Saiba quais são as tendências de marketing digital para 2018

2/1/2018

Saiba quais são as tendências de marketing digital para 2018

Quando se encerra um ano é o momento perfeito para fazer balanços sobre os projetos que foram colocados em prática e fazer novos planos e previsões para o ano que se aproxima. Nós, inseridos no marketing digital, temos uma missão importante, sobretudo neste momento: investir em pesquisas acerca das novidades de marketing digital. Você sabe quais são as perspectivas para 2018?

Desenvolvemos este conteúdo para que você fique por dentro de todas as novidades do marketing digital! Destacamos principalmente as tendências para as áreas de Marketing de Conteúdo, E-commerce E SEO.

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Vamos lá!

E-mail Marketing

Apesar dos anos de existência, o e-mail marketing é um recurso que continua em crescimento, e se tratando de campanhas de e-mail marketing, o marketing de conteúdo é extremamente útil. O recurso é um ótimo modo de atrair o público para o site, estimular o download de materiais para captação de leads, apresentar novidades, entre outras vantagens. Você pode desenvolver seu melhor conteúdo para o email marketing.

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Com o balanço que estamos fazendo a respeito do potencial do e-mail marketing no ano que está acabando, a previsão para 2018 é que seu crescimento seja ainda mais perceptível, isso porque muitos brasileiros utilizam e-mail (a proporção é equivalente a 9 em cada 10 pessoas), que indica que o e-mail ainda é - mundialmente -o meio central de comunicação corporativo. 

Mas para fazer uma boa campanha de E-mail marketing é necessário que esteja na mente dos profissionais digitais que seu uso consciente e assertivo é o melhor caminho, ou seja, é preciso que se evite spam e similares que impactam negativamente o público. O melhor caminho é a criação da própria lista de emails.

Nutrição de leads qualificados + E-mail Marketing

Acredita-se que os resultados sólidos para empresas venham de captação e nutrição inteligente de leads. Para o melhor auxílio aos negócios digitais, 2 (duas) propostas e apostas para 2018 vão de encontra à segmentação e Behavioral Targeting ( que nada mais é que um conceito de segmentação que permite a entrega personalizada de um conteúdo ao usuário, garantindo maior proximidade com a marca). As empresas que irão se destacar a partir da aplicação das estratégias mencionadas devem focar nas seguintes ações:

  • Produção de  conteúdos completos. Por exemplo: um ebook descartável não serve para nada, a não ser para ficar no acervo de conteúdos inúteis que tantas pessoas possuem no computador.
  • Lista de leads qualificados: os profissionais da área devem ter um ótimo  mapeamento individual dos interesses dos leads, afinal, o e-mail marketing deve surtir um efeito positivo sobre esses contatos.
  • Lugar certo no momento certo: deve-se estar atento à quem os produtos estão sendo direcionados.
  • Campanhas criativas e inteligentes.
  • Emails interativos de acordo com o comportamento dos usuários no site.

SEO: tecnologia visionária AMP para 2018

Se tratando dos investimentos para mobile, a tecnologia AMP é uma ótima aliada para os negócios digitais atentos ao que o público-alvo moderno exige. Destacando a constante necessidade de abrir sites em um curto período de tempo: novas tecnologias estão surgindo para melhorar o funcionamento das páginas na internet. Tem sido primordial pensar nas necessidades dos usuários e suas experiências enquanto navegam.

Foi por conta dessa busca por ganho de tempo que o Google desenvolveu a tecnologia conhecida como AMP (Accelerated Mobile Pages)

A tecnologia AMP, ou como podemos chamar de Páginas Móveis Aceleradas, nada mais é do que uma manipulação dos códigos em HTML tornando as conexões mais rápidas.

Não deixe de ler: AMP e Pagespeed Insights do Google: Entenda a diferença

A partir desta novidade as páginas que possuem o AMP carregam quase que imediatamente em dispositivos móveis, que facilita sobretudo para quem faz suas buscas com pacotes de dados limitados.

Não é para menos que cada vez mais empresas tem optado por este formato, já foi comprovado que os usuários tendem a permanecer em sites com o tempo de espera reduzido, caso a pessoa tenha de esperar mais de 10 segundos para carregar uma página, as chances dela sair do site antes de acessar o conteúdo proposto é bem maior.

Arriscar a perda de um cliente pode não ser uma atitude inteligente, se isso já era um caso a ser evitado em negócios físicos, agora com as facilidades virtuais é praticamente inaceitável. Devido a isso, os negócios online tem se tornado não só muito rentáveis, como também os empreendedores tem investido pesado para estarem no topo dos mecanismos de busca.

A aceleração de abertura das páginas garantem a facilidade de acesso do usuário dentro do site, e quanto melhor a experiência do usuário, melhor serão os resultados de negócio. A maioria dos sites que possuem AMP conseguem destaque nos resultados de busca do Google, o mesmo possui um símbolo que facilita a identificação da tecnologia, e quem reconhece este selo não perderá tempo em outro site, principalmente se estiver com um dispositivo móvel em mãos.

Marketing de Conteúdo

Com toda certeza uma das principais tendências para 2018 é o bom planejamento de Inbound Marketing. E nesse sentido, uma das questões centrais que você precisa ter em mente é: o novo consumidor busca conteúdo de qualidade, a finalização de uma compra, por exemplo, se dá de modo autônomo e este consumidor muitas vezes opta por marcas maleáveis, abertas ao diálogo e ao respeito.

Se apropriar do Marketing de conteúdo a partir de um bom planejamento Inbound, ou seja, fazer marketing com propriedade hoje, é fundamental. Afinal, esta estratégia consegue ser mais cautelosa no processo que envolve a impactação do público com sua mensagem, é o verdadeiro marketing de atração para a nova geração de consumidores, que trará como consequência o aumento de chances de conversões para seu negócio.

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Ecommerce

Quando as técnicas são aplicadas de maneira correta, o e-commerce é uma das fontes mais rentáveis de vendas, todo o investimento aplicado é garantia de sucesso e de posicionamento certo no mercado.

Sabe-se que a cada dia as vendas online tem aumentado consideravelmente elevando a posição do e-commerce. Não param de surgir novidades na área que mais evoluiu nos últimos tempos. São novas tendências, estratégias de marketing e formas mais seguras de navegação e compra.

Com base nesse crescimento, todas as formas possíveis de atualização e conquista de vendas são bem-vindas. Afinal estar sempre um passo à frente é o maior segredo para um empreendedor de sucesso.Uma das vantagens da tecnologia, é que ela nos traz uma gama de opções para que os negócios funcionem de forma ainda melhor, com objetividade e eficácia, possibilitando um conhecimento mais profundo sobre o público alvo e garantindo sua posição no mercado.

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Para que tudo ocorra de forma prática e harmônica, existem meios que vem trazendo um efeito surpreendentemente considerável para o e-commerce. A coleta de dados como condutor de vendas é a fórmula encontrada para subir o número de vendas, assim como futuras posições a serem tomadas no mercado online. Nesse sentido, para 2018 o e-commerce deve se posicionar perfeitamente.

Vale destacar que a Ebit considerou que no final de 2017 mobile já deve representar 40% de todo o faturamento do ecommerce no Brasil, ou seja, a perspectiva para 2018 é que essa porcentagem aumente ainda mais, este fato indica o que já destacamos acima sobre o AMP, e todos os sites qualificados devem estar preparados para se inserirem nos dispositivos móveis, mobile para o ano que se aproxima pode ser considerado a base de sustentação para as lojas online.

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Não deixe de nos acompanhar e fique por dentro das novidades relacionadas ao Marketing Digital para ter bons negócios!

Feliz 2018!

Autor

Mônica De Paula

Profissional em posicionamento digital e estratégias para ecommerce.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brmonicadepaula@webpeak.com.br

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