E-Commerce

Same Day Delivery

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

O mundo dos negócios muda em uma velocidade incrível, principalmente quando nos referimos aos e-commerces. Por esse motivo, é de extrema importância que empreendedores procurem utilizar os melhores recursos disponíveis no mercado e implementar bons sistemas, tendo como objetivo manter seu potencial de vendas.

O same day delivery é uma dessas ferramentas cada vez mais conhecidas e tem ganhado espaço no mercado atual. Caso tenha se interessado pela proposta e queira saber sobre mais uma ferramenta que vai te ajudar a vender mais, basta continuar a leitura.

Leia também: O dia para saber mais sobre marketing de relacionamento chegou!

O que significa Same Day Delivery?

Same Day Delivery

Essa é uma expressão inglesa que significa “entrega no mesmo dia”, trazendo a tona toda a mobilidade que está intrínseca ao mundo dos negócios.

Um dos maiores desejos do cliente é receber a compra que foi feita no mesmo dia, isso o deixa ainda mais satisfeito e com certeza sua empresa será sempre a melhor opção, uma vez que esses consumidores dão preferência ao atendimento imediato e personalizado.

Apesar de ser algo completamente requisitado pelos clientes, o same day delivery ainda não é muito aplicado no Brasil. Contudo, existem grandes lojas que fazem uso desta ferramenta, tais como Magazine Luiza, Livraria Saraiva e Netshoes. Assim como as internacionais que fazem sucesso por aqui, entre elas estão o Walmart,  Amazon e eBay, entre muitas outras.

As vantagens do same day delivery para o cliente

Os benefícios do same day delivery são inquestionáveis para o consumidor, uma vez que integra a possibilidade de escolha e valor atrativo ao recebimento rápido do produto onde quer que ele esteja.

Na internet essa forma de entrega com toda certeza é a que resulta em maior número de clientes satisfeitos, principalmente os que fazem compras com aquela ponta de urgência. Confira as vantagens no uso dessa estratégia.

Não depender apenas dos Correios para receber o produto

Uma coisa é fato, independente da forma de entrega que for escolher pode passar por algumas turbulências. Empresas de transporte de cargas, por exemplo, muitas vezes precisam encarar de frente grandes desafios como a ocorrência de furtos e roubos nas estradas, más condições da malha viária do país e altos custos incididos sobre as operações.

Os correios, que geralmente transportam a grande maioria dos itens adquiridos pela Internet, por diversas vezes cometem um deslize. Comprar tendo em mente que o recebimento do seu produto não depende desses serviços que quase sempre atrasam pelos mesmos motivos, é uma grande vantagem.

Não deixe de ler: Como usar dados para sua estratégia de marketing digital 

Funcionamento do e-commerce fora do horário comercial

Às vezes  o consumidor não tem tempo para se dirigir a uma loja física, ou então quer otimizar o tempo. Nestes casos a comodidade da compra e entrega se dá apenas em e-commerces.

Com o same day delivery, esse processo, embora não seja tão ágil quanto a retirada imediata, ainda assim acontece no mesmo dia. O cliente pode se programar melhor e fazer sua compra em qualquer horário do seu dia, desde que esteja dentro da programação de distribuição da empresa.

Ter acesso a opinião de outros consumidores

Dentro das plataformas digitais é bem mais simples obter um feedback sobre os produtos oferecidos, estudar o perfil dos clientes que já experimentaram, e que atestam a qualidade sempre compartilhando sua experiência com os outras pessoas.

Muitas vezes o reconhecimento está atrelado ao processo de compra que depende da disponibilidade dos produtos para os clientes. Com o same day delivery todo procedimento é simplificado, uma vez que a disponibilidade do produto é quase imediata.

As vantagens do same day delivery para as empresas

Para as empresas que oferecem esse tipo de serviço, podem conquistar diversos benefícios, e algumas delas são possíveis ser citadas, como:

  • potencial ampliado de fidelização e captação de clientes;
  • diferencial no comércio eletrônico nacional;
  • maior valor agregado ao nome da empresa;
  • contato mais estreito e rápido com o consumidor;
  • mais feedbacks positivos;
  • serviço mais caro e, mesmo assim, mais procurado.

Como funciona a aplicação no e-commerce?

Same Day Delivery

A entrega no mesmo dia funciona da seguinte maneira dentro de um  e-commerce:

  • As lojas virtuais organizam os pedidos nessa modalidade, feitos até às 18h;
  • Entre 18h e 19h, as mercadorias são separadas;
  • Às 19h, os mensageiros começam as entregas, que irão até às 21h.

Como inserir o same day delivery?

Para implementar esse sistema, as empresas precisam se atentar e considerar alguns pontos:

  • ter exemplares dos itens em diversos pontos da cidade ou manter a proximidade com fornecedores, centros de distribuição e centros de maior demanda a fim de reduzir custos de transporte, facilitar um maior número de entregas no mesmo dia e facilitar o processo despacho;
  • realizar parcerias com empresas de transporte especializadas para garantir rapidez nas entregas;
  • investir em softwares para controle de rotas e de custos e outras ferramentas que agilizam os processos na cadeia de suprimentos;
  • garantir eficiência em todas as fases da cadeia logística, principalmente as de picking e packing;
  • informar para o consumidor os horários limite em que as compras devem ser concluídas para que possam ser entregues no mesmo dia.

O same day delivery é uma grande tendência que garante a competitividade, no momento sai na frente quem já implantou a ferramenta, mas em breve a maioria das empresas estarão preparadas para disponibilizá-lo. Sendo assim, é necessário se antecipar e garantir o pioneirismo para fidelizar o quanto antes essa parcela de clientes que têm buscado cada vez mais por experiências de consumo altamente customizadas.

Não deixe de ler: Tudo o que você precisa saber para estudar SEO

O que acha de começar a disponibilizar o serviço de same day delivery em seu e-commerce? Talvez essas dicas te impulsionem a ir mais longe. 

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Até a próxima!

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