SEO

Saiba o que é e qual o melhor Keyword Rank Checker

15
Apr
2021

Giulia Oliveira

Analista de SEO, especialista em performance para ecommerce e soluções Google.

Nos tempos difíceis em que estamos passando atualmente, pequenos e grandes empreendedores passaram a valorizar mais a visibilidade online de suas corporações, decorrência da pandemia pela qual vivenciamos. 

Segundo o relatório Global Outlook 2021 da Mastercard, a expectativa é que de 20% a 30% das operações que migraram suas lojas físicas para o meio digital durante o isolamento social serão permanentes até mesmo quando o surto chegar ao fim.

“O ano de 2020 nos colocou à prova. Nos tornamos mais caseiros e, principalmente, mais digitais. Tivemos um impulso digital espetacular e vimos um alto nível de resistência de pequenas empresas, consumidores e legisladores que queriam nos manter no caminho certo”, disse Brickiln Dwyer, Economista-Chefe da Mastercard.

Se para alguns empreendedores o período em questão foi de crescimento expressivo em suas vendas de forma online, para outros, não foi bem assim que ocorreu. 

Caso tal situação não tenha sido favorável para você que possui seu negócio online, é crucial que toda sua estratégia seja revista, a fim de identificar possíveis erros. 

Geralmente, as pessoas associam o não-sucesso de uma estratégia a não disponibilidade de budget para investir em campanhas de marketing patrocinadas. Entretanto, você sabia que é possível realizar procedimentos para promover sua empresa sem precisar pagar por clique? 

A melhor maneira de conquistar tal visibilidade, é melhorar o posicionamento de palavras-chave do seu negócio, a fim de ocupar as melhores posições nos resultados de pesquisa. 

Seu site aparece em qual página dos resultados de pesquisa? Quando pesquisam sobre sua empresa, seu site é um dos primeiros a ser apresentado? As pessoas encontram facilmente sua organização de forma orgânica?

No conteúdo de hoje, explicaremos a você o que é e como usar Keyword Rank Checker

O que é Keyword Rank Checker?

Conforme abordamos anteriormente, melhorar o posicionamento de palavras-chave nos resultados de pesquisa é fundamental para conquistar mais clientes e alavancar suas vendas. 

O primeiro passo, é entender qual é seu posicionamento atual. 

Se você pesquisar seu site em uma aba comum do navegador, é normal que seu site seja um dos primeiros a ser apresentado, em decorrência do cache do navegador. 

Porém, se você pesquisar por uma palavra-chave estratégica de seu negócio em uma aba anônima do navegador, verá que os resultados apresentados serão diferentes. 

Se você tem um site grande, com grande volume de páginas indexadas e trabalha com diversas palavras-chave, sabe que essa tarefa irá demandar muito tempo, pois o Google dispõe de diversas páginas de resultados. 

Usar um bom Keyword Rank Checker irá facilitar seu dia a dia, pois além de você compreender qual posição você ocupa atualmente, você também saberá quando ocorrer queda ou melhoria no posicionamento de palavras-chave importantes. 

Pesquisas apontam que, geralmente, 75% dos usuários que pesquisam nos buscadores (como Google e Bing) não passam para a segunda página de resultados. Tal informação leva em consideração que, se um site está posicionado na primeira página, ele tende a apresentar conteúdo único e relevante, atendendo assim a necessidade do usuário que está efetuando sua busca. 

Esse poderoso recurso é de extrema importância para você conseguir idealizar as melhores estratégias e conquistar o topo dos buscadores!

Como já sabemos, o processo de acompanhamento de palavras-chave demanda muito tempo, mas pode ser facilitado com a utilização de um bom Keyword Rank Checker

A seguir, iremos mostrar à você a melhor ferramenta para facilitar seu dia a dia. 

O Melhor Keyword Rank Checker é WebPeak!

Se você já acompanha o blog WebPeak há algum tempo, deve saber que nós somos a ferramenta de SEO mais completa do mercado, sendo totalmente em português e suporte com especialistas. 

A Ferramenta de SEO WebPeak possui em sua estrutura os principais recursos para que você acompanhe a evolução de seu website nos resultados de pesquisa. 

Com ela, além de acompanhar seu Keyword Rank, você poderá conferir a saúde interna e externa de seu site, questões relacionadas aos seus concorrentes e também acompanhar o engajamento social de suas páginas no Facebook, Google Plus, Pinterest...

Graças aos nossos recursos, você saberá qual é a melhor palavra-chave a ser utilizada, quais são os pontos em que você precisa corrigir e o melhor, a ferramenta mostra quais são as páginas com pendências em SEO e como você pode corrigir. 

No nosso módulo Rastreamento de Rank, você poderá fazer o acompanhamento de diversos aspectos voltados à análise de palavras-chave, como por exemplo:

saiba-o-que-e-e-qual-o-melhor-keyword-rank-checker

Módulo As Classificações de Meu Site:

Dividido em sete sub-módulos, a área de As Classificações do meu Site da ferramenta de SEO WebPeak irá te mostrar a evolução das principais palavras-chave do seu site, para que assim você faça o acompanhamento e análises completas de seu site. 

Existe um termo no qual você almeja aparecer? Então, você o adiciona em nossa ferramenta e assim será possível fazer um acompanhamento completo sobre sua evolução a partir da primeira e segunda página de resultados (consulte o limite de seu plano). 

Como abordamos anteriormente, o módulo de Classificações do meu Site possui sete sub-módulos, sendo eles:

Dashboard: No sub-módulo Dashboard, você terá uma visão geral correspondentes aos seis demais tópicos do módulo em questão. 

Nele, você conseguirá verificar gráficos completos, onde será possível verificar a tendência média de posição de ranking, número de palavras-chave que ocupam o top 10 resultados do Google, ranking médio segundo o Google Search Console, quais são as 5 palavras-chave nas quais estão melhores posicionadas, distribuição de ranking (top 1, 5, 10, 20 e não ranqueada), 5 principais palavras-chave que tiveram melhora no posicionamento, posição média em comparação aos principais concorrentes e palavras-chave que foram recentemente listadas entre as duas primeiras páginas de resultados.

Resumo: Para você que tem pressa em verificar as posições de seu site, o tópico Resumo irá te apresentar informações como o volume de buscas do termo, competitividade, número de visitas que a palavra-chave em questão trouxe ao site e qual posição o mesmo ocupa nos resultados de pesquisa.

Detalhe: Nesse tópico, é possível verificar o posicionamento da palavra-chave, o volume de buscas por mês, qual página de resultado de pesquisa o mesmo ocupa e qual página de destino está acionando o termo em questão. 

Por Página: É possível verificar quais são as páginas que acionam os principais termos de seu site. Um ponto interessante, é que você pode se basear nas páginas que acionam os termos e aplicar assim a otimização interna nas mesmas, para que sua qualidade seja aprimorada.

Por Tag: Para ter melhor organização de suas palavras-chave, é possível separá-las por tags, onde é possível fazer o agrupamento das mesmas por assunto. 

Além de separar os termos por categoria, você poderá verificar dados como volume de buscas da palavra-chave e posição da mesma.

Dados Históricos: Supondo que você utiliza a ferramenta há alguns meses, você poderá ver a evolução de suas palavras-chave a partir do momento que você as adicionou na mesma. 

Por exemplo, adicionei minhas palavras-chave em dezembro de 2020 e quero ver durante esse período de tempo quais posições ela ocupou. 

Assim, você saberá o que ocorreu durante um determinado período em seu posicionamento.

Observação: A ferramenta irá coletar dados a partir do momento em que você adicionar as palavras-chave na mesma. Não é possível coletar dados de forma retroativa.

Gráficos Históricos: Acompanhe através de um gráfico linear a posição média de todas suas palavras-chave inseridas na ferramenta. Este valor é calculado a partir da posição no ranking de média de todas as suas palavras-chave Google. Palavras-chave que não são classificadas são consideradas aquelas como "menor palavra-chave ranking + 1 ".

Módulo Concorrentes Perigosos:

Um ponto importante a ser descoberto em sua estratégia de palavras-chave, é saber quais são os concorrentes nos quais aparecem para aqueles termos em questão. 

Às vezes, os concorrentes que você têm em mente sequer estão aparecendo para as principais keywords de seu negócio, porém, existem concorrentes indiretos (aqueles não vendem diretamente aquilo que você oferta, mas por alguma razão utilizam suas palavras-chave em seu negócio) que também podem ocupar as melhores posições nos resultados de pesquisa. 

No módulo Concorrentes Perigosos, você saberá quem são esses concorrentes (diretos ou indiretos) que recebem maior parte do tráfego orgânico provindo dos termos em que você especificou na ferramenta.

Além de mostrar quem são os concorrentes, você também terá acesso às seguintes informações: 

Pontuação de Visibilidade: Essa métrica mostra a parcela de impressões do seu site nos resultados orgânicos, a frequência com que os usuários veem o seu site na página de resultados, a partir do número total de pesquisas em suas palavras-chave.

A pontuação de visibilidade depende de sua posição de classificação e do volume de pesquisa mensal, para cada palavra-chave. Quanto mais pesquisas uma palavra-chave tiver e quanto mais alta for sua posição para essa palavra-chave, maior será sua pontuação de visibilidade. 100 é o melhor valor.

Palavras-Chave Classificadas nos Resultados de Pesquisa: Apresenta o número de palavras-chave para as quais o concorrente está classificado no resultado de pesquisa. 

Observação: O número será baseado nas palavras-chave que você especificou na ferramenta. 

Posição Média no Ranking: A posição média de classificação de um site para o conjunto de palavras-chave. 

Domain Authority: Métrica fornecida pelo Moz que ajuda a prever como um site irá performar no ranking dos resultados de pesquisa. Quanto mais próximo de 100 um site tiver tal pontuação, maior será a probabilidade dele ter bom posicionamento para termos estratégicos.

Classificação Global do Tráfego Alexa: Mostra quão popular é um site em comparação aos demais. O ranking é calculado a partir da média de visitantes únicos diários e do seu número estimado de pageviews durante os últimos doze meses. Quanto menor for o número da classificação, mais popular é o site. 

Visto que é um ranking global, sites de outros segmentos também serão considerados. 

Total de Páginas Escaneadas: Representa o total de páginas encontradas dentro do site especificado. Tal métrica é fornecida pelo Majestic.

Total de Backlinks: Valor total de referências externas que apontam para o site de seu concorrente.

Idade do Domínio: Refere-se ao período de tempo que um site foi registrado e ativo na internet.

Módulo Concorrentes Ranking por Buscador:

Neste módulo, você terá acesso a dados voltados ao posicionamento de seus concorrentes nos buscadores. 

Em Visão Geral do Competidor, dois gráficos são apresentados, onde o primeiro mostra a evolução da posição média de seu site em comparação aos concorrentes e o segundo, mostra a visibilidade do site de seus concorrentes para termos no top 5, 10, 20, 30 e palavras-chave não ranqueadas.

No tópico Ranking de Competidores por Palavras-Chave, você poderá comparar o posicionamento do seu site aos concorrentes, verificando também se os termos estão sendo apresentados em resultados orgânicos, anúncios, Google Shopping, por Local, Hoteis, Vídeos, Imagens, Novidades e "As Pessoas Também Perguntam".

Caso seu plano permita que você faça as análises de palavras-chave em mais de um buscador, você poderá conferir o posicionamento de palavras-chave separadas por outros motores de busca, como Google Mobile, Bing, Bing Mobile, Yahoo, Yahoo Mobile, YouTube e DuckDuckGo.

Como podemos ver, a WebPeak possui o Keyword Rank Checker perfeito para você trabalhar em seu site e desenvolver assim as melhores estratégias em seu negócio online. 

Gostou? Não deixe de entrar em contato conosco e conheça todos os nossos recursos que ajudarão você a conquistar o topo dos buscadores.

Até a próxima!


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