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Saiba quais são as melhores estratégias de fidelização

Mariana Chaves

Produtora e especialista em marketing de conteúdo.

Tudo tem início através da organização, seja qual for o seu porte ou segmento de mercado, seus clientes devem ser prioridade. Por esse motivo, cada vez mais as empresas têm buscado novas estratégias para manter seus consumidores, funcionando também como um núcleo de atração de novos clientes para propagar ainda mais a imagem e o alcance da marca.


Só que existe um porém: como otimizar essas estratégias para não apenas atrair, mas também fidelizar seus clientes? Qual a importância de tudo isso?


Neste artigo, daremos algumas dicas para encantar os consumidores e transformá-los em potenciais divulgadores da marca. 


Você sabia que estratégias de fidelização de clientes podem sair até cinco vezes mais barato do que investir na atração de novos consumidores? E é exatamente por isso que as marcas estão apostando em campanhas de marketing mais dinâmicas, para chamar a atenção e oferecer boas experiências ao público fiel, que já conhece a qualidade de seus produtos ou serviços e tende a consumir mais.

Por que fidelizar clientes?

Assim que você decide apostar nos métodos de fidelização, sua empresa passa à causar uma boa impressão no seu cliente, e isso mais para frente pode se transformar em uma publicidade personificada para o negócio sem que isso implique um custo extra para a empresa.


Um consumidor que confia completamente nos produtos ou serviços que você comercializa, certamente vai comentar sobre o assunto na roda de amigos ou nas redes sociais, recomendando a sua marca.


Afinal, nenhuma campanha é tão eficiente como a famosa propaganda boca a boca (também conhecida como marketing de referência).

Dicas para fidelizar clientes


Para conseguir manter a expansão do seu negócio, é fundamental apostar em ações para fidelizar o maior número de clientes. E para te ajudar nesse processo, preparamos algumas sugestões para aumentar os resultados dessas campanhas. 


  • Saiba quais são os principais conteúdos que fazem relação com o perfil do seu público-alvo;
  • Ofereça brindes;
  • Pense em formas de distribuir cupons de desconto progressivos, ou seja, quanto mais a pessoa compra, maiores serão os descontos em suas próximas aquisições;
  • Una forças com organizações parceiras, de ramos semelhantes para traçar estratégias de fidelização em conjunto e criar projetos de impacto.


Quanto mais vantagens e benefícios sua empresa oferecer aos clientes, maiores são as chances de fidelizá-los. Proporcionar serviços diferenciados, além de um atendimento personalizado, garante o interesse dos clientes em fazer parte de programas de fidelidade.


Sua empresa conseguirá se manter ativa com um diferencial no mercado. Sendo assim, é imprescindível investir em estratégias de fidelização utilizando ferramentas online e offline.


Tomando as decisões corretas é possível superar crises e oscilações na economia para elevar os lucros da empresa sem a necessidade de investir altos valores em campanhas de marketing e publicidade.

Quais são as melhores estratégias de fidelização?

Atrair e fidelizar são duas coisas que precisam ser o foco de uma empresa. Vale ressaltar que não adianta encantar um consumidor eventual, mas o mesmo fazer uma única compra e nunca mais retorna, não é mesmo?


Por isso, para obter sucesso, é necessário investir em diversas frentes. Para facilitar, selecionamos cinco métodos eficazes para garantir a satisfação, e consequentemente, a fidelização dos seus clientes.

1. SMS marketing


O SMS marketing é uma ferramenta com ótimo custo benefício para as empresas, muito utilizada para captar e fidelizar clientes, uma vez que as mensagens são curtas, com alta taxa de abertura e adesão.


Esse é um canal de comunicação extremamente interessante para quem deseja aumentar o alcance de sua marca no mercado mas não conta com vultosos recursos para realizar um grande investimento em campanhas de marketing.


Como se trata de uma solução com resultados positivos em curto espaço de tempo, até mesmo as gigantes do mercado passaram a apostar nessa estratégia. O SMS tem amplo poder de geração de leads e de fidelização.

2. Marketing de relacionamento


Cada vez mais os gestores e os donos de negócio estão dando mais importância ao marketing de relacionamento para conquistar mais espaço em um mercado que está se tornando mais competitivo a cada dia.


Hoje existem diversas empresas que oferecem o mesmo tipo de produtos e serviços a preços similares, principalmente com a chegada do market place. O melhor jeito de se destacar e ganhar o cliente muitas vezes é oferecer condições especiais e um atendimento diferenciado.


Com todas as mudanças no mercado, o marketing se mostra uma ferramenta poderosa para expandir a empresa, já que por meio dele a empresa e o seu público se conhecem melhor, isso aumenta a confiabilidade do comprador na marca e a prospecção de novos clientes.


Para criar um marketing de relacionamento com resultados positivos, é fundamental traçar estratégias e ações bem direcionadas, como a construção de um banco de dados completo, com os perfis detalhados de cada comprador.


Com isso, será possível criar campanhas personalizadas, incentivando compras frequentes e contribuindo diretamente para o aumento do faturamento da empresa.

3. Promoções


Não é novidade para ninguém que um grande atrativo ainda são as promoções. Além de vender de conseguir alcançar pessoas que não conhecem a marca, essas ações também promovem a fidelização dos antigos clientes, uma vez que eles conseguem porcentagens mais expressivas de descontos e acabam consumindo mais.


Um tipo de promoção que é bastante utilizado entre o público é a oferta de desconto para produtos ou serviços específicos, como os lançamentos, por exemplo. Esse método é um verdadeiro chamariz para despertar o interesse dos consumidores e dar maior visibilidade à sua marca, principalmente quando o objetivo em questão é a atração de novos compradores.

4. Ofertas relâmpago

Outro ponto que sobre as pessoas é que, elas compram por impulso. Com isso em mente, vale investir nas ofertas relâmpago para atrair mais interessados e ampliar o seu banco de dados com novos perfis.


Na sequência, a empresa pode organizar promoções voltadas para esse público e investir em programas de fidelidade com foco em aumentar a regularidade das compras, atuando nos resultados do seu negócio de forma assertiva.


Portanto, para que essa estratégia funcione, é importante investir constantemente em promoções.

5. Programa de fidelidade


O programa de fidelidade é uma estratégia de marketing de relacionamento, e só é necessário ter um banco de dados de seus clientes com informações importantes. Assim, podem ser criados programas específicos para o perfil de cada um, concedendo vantagens diferenciadas.


Essa é uma ação que busca agradar os seus consumidores mais frequentes e surpreendê-los para que eles possam ter diversos benefícios, coisa que um cliente eventual não possui.


No final das contas, eles têm incentivos e benefícios para continuar mantendo relações comerciais com a empresa, como descontos, prêmios, dinheiro que pode ser utilizado em compras futuras ou resgatado por meio de recompensas.


O programa de fidelidade é uma das estratégias utilizadas para que a relação entre a sua marca e o cliente seja de longa data e traga vantagens para ambas as partes.


Unindo as estratégias com um bom atendimento multicanal, SMS, site, redes sociais e outros, aumentam os resultados das vendas e auxiliam na fidelização de mais clientes. Além de serem métodos para que os seus consumidores fiéis se mantenham atentos às newsletters e aos e-mails promocionais da marca.


Já está na hora de aplicar as estratégias no seu negócio, o que acha? 


Até breve!


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