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Se torne um Mestre SEO

1/6/2018

Se torne um Mestre SEO

Ser um mestre SEO demanda disciplina para traçar as melhores estratégias e ações para seu negócio. Você sabe o que você precisa fazer para ser um mestre SEO?

Este conteúdo é perfeito para você. A WebPeak é mestre em SEO no Brasil, os anos de experiências resultaram em maiores aperfeiçoamentos em torno das técnicas e práticas em SEO. Vamos abordar as melhores práticas para você ser tornar um Mestre SEO.

Se informe com quem entende de assunto ;)

Vamos lá!

O que é SEO

Se torne um Mestre SEO

O SEO (Search Engine Optimization), é conhecido em português como otimização de sites, e é definido por sua capacidade de aumentar os acessos através do seu site, e engloba um conjunto de técnicas e estratégias, que vamos expor mais abaixo, responsáveis o melhor posicionamento do seu site nos resultados orgânicos do Google.

A partir do momento que você inicia uma campanha de otimização no seu site, é possível melhorar seu posicionamento através da escolha das palavras-chave corretas, que estão relacionadas a seu negócio, e que as pessoas buscam na internet. Parece simples, mas é extremamente necessário dar foco a esse ponto para gerar visibilidade à sua marca.

Se você possui um e-commerce, a principal colaboração do SEO em seu negócio é que ele irá colaborar para geração de vendas. Afinal, uma vez que seu site esteja nas primeiras posições dos resultados de busca orgânica, maior visibilidade terá seu negócio e mais chances de converter vendas. Por outro lado, se seu negócio possui um blog, ele também será positivo, uma vez que seu blog precisa de leituras, e bem posicionado isso irá ocorrer.

Leia também:  O que vender na internet

Técnicas para você se tornar um Mestre SEO

O marketing digital passa por compreender os objetivos que serão desenvolvidos. Qual o motivo que te faz querer se tornar um mestre SEO? O ponto de reflexão mais importante que você deve ter antes de iniciar qualquer ação. Saber o que se busca é o caminho para alcançar o sucesso. Aplicar as melhores técnicas de SEO envolve considerar também quem é seu público-alvo.

Os visitantes de um site devem gostar daquilo que estão vendo, devem se sentir atraídos, seguros para comprar. Para além de visitas, é ainda melhor a finalização de compras, e mais ainda: a fidelização de clientes.A ideia é que quem visita um site deve ficar muito tempo nele, se isso ocorre, há grande chance de uma volta posterior. A regra é simples, quanto mais pessoas gostarem do site, mais o Google irá gostar. O Google acompanha essa métrica.

Palavras-chave

As palavras-chave são os termos que o Google utiliza para encontrar alguns resultados na web. De um jeito simples, essas palavras são como um índice para o Google encontrar sua página e ver se o site tem mesmo relevância para aquela busca.

O ideal é que estas palavras estejam muito bem colocadas, distribuídas de forma eficaz e natural em todo conteúdo. Coloque-as no título, nas descrições, e em locais que irão garantir o fácil acesso ao que você está impulsionando.

Relevância do conteúdo

Se torne um Mestre SEO

Produzir conteúdos envolve atenção ao que é colocado no site. O Google consegue fazer a análise de relevância através de originalidade do conteúdo, tamanho do material escrito, e qual a ligação do texto com as palavras-chave. 

A escolha de palavras-chave a partir de ferramentas de palavras-chave, como a Ferramenta de palavra-chave da WebPeak (continue lendo que falaremos mais sobre esta ferramenta abaixo), é uma excelente opção para produção de conteúdos originais e possíveis de bom ranqueamento. Dessa forma ficará fácil trazer seu primeiro pedido.

Não deixe de ler: Como evitar conteúdo duplicado com técnica de SEO

Link Building

O Google também leva em consideração os links que sua página possui. Basicamente, contam os links internos e externos. Os links internos são aqueles usados dentro do seu post, fazendo referências a outros conteúdos do seu próprio endereço. Por outro lado, os links externos são quando outras páginas fazem referência ao seu conteúdo.

Experiência do usuário

Outro ponto importante é a experiência do usuário em seu site. O SEO possibilita que organize seu site também levando em consideração:

1.    Tempo de carregamento da página;

2.    Design que facilita a interação;

3.    Adaptação de site para mobile;

4.    Códigos limpos.

As técnicas de SEO que garantem a melhor experiência para o usuário podem ser desenvolvidas a partir de sua atenção na criação de landing pages otimizadas, site responsivo e otimizado para dispositivos móveis, por exemplo.

Leia também: A importância de long tail SEO

Meta Tags

As meta tags irão aparecer nos buscadores e desdobram em cliques, o que isso significa? Se você possui um ecommerce, a partir das meta tags sua loja virtual terá acessos. São duas meta tags essenciais que merecem sua preocupação no momento de cadastrar um produto em sua loja virtual, sendo elas: meta título e meta descrição.

Deve haver uma atenção voltada para o tamanho do texto, é recomendado menos de 160 palavras, para que não haja um desgaste desnecessário, destacando o uso das palavras-chave relevantes.

Entenda com um especialista como funciona o Google

Para descobrir as páginas que foram publicadas e estão disponíveis o Google possui um sistema de “crawlers”. Tudo se resume em entrar de link em link para classificar as páginas,  as únicas que não entram no rastreamento são aquelas que possuem uma identificação com códigos “nofollow” ou “noindex”, ou seja, as que não devem ser encontradas.

O rastreador utilizado é mais conhecido como “Googlebot”. Estes são os robôs do Google que vasculham as páginas disponíveis e leem todo conteúdo indexado, passando por todos os endereços linkados e trazendo os dados sobre essas páginas nos servidores do Google.

Existe uma outra forma do Google descobrir um conteúdo, neste caso a própria empresa precisa criar um sitemap. O sitemap consiste em uma lista com todas as páginas do seu site, em que é enviada as ferramentas de busca, o que facilita na indexação.

 

Após os dados serem fornecidos através dos sitemaps pelos sites dá-se início ao processo de rastreamento. Quando os endereços são visitados os crawlers verificam os links para outras páginas e as visitam também. Geralmente o Google tende a dar uma atenção diferenciada a novos sites, alterações em páginas já existentes e links inativos. Assim é possível manter sua base de dados sempre atualizada.

Os robots do Google determinam quais sites precisam ser rastreados, com que frequência e quantas páginas devem buscar em cada site. O principal objetivo do buscador é identificar os melhores resultados para oferecer as melhores experiências aos usuários.

Assim que o Google encontra uma página ele faz uma espécie de cópia no servidor. Essa é uma forma de dizer que a página foi indexada, ou seja, já está na lista do Google e pode aparecer como resultado de pesquisas se o Google desejar. Quando o Google insere todas as páginas em sua biblioteca chega a hora de entrar a parte mais sofisticada da ferramenta, que no caso é a avaliação de qual será a resposta que irá atender melhor as expectativas do usuário.

Leia também: Entenda a ação visionária da WebPeak que vai te ajudar a vender mais

Ao fazer uma pesquisa no Google, o algoritmo consegue processar em milésimos de segundos uma análise de vários critérios, ele procura entender quais são as páginas com o maior índice de ideais para atender aos termos buscados através das palavras-chave.Existem dois pilares extremamente importantes que fazem correlação entre a página e o que o usuário pesquisou, são elas: conteúdo, autoridade do site e experiência do usuário.

Cada um desses pilares tem uma importância que é crucial para o posicionamento no Google. É necessário conteúdos muito bem elaborados e que agreguem valores aos usuários.

Para conseguir um bom posicionamento também é preciso que os usuários tenham uma boa experiência em suas visitas, só assim seu site consegue ganhar autoridade no tema proposto.

WebPeak: conjunto de ferramentas completas de SEO

 Se torne um Mestre SEO

‘’SEO completo em um único lugar’’ é a frase que define a WebPeak perfeitamente! Diante de tudo o que conhecemos no marketing digital, a WebPeak possui diferenciais importantes, sobretudo no campo de SEO. Agrega um conjunto de ferramentas de SEO que são indispensáveis para seu negócio, todas elas em um único lugar, ou seja, aquele caminho tortuoso de procurar cada ferramenta para uma ação específica de SEO, mas em locais diferentes, é superada pela WebPeak.

Na plataforma você poderá efetivar suas ações em torno de:   

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como  link earning);
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing.

Vamos detalhar a seguir as principais funcionalidades das ferramentas da WebPeak, de acordo com suas categorias, para que você não perca mais tempo em adquirir algo bom para seu negócio, sobretudo quando o assunto for sobre a eficácia SEO para seu negócio e você vendendo muito! ‍

Auditoria do Site

Ferramenta de Pesquisa de Palavra-chave

  • Sugestões de palavras-chave perspicazes mais lucrativas;
  • Sugestões da sua conta Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para webmasters) em palavras-chave poderosas;
  • Sugestões de palavras-chave obtidas de sites concorrentes.

A ferramenta de pesquisa de palavras-chave agrega muito valor ao seu negócio, você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave com a ferramenta de pesquisa de palavras-chave da WebPeak.

Ferramenta de Otimização de Links Internos

  • Análise de texto de link interno para ajudá-lo a estabelecer o tema do seu site e aproveitar ao máximo a pesquisa semântica;
  • Análise da autoridade da página para ver quais páginas do seu site são consideradas autoritárias pelos motores de busca;
  • Análise da página de destino para encontrar oportunidades de links e aumentar a visibilidade da sua página de destino;

Esta ferramenta da WebPeak permite que você saiba como agilizar seu link juice e aumentar a visibilidade do seu site nos motores de busca.

Leia também: 3 Funcionalidades Ninjas de WebPeak

Ferramenta de Análise de SEO

  • Um relatório geral de auditoria de SEO com avisos e conselhos úteis;
  • Um relatório de otimização específica de palavras-chave que abrange todas as áreas de página proeminentes de SEO;
  • Um relatório de otimização de celular que o ajudará a detectar problemas que possam influenciar o ranking do seu site na busca por celular.

A ferramenta de análise de SEO da WebPeak direciona o seu negócio ao conhecimento de como proteger seu site das proibições do Google e otimizar suas páginas para as palavras-chave mais buscadas.

Ferramenta de Geração do Sitemap

  • Uma ferramenta de criação de sitemap XML
  • Monitoramento da indexação das páginas do sitemap

Ferramenta de Auditoria Técnica

  • Um relatório sobre a saúde do site para uma melhor usabilidade e indexação do site.

A ferramenta de Auditoria Técnica proporciona sua compreensão de como tornar os motores de busca e os visitantes satisfeitos com um site sem erros.

Link Building

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Verificação da qualidade do Backlink

  • Relatório de links tóxicos para limpar seu perfil de backlink de site de backlinks não naturais;
  • Pesquisa de domínios para encontrar sites que trazem  link juice;
  • Análise de páginas para identificar quem discute seu conteúdo;
  • Análise da diversidade de textos âncora utilizados;
  • Suas páginas mais vinculadas para descobrir suas próprias páginas com alto link juice;
  • As principais métricas do seu domínio comparadas com sua concorrência.

Com esta ferramenta você saberá como fortalecer seu perfil de backlink e se livrar de links tóxicos.

Leia também: Como usar a WebPeak para melhorar os resultados de seu ecommerce

Relógio de Links Choses

  • Monitoramento de links importantes e seus parâmetros (cloaking do usuário-agente, atributo 'nofollow', desabilitação de rastreamento no arquivo robots.txt).

Competidor Backlink Spy

  • Links para concorrentes para que você possa rever o engenheiro da estratégia de construção de links;
  • Identifique o nível de competição dentro dos SERPs comparando vários sites;
  • Páginas com PR elevado que você também possa obter backlinks qualitativos.

Aproveite ao máximo as estratégias de construção de links de seus concorrentes com a ajuda desta ferramenta da WebPeak.

Ferramenta de submissão de conteúdo

  • Mais de 85 sites de nicho e sites de submissão de conteúdo;
  • 35+ blog comunidades e motores de busca;
  • Mais de 30 sites e diretórios locais;
  • 10 motores de busca de compras.

Com esta ferramenta WebPeak é possível complementar sua estratégia de marketing com listas locais, compartilhamento de conteúdo de mídia, listagens de comércio eletrônico, etc.

Métricas sociais

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Ferramenta de Engajamento Social

  • Acompanhe a atividade social de backlinking em suas páginas de destino no Facebook, Google+, LinkedIn e Pinterest.
  • Analise as atividades de seus concorrentes para estabelecer um alto desempenho para sua marca;
  • Eficácia da atividade social (pelo Google Analytics);

A ferramenta de Engajamento Social da WebPeak permite de modo efetivo rastrear e analisar o desempenho de sua mídia social e melhorar seus resultados.

Ferramenta Facebook Insights

  • Encontre os insights que você precisa para priorizar seus esforços, criar um conteúdo melhor e gerar crescimento social real;
  • Veja o quão rápido sua rede do Facebook cresce obtendo dados demográficos;
  • Descubra tópicos quentes que seus concorrentes já exploram;
  • Amplie seu alcance social no Facebook, aprendendo o conteúdo que funciona com seu público.

É simples: obtenha informações sobre sua estratégia de mídia social usando a ferramenta Facebook Insights da WebPeak.

Ferramenta de Monitorização Web Buzz

  • Monitorize a reputação da sua marca em sites de notícias e blogs;
  • Acompanhe tópicos quentes em sua indústria;
  • Verifique o Twitter Buzz para as palavras-chave de destino escolhidas.
Não deixe de ler: 15 Ferramentas de Marketing Para Melhorar o Seu Negócio

Análise de Marketing

Ferramenta Rank Tracking

  • 370 motores de busca globais e locais para rastrear;
  • Descubra os melhores concorrentes orgânicos com base nas suas palavras-chave;
  • Avalie os resultados da sua atividade de mídia social;
  • Compare dados de ranking com concorrentes;
  • Tagging de palavras-chave e filtros de relatório para melhor navegação de relatórios.

Esta ferramenta WebPeak permite que você saiba como monitorar todos os tipos de rankings do mecanismo de pesquisa (listagens globais e locais, rankings de desktop e móveis, Imagem, Vídeo, Notícias e outros tipos de rankings verticais).

Ferramenta Métricas do Competidor

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  • Visão geral do tráfego do concorrente para estimar quantos prospectos seus concorrentes podem ter;
  • Análise do perfil do link do concorrente para ver como seu site está agindo em relação à concorrência;
  • Ranking do concorrente para ajustar suas páginas e superar a concorrência.

Com a Ferramenta Métricas do Competidor (métricas competitivas) você irá acompanhar o desempenho de seus concorrentes para atuar de forma rápida para superá-los.

Ferramenta Web Analytics

  • Seus dados do Google Analytics são integrados com sua conta da WebPeak;
  • Tendências do Rank de Tráfego fornecidas pelo Alexa.

Esta ferramenta permite que você saiba como obter os dados de análise web mais essenciais no seu tráfego de visitantes e seus concorrentes.

Google Web Search Analytics

  • Um relatório (Google Search Console) integrado para ver as principais consultas de pesquisa que trazem visitantes ao seu site;
  • Informações sobre impressões e cliques para ajudá-lo a otimizar páginas para as palavras-chave de melhor desempenho.
Não deixe de ler: SEO On Site com WebPeak

Conclusão

Ser um mestre SEO exige trabalho e absorção de conhecimento, mas não é nada que seja impossível. Trace corretamente seus planos e não deixe de acompanhar nosso blog para receber dicas para seu negócio e conteúdos centralmente sobre SEO.

Boa sorte e até a próxima!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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