Saiba como produzir conteúdo para todos os canais na internet

3/9/2018

Saiba como produzir conteúdo para todos os canais na internet

O marketing de conteúdo tem sido um excelente aliado para negócios de todos os segmentos, muitas empresas já entenderam a importância de produzir conteúdo para posicionar sua marca no meio digital.

Que é necessário produzir cada vez mais não é novidade, mas à grande sacada é como fazer isso direito e gerar resultados significativos através do marketing de conteúdo.

Se você acredita que o conteúdo está apenas ligado aos blogs, é preciso lapidar essa forma de pensamento, pois o marketing de conteúdo está presente em praticamente todos os canais da internet, que juntos formam ligações perfeitas para alcançar o público-alvo.

Mas como produzir tudo isso? É bem simples, você vai ver que não tem segredos na hora de produzir conteúdo para esses canais da internet.

Ao contrário do blog a maioria das plataformas pendem por textos mais curtos e objetivos. O grande macete para conseguir se destacar é nada mais, nada menos do que planejamento e criatividade.

Não tem ideia por onde começar para produzir conteúdo? Não se preocupe, nós iremos te ajudar já!

Não deixe de ler: Marketing de Conteúdo: Saiba porque ele é fundamental para seu planejamento de marketing

Tamanhos usados para produzir conteúdo

Quando falamos de marketing de conteúdo sabemos que o panorama é bem extenso, muitas vezes com vários pontos a serem tratados.

Sendo assim o primeiro passo para produzir conteúdo é sempre saber o que você quer transmitir, sua linha de raciocínio juntamente ligado às estratégias de negócio irão definir os assuntos que serão abordados.

Depois você precisará saber em quais formatos irá transmitir a sua mensagem. Fato é que, os próprios canais na internet já possuem suas especificidades, logo, você precisará apenas dimensionar os assuntos conforme as necessidades exigidas.

Pense sempre no conteúdo proposto em três formas:

  • Extensas: onde você poderá ir a fundo sobre o tema relacionando, educando sua audiência, e mostrando que você é referência no assunto em questão com linhas mais detalhadas. (Blog)
  • Compactas: aqui você irá resumir sobre aquilo que você acha importante seu público conhecer fazendo links para as publicações extensas, ou até mesmo para explicar algo de forma simples e objetiva. (Redes sociais, descrições para lojas virtuais, etc.)
  • Diretas: transmita em poucas palavras, ou em frases curtas aquilo que você deseja. Neste caso você poderá fazer uso dessa abordagem em qualquer canal.

Agora que você possui a visão macro sobre a importância de produzir conteúdo, é hora de passar para a parte de como produzir um bom conteúdo para cada plataforma.

Uma etapa extremamente importante é a pesquisa de palavras-chave. Esse será o norte de toda a comunicação, afinal, nessa etapa será possivel identificar a visibilidade e competitividade dos termos desejados. na WebPeak temos 4 recursos onde é possivel descobrir os melhores termos. Veja o vídeo explicativo:

 

Ferramenta de Pesquisa de Palavra-chave:

Sugestões de palavras-chave perspicazes mais lucrativas;

Sugestões da sua conta Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para webmasters) em palavras-chave poderosas;

Sugestões de palavras-chave obtidas de sites concorrentes.

A ferramenta de pesquisa de palavras-chave agrega muito valor ao seu negócio, você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave com a ferramenta de pesquisa de palavras-chave da WebPeak.

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Leia nossa postagem que explica mais sobre o Planejador de Palavras-chave

Plataforma para Produzir Conteúdo Extenso e Informativo: Blog

Os blogs são as principais plataformas para gerar conteúdos de grande valor. Cada vez mais as pessoas tem feito buscas antes de realizar uma compra, ou para saber mais sobre determinado assunto.

Por isso os blogs corporativos tem ganhado cada vez mais espaço, e acabam por produzir conteúdo de grande valia para chamarem a atenção para seus produtos e serviços.

Quando for produzir conteúdo para blogs pense em como aquilo pode ser informativo e importante para quem está buscando por informações. Para isso seus artigos precisam ter uma argumentação válida, boas referências e precisa estar muito bem estruturado.

Por ser um conteúdo que permite ser mais extenso que os demais, isso dá margem para mostrar em detalhes alguns pontos que não podem ficar de fora para levar o usuário a decisão de compra.

Plataforma para Produzir Conteúdo Rápido e Direto: Redes Sociais

Temos uma dimensão de como os algoritmos dessas redes funcionam, mas muita gente ainda não consegue produzir conteúdo que tenha um impacto considerável para os usuários dessas redes.

Veremos a seguir algumas dicas para produzir conteúdo de qualidade nesses canais.

1. Conteúdo para Facebook

Já foi confirmado que o famoso “textão” no Facebook não é a pedida mais correta para atrair público.

Seja objetivo, tente produzir conteúdo menos estruturados, informais e abuse nas chamadas para ação (CTA).

Os usuários dessa rede tendem a procurar por temas mais descontraídos, e claro, os temas sociais são bem abordados na rede. Por isso mantenha-se sempre atualizado atraia seu público com as publicações certas.

Fique por dentro dos detalhes: O que você precisa saber sobre tamanho post Facebook

2. Conteúdo para Instagram

Muitas pessoas tem investido em textos maiores no instagram, o que não é errado, mas ainda assim as legendas pedem por textos mais compactos e objetivos.

Se a sua intenção é atrair clientes através do Instagram, então é preciso produzir conteúdo visual e ao mesmo tempo elaborar toda a estrutura de posts para conseguir obter sucesso.

Sempre utilize hashtags que estejam de acordo com o seu negócio, e sempre que for fazer referências use o @ para que fique mais fácil identificar marcações.

Saiba mais: Tamanho post Instagram

3. Conteúdo para LinkedIn

Essa é uma rede social mais profissional. Infelizmente por ser uma rede mais séria, muitas pessoas não tem o costume de atualizar essa página, ou não publicarem muita coisa por lá.

Sabemos então que a linguagem utilizada para produzir conteúdo nesse canal é a mais formal, pessoas importantes no mundo corporativo terão acesso a esse perfil. Por isso se sua empresa quer se posicionar, aqui também é uma ótima opção para fortalecer sua marca.

Aqui você poderá publicar seus artigos de forma mais abrangente, fornecendo informações importantes e se destacando com referência na área. Mantenha sempre atualizado, faça posts sobre o seu segmento e as novidades de negócio, e não se esqueça de também deixar claro quais são os seus produtos ou serviços.

4. Conteúdo para Twitter

Sabe aquela terceira opção de publicação que mencionamos mais acima sobre forma direta? Pois bem, aqui você irá colocar isso em prática.

O Twitter é a prova digital de que dá para produzir conteúdo mesmo com poucas palavras. O segredo nessa rede social é criatividade, seu conteúdo precisa ser atual, interessante, atrativo.

Para isso não perca nenhuma novidade, até os famosos memes são válidos para chamar a atenção para sua marca. Mas vá com calma para não perder a postura profissional.

As chances dos usuários passarem batido pela sua publicação serão mínimas a partir do momento que começar a produzir conteúdo específico e atrativo para cada canal.

Considerações Finais

É extremamente importante saber com produzir conteúdo, mas antes é preciso analisar como adequar esse conteúdo em cada canal proposto.

Lembre-se também que tudo deve estar ligado, o marketing de conteúdo te dá esse poder para linkar tudo o que achar necessário e assim tornar mais fácil sua conexão com o público-alvo.

Separamos para você: Como se tornar um especialista em marketing de conteúdo

Esperamos que essas dicas tenham ajudado a entender o princípio de como produzir conteúdo para canais diversos. Para ter acesso a mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando, e não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Até breve!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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