SEO

Saiba qual é a função de um consultor SEO

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Este artigo discutirá as principais responsabilidades de um consultor SEO, seja como freelancer ou funcionário de uma agência de marketing digital. Ao entender os aspectos lançados aqui e conhecer o potencial das ferramentas de SEO, você poderá criar um site com uma boa classificação e gerar mais lucros.

Qual o papel de um consultor SEO? 

SEO é um campo com o qual muitas pessoas não estão familiarizadas, mas é crucial para um site de sucesso. Com a falta de conhecimento, você pode acabar com um site ruim que não está bem classificado ou pode acabar gastando dinheiro e tempo sem resultados.

A principal função de um consultor SEO é ajudar a otimizar seu site. A prática de otimizar um site para SEO significa que o trabalho é feito para ajudar os mecanismos de pesquisa a entender melhor o conteúdo da sua página da web. 

A otimização de página garante que, quando as pessoas pesquisarem na Internet, conteúdo útil seja exibido organicamente para elas. Embora essa prática seja totalmente gratuita, é preciso um esforço concentrado e muito trabalho para ser implementada. A recompensa são resultados de pesquisa confiáveis ​​de consumidores em potencial.

Todos nós sabemos como pesquisar no Google e, melhor ainda, os resultados gerados quando entramos em uma pesquisa no Google.

1. Análise do site

Uma parte importante de uma campanha de marketing de conteúdo bem-sucedida é ter uma compreensão clara do seu site. Isso significa saber quais páginas do seu site recebem mais tráfego e quais páginas não recebem tráfego suficiente.

O objetivo da análise de sites é descobrir e analisar as páginas que seu público visita mais e menos. Essas informações ajudarão você a saber quais páginas melhorar, quais páginas excluir e quais páginas precisam ser atualizadas.

2. Otimização de palavras-chave

A otimização de palavras-chave é o processo de otimizar seu conteúdo para os mecanismos de pesquisa. Os mecanismos de pesquisa rastreiam a web procurando conteúdo relevante e, em seguida, o classificam com base em sua relevância para os termos de pesquisa usados.

Ao planejar sua estratégia de conteúdo, é essencial que você primeiro faça uma pesquisa de palavras-chave e depois otimize seu conteúdo para palavras-chave.

3. Geração de Conteúdo

A criação de conteúdo é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para direcionar o tráfego para seu site.

Você precisará gerar conteúdo para diversas finalidades. Você pode usar o conteúdo para criar autoridade, direcionar tráfego e melhorar seu SEO.

Para atrair visitantes, seu conteúdo deve ser atraente e exclusivo, além de responder às perguntas do seu público.

4. Análise do concorrente

Você precisará analisar seus dados e descobrir o que está funcionando e o que não está. Isso inclui analisar suas métricas de mídia social e o desempenho do seu conteúdo.

5. Consultor SEO com Habilidades em Tecnologia da Informação 

A razão pela qual um consultor SEO é contratado, é que seus clientes precisam de ajuda para melhorar o SEO do site. Como resultado, o consultor SEO precisam ter uma forte compreensão da tecnologia da informação (TI).

Como consultor de SEO, você trabalhará em estreita colaboração com a equipe de TI do seu cliente para garantir que seus sites sejam otimizados para os mecanismos de pesquisa. Você precisará garantir que o site do seu cliente tenha uma infraestrutura de TI robusta para que eles possam acessar e modificar facilmente o conteúdo do site.

6. Criação de links

Quando você cria links para o site do seu cliente, você está essencialmente dando autoridade ao site do seu cliente.

Vincular sites externos ao site do cliente é uma forma muito poderosa de marketing online porque ajuda a estabelecer confiança entre o site do cliente e os mecanismos de pesquisa.

7. Relacionamento com Clientes

A proximidade entre você e seu cliente é um dos relacionamentos mais importantes que você terá ao longo de sua carreira.

Como consultor de SEO, você será responsável por ajudar seu cliente a atingir seus objetivos de negócios.

Afinal, o que se espera de um consultor SEO?

Para ter todas as habilidades necessárias, um especialista em SEO, logo, também um consultor, deve ter conhecimento de:

  • As especificações da construção de uma estratégia de SEO (tanto na página quanto fora da página);
  • Pesquisar e encontrar palavras-chave relevantes com competitividade e volume de pesquisa adequados para usar no site;
  • Pesquisa de concorrentes (identificação e análise de seus sites, encontrar lacunas em suas estratégias e ideias para implementar, recomendar melhorias com base na análise);
  • Auditoria técnica do site (erros de rastreamento, códigos de status HTTPS, tempo de carregamento e outras verificações);
  • Táticas de otimização para sites e seu conteúdo para atender a mecanismos de pesquisa e usuários;
  • Criação de links de alta qualidade para melhorar a reputação do site, direcionar mais tráfego de referência e aumentar sua classificação nos mecanismos de pesquisa;
  • Acompanhando tendências, atualizações de algoritmos e estratégias usadas em SEO, que são propensas a mudanças;
  • Monitorando os resultados de suas campanhas de SEO;
  • Uso de ferramentas digitais de SEO (Google Search Console, Google Analytics, Screaming Frog, software SE Ranking , Excel ou Sheets, etc.).

Considerações finais: função do Consultor SEO

Existem 7 coisas (já apresentadas neste artigo) que todos os consultores de otimização de mecanismos de busca devem fazer regularmente para mantê-lo no caminho certo. 

Para ser um bom consultor SEO, você precisa conhecer suas coisas por dentro e por fora, mas também ter a capacidade de se adaptar a diferentes situações e problemas. Além disso, você deve acompanhar continuamente as últimas tendências e técnicas de otimização de mecanismos de pesquisa para ficar à frente da concorrência e gerar leads.

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