NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Saiba como o sorteio no Instagram vai ajudar suas vendas!

27/11/2019

Saiba como o sorteio no Instagram vai ajudar suas vendas!

Se você promove ou vende os seus produtos ou serviços através do Instagram, certamente já ouviu falar de como os sorteios podem impulsionar e aumentar as vendas. Mas será que você sabe como executar e qual a importância dessa ação?

Ter a presença online da sua marca é necessário para um relacionamento mais intimo com o público, além do aumento da venda, que é consequência, ao fazer um sorteio você ganha maior visibilidade e engajamento do seu público.

Você deve estar pensando, como faço um sorteio se não tenho tantos seguidores assim? Afinal mesmo com bons conteúdos existem pouco seguidores para acessá-los. Por esse motivo realizar um sorteio irá otimizar a sua presença na rede social, conseguindo maior engajamento, maior seguidores, seguidores que realmente tenham interesse em seus produtos. Nesse post iremos te ensinar como usar essa estratégia e fazer o seu negócio crescer de vez.

Leia também: Como funciona a gestão de redes sociais nas empresa 

Por que fazer sorteios no Instagram?

Sorteio no Instagram

O Instagram é um canal de venda poderosíssimo e através dele a empresa se relaciona com o público e possível cliente, uma vez em que grande parte dos usuários realizam uma pesquisa antes de comprar um produto e só assim concluirão a compra. Por isso ter um relacionamento com o público não apenas como vendedor e comprador, é fundamental para que o cliente se identifique com a marca, confie e além de tudo indique para amigos.

Uma das maneiras mais eficientes de que o seu cliente interaja com a marca e indique a um amigo é através de sorteios. Os sorteios é um diferencial, atrai o público, além de promover maior engajamento entre a marca e usuários, resultando em mais vendas consequentemente.

Como fazer um sorteio no Instagram e bombar na rede?

Para se ter todos os bônus que um sorteio pode lhe trazer, é essencial saber como realizá-lo para obter sucesso real para sua marca. Pensando nisso escrevemos esse post para você que deseja realizar um sorteio no Instagram ou aperfeiçoar as suas estratégias para um sorteio. Confira:

1º Passo de como fazer um sorteio no Instagram: o prêmio

É necessário encarar o sorteio como um investimento e não um “presente” algum/alguns seguidores. Por isso para escolher o prêmio analise o seu público, pense algo que seja muito desejado, assim as chances de mais pessoas participarem é ainda maior.

Você pode oferecer o prêmio através de uma parceria com outra marca ou algum serviço/produto da sua loja. É fundamental que o item tenha relação direta com a sua área, sendo mais fácil atingir o público-alvo.

2º Passo de como fazer um sorteio no Instagram: os critérios

Após definir o prêmio, você deve definir quais os critérios que os usuários devem seguir para participar do sorteio. Os critérios são a chave para o sucesso do sorteio, por isso procure se basear em métricas de vaidade, para que o seu sorteio lhe dê resultados concretos.

Alguns dos critérios mais usados são:

Marcar amigos

Marcar amigos aumenta a visualização da postagem, você pode definir a quantidade de amigos marcados ou deixar a critério dos seguidores. A ideia de marcar amigos se dá pelo fato de “multiplicar” o alcance da sua publicação, o que é ótimo para a sua presença online.

Leia mais: Como usar dados para sua estratégia de marketing digital

Curtir a foto do sorteio

Esse critério impulsiona a postagem, gera maior engajamento do seu sorteio e também possibilita que a postagem apareça como recomendação de quem está participando.

Seguir o perfil

Se seu objetivo é conquistar seguidores, esse critério é perfeito. Geralmente as marcas adeptas dos sorteios coloca esse critério para seus seguidores seguirem marcas parceiras e até mesmo o seu perfil, para quem ainda não segue. De fato esse critério aumenta a audiência da sua marca, crescem os números de usuários em contato com o seu conteúdo e maior alcance das suas estratégias.

Hashtags nas fotos

As hashtags vão ranquear os assuntos e dessa forma os usuários do instagram conseguem encontrar por assuntos específicos, é uma ótima forma de divulgação, por isso criar uma hashtag relacionada a sua marca, sendo ela curta e fácil, é um método de que amigos dos participantes fiquem sabendo do sorteio e queiram participar.

3º Passo de como fazer um sorteio no Instagram: qual objetivo?

Sorteio no Instagram

Para definir os critérios é preciso ter um objetivo, já que o sorteio no instagram é um método eficaz para atingir metas, por isso se nortear para que seu sorteio obtenha êxito é fundamental. Alguns objetivos podem ser:

  • Aumentar o número de seguidores;
  • Vender e promover algum produto ou serviço;
  • Valorizar o conteúdo da marca;

São diversos objetivos que a sua marca pode escolher, para isso basta planejar as ações e acompanhar as métricas, investir em tempo e criatividade para que seu sorteio seja um sucesso também é de grande valor.

4º Passo de como fazer um sorteio no Instagram: definindo o sorteio

Ao decidir todos os passos acima é hora de colocar em prática a sua sorteio. Fazer uma publicação bem explicativa e simples sobre a participação dos usuários é uma boa forma para não ter problema com o sorteio, para isso peça feedback de amigos ou até mesmo parceiros do sorteio, se houver.

Outro ponto é definir a data de realização e da divulgação do sorteio, como ele será entregue, se você irá oferecer um serviço, lembre-se de especificar e agendar.

Não deixe de ler: Melhores perguntas para fazer no Instagram 

5º Passo de como fazer um sorteio no Instagram: Sorteando

Agora é hora de colocar em prática o sorteio, siga as dicas para montar o post do sorteio e sortear:

A foto: a foto da publicação deve ser de ótima qualidade e exclusiva, de preferência mostrar o prêmio e ter elementos visuais que chamam atenção no feed de seus usuários.

A legenda: Como falamos no 4º passo, a legenda deve ser explicativa e de fácil compreensão e separada em tópicos para ficar mais legível.

A divulgação: Após as etapas serem seguidas, você precisa divulgar o seu sorteio, seja em seus stories, outras redes sociais e até mesmo com o auxílio de ferramentas pagas para tal. Postar em horários estratégicos é uma boa forma de propagar o sorteio, para que mais pessoas participem.

O sorteio: Para sortear você pode contar com a ajuda de ferramentas gratuita para essa estratégia, como Sorteou, Sorteiogram, Sorteador e muitos outros. Na hora do sorteio, você pode optar em realizar uma transmissão ao vivo, ou através dos stories, para garantir a veracidade do sorteio, além disso, não se esqueça de conferir se o seguidor seguiu todas as regras do sorteio.

Após o sorteio: Você deve contactar o ganhador e combinar a entrega e tudo mais. Será legal também filmar o serviço feito ou o produto entregue ao ganhador, isso passa mais confiança aos seguidores.

Agora que você já está expert em realizar sorteio, vale ressaltar que a Caixa Econômica Federal é responsável pela fiscalização de promoções e sorteios de todo território nacional, então se você tem uma empresa regulada, com isso eu quero dizer dentro da lei, CNPJ e tudo mais, é necessário recolher uma taxa de fiscalização incidente sobre o valor do produto sorteado.

Além desta taxa, ficar atento às regras do Instagram em relação a sorteios e promoções é fundamental para não fracassar o sorteio!

Espero que esse post tenha sido esclarecedor e que você realize sorteios de sucesso e conquiste cada vez mais clientes e seguidores. 

Até a próxima! :) 

Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak