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Saiba o que é Texto âncora e utilize este conhecimento a favor do SEO

9/3/2018

Saiba o que é Texto âncora e utilize este conhecimento a favor do SEO

Alguma vez você já deve ter ouvido falar no texto âncora. Caso nunca tenha escutado o que é ou para que funciona, com toda certeza já clicou em algum enquanto navegava na internet.

Acontece que essa é uma estratégia muito utilizada no Marketing Digital, principalmente em questões de SEO.

Para saber mais sobre como essa estratégia tem funcionado atualmente, continue acompanhando este artigo.

O que é texto âncora

o que é texto ancora

Geralmente os textos âncoras possuem letras azuis e sublinhadas, para ser mais claro, são os links inseridos em alguma palavra ou chave.

Na frase: “o SEO é muito importante para o seu negócio online.” O texto âncora é encontrado na palavra SEO, por exemplo.

De modo geral, as palavras destacadas levam para um post que façam referência ao assunto, e em questões de SEO isso acaba sendo extremamente importante, e isso veremos a seguir.

Vale lembrar que os links tanto podem estar no padrão azul, como também podem ser personalizados conforme a identidade visual do site. Sendo assim é possível encontrar um texto âncora com de várias formas e cores.

Por que o SEO leva em consideração os textos âncoras

Para que um texto âncora cumpra seu papel com excelência é preciso estar otimizado para os mecanismos de busca de forma concisa, e o principal é ter relação com a página para qual está sendo indicado. Logo, não existe como linkar uma página sobre SEO em um texto que fala sobre os maiores memes da internet, por exemplo. Os links precisam estar ligados para que sirvam ao interesse do usuário que busca saber mais sobre o assunto que está sendo tratado.

Tipos de texto âncora

Ao observamos essa estratégia parece algo bem fácil de ser aplicado, mas não é tão simples assim. Fato é que os textos âncoras possuem diversas categorias e formas de serem inseridas dentro de um texto. Veja alguns exemplos:

Correspondência exata

Um texto âncora pode ser considerado como correspondência exata quando é inserido em um termo que reproduz a palavra-chave da página para qual está sendo linkada.

Promover um link para um post que tenha como palavra-chave marketing de conteúdo, sobre um texto âncora que possua a mesma finalidade “marketing de conteúdo”, é a melhor opção.

Correspondência parcial

Já o texto âncora considerado uma correspondência parcial é aquela versão mais fluida da correspondência exata. Aqui, o texto âncora inclui tanto a palavra-chave quanto os demais termos do texto.

Por exemplo: é possível escolher as melhores palavras-chave utilizando a ferramenta certa, assim você melhora a posição do seu site nos mecanismos de busca.

Marca

Essa é uma opção muito utilizada para dar ênfase no nome da empresa, marca, site, blog, entre outros como texto âncora.

É muito utilizado para fazer referências , contudo não é assim muito relevante para o Google quando se trata do link à ser acessado. Exemplo: saiba mais sobre o assunto no site da WebPeak.

Marca e palavra-chave

Essa é uma maneira relevante de utilizar a palavra-chave juntamente com o nome da marca. Fazer uso dessa junção ajuda a melhorar o rankeamento do site para o termo utilizado.

No exemplo anterior a aplicação fica genérica e pouco atrativa, mas se usarmos a palavra-chave o texto fica mais informativo se escrevêssemos: “saiba tudo sobre Marketing Digital no site da WebPeak.

URL

Os textos âncoras no formato URL são endereços de sites escritos por extenso, sendo apenas inserido no conteúdo. Se decidir utilizá-lo não se esqueça de otimizar a sua URL.

Por exemplo: “Saiba tudo sobre o assunto na nossa página que está repleta de novidades: https://www.webpeak.com.br/”.

Imagens

As imagens do seu conteúdo também podem conter links, você sabia?

Para essa opção, o texto que o Google identifica é a tag alt text. Por isso, é de extrema importância utilizá-la para o buscador.

Algumas plataformas permitem que você insira facilmente o alt text nas imagens do seu conteúdo.

Dicas de como usar o texto âncora à favor do SEO

Para que seu conteúdo seja pertinente e esteja de acordo com as exigências do Google, é necessário otimizar o site, e isso inclui inserir os textos âncoras para que gere valor para os usuários, influenciando no rankeamento das páginas.

Ao entrar no seu site, os robôs do Google utilizam os links internos para navegar entre as suas páginas, por conta disto, é muito importante utilizar estes links evitando conteúdos órfãos. Além de navegar dentro do seu site, os robôs também conseguem chegar a outros sites através dos links externos.

São por meio dos links que os robôs conseguem identificar que a página explora com mais profundidade o assunto referente ao texto âncora.

Essa é uma necessidade pensada na experiência do usuário, ao colocar links que ajudam os visitantes a se informarem sobre assuntos de interesse automaticamente seu site é melhor visto pelo Google.

Não deixe de aplicar a estratégia do texto âncora no seu site para conseguir posicionar melhor suas páginas, aumentando as visitas orgânicas para o seu negócio.

Continue nos acompanhando e fique por dentro de todas as novidades do Marketing Digital.

Até a próxima! 

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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