência artificial, com o qual você interage através de uma interface de bate-papo. O chatbot atua como um ser humano e participa ativamente da conversa de maneira fluída. A melhor parte é que eles não dormem e oferecem aos seus clientes suporte 24h/dia e 7 dias na semana.

Os chatbots podem e aumentam o tempo de permanência, além de diminuírem a taxa de rejeição. O usuário pode ser facilmente alcançado em uma conversa com um bot, nesses casos eles irão continuar naturalmente na página por mais tempo. Os chatbots podem levar a experiência do cliente para o próximo nível. Se você não estiver utilizando chatbots, talvez esse seja o melhor momento para as pequenas empresas implementarem o mesmo. Os chatbots são a jornada, e o caminho, para as melhores vendas.

Saiba mais: Como criar um chatbot

Agora você já tem acesso às oportunidades para aplicar inteligência artificial em sua estratégia de SEO, se você não consegue adaptar-se à elas você infelizmente terá problemas em alcance orgânico e sucesso de força da sua marca diante das pessoas neste novo momento, em que os consumidores possuem novas demandas.

A grande questão é que essas mudanças tendem a aumentar cada vez mais, afinal, o público tende a buscar melhorias, identidade, melhor comunicação e inovação. Por isso, não deixe de ficar por dentro nas mudanças que serão relevantes para seu negócio.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!

Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak