Melhores horários para postar no Facebook

5/9/2018

Melhores horários para postar no Facebook

Se alguém ainda duvida do poder das redes sociais nos tempos atuais, esse alguém está muito enganado. Redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, e outras, estão presentes no dia a dia de milhares de pessoas diariamente e já são parte essencial de estratégias de marketing.

Ter, por exemplo, uma fan page do seu projeto ou empresa no Facebook é tão importante quanto ter um blog ou site. O Facebook possui mais de 2 bilhões de usuários, que fazem login diariamente na rede social mais utilizada ao redor do mundo inteiro.

Manter uma página atualizada demanda planejamento e conhecimento prévio, os posts devem ser pensados para alcançar uma boa taxa de conversão e gerar engajamento, desse modo, seu projeto terá bastante visibilidade. Para o sucesso desse fator, é essencial observar o horário das postagens.

Afinal, um conteúdo que tenha relevância e seja bem produzido não irá conseguir chegar na audiência destinada se não estiver no momento certo no local, não é mesmo?

É importante que você se lembre que 75% do engajamento vai ocorrer nas primeiras 5 horas da sua postagem no ar, ou seja, a importância da escolha do horário para postagem é ainda maior do que você pensava.

Continue acompanhando este conteúdo e saiba quais são os melhores horários para postar no Facebook.

Leia também: Fanpage no Facebook: motivos para ter e como criar uma fanpage

Qual o melhor horário para postar no Facebook?

Toda pergunta relevante, como essa, deve ser respondida a partir de estatísticas que comprovam o que vai ser dito. Nesse sentido, existem inúmeros estudos acerca do intervalo de tempo com maior engajamento de postagens no Facebook, assim como dados a respeito da divergência sobre o assunto.

Os levantamentos desses dados acabam divergindo entre as empresas que impulsionam estas estatísticas. Porém, a média destaca que os acessos começam a cair a partir das 16h, e que o pior horário para se postar é entre 00h e 8h. Evitar horários muito cedo ou muito tarde é muito importante nesse sentido.

As pesquisas devem servir como uma bússola de oportunidades para os profissionais de marketing que estão em busca de desenvolver uma estratégia sólida.

Importante: a visibilidade tende a diminuir  bastante aos finais de semana.

Não deixe de ler: Facebook Insights: aumente o desempenho de seu negócio nas redes sociais

Qual é o melhor horário para postar no Facebook

As informações que apresentamos no tópico acima deve fazer você estar pensando se deve confiar nessas pesquisas.  Assim como os intervalos de tempo que são sugeridos, pois são grandes, como de fato saber exatamente qual o melhor horário para postar na sua página, não é mesmo?

Não queremos responder essas perguntas de maneira simples, mas você deve conhecer sua audiência e realizar testes, muitos testes, sempre muito testes para saber qual a melhor ação a se tomar.

Conheça sua audiência

Conhecer sua audiência é muito importante para que você saiba quais são os melhores horários para publicar e ter um parâmetro para produção de conteúdos, sempre tendo em mente a persona do seu blog ou site.

Saiba como montar sua persona: Como criar personas e maximizar resultados em sua empresa

Como criar personas: persona x público-alvo

É muito comum confusões nesses conceitos, entretanto, uma coisa podemos afirmar com certeza: persona e público-alvo não são as mesmas coisas. Vamos a um exemplo visual!

  • Público-alvo: homens e mulheres, de 25-35 aos, solteiros, graduados em tecnologia da informação, com renda média de R$ 3000. Almejam aumentar a captação profissional e adoram tecnologia.
  • Persona: Helena Scarpeli tem 30 anos, é gestora de TI. Tem como objetivo se desenvolver profissionalmente através de um mestrado na Califórnia, onde se encontra o Vale do Silício, pois é apaixonada por tecnologia e está em busca de oportunidades. Está em busca de ferramentas de SEO para auxiliar seu ecommerce à vender mais para custear seu plano com sucesso.

Após essa diferenciação é possível compreender, de modo geral, uma parcela ampla da sociedade que você vai direcionar seus produtos ou serviços. Por outro lado, a persona. como já apresentamos acima, é a representação do seu cliente ideal de modo mais humanizado e mais personalizado.

Num primeiro momento esses termos podem soar parecidos, entretanto, faz toda a diferença pensar em uma estratégia de marketing que seja direcionada para Helena Scarpeli e não a um extenso público-alvo. Nesse sentido, não é necessário ficar limitado a uma única persona se você pode alcançar mais pessoas. Mas esteja atento, não exagere, é comum que empresas tenham mais de uma persona definida, pode ser um erro comum, pois uma persona pode levar à limitações do seu público, e podem fazer com que suas estratégias percam o foco.

Leia mais: Como fazer pesquisa no Google

Testes

Complementar o conhecimento que agora você possui da sua audiência exige que você faça testes postando o mesmo conteúdo em dias e horários diferentes. Utilizando o mesmo conteúdo você vai poder descobrir qual o horário ideal da sua audiência no Facebook, assim como qual horário ela  interage mais.

Só através do teste você irá ter certeza sobre o sucesso de um horário x ou y, se é devido ao conteúdo diferente ou hora da postagem, por exemplo. Os testes vão alterar sua relação com seu público alvo e fazer com que você tenha autoridade nas redes sociais.

Não esqueça nunca de interagir com fãs, responder dúvidas, sugestões e críticas nos comentários e no Messenger. A troca de experiência é essencial para você manter uma boa imagem na rede social e incentivar ainda mais a participação em sua página. Quem é que gosta de falar sozinho?

Absorva muito bem as informações desse artigo e alcance sucesso em sua estratégia de marketing de conteúdo nas redes sociais.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!

Até a próxima :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio

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